PhotoMath: A app mais odiada por professores de Matemática

72 Comentários

Em 2014 apresentámos aqui uma app simplesmente fantástica: o PhotoMath. Aliando o poder computacional dos dispositivos móveis à inteligência do PhotoMath, é possível ver resolvida uma equação em poucos segundos.

A grande novidade da nova versão é que passou a ter a capacidade de resolver equações que são escritas à mão.

Photomath_00


O PhotoMath faz uso da câmara do smartphone para capturar as equações matemáticas que pretendemos ver resolvidas, tratando de imediato de apresentar o resultado final.

Anteriormente apenas era possível resolver equações de livros (ou outros suportes digitais), mas agora o utilizador pode escrever uma equação num papel e a app consegue igualmente resolver. Além do resultado, a app mostra também todos os passos necessários para a resolução da equação, ajudando assim os utilizadores a perceberem como se chegou a tal valor.

03_Photomath_v3_Calculator_zoom

Além desta fantástica novidade, que actualmente apenas está disponível para iOS, os responsáveis pela app referem que o algoritmo de resolução de equações foi melhorado. Actualmente o PhotoMath está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Homepage: Photomath
Preço: Gratuito

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de diogo
    diogo

    Se já houvesse esta app na altura que estudava tinha passado a todos os exames de matematica .

    1. Avatar de Oliveira
      Oliveira

      Sim, mas serias ainda um pouco mais burro do que és hoje.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Isso não é bonito.

        1. Avatar de Quack
          Quack

          Bonito é usar aplicações para resolverem os problemas de disciplinas e, dessa forma, passar as mesmas?

          1. Avatar de Cruz
            Cruz

            Bonito ou nao, provavelmente seria politico, estaria bem na vida, ganhava bem e isso é tudo o que interessa nesta vida, a vida é curta e ha que vive-la bem, ser-se honesto neste mundo é ser-se estupido.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tas quase la LOOL

          3. Avatar de IT Consultant
            IT Consultant

            Ó Cruz, cada um sabe de si. Pelo teu comentário o teu QI não deve ser acima do mediano, logo darias um bom político.

            E pela tua lógica, não és político e não és honesto nem inteligente, logo és trafulha, aldrabão. Caso contrário só podes ser estúpido!

          4. Avatar de Luis
            Luis

            Estava a falar do insulto. Mas de qualquer maneira, como é que esta app pode ser usada para passar a disciplinas?

          5. Avatar de David
            David

            Acho que pode ser usada como soluções. Depois de a resolvemos, e não como cábula ou deixar que pense por nós. É uma ferramenta excelente para quem é autodidata.

          6. Avatar de Quack
            Quack

            Cruz, se estar bem na vida implica ser aldrabão e outras coisas escusadas de mencionar a qualquer ser inteligente, então eu quero estar mal na vida. Antes de estar bem na vida e ganhar bem, tenho princípios e para mim tê-los é mais importante do que aquilo que está implícito no teu comentário. Mas cada um é que sabe o que lhe interessa na vida, a consciência é sua.

            Luis, não sei pois não usei a aplicação, para isso teremos que perguntar ao Diogo.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Depois eras político! 😀

    3. Avatar de Raúl
      Raúl

      Tens aí um problema, ou não percebes peva de matematica, ou tiveste maus professores (que também me aconteceu) e como passavas nos exames com o telemovel em cima da mesa?
      HÁ PESSOAS AUTODIDATAS… não quer dizer que voces sejam claro…

  2. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    “odiada por professores de Matemática”
    Nada disso, os profs é que estão preocupados com isso.
    Ensinam a quem quer aprender…

    1. Avatar de L_730
      L_730

      Os professores ensinam a quem quer aprender e têm de aturar a má educação dos que não querem aprender.

  3. Avatar de RedM
    RedM

    Esta app vai dar um grande contributo para que cada vez se perceba menos de matemática. Parabéns.

