Os anos 70 podem inutilizar o seu iPhone… de forma permanente!

83 Comentários

Existem imensas formas involuntárias de se inutilizar um equipamento electrónico e este nunca mais ter solução, contudo, para transformar 700 euros numa peça de metal inutilizável há uma forma bastante simples. Basta pegar num iPhone e recuar a data até 1970, mais precisamente a 1 de Janeiro.

iphone_bloqueado


Os YouTubers Zach Straley e o EverythingApplePro fizeram o teste e comprovaram que uma simples alteração de data do iPhone pode inutilizá-lo de forma permanente.

Para tal, bastou definir a data do iPhone para 1 de Janeiro de 1970 e reiniciar o equipamento. Assista aos vídeos e veja como funciona… ou melhor, como deixa de funcionar!

http://videos.sapo.pt/knc7SKZqpHQ3N3IW8O4Q

 

Este bug, ao que indica a fonte, foi descoberto por um utilizador chinês que tentava resolver uma questão relacionada com a actualização da versão 9.3 beta 3 do iOS. Infelizmente nem um restaurar em DFU (Device Firmware Update) parece trazer o iPhone de volta à actualidade.

Não se sabe ainda ao certo, mas parece que este é um bug que afecta todos os iPhones com CPU a 64 bits (chips A7, A8, A8X, A9 e A9X) sem relação com a versão do iOS que está a ser utilizada.

Zach Straley   Cult of Mac

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kitiko
    Kitiko

    Vai ser tudo a usar e abusar disto sem ter que partir o telemovel para o seguro dar um novo eheh :p

  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    Se fizer isto e enviar para a garantia, será que arranjam ou substituem-me o iPhone ?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Agora que toda a gente já sabe, não. Basta decarregar a bateria completamente para voltar ao normal

    2. Avatar de Andr8
      Andr8

      O mais normal é eles esperarem que passe um dia, não, mais cedo ficam com ele um dia, para depois mandarem-te vir buscar.

  3. Avatar de kapoing
    kapoing

    Acontece também quando se substitui a bateria ou apenas se desconecta. A data passa. 1/1/1970 e ao colocar o cartão GSM não apanha rede. é só ligar ao itunes para atualizar a data e hora e fica resolvido.

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Tambem já me aconteceu.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    bela forma de conseguir um iPhone de borla (se dentro da garantia, claro)

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Um português tipico….

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se têm um para que querem outro igual….

      1. Avatar de David
        David

        Se for um com alguns anos e puderem trocar por um novo, achas que não o fazem? Pensa um pouco 😛

        1. Avatar de bruh
          bruh

          “novo”, recebes um reciclado lol

  5. Avatar de wow
    wow

    Se eu fizer isto, será que a garantia cobre?

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Outro português tipico….

      1. Avatar de David Santiago
        David Santiago

        Tu é que és um ignorante típico Gil . Esse teu comentário de mau gosto só mostra o desconhecimento que tens sobre o que se passa nos países estrangeiros . Para imensas situações somos um povo exemplar , aqueles que viajam muito ou até que vivem em países ditos mais “desenvolvidos” que o nosso sabem-no .

  6. Avatar de Lesma
    Lesma

    Basta deixar o iPhone sossegadinho que no dia seguinte já está bom outra vez

    1. Avatar de Migael
      Migael

      Se um Lumia 950 reiniciar por 1 minuto, (que entretanto foi corrigido o bug por atualização) é um crime, mas se um iPhone bloquear por 24 horas não há problema nenhum e é o melhor do mundo…

      Dualidade de critérios.

      Enfim.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Sim, porque pôr a data para 1 de Janeiro de 1970, e depois ser reiniciado, é utilização corrente!

        Enfim…

        Tem mas é vergonha!

      2. Avatar de Lesma
        Lesma

        Claro que há problema! É um bug, logo é um problema. Convém não emprestar iPhones a amigos agora para não haver surpresas indesejáveis 😉

      3. Avatar de Renato
        Renato

        A diferença é que no Lumia é constante.

        No iPhone só se provocares e ainda por cima a fazer uma coisa que não tem lógica de se fazer normalmente.

