“Ponto Negro da Morte”! A nova ameaça dos iPhones

34 Comentários

Lembram-se da mensagem do WhatsApp que conseguia bloquear a aplicação e que afetava dispositivos Android? Pois bem, segundo vários relatos há agora uma mensagem a circular que tem a capacidade de bloquear a app de mensagens do iOS.

Esta ameaça já foi batizada de ‘Black Dot of Death’ (“Ponto Negro da Morte”) e afeta o iOS 11.3 e versões beta do iOS 11.4.


De acordo com o canal Mashable, esta “ameaça” foi, ao que parece, criada pelo canal EverythingApplePro e tal como no bug do WhatsApp, a mensagem inclui texto unicode que não é visível para o utilizador. Depois de abrir a mensagem, a app Mensagem simplesmente bloqueia tal como podem ver no vídeo seguinte.

Fechar a aplicação não resolve o problema sendo que, como solução, o utilizador terá que apagar a mensagem a partir de outro dispositivo (ex. Mac). Para quem tem iPhones com 3D Touch pode permir o ícone da app por alguns segundos e depois escolher a opção “Nova Mensagem” e em seguida eliminar a mensagem anterior.

Apesar de todos os esforços por parte da Apple, a verdade é que o iOS 11 tem provado que tem vários bugs e vulnerabilidades. A Apple tem disponibilizado atualizações, relativamente rápidas, para resolver tais problemas, contudo, continuam a aparecer vários bugs que mancham a imagem da empresa de Cupertino e que influenciam negativamente a experiência de utilização do sistema.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    Particularmente nao aprecio muito celulares da Apple, muito menos o sistema operativo. Porque e’ muito fechado em termos de programacao. Se ele nao suporta um simples caracter fica louco. Imaginemos para quem nao sabe nem usar esta tecnica de solucionar o problema via Mac etc, e’ terrivel. Tera de esperar uma actualizacao etc,

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      +1

      As empresas andam a cortar muito nas equipas de software, cada vez há menos desenvolvimentos e os poucos updates (reais) trazem erros básicos. Este exemplo demonstra num iOS que já vai em muitas edições, um erro numa App básica…

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      … sim é um OS fechado, tal como nos Mac, mas por alguma razão, para os “curiosos” não andarem a mexer onde não devem, só isso!!

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Se tiveres os ficheiros de sistema protegidos, não tens nenhum inconveniente em permitir mais coisas, tal como no Android

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Seria a mesma logica que se tens uma fechadura em tua casa nao terás problema nenhum em eu tentar arrombar a tua porta.

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Estás a ver a coisa do nosso errado: a Apple acha que por ter poucas divisões e a casa pequena e antiga que vão evitar arrombar a porta principal. Mas não…

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        a simplificação proporcionada pelo facto de o ios ser mais “fechado” é precisamente o que gosto no sistema operativo.
        quanto ao mac, não concordo com a tua afirmação. não penso que seja assim tão fechado. talvez precises (bem como eu) de saber melhor o que fazer e como fazer

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Essa coisa do fechado é qualquer coisa que ele ouviu e que nem sabe bem o que significa. É só para ter discussão e mostrar que a dele é maior que a dos outros.

          1. Avatar de BC
            BC

            E no entanto, cá estás tu, a querer mostrar que afinal a dele é pequena e que deve ser envergonhado por isso, e tu é que és o maior!

    3. Avatar de Ze das Couves
      Ze das Couves

      o iOS é baseado em Unix, logo isto é algo transversal aos sistemas Unix, não é um problema so do lado do iOS

  2. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Lol mais uma dia na Apple land.

  3. Avatar de eachtime
    eachtime

    Se for pelo whatsapp tb afecta?

  4. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Não afeta só o iOS. https://www.phonearena.com/news/Black-dot-death-Unicode-bug-iPhone-iMessage-WhatsApp-Android-crash_id104811 Notícias a cascar na Apple só porque sim… É meio triste (e falo tendo androids e nem sendo um dito ‘apple fanboy’).

