O Pangu voltou a trazer o jailbreak ao iOS

46 Comentários

Há já muito tempo que não surgiam informações sobre a possibilidade de fazermos jailbreak aos dispositivos da Apple. Apesar de terem aparecido alguns vídeos que mostravam que ainda era possível, julgava-se que não sairia qualquer ferramenta para explorar estas falhas.

Mas o grupo Pangu voltou a avançar e lançou agora uma nova ferramenta que permite fazer jailbreak às mais recentes versões do iOS. Está ainda numa fase inicial, mas mostra já todas as potencialidades.

jailbreak

Havia, entre os utilizadores do iOS, uma dúvida grande sobre a possibilidade de lançamento de uma ferramenta de jailbreak para as mais recentes versões do iOS. Tudo o que se tinha visto até agora sobre este tema era ainda muito pouco concreto e apenas alguns diziam ser capazes de realizar esta operação.

O grupo chinês Pangu, que já antes tinha trazido ferramentas para esta operação, voltou a ser o primeiro a colocar na rua a mais recente versão da sua ferramenta. Esta é agora capaz de explorar falhas da recente versão 9.3.3 até à mais antiga 9.2. Este não é ainda um jailbreak completo, devendo ser feito sempre que o iPhone ou o iPad sejam reiniciados. Neste caso é apenas necessário correr a aplicação do Pangu que vai ficar instalada no iOS.

Como aplicar o jailbreak no iOS 9.3.3?

Esta é uma versão que ainda está apenas disponível em chinês, pelo que os utilizadores devem ter algum cuidado a usá-la. O site 9to5Mac criou um guia que explica, passo-a-passo, como aplicar o jailbreak e quais os cuidados a ter, para não instalar aplicações desnecessárias e para que a operação funcione.

Como dissemos antes, esta é ainda só uma versão inicial, podendo apresentar alguns bugs e/ou falhas. Em breve devem surgir novas versões, quer em Inglês quer para Mac. Vai ainda ser tentado que este seja um jailbreak permanente, evitando esta a ser repetido sempre que os equipamentos reiniciarem.

Para já o jailbreak funciona nas mais recentes versões do iOS, tendo ficado de fora a versão 10 do iOS, que ainda está apenas em testes. É provável que exista já uma falha identificada para estes novo iOS, mas não foi incluído para que a Apple não a resolva, inviabilizando assim o jailbreak na nova versão.

Estas são boas notícias para quem esperava há já bastante tempo pelo jailbreak para estas novas versões do iOS. Aproveitem enquanto a Apple não bloqueia estas falhas e termina com esta possibilidade.

Pangu

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Mas quem é que no seu perfeito juízo quer mudar algo que está… perfeito?

    1. Avatar de bzzz
      bzzz

      Realmente…

    2. Avatar de Rick Campeao
      Rick Campeao

      apps de borla…o ipad ja e caro ha que compensar. o mesmo com o pc…pago 1500 mas depois vem tudo de borla.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Isso não é jailbreak, isso é pirataria, pode ser feito sem jailbreak e a comunidade não apoia esse tipo de utilização. Vir a um artigo mostrar esse exemplo é dar razão a quem fala mal de jailbreak.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O iOS está longe de ser perfeito. Se assim o fosse não haveriam novas iterações do sistema..

    4. Avatar de nobodyAtall
      nobodyAtall

      “Nothing is perfect, everything can be better.” – Anonymous

      1. Avatar de Pokemon
        Pokemon

        Deves estar á espera para instalar o FakeGps para utilizares no Ingress 🙂

    5. Avatar de Hugo
      Hugo

      O jailreak traz vantagens, mas não é qualquer pessoa que consegue ver isso 🙂

  2. Avatar de Trololol
    Trololol

    No video até o MacBook tem o windows 10 xD

    1. Avatar de João RS
      João RS

      Deve ser das poucas pessoas que atualizaram.

    2. Avatar de joao
      joao

      pq o jailbreak so esta disponivel em windows…

  3. Avatar de Norik
    Norik

    iPhone, uso há muito tempo e não troco por nada, para mim está óptimo assim. Se quisesse outro OS de certeza que comprava outra marca de smartphone. Se fosse só para mostrar que tenho um iPhone comprava uma imitação chinesa por 150 euros que era a mesma coisa.

  4. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    O jailbreak serve para quê exatamente?! É para se poder ficar sem a garantia do equipamento? Então já não serve para o meu IPhone 4S, que já corre o IOS 9.3.3. Porque já chegou muito atrasado…!
    Francamente, não percebo esta juventude. Estou a ficar velho, com toda a certeza…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Só se perde a garantia se levar o iPhone com jailbreak à loja, há que se ser esperto quanto a isso.

