Pasta de Utilitários Mac desmistificada

22 Comentários

O Mac OS X tem muitas ferramentas que dispensam a instalação de programas de terceiros. Muitas vezes, por desconhecimento, não damos o devido valor a esta oferta, mas não é por não existirem as ferramentas certas, elas estão lá, temos é de procurar nos sítios certos.

Se, a um utilizador de Mac, perguntar se costuma usar o Monitor de actividade ou o utilitário de rede, muitos dirão que nem sabem onde está. Juntos destes, estão outros instrumentos que podem evitar a instalação de aplicações mais complexas, para quê complicar se o Mac OS X oferece tudo, é instalar e usar, tipo “chave na mão”.

Vamos explicar, de forma simples e clara, o que existe dentro da pasta Utilitários.


A Pasta Utilitários que existe no seu Mac é uma secção onde o utilizador pode aprender a executar muitas tarefas fulcrais no sistema operativo. Umas conhecidas, como formatar um disco ou uma Pen USB, outras nem tanto, como utilizar o utilitário Raid ou a consola, por exemplo. A ideia é mesmo desmistificar.

Acesso a Porta-chaves
Acesso às palavras-passe memorizadas

No Mac OS X o utilizador pode armazenar de forma segura todas as suas senhas para sites, servidores, redes, aplicações e muito mais, num Porta-chaves. Isso permite que o utilizador use uma senha de login única para desbloquear o Porta-chaves e automaticamente possa fazer login. Com este utilitário, o Acesso a Porta-chaves, o utilizador pode gerir as palavras-passe, visualizar e gerir certificados digitais e armazenar de forma segura notas que contenham informações importantes e privadas.

Assistente de Migração
É fácil transferir os seus dados e perfis para formatar um Mac e voltar a repor tudo tal e qual estava

Esta ferramenta ajuda-o a transferir os seus dados de um Mac antigo para um novo. Mas permite mais. Permite que transfira para uma instalação nova do Mac OS X, os dados, software e perfis que guardou de uma instalação anterior, via Time Machine, por exemplo, permitindo facilmente repor tudo após uma reinstalação do sistema operativo.

Assistente de Boot Camp
Instale o Windows com ajuda

O Boot Camp é um software incluído no OS X Lion e Mountain Lion, permitindo a execução de versões compatíveis do Microsoft Windows num Mac com processador Intel. Este assistente oferece um mecanismo de instalação passo-a-passo, para que todo o processo seja simples.

Captura
Ferramenta de captura de ecrã

Com a combinação de teclas, é possível, de forma nativa, capturar o ecrã total do Mac, uma parte seleccionada pelo utilizador, capturar a janela activa e temporizar um screenshot. É uma ferramenta muito interessante pois está sempre acessível.

Dispositivos de Áudio
Gestão de input e output de som

Utilize a janela “Dispositivos de áudio” da Configuração de Áudio MIDI para configurar dispositivos de entrada e saída de áudio que utiliza no computador, tais como microfones e interfaces de áudio multicanal.

Todas as Mensagens
É um diário de bordo, onde tudo fica registado

Esta consola é, essencialmente, um registro de todas as actividades do seu Mac. Muitas vezes isso é muito complicado para ser visto e percebido pelo utilizador comum, mas, para aqueles que entendem do que se trata nas entranhas do sistema operativo, tudo está aqui registado e tudo é informação útil sobre a actividade deste sistema. É um local perfeito para encontrar respostas a certos problemas com que se possa deparar.

Editor de AppleScript
É um local que permite automatizar o Mac… mas exige conhecimentos para construir os scripts

AppleScript é o programa da Apple que lida principalmente com o automatizar do Mac, isto permite que o Mac faça tudo o que pretende dele. É um pouco mais difícil do que o terminal, mas também abre um mundo bem mais rico em funcionalidades e opções personalizadas.

Grapher
A matemática de forma gráfica

Esta aplicação é uma das mais apreciadas pelos entusiastas pela matemática. Permite criar gráficos com base nas equações.

Informação de sistema
Saiba tudo que está debaixo do capot do seu Mac

Aqui poderá saber tudo o que precisa de saber sobre o seu Mac, desde a bateria a qualquer componente de hardware. Explore, conheça mais sobre a informação que este sítio compila. É importante saber o que esconde o Mac nas suas entranhas.

Medidor de cor
Saiba o código da cor que vê

Para os mais minuciosos no que toca à cor, esta ferramenta passa-lhe os códigos das cores que vê. São dados importantes para trabalhos exactos.

Monitor de actividade
É o centro nevrálgico do sistema, onde os processos e o consumo estão representados

Aqui poderá saber o que está a correr no seu Mac. Que aplicações estão activas, que processos estão carregados, que memória está alocada a cada processo e que consumo de processador está a ser exigido. Tudo pode ser identificado neste local.

