OmniDiskSweeper – Método eficaz recuperar espaço no Mac

6 Comentários

A riqueza da Internet está na facilidade de partilhar e descarregar conteúdos. Desde músicas, dados, imagens e tudo o que o mundo hoje consome pode ser descarregado, usado, guardado e… esquecido! Depois, de tanto guardar e esquecer, os discos vão apenas acumulando “lixo” histórico da actividade do seu utilizador.  A tendência é para termos mais espaço nos discos… o que traduz em mais conteúdos amontoados, esquecidos… muito lixo guardado e perda de performance.

Como não é tão simples quanto parece encontrar os locais os o amontoado de “coisas” guardadas, é inevitável de quando em vez recorrermos a uma aplicação do tipo OmniDiskSweeper.

O OmniDiskSweeper é uma boa escolha para detectar a taxa da ocupação dos discos rígidos, sejam estes locais, externos ou acessíveis via rede.

Este é talhado para o sistema operativo da Apple e ajuda a determinar qual a informação que está a ocupar o disco, a quantidade e onde está guardado.

Esta aplicação é simples e começa por mostrar o que temos para guardar dados, no meu caso até a TimeCapsule foi identificada. Existe uma série de informações relevantes para filtrar por exemplo os ficheiros de grande porte.

O nosso leitor Ppietra já em tempos a tinha sugerido, tanto pela sua usabilidade como pela sua rapidez na verificação minuciosa à estrutura do disco para calcular o tamanho dos ficheiros guardados dentro de pastas e sub-pastas. Estes resultados são guardados na RAM para poder consultar os mesmo sem que isso prejudique o desempenho da sua máquina. Depois é uma questão de ir detectando e limpando.

Depois de identificar o que quer apagar, a aplicação ainda o avisa, para se certificar do que quer fazer e caso seja um ficheiro de sistema será imediatamente alertado.

Em tempo pascal, por norma relacionado com as atarefadas limpezas sazonais, esta parece-me uma boa recomendação.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: OmniDiskSweeper 1.7.2 [2.4MB]
Homepage: OmniDiskSweeper

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Primax
    Primax

    Eu quando formatei o meu mac, não coloquei nome no disco, e ele ficou como “Sem nome” posso remendar isso?

    1. Avatar de a Friend®

      No finder.. botão direito do rato sobre o disco e “Alterar nome do disco”.
      ou então no “Utilitários do Disco”

      1. Avatar de Nollie360flip
        Nollie360flip

        por falar nisso.. e como se altera o nome daquela “casinha” que se encontra em Locais quando se abre o finder? xD

        1. Avatar de a Friend®

          Essa só mesmo alterando o nome do utilizador, nas preferências do sistema 😉

  2. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Pena é não mostrarem software para o Leopard.

    Se bem que a versão 10.5.8 está “obsoleta”.

    1. Avatar de a Friend®

      Este software suporta o Tiger Mac OS 10.4…

      Ainda está longe de o Leopard estar obsoleto… há muita gente que até ainda faz questão de ter o velho tiger 😉