    2. Avatar de jailbreak = faz o que queres com o teu equipamento e não apenas o que te deixam
      jailbreak = faz o que queres com o teu equipamento e não apenas o que te deixam

      Meu caro, o jailbreak é reversível, pelo que só perde a garantia se quiser. Em relação ao “serve para quê?” Você agora nessa versão do iOS usufrui de algumas “novidades” como é o caso da poupança de bateria e do night shif, que é muito bom diga se. Para quem tem dispositivos com Touch ID, há também a possibilidade de bloquear as notas com impressão digital. Mas acredita se eu lhe disser que usufruo de tudo isso e muito ( muito mesmo) mais há pelo menos uns 4 anos? Ainda estávamos no iOS 6 e já o cydia nos permitia andar muitos anos adiantados. Portanto, basicamente, o jailbreak serve para isso mesmo, para se andar muitos anos adiantado em relação a quem pensa que o iOS é perfeito de origem.

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Deves ter uma garantia louca nesse iPhone 4s de 2011 que já foi descontinuado há 2 anos.

  5. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Fazer jailbreak não é querer outro SO, nem nada que se pareça. Se não sabes das funcionalidades que ganhas, e da liberdade que te dá em controlar o teu SO, não digas burrices.
    Aproveitam a “falha”.

  6. Avatar de Pirata
    Pirata

    Perfeito não é, senão não tinha esta enorme falha.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Se fosse perfeito nunca era atualizado.
      Não há sistemas perfeitos, todos os sistemas estão em constante evolução, daí que haja os minor updates e os major updates.

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Desaconselho instalarem Jailbreaks, simplesmente passou a ser uma optima ferramenta para usarem recursos e sabe-se lá mais quê.
    Usei muitos anos, há dois anos para cá deixei de usar. Reparem que consome mais bateria um iPhone com JB. Vão logo notar.
    Não digam que não avisaram

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Se gasta mais bateria, é responsabilidade do utilizador, porque só o jailbreak não afeta a bateria. Se um tweak usa mais bateria, há sempre a opção de o desinstalar…

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Se fosse só pela bateria…
        É estúpido hackearem as coisas e fazer pirataria.
        Dão 900eur por smartphones e depois andam a chorar aplicações de 99centimos.
        Please…

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Jailbreak não é pirataria. Existe pirataria no jailbreak como existem flores num hipermercado, não faz dele uma florista. Jailbreak trata-se de liberdade e de personalização. Pirataria não é legal, jailbreak é.

          1. Avatar de João Reis
            João Reis

            Entendo o teu ponto de vista, eu já fiz JB, desaconselho não só pela bateria, é o menos. Tens ideia do que podem estar a instalar como root no teu telefone?
            Estes JB sao a perfeita arma de espionagem chinesa, podem estar a monitorizar Milhoes de pessoas, nem falo da informacao que tens no telefone, falo na que pode ser recolhida. Um telefone é uma camara de vigilancia ou gravador de som.

            Informa-te bem antes, isto está para lá da moral se é pirata ou nao. Outra coisa, as Apps Pagas que possas sacar, imaginas o que podem trazer dentro?
            Podes procurar no Google recentes efeitos dessas Apps piratas, tal como em Windows, a maioria do que é Crack vem com virus ou malware que pode so se manisfestar quando bem entenderem.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            João, não consigo responder ao teu comentário. Mas sim, tenho uma noção do que acontece. Sendo da área de Informática, gosto de explorar o iPhone e também vejo o que experts de jailbreak dizem sobre as análises que fazem às ferramentas. De qualquer modo, eu entendo os riscos de segurança que há ao fazer jailbreak, e obviamente não é algo que queira mas o resto que o jailbreak oferece é.

            Quanto a apps pagas, pago por elas na App Store, não saco nada disso, não só pelos óbvios vírus e problemas que traz mas também por ser pirataria e ser contra o real sentido do jailbreak.

          3. Avatar de João Reis
            João Reis

            Então o que me dizes é que não te importas de ficar infectado, a própria ferramente Pangu e TAIG tem malware. É preciso dizer mais?

            É como instalar cracks para software, sabem que está infectado, o AV avisa mas ignoram…”pelo que traz de melhoria e entendemos os riscos” 🙂

  8. Avatar de Golden
    Golden

    Como dizer adeus a garantia em segundos, para quem a tem ainda claro.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Só perdes a garantia enquanto tens jailbreak. E fica a saber que o próprio jailbreak tem uma ferramenta para se “auto-remover”. Basta tirares o jailbreak e eles não podem recusar o serviço de garantia

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Desconhecia por acaso, sendo assim retiro o que disse, estou aqui para aprender o que é útil.

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Pelo que sei (sim, porque não uso nem irei usar essa treta) se restaurares o iPhone/iPad/iPod Touch o Jailbreak vai-se.