    1. Avatar de LR
      LR

      Porquê ” Notícias a cascar na Apple só porque sim…”? Essa mesma noticia foi publicada pelo pplware no dia 6 de Maio:
      https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/mensagem-whatsapp-bloquear-aplicacao/

    2. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      O texto começa assim:
      “Lembram-se da mensagem do WhatsApp que conseguia bloquear a aplicação e que afetava dispositivos Android?”
      Portanto não é só a cascar na Apple… Se não és fanboy vais a caminho… Cuidado com isso!

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Além disso, o WhatsApp não é mais que uma aplicação de terceiros…
        O iMessage é parte do iOS desenvolvida pela própria Apple…

      2. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        É uma questão, pelo menos para mim de ética.. ‘A nova ameaça dos iPhones’.

        Ontem também li uma notícia no observador que dizia (como título): “embaixador russo em Lisboa é o sétimo a morrer de forma repentina desde eleição de Trump”.

        Num lado estão os com vergonha na cara… Do outro…

        Cuidado com isso! 😉

        1. Avatar de Nuno Oliveira
          Nuno Oliveira

          Mas não é uma nova ameaça para os iPhones?
          Sim, é. Até aqui afectava uma app que corre em Android, agora afecta k sistema operativo da Apple…

    3. Avatar de pois.....
      pois…..

      aquela oportunidade perdida, de ficar calado lol

        1. Avatar de Miguel Ferreira
          Miguel Ferreira

          aquela oportunidade perdida de se ter jornalismo de qualidade

  5. Avatar de KAN
    KAN

    Não se preocupem, a apple pode dar outro aparelho.

    Ah ta bom…rs

  6. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Esta malta está toda eriçada, a espumar-se da boca, por causa dum bug numa versão beta? Há coisas do diabo.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Na versão beta na ultima versão do iOS todas as anteriores, incluindo iOS10, pelo menos é o que diz no video

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    who cares

  8. Avatar de Helder
    Helder

    O meu iPhone :'(

  9. Avatar de sakura
    sakura

    “Ponto Negro da Morte”…. Lol.

    Para quem usa Swift em linux não tem 1 ponto diria que é um “”buraco”” no system. + 1 estúpido(root +wr ) Bug da apple.
    Ok, mas… começa-se a pensar que é uma banda de PUTOS que mandada na apple. hay,,,,, 1 erro nas premisses dos ficheiros ……….
    Espero que a apple melhore pq assim não vai longe.

    https://www.heise.de/mac-and-i/meldung/Apple-fixt-Sicherheitsluecken-unter-Ubuntu-4042999.html

  10. Avatar de Anselmo
    Anselmo

    Compreendo que não tenha muitos users, e que até o suporte oficial acabou, mas e o Windows Phone? Não há problemas destes por lá? Só espero que ao referir não tenha causado nada. Bolas, lá ia o Windows Phone também…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Eh… Não há estes problemas.

    2. Avatar de PauloPL
      PauloPL

      A MS descobriu a forma perfeita de eliminar estes bugs, não tendo aplicações, não tem bugs.

      Aliás se retirarem o acesso à net até conseguem resolver os problemas de hacking e de privacidade

      Microsoft, sempre á frente do resto do mundo

      1. Avatar de Anselmo
        Anselmo

        Têm que estar à frente, são a Microsoft, não é. :p

  11. Avatar de Eduardo Miguel
    Eduardo Miguel

    Ai Ai o que seria se da apple se houver um leak das sources. RIP APPLE… Falam de galo que Android é uma porcaria, falta de segurança… mas é opensource e não têm medo. E só assim ficará um sistema robusto.
    Mas talvez a apple não mete as sources publicas porque talvez tenham algo a esconder -.- (agora é só imaginam o que podem andar a fazer nos vossos super telemóveis dessa marca que se diz ser inovadora)

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    *premir e não “permir”