        1. Avatar de André
          André

          Eu tenho um lumia há um ano e nunca reiniciou por bugs. Quem diz que Windows Phone não presta é porque não tem nenhum.

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            Não reinicia, mas está sempre a crashar as apps e deitar o teu “trabalho” abaixo…

          2. Avatar de pedrostrik
            pedrostrik

            eu tenho um e está encostado, sendo que as apps são tão más (facebook, skype, 6tag etc), que nem precisa de crashar para o ter posto na gaveta. Ah , e a maior parte das apps decentes como sejam , exploradores de files, leitores de musica e video, funcionam pessimamente mal, portanto, crasha pouco mas não tem uso nenhum

  7. Avatar de PAL
    PAL

    É um bug a ser corrigido como qualquer outro.

    Mas a verdade é uma, quem é que se vai lembrar de fazer isto? Não há necessidade

  8. Avatar de MarioM
    MarioM

    Só um gajo que não dá valor ao dinheiro, derrete 700€ num telefone.

    1. Avatar de GiGA
      GiGA

      Eu não dou valor ao dinheiro, desculpa, derreti 35mil num carro. Que mentalidade é a tua? Vais morrer com o dinheiro junto?

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        HEEHHE nice one GiGa, queria fazer +1 ou like ao teu post =)

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Um carro de 35k tem features superiores a um carro de 500 €, um iphone de 1000€ tem as mesmas features / performance que um Huawei Topo de game portanto o comentário do MarioM é legitimo e o teu nao.

        Vais morrer com o dinheiro junto? So se pode gastar esse dinheiro no iPhone?

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Tem, tem… /s

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          O Huwaei topo de gama também anda por perto dos 1000 euros, so….

    2. Avatar de Rui M
      Rui M

      Acorda para a vida. Ou tens para dar ou não. Não tens, temos pena.

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      Se desses assim tanto valor ao dinheiro, arranjavas maneira de o ter, e não te queixares que não podes comprar.

  9. Avatar de JBM
    JBM

    Então algumas pessoas não saberem o que fazer com o bug significa que é permanente?
    Há como resolver fazendo factory reset ou usando o Apple Configurator em vez do iTunes.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Segundo o que tenho lido o factory reset ou apple configutator não funciona. A única forma de resolver o problema são desligar a bateria ou esperar que a bateria esgote. O único senão da ultima solução é que o telemóvel aquece bastante até a bateria morrer.

  10. Avatar de João
    João

    é um extra, tem no manual:
    “3.75 – Se sentires que queres um smartphone funcional basta alterar a data para o passado e compra um Android ou Windows Mobile”

  11. Avatar de Boss
    Boss

    Só um “pequeno” bug…

  12. Avatar de Luis Silvério
    Luis Silvério

    vejam la bem os comentarios do video no youtube… basta esperar uns minutos e volta a funcionar..

    https://www.youtube.com/watch?v=fY-ahR1R6IE&feature=youtu.be

    1. Avatar de Vítor M.

      Também dizem que o vídeo é falso 😉 bora lá toca a testar. Quem testa e faz um vídeo para vermos de de facto passado uns minutos ele volta? 🙂 Não vi ainda ninguém a fazer… isso de mandar bocas para os outros fazerem é típico dos trolls. Não façam, até que haja de facto uma resposta. 😉

      1. Avatar de JBM
        JBM

        também ainda ninguém mostrou que ele fica inutilizado de forma permanente.

        1. Avatar de Vítor M.

          O permanente é sempre até ficar reparado. Parece que já há forma, bastou perceber (como era de esperar) o que havia acontecido. Já colocamos um vídeo com a explicação. A Apple até saber o que fazer, como disseram no vídeo, estava a trocar por um novo 😉 certamente depois de descobrir, passa a recuperar o equipamento e posteriormente numa próxima versão, vai alterar o comportamento (como em bugs do passado).