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      Mesmo não sabendo equações ou tendo uma minima ideia, com esta app não precisas necessáriamente de chamar o prof. Seja para confirmar que a solução está certa, seja para ver como se resolve, a app é impecável. Ninguém aprende se não estudar e quanto mais “ajudas” tivermos melhor.
      Alguém aqui nestes comentários acerca da app conhece o livro SOS MATEMATICA ?? funciona no mesmo contexto só que é um livro. Ao estudar uma equação ou a piramide de Pascal, etc. através do livro ou das app’s posso chegar ao objetivo mais depressa, independentemente das ajudas que se tiver só aprendemos matemática praticando… E não passas na disciplina através das app’s… passas fazendo os testes, e que eu saiba não se pode ter nada em cima da mesa a não ser caneta e teste, mas há pessoal milagroso… e cego…

    2. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Que o pessoal saísse da escola a saber somar, subtrair, multiplicar, dividir, calcular pesos, calcular áreas e volumes é que era de valor!

      Querem que toda a gente compreenda matématica que só interessa a engenheiros e matemáticos avançados! Eles são necessários, mas era escusado impingir matemática avançada a quem dela não precisa e para a qual não está vocacionada.

      Estas escolas em Portugal são o centro de produção e distribuição de lixo intelectual! De vómito/ diarreia intelectual digo.

      E também posso falar dos trabalhos para casa… depois de horas e horas a debitar lixo intelectual ainda obrigam as crianças a levar para casa mais lixo intelectual, para assim garantir ainda problemas em casa das crianças.

      É o desplante total… alguém deveria despedir e tirar a reforma a todos esses que promovem, divulgam e impingem tal lixo intelectual às crianças.

  4. Avatar de Nuno Jose Almeida
    Nuno Jose Almeida

    Pelo contrário. Boa ferramenta de ensino.

    1. Avatar de RedM
      RedM

      No meu tempo tínhamos máquina a partir do 10 ano, e a maquina que podíamos ter era uma maquina que nós chamávamos cientifica, mas na realidade apenas dava pra fazer umas raizes quadradas e uma funções trigonométricas. Quando saí do 12º sabia resolver integrais simples. Os alunos de hoje em dia sabem fazer umas derivadas mas tenho muitas duvidas que saibam o que significa derivar. Hoje em dia usam-se máquinas gráficas sofisticadas, ainda não consegui perceber em que é que as máquinas ajudam os alunos. Mas há quem defenda que é uma óptima ferramenta de ensino.

      1. Avatar de João
        João

        claramente muita gente devia voltar a fazer matemática do décimo ao décimo segundo , especialmente matemática A , para nao falarem do que nao têm minimamente ideia do que se da , para o que a calculadora serve e para aprenderem tudo pois provavelmente daquilo nao sabem nada × nada

        1. Avatar de IT Consultant
          IT Consultant

          Concordo em parte. Antes disso deviam aprender a ler, escrever e falar português.

        2. Avatar de PilotEyes737
          PilotEyes737

          Concordo. Mas eu ainda aconselho melhor: Matemática Aplicada, Algebra Linear e Análise Matemática. E que tal? RedM, ainda fens argumentos da treta? Xuta aí!

  5. Avatar de Luis Ribeiro
    Luis Ribeiro

    porque tenho a noçao que nao existe para windows phone?

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Porque segues a moda do “no apps for Windows Phone” e não leste o artigo até ao fim. Vê lá de novo se não está lá o link para essa plataforma tão desprovida de apps…

      1. Avatar de RC
        RC

        O link está, a app para windows é que não está no link. Se encontrares o link com a app para windows phone poe ai que o pessoal agradece.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Ela esta na loja… Consegui encontrar.
          Mas diz que não esta disponível para o dispositivo (Samsung Ativ S).

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Por acaso essa plataforma é mesmo um deserto de apps.

        1. Avatar de José
          José

          Mais de meio milhão?

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Em termos comparativos com a Apple Store e o Google Play, isso é pouco. E a diferença está a avolumar-se ainda mais, cada vez menos developers querem pegar em Windows Mobile ou Phone ou Surface Phone ou seja o que for que a Microsoft decidiu chamar a isso está semana.

  6. Avatar de v. t
    v. t

    Defendem as maquinas porque percebem nada da matéria, não será?