  9. Avatar de Tigii
    Tigii

    Alguém que tenha conseguido sacar o ficheiro pode meter em algum lado para sacar? Isto está impossível…

  10. Avatar de EnterYourNameHere
    EnterYourNameHere

    Tanto conhecimento para conseguirem hacker no sistema e depois não têm conhecimento de ter o site em ingles para se conseguir perceber . Enfim

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      http://en.pangu.io/ Isso não é inglês?

      1. Avatar de EnterYourNameHere
        EnterYourNameHere

        Sim depois eu vi mas o link q está na publicação não estava para o site em inglês!!

  11. Avatar de TOM
    TOM

    Que seguro é o iOS, não haja dúvida. Com a segurança quebrada por estes chineses sabe-se lá quantos mais não o fazem sem o tornar público, e os papalvos todos confiantes porque o Android é que é inseguro.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      De que forma isto afecta a segurança do sistema operativo? Tanto quanto sei o JB não pode ser instalado remotamente.

    2. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Android é inseguro, basta fazer download de Apps que estão na PlayStore que usam o Godless para rootar o telemóvel e fazerem o que quiser.

      Neste caso, é necessário acesso físico, e acesso ao AppleID, porque é preciso desativar o find my iPhone.

  12. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Vejo muita gente aqui que não faz ideia do que fala e outros que pensam que sabem e não sabem nada. O iOS não é perfeito, nem nunca foi dito que era 100% seguro, sendo feito por humanos é certo que há-de ter falhas. Mas o jailbreak não é ilegal e não é um bicho-papão como muitos vêem. Trata-se de dar mais liberdade aos utilizadores, utilizadores que pagaram por aquele telemóvel e aquele sistema.

    Existe uma comunidade gigante com entreajuda e desenvolvimento desse e para esse grande “crime contra o iOS” que vocês vêem, e as possibilidades são praticamente ilimitadas com jailbreak, só é preciso saber o que instalar e do que se manter afastado.

    1. Avatar de jailbreak = faz o que queres com o teu equipamento e não apenas o que te deixam
      jailbreak = faz o que queres com o teu equipamento e não apenas o que te deixam

      Gonçalo, é um alívio ver que não sou o único que vê as coisas como elas são. Torna se impossível ver tantos comentários errados sem conhecimento de causa..

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Se as pessoas pagaram por aquele sistema já sabiam ao que íam.
      Se querem mais liberdade usem Android, pois lá fazem tudo o que querem.
      Não me venham com tretas de iOS e segurança, pois se fazem jailbreak ao iOS diz-se adeus à segurança, logo torna-se um Android da vida.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Exactamente, sabiam ao que iam e? Android sabe-se ao que se vai e existe root… Dizer disparates é que não vale a pena. Não só não se diz “adeus à segurança” como também se pode reforçá-la com o jailbreak, em que existem tweaks que reparam falhas de segurança antes da Apple o fazer (como foi o caso recente do TIFF Disabler, uma falha que foi corrrigida neste novo iOS e a que os iOS 9.x anteriores estão expostos).

        Deixem essa ideia de que o jailbreak destrói o iOS, que só vos faz mal.

      2. Avatar de João Reis
        João Reis

        Exato, o problema do JB não é a moral da pirataria, o problema é o que vai se instalado durante o JB e depois com as Apps pagas sacadas em Stores.
        Os russos/chineses esfregam as maos aos vossos downloads gratis. Tal como em Windows os cracks de software pago 80% trazem bixo dentro, mas niguem quer saber disso, querem e sentir se espertos por usarem sem pagar.
        Atencao, eu sei bem que o JB podem usar Tweaks interessantes, mas a maioria ja é usada no iOS alias foi copiada do Cydia e passou a ser feature no iOS. O grande problema é o que vem por arrasto.

        Um iPhone com JB é de facto um Android com iOS, ficam completamente vulneraveis e deixam de ter a segurança iOS.
        O IOS é seguro, pois como foi dito acima, precisam das credenciais para desligar o Encontrar o meu iPhone para instalar o JB, nao deixa de ser seguro por se conseguir fazer JB.

        Deixem de usar há dois anos, precisamente pelo que fui lendo, relatos reais, o vosso telefone fica com malware chinoca, disso podem ter a certeza. O que fazem com essa porta, nao se sabe, nem eu vou querer descobrir

  13. Avatar de Alkapone
    Alkapone

    Só gostava de deixar uma ressalva a esta noticia, as versões 32 bits ficaram de fora, ou seja este novo jailbreak não é aplicável ao Iphone 5 e seus antecessores assim como ao Ipad mini. Só é aplicável ao Iphone 5S e daí para cima, assim como ao Ipad mini 2 e daí para cima.

  14. Avatar de Joao Torres
    Joao Torres

    Só não entendo como é que à data de hoje, ainda não existe jailbreak para a Apple TV 3…. :-O

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Uma grande verdade !! É pena

  15. Avatar de pintexxx
    pintexxx

    pena nã ofuncionar em iphone 5