Perian – Canivete Suíço para o QuickTime actualizado para o Lion

11 Comentários

O QuickTime é um player cheio de predicados e muito importante no mundo Mac. Estes traz ao utilizador um enormidade de funções gratuitas e super optimizadas para reproduzir, editar e transferir conteúdos multimédia. Embora tenha muitas qualidades, este não reproduz uma série de formatos usualmente utilizados. É aqui que entrea o Perin.

Perian é um “componente” desenvolvido em código aberto e livre para Mac OS X que activa no QuickTime a leitura de formatos não suportados nativamente pelo mesmo.

A compatibilidade com um grande leque de formatos é requisito sine qua non na actualidade tecnológica, dada a disparidade de conteúdos multimédia.

Para complementar o QuickTime Player, Christopher Forsythe desenvolveu há uns anos o Perian e adaptou-o aos novos requisitos do Max OS X Lion.

O Perian é uma aplicação ou um “módulo” desenvolvido em código aberto e livre para Mac OS X que activa no QuickTime a leitura de formatos não suportados nativamente. Este módulo foi desde sempre considerado como “o canivete suíço para o QuickTime”.

Depois de instalado, permite que o QuickTime reproduza conteúdos nos seguintes formatos:

  • Formatos de ficheiros AVI, FLV e MKV.
  • MS-MPEG4 v1 e v2 DivX, 3ivx, H.264, FLV/Sorenson Spark, FSV1, VP6, H263i, VP3, HuffYUV, FFVHuff, MPEG1 e MPEG2 Video, Fraps, Windows Media Audio v1 & v2, Flash ADPCM, Xiph Vorbis (em Matroska) e MPEG Layer II Audio
  • Suporte AVI para: AAC, áudio AC3, H.264, MPEG4 e VBR MP3.
  • Suporte a legendas para SSA/ASS e SRT.[2]

De fora deste pacote de plugins fico o formato da Microsoft, o WMV. Para reproduzir este formato no QuickTime será necessário instalar um outro plugin.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.4.7+
Download: Perian 1.2.1 [3.3MB]
Homepage: Perian

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis

    Boas tenho uma duvido, no snow leopard, conseguia ver filmes no quicktime X, mas agora cada vez que tento ver, pede para ver no quicktime player 7. como faço para ver apenas no quicktime X

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      No Finder abres a Informação do ficheiro (comando+i), onde te aparece a opção para o programa com que deve abrir. Depois de seleccionares o QuickTime X no menu clicas no botão “Alterar todos”

      1. Avatar de Luís

        mas ele ta por defeito abrir esse, depois aparece e uma msg a dizer k tenho-o de abrir c o outro

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Vê se não é por causa de legendas aparte. Se tentar abrir um filme com legendas num ficheiro .srt, ele dá-me o mesmo aviso.

          1. Avatar de miguel

            nunca me aconteceu

            o QTX lê as legendas [via perian, claro]

            qual é o sistema atual ?
            qual o tipo de video ?

          2. Avatar de Mike
            Mike

            Vídeo .avi, legendas .srt. Quicktime X no Mac OS X Lion.

            Ao abrir diz que para reproduzir aquele ficheiro, tem de abrir o Quicktime 7. Se, por exemplo, apagar o ficheiro .srt abre normalmente.

            De qualquer das formas, posso ver no Quicktime 7 com as legendas. E como eu converto para MP4 com as legendas embebidas, não me faz diferença.

      2. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Estou com exactamente o mesmo problema!
        Antes funcionava tudo na perfeição, desde o lion tenho de ver os filmes com legendas no quicktime 7!

        Alguém sabe resolver esta questão?

  2. Avatar de Calado
    Calado

    A versão mais actua é a 1.2.3 😉

  3. Avatar de Rodolfo Lima
    Rodolfo Lima

    E como ficam os famosos MKV’s?

  4. Avatar de DJMartins
    DJMartins

    Boas,

    Tenho o perian 1.2.3, e o quicktime 10.2, mas este ultimo não me abre as legendas, alguem tem uma ideia de qual sera o problema e uma possivel solução?

    Obrigado =)