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      Se eu for só às aulas de matemática e não conseguir apanhar 60% da matéria ou mais que o prof. deu, posso escrever uma equação na folha, por a app a funcionar e perceber qual o termo que devo por em evidencia e assim perceber como se resolve uma equação, após alguma pratica já não vou precisar da app para nada, mas não te esqueças de agradecer aos programadores.
      Fora esta APP que todos comentam, estou a ver que não conhecem mais nada:
      Existe muitas outras com o mesmo objetivo, assim como livros que fazem exatamente o mesmo…
      então devemos banir os livros e as app’s? sabiam que uma pessoa pode ser AUTODIDATA? não sabem o que significa, pois é normal, ainda dizem que os burros estão em extinção…

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Para a maioria das pessoas não é necessário saber fazer cálculos avançados e por isso apoio a utilização destas tecnologias. Digam o que disserem só +- 1% necessita de saber fazer cálculos sem o auxílio de calculadoras. Existe outras coisas importantes para ensinar

    1. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Yep. A ginastica cerebral näo é precisa.
      Entao, eu em vez de ir ao ginasio, sento-me no so fá e vejo um filme de treino. Boa.

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Sem duvida, estão a aprender coisas que para a maioria não serve para nada.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Biologia não serve de nada para a maioria.
        Físico-química não serve de nada para a maioria.
        Francês não serve de nada para a maioria.
        Ed. Física não serve de nada para a maioria.
        Muita coisa não serve de nada para a maioria.

        Há que definir “maioria” e “não servir de nada”.

        Agora dizer que a matemática é de certa forma desprezível é completamente de génio.
        Parabéns!!!

    3. Avatar de António
      António

      Caro Crus, só fala assim quem é mau aluno ou foi mau aluno ! Aprender não significa que vai ser necessário, significa ganhar novas competências e estar preparado para eventuais necessidades. Você enquanto estudante não consegue prever o que vai ser necessário ou não…. por isso a escola prepara-o para a vida/futuro. De qualquer forma, o conhecimento adquirido não tem que vir a ser necessário. O conhecimento é o que nos diferencia do resto dos animais… Muitas pessoas dedicam-se a aprender coisas novas, não por ser necessário mas porque são curiosas, querem aprender como funciona a natureza, o mundo, querem comprender quem são, o que somos.. etc etc. Agora usar atalho é digno dos fracos, dos que não se querem esforçar, dos batoteiros e desonestos.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Caro Antônio. Bem que eu me podia esforçar para dizer melhor, que não iria conseguir. Parabéns. Gostei.

  8. Avatar de João
    João

    a app nao é odiada pelos professores de matemática , se os alunos a usarem só se estão a prejudicar a eles mesmos , para o sucesso nao há atalhos ate porque nos exames nao podem usar o telemóvel mas sim a cabecinha dos proprios

  9. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Eu uso o MalMath, não tem essa funcionalidade da câmara, mas da para fazer cálculos vem mais avançados.

  10. Avatar de Redin
    Redin

    É por causa deste tipo de situações que se vê os putos do secundário a fazer álgebra a contar pelos dedos, a somar quando deviam calcular mentalmente uma multiplicação (chamam agora algoritmos) e demoram muito mais tempo a completar um raciocínio que deveria ser fácil e rápido.
    Com a papinha toda feita, os professores nem se dão agora ao trabalho de puxar por eles. (“Estão a aprender a usar as ferramentas tecnológicas”, dizem eles).
    Portanto, em muitas situações, até diria que os professores gostam. Mas como é óbvio, não vou estar aqui a generalizar. Apenas conheço casos muito próximos.

  11. Avatar de Claudio Domingos
    Claudio Domingos

    Excelente artigo.
    Malta, quero fazer uma correção / melhoria no texto pois quase no final diz:
    “… que actualmente apenas está disponível para iOS…” e depois no final é dito “Actualmente o PhotoMath está disponível para iOS, Android e Windows Phone.”