      2. Avatar de Luis Silvério
        Luis Silvério

        Então estás a contradizer-te Vitor… como é que podem por um titulo a dizer que é “de forma permanente” e depois dizes que ninguem testou… Publicidade enganosa? Boa Sam…

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é como usares o impossível… é impossível até ser possível. De facto e até ser dado com o problema ou com a causa, neste caso, o iPhone ficava permanentemente sem reacção. A própria Apple não sabia como actuar e trocava os dispositivos 😉

      3. Avatar de Armando M.
        Armando M.

        Fogo, até parece que estão com medo de testar isto! Dêem cá os vossos iPhones que eu experimento já e arrumo o assunto.

        1. Avatar de Vítor M.

          Heheheh é isso mesmo, atitude… com as coisas dos outros 😛

          Bom fim de semana.

  13. Avatar de Unix Time?
    Unix Time?

    Unix time?

  14. Avatar de Fabio
    Fabio

    Se remover a bateria já funciona

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    Mas porque raio alguém vai alterar a data para 01 de Janeiro de 1970? Haja paciência.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa pergunta, mas os iPhones, incrivelmente, são testados como nenhum outro é. Fazem-lhe de tudo, é ácido, é balas, é um tanque de guerra por cima, é fogo, é teste de queda mais loucos e imaginários, é trinta pro uma linha. Só não percebo porque o fazem neste!!! E não é de agora.

      Mas concordo, haja paciência.

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Porque… putos…

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Porque o sistema deixa… e essa pergunta, também não a fazes?

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        e contribuir com algo útil aqui para a mal, não fazes?

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          mal…..ta

  16. Avatar de BIKES
    BIKES

    O iphone tem bugs?? essa sétima maravilha da tecnologia??? 😉 😉

  17. Avatar de LG
    LG

    Problema sistema UNIX Timestamp… Sistemas informáticos calculam as horas pelos segundos passados a partir de 1. Jan 1970. O seu limite (99999999 segundos) vai até 19/01/2038. Há alguns anos causou também problemas no Android quem metessa data após 19/01/2038… Chama-se Unix Millennium Bug

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Obrigado!! Alguém com uma explicação lógica!

    2. Avatar de int3
      int3

      Não, o máximo é um unsigned short int (16bits unsigned) (2^16).
      Timestamp Converter
      2147483648
      Is equivalent to:
      01/19/2038 @ 3:14am (UTC)
      Podiam era começar a mudar o kernel de maneira para unsigned double visto que há processadores 64bits….

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        O Unix Timestamp utiliza um signed integer de 32 bits. Utilizar um unsigned integer não é desejável porque existem programas que precisam de guardar datas anteriores a 1/1/1970. A solução proposta é migrar-mos de um signed integer de 32 bits para um de 64 bits. Esta solução inclusive já foi adaptada pelo NetBSD e OpenBSD.

        1. Avatar de sacrefi
          sacrefi

          O problema é que para implementar isso tinhas de alterar a forma como a maioria dos sistemas e aplicações funcionam :p

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          Eu não disse que a transição seria fácil, ou simples. Mas eventualmente terá que ser feita.

    3. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Creio que o SO da Apple fica sem saber o que fazer quando pega uma data negativa, daí se esperar tempo o suficiente (menos de 24 horas) o sistema volta a ter uma data positiva e portanto válida e daí volta a operar.

      Quando a pessoa ajusta a data para 1/jan/1970 e estiver num fuso horário UTC-X, então a data será um número negativo. Se isso que eu disse for verdade, então alguém que esteja num fuso positivo, em relação a hora UTC (ou GMT) não terá o dispositivo travado. Talvez o título melhor para a postagem seria algo como “os anos 60 pode travar seu iPhone…”

      Continuando na mesma linha de pensamento os dispositivos deveriam travar em qq data menor que 1/1/1970, ou mais precisamente, para garantir que todos os fusos sejam atingidos, uma data menor que 31/12/1969.

      Quanto ao Unix “Millennium” Bug, um SO (principalmente se for de 64 bits), deveria chamar rotinas do SO não afetadas por esse “bug”. Que pode ocorrer após 19/1/2038 3:14:07 (UTC). Eu disse “pode” pois espera-se que os sistemas na época do problema não utilizem mais 32 bits com sinal, para armazenar o Unix Time Stamp. Caso eles utilizem um valor de 64 bits, o problema ficaria adiado para uma data muito, muito, muito distante: 4 de dezembro do distante ano de 292.277.026.596

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038

      Resta ver se o iPhone não trava em data muito acima do dia e hora atuais. Se ajustar a data para o ano de 2020, será que não vai travar?