Quick Time Player
O equivalente no Mac do Windows Media Player

É um player completo, que permite, além da reproduzir conteúdos locais, ir à Internet descarregar conteúdos. Este também pode correr em Windows e na versão Pro permite mesmo várias acções de edição de áudio.

Terminal
Com linhas de comando, tudo é possível fazer no Mac OS X, este é o local onde se escreve o código

No terminal poderá fazer, à semelhança do AppleScript, tudo o que vê graficamente. Usando as linhas de comando, pode executar qualquer acção.

Transferências por Bluetooth
Tecnologia wireless que permite transferir conteúdos com vários dispositivos

Transferências por Bluetooth é uma aplicação que tem alguma utilidade mainstream, para todos os utilizadores dos Macs. As possibilidades são todas aquelas que o utilizador visionar, desde emparelhar com iDevices como emparelhar com dispositivos de armazenamento que permitam sincronismo através desta tecnologia. Este descobre o dispositivo e exerce uma função de plataforma de transferência.

Utilitário Airport
Centro de gestão de ligações WiFi

AirPort é o termo que a Apple utiliza para funcionar com Wi-Fi, nas ligações com a Internet ou Bluetooth.

Com esta aplicação, o utilizador pode gerir e verificar a sua rede WiFi, verificar dispositivos como AirPort Extreme, AirPort Express e Time Capsule. Pode fazer configurações nas estações-base AirPort, para alargar a rede, se tiver vários dispositivos (por exemplo AirPort ou Time Capsule). O Utilitário AirPort mostra, como pode ver na imagem, o estado das ligações e permite encriptar uma rede, criar várias redes, configurar uma impressora de rede, disponibilizar um disco rígido de rede e muito mais.

Utilitário ColorSync
Um expert em cor e imagem

Com esta ferramenta, o utilizador pode calibrar as cores que são apresentadas no ecrã. Além disso, criando um perfil ou usando um dos existentes, pode ter informações de dispositivos diferentes, como de iDevives, câmaras digitais, scanners, impressoras, entre outros dispositivos. Este utilitário permite calcular os valores das cores entre as várias paletas existentes. Muito completa esta ferramenta.

Utilitário de Rede
Ferramenta que lhe permite saber muito sobre a sua rede

Esta ferramenta permite recolher muita informação sobre a sua rede. Com uma interface simples e directa, o utilizador pode verificar a saúde das suas ligações e portos. Além disso é óptimo para testar equipamentos que estão pendurados na sua rede.

Utilitário de Discos
Gestor de discos, monte, particione e formate… tudo aqui

Provavelmente este será o programa mais utilizado, dentro da pasta Utilitários. Aqui pode gerir, diagnosticar e avaliar a saúde dos discos, sejam eles internos ou externos que estejam ligados ao seu Mac. Pode criar partições, apagar o disco, reparar e alterar o tamanho das partições criadas. Além disso existem outras funcionalidades que permitem ocultar informação, recorrendo a alguns truques, por exemplo, é possível  manter oculta alguma pasta do disco, como já mostramos aqui.

Utilitário VoiceOver
Ferramenta para ajustes da acessibilidade existente no Mac OS X

Para simplificar o uso dos computadores pelos cegos e pessoas com dificuldade visual, a Apple oferece uma solução já presente em cada Mac. O OS X vem com VoiceOver 3. Uma versão mais completa e actualizada da tecnologia de leitura de ecrã da Apple, o VoiceOver 3 traz novos e avançados recursos como suporte a movimentos, espelhamento de vídeo em braille, web spots e dicas faladas. Além de recursos solicitados como páginas web que falam, está também disponível um sumário falado de toda a página web, suporte a tabelas web, identificadores criados pelo usuário, termos personalizados e muito mais.

X11

X11 é uma GUI Unix

X11 é um pouco confuso, mas se está familiarizado com Unix, X11 é simplesmente o GUI para Unix, mais concretamente para utilizadores Linux.

Em resumo…

Como puderam ver, a pasta Utilitários está carregada de ferramentas. Dentro delas existe um grande potencial de acções, são aplicações poderosas, das mais poderosas que existem. Explore, teste e habitue-se a utilizar esta ferramentas, verá que metade do que tem instalado de aplicações de terceiros… já não faz sentido estar instalado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Excelente artigo. Desconhecia grande parte dessas ferramentas.

    Parabéns pelo trabalho.

  2. Avatar de Francisco Machado
    Francisco Machado

    Muito bom trabalho!
    Já agora o Bootcamp virtualiza o Windows ou faz um dual boot?