    Em que ficamos? Só existe para IOS ou existe para os 3 sistemas indicados?
    Continuação de excelente trabalho 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh

      Basicamente é assim: No site oficial eles já não falam no Windows Phone, mas há app disponível: https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/photomath/9wzdncrds319
      Esta última versão só está disponível para Android e iOS, era isso que queria dizer 😀

  12. Avatar de tiago
    tiago

    É por isso e por outras que faz-se a pergunta típica… 9×9… e ficam a pensar mil vezes…

    Mais uma cena para proibir os smartphones nos testes, que acho muito bem!

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Será que também banem os smartphones, calculadoras, etc. nos locais de trabalho no dia a dia? Ou obrigam a ter tudo o que possa auxiliar o trabalho a ficar bem feito?

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Eu até acho uma boa aplicação se funcionar correctamente.
    Por experiência própria quando andei a estudar os livros tinham a solução dos problemas no fim, logo se o resultado não tivesse correcto ia fazer de novo até descobrir onde me tinha enganado e chegar ao resultado correcto.
    Os alunos só têm de ser sinceros com eles mesmos, pois se usarem a aplicação para aprenderem como se chega ao resultado final tudo bem, se usarem a aplicação para se enganarem a eles próprios aí sim é um grave problema.
    Quanto a W10phone no meu tem e talvez vá experimentar só por curiosidade.

  14. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não sei se ainda é assim, mas quando se chega ao ensino superior as cadeiras de análise de matemática são feitas sem acesso a máquina de calcular, daí quando a malta chegava à universidade encalhar nessa disciplina!
    Eu nunca fui grande aluno de matemática e só na universidade é que aprendi matemática a sério, tive de esgadanhar muito e voltar a estudar tudo desde o 10º ano para poder fazer essas disciplinas!
    Usar estas aplicações dá jeito no fim de se saber o que se está a fazer para poupar tempo com calculos, mas isso é para quem já usa a matemática como uma ferramenta de trabalho noutras disciplinas por exemplo.

  15. Avatar de Vanderlei
    Vanderlei

    Na realidade a matemática deveria estar mais voltada para cálculos de controle financeiro de casa, para ensinar melhor o controlar seu salário e as despesas de sua casa ,calculo de juros de bancos e financiamento que a grande maioria não tem nem noção e não cálculos complexos que a grande maioria nunca vai usar.
    Ja esta na hora de rever os métodos de ensino e focar realmente no que todos precisão.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Nem mais!

      Recentemente vi um professor a fazer um comentário bem realista: a escola do séc. XXI, continua a usar os métodos do séc. XIX.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso não é matemática mas sim gestão. E sim, concordo que não faria mal nenhum obrigar a essa disciplina no secundário.

      1. Avatar de khidreal
        khidreal

        sem matemática não há gestão financeira, a gestão está diretamente relacionada com matemática, já a matematica está indiretamente relacionada com a gestão.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exactamente. Daí serem ensinadas em disciplinas diferentes.
          Agora o que não faz sentido é ensinar gestão como se fosse matemática.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            O mais lógico seria ensinar, pelo menos até ao 9º, a matemática necessária para o dia a dia. Podia-se falar de coisas mais complexas, mas não gastar muito tempo nisso. Depois, a partir do 10º conforme a área escolhida, tinha-se (ou não) a matemática necessária para essa área.

            É verdade que muitos aspectos mencionados são gestão, mas assim como se dá estatística em matemática, devia-se dar gestão. Visto ser mais útil gestão, para o dia a dia da maioria das pessoas, do que determinado tipo de equações.

            Mas este aspecto não é só em matemática, em português e outras disciplinas é a mesma coisa.

            Em português por exemplo, devia-se dedicar-se mais tempo a ensinar a fazer CVs, cartas de apresentação, relatórios, apresentações… e não gastar tanto tempo em literatura (apesar de também ser importante).

          2. Avatar de khidreal
            khidreal

            Claro Hugo, eu só estava a complementar o que disseste 😀

      2. Avatar de Machado
        Machado

        Ja existe:
        MACS, no secundário…

  16. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Existem calculadoras gráficas para android?

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      De preferência, Casio.