  18. Avatar de xpto
    xpto

    Quando há o reset há uma quebra no filme, a imagem muda não é filmagem contínua…

  19. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Onde está o ppl que costuma dizer que as cenas da Apple são as melhores? xD

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      E deixa de ser? pelo menos para quem usa e acha que é o melhor não vai deixar de ser o melhor! cada um tem o que mais acha apropriado!

  20. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Só gostava de saber é porque raio é que alguém vai alterar a data no telemóvel.

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehehe… boa pergunta. Mas lá está, deram com o bug…

    2. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Talvez um cracker queira utilizar-se disto, para fazer maldades.

  21. Avatar de CSilva
    CSilva

    Este bug é facilmente resolvido desligando o conector da bateria 🙂

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, desmontas o telemóvel LOL, até nisso o iphone não presta, atenção que já tive um.

  22. Avatar de NT
    NT

    Acho que deve ser um “minor bug” e visto que volta ao normal após algum tempo(segundo que se pode apurar é deixar descarregar a bateria)… Mas tem um ‘bug’ dos tempos pré históricos e parece afetar todos os equipamentos (apple, android’s, pc’s…) é o chamado martelo…

  23. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Desde quando é que o iphone permite viajar no tempo?! Tem muitas qualidades, permite fazer muitas coisas, mas viajar no tempo ainda parece que não é possível com um iphone. Para aqueles que tentarem, por não terem mais que fazer, terão de pagar um preço… sem viagem eh! eh! eh! Já tentaram confirmar se resiste à água?! Porque não tentam verificar qual a resposta…?

  24. Avatar de não pesco nada disto
    não pesco nada disto

    Esta verdadeira marca premium.

  25. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Trabalho na Apple a mais de sete anos e há algumas situações em que os iPhones têm mesmo de ser substituídos.

  26. Avatar de sacrefi
    sacrefi

    Boa noite,
    Só para tentar perceber o bug, isto terá a haver com a questão da hora/data ser representada em 32 bits?
    Ou seja, definiram uma data de inicio na era informatica que era 1970 se não estou em erro e que acaba passado 2^32 milisegundos, ao tentar mos aceder a um valor que fica fora da area de um inteiro de 32 bits de alguma forma o dispositivo bloqueia. Mas por que razão é que isso acontecerá?

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Boa Tarde, o problema deve-se a uma falha na programação…
      Ou seja, a escolha do dia 01/01/1970 faz com que o relógio interno do celular seja configurado para um valor que é menor do que 0, o que acaba por criar uma “confusão” e gera o bug.
      Isto deve-se ao relógio permanecer a programação base das versões iOS anteriores em 32bits.

    2. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Boa Tarde, o problema deve-se a uma falha na programação…
      Ou seja, a escolha do dia 01/01/1970 faz com que o relógio interno do mesmo, seja configurado para um valor que é menor do que 0, o que acaba por criar uma “confusão” e gera o bug.
      Isto deve-se ao relógio permanecer a programação base das versões iOS anteriores em 32bits.

  27. Avatar de .:BTA:.
    .:BTA:.

    Comentários como “onde estão agora os Ifanáticos” e os “quem disse que os produtos da apple são os melhores ” é porque nunca testaram nenhum produto da Apple.
    Para mim a Apple nos SO que utiliza é a melhor são SO limpos que uma pessoa não perde mt tempo à procura do que precisa e são funcionais como todos os outros.
    Todos os SO tem bugs, o android crasha, ios crasha,linux crasha o windows crasha, nenhum é perfeito.
    Utilizo diariamente 5 SO e todos têm os seus prós e contras.
    Ainda bem que houve um iluminado que se lembrou de colocar essa data assim a apple e outras empresas já não vão cometer esse erro novamente, isto chama-se melhoria continua.

  28. Avatar de stopiphone
    stopiphone

    aqui fica a dica de como corrigir o erro bug de quem mudou a data para 1 jan 1970
    http://unlockicloud.info/1st-jan-1970-ios-bug-how-to-fix/