    Cumprimentos

    1. Avatar de César Teixeira
      César Teixeira

      Faz dual boot… Basicamente a ferramente Bootcamp ajuda-se a criar uma partição (tal como se fazia por exemplo no GParted do Ubuntu manualmente) e automaticamente reinicia o mac e começa a instalação do Windows. Tem ainda opção para fazer download dos drivers todos da Apple de modo a suportar a utilização de todas as teclas (por exemplo), trackpad, etc, no Windows.

      Espero ter ajudado 😉

      Cumprimentos

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Uma pergunta feita por um utilizador do Windows, o Bootcamp funciona bem nos mac’s? Nota-se alguma perda de performance face ao MacOSx? Existe algum contra?

        1. Avatar de César Teixeira
          César Teixeira

          Boas Alexandre.

          Por experiência própria, garanto-te que o Windows a funcionar em dual boot no MacOSX tem uma performance espetacular, não notas de forma alguma que estás num Mac, é um pc com windows exatamente igual. Aconselho 😉

          Depois, caso pretendas usar essa partição do windows criada com o bootcamp, podes sempre comprar ou “comprar” (como queiras lol) o Parallels que é um software que permite (à semelhança de VMWare ou Virtual Box) arrancar uma máquina virtual na qual é arrancada a tua partição windows. Ou seja, ficarias no MacOS normal mas com uma janela/fullscreen noutro desktop com o windows em performance excelente 😉

          Espero ter ajudado 😉

          Cumprimentos

          1. Avatar de Roberto T.
            Roberto T.

            Uso o VMware e recomendo. Trabalho nos dois sistemas como se tivesse 2 monitores com diferentes sistemas operativos. Pessoalmente nao vejo necessidade do bootcamp, que obriga a ligar por um dos sistemas. Com o VMware não noto nenhuma perda de performance mensurável em aplicações habituais. As vezes quero apenas um programa que só funciona em Windows e dá até para colocar esse programa “dentro” OSx como se fosse apenas mais uma aplicação. Com uso Macbook Pro Retina, o Windows nao fica com uma imagem tão bem definida, mas pensei que iria ser pior. Pelo menos corre melhor que no meu PC Asus de 4 anos. Há um pequeno problema que ainda nao sei se dá para resolver, algumas teclas no windows dão caracteres errados e a minha webcam nao funciona no Windows.

  3. Avatar de César Teixeira
    César Teixeira

    Excelente… Confesso que possuo um Macbook Pro à cerca de ano e meio e ainda não conhecia metade das ferramentas que disponibiliza nessa dita pasta xD

    Cumprimentos

      1. Avatar de César Teixeira
        César Teixeira

        Devia ser comentário para a pergunta acima do meu post de qualquer forma, confirmo, é dual boot xD

  4. Avatar de ncard
    ncard

    @ Francisco Machado – O BootCamp cria um dual boot. Muito interessante para quem quer ter dois sistemas independentes. Windows e MacOSX

  5. Avatar de Leonel
    Leonel

    “Este assistente conduz-o passo-a-passo…”.
    Vitor, esse Português está mal…
    Já conhecia a maior parte das aplicações dessa pasta. Desde que uso “Hackintosh” que tenho tido curiosidade em ver o que está por trás.

    1. Avatar de Vítor M.

      Leonel, obrigado pelo reparo, era para ficar “o assistente conduz o utilizador passo-a-passo…” mas perdeu-se ali a ideia na escrita. Já emendei a mão. Obrigado.

  6. Avatar de jYkA
    jYkA

    ja conhecia e uso a maioria…

    para que complicar! 😉

    Pure & Simple!

    sem bonecada nem arco íris!

  7. Avatar de eduardo
    eduardo

    O QuickTime player que aparece nesta pasta é a versão antiga e normalmente não é instalado – o utilizador terá de escolher essa opção de instalação.
    O X11 fornece o GUI para UNIX, ponto final parágrafo – não faz qualquer sentido afirmar “mais concretamente para utilizadores Linux”, dado ser mais antigo que o Linux e o OS X ser 100% compatível com UNIX.

  8. Avatar de PGR
    PGR

    Muito bom. Nada mais simples que o original…
    Obrigado team PPL

  9. Avatar de Bónus
    Bónus

    Faço uso da maioria das aplicações da pasta Utilitários. Para quê complicar ao instalar aplicações de terceiros? No OS X encontramos quase tudo.
    Agora Vitor, cada uma destas aplicações dava um bom artigo! 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso pensei nisso, não para todas, mas para 3 ou 4 que fazem muita falta.

      Se calhar vou começar aleatoriamente…

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parabéns pelo excelente artigo

  11. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Agora que o pessoal sabe que um MAC pode fazer dual boot, é que vai aderir em força a estas máquinas. Estas ferramentas são fantásticas, e ainda mais, tudo o que necessitamos está no MAC não precisamos sequer de colocar aplicações adicionais, como acontece com frequência no Windows.