      1. Avatar de khidreal
        khidreal

        sim. existe uma chamada Wabbitemu, eu usava isso. requer apenas que se faça download de uma pequena ROM que é a calculadora em si através de um site, a propria calculadora (app) direciona para esse site. pode-se escolher de entre varios modelos, suporta os modelos TI-73, TI-81, TI-82, TI-83, TI-83 Plus, TI-83 Plus Silver Edition, TI-84 Plus, TI-84 Plus Silver Edition, TI-85, and TI-86, eu adorava a TI-84 plus mas parece que adicionaram a 85 e a 86 tbm. todos estes modelos são casio.

  17. Avatar de Antunes
    Antunes

    A maior parte dos putos do secundário nem uma conta de dividir sabe fazer à mão!

    1. Avatar de Raúl
      Raúl

      Por acaso não sei fazer uma conta de dividir à mão, e estou a tirar Engenharia, as bases da primária ficaram todas para trás, mas sei resolver qualquer equação/contas de dividir/Algebra/etc… desde que tenham incognitas… X,Y,Z,A,B,C,D……..

    2. Avatar de khidreal
      khidreal

      obvio LOL, o governo teve a boa ideia de aprovar uso de calculadoras na escola… se quer colocar a culpa em alguém, coloque no ministro da Educação da altura LOL

  18. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    Não é mau, mas o Wolfram Alpha é incomparavelmente melhor.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      São produtos diferentes.
      “A grande novidade da nova versão é que passou a ter a capacidade de resolver equações que são escritas à mão.”

  19. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Que comentários. A desdenharem da evolução. Não é a ferramenta que vai fazer os putos mais burros ou estragar a vida aos professores.
    O aluno deve perceber o conceito (e isso aplica-se também à tabuada, que tantos sabem, mas só de cabeça) e saber fazer. A ferramenta pode ser útil tanto para professores como alunos.

    Se isto das ferramentas desse uma visão negativa em todas as áreas, diria que os programadores não deviam programar em IDEs com autocomplete. Não deviam haver máquinas para pintar casas, porque é preciso saber fazer à mão. … E tantas outras coisas que não acabaria hoje de escrever.

  20. Avatar de Toni
    Toni

    Sinceramente acho que é uma excelente ferramenta para aprender autonomamente.
    Todos sabemos que muitos livros com exercícios de matemática apenas tem o resultado final. Ora se nós não conseguimos chegar à solução e se tivermos a solução com todos os passos conseguimos muito mais facilmente perceber onde falhámos e como ultrapassar problema em questão. Acho que vai facilitar o processo de aprendizagem. Se mesmo assim não percebemos a resolução ainda temos os professores para nos explicarem, não sei digo eu.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu acho que é excelente para quem QUER aprender e terrível para quem ANDA NA ESCOLA, se é que me faço entender 😛

  21. Avatar de Machado
    Machado

    Sou prof de matematica e eu dei a conhecer esta e outras apps p ajudar os meus alunos em casa.
    Claro que houve um “génio” que tentou usar num teste: Mas esqueceu se que faço os testes todos diferentes, têm de colocar o numero de aluno nos calculos (normalmente dentro de uma “caixa” que eu coloco propositadamente).
    E a App assumiu um numero errado por causa da “caixa”… Tal como eu previa…
    😀

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    Enquanto professor de matemática acho estas apps úteis, como os meus alunos têm de saber explicar como chegaram ao resultado e justificar cada passo da resolução de problemas, estas ferramentas, como as calculadoras (científicas ou não), sites como o wolfram e outros servem para a componente do cálculo, da computação, mas ninguém passa sem saber explicar como resolveu e porque seguiu aqueles passos.
    Assim ocupam mais tempo a pensar matemática e menos a fazer o que qualquer aplicação faz muito mais rápido, e não é por isso que sabem menos matemática…

  23. Avatar de Rafael
    Rafael

    Equações diferenciais e equações diferenciais de ordem superior a primeira resolve?
    A aplicação serve para o que serve, nem má nem boa.
    Se eu fosse professor, ao colocar uma equação seja ela qual for, dizia assim: demonstre que…e dava uma simplificação possível do resultado final.
    Qual aplicações qual quê.