OmmWriter – Um editor de texto para puristas

13 Comentários

Existem aplicações que se destacam pela excelência de construção, outras que se destacam pela utilidade ao serviço a que se propõe e outras ainda pelo seu aspecto. Um desses casos é o Omm­Wri­ter.

Este software, muito minimalista, incute tranquilidade e mostra um ambiente relaxante para inspirar quem está a escrever. Se pretende um ambiente de paz e tranquilidade para escrever os seus textos, instale no seu Mac OS X este editor de texto.

O branco, os sons relaxantes e inspiradores proporcionam ao utilizador uma intensa acalmia exterior, óptima para aumentar a criatividade e disponibilidade intelectual. A aplicação tem um ambiente de trabalho simplista com uma área de texto ao centro, as ferramentas de edição e formatação da letras ao lado direito e tudo o resto é muito zen.

Tudo é pelo mínimo, tanto os 3 tipos de letra, os 3 sons de ambiente possíveis, os sons do teclar, as restantes opções de dimensionar a área de texto e as opções para guardar e exportar o trabalho.

Esta última versão recebeu suporte para fonte Monospace, recebeu também o acesso à barra de menu, lançando o cursor do rato até ao topo do ecrã, recebeu ainda o atalho command + N para criar um documento novo, suporte para ecrá duplo, exportação do documento em .pdf ou .rtf… entre outras funcionalidades.

Se pretende ter um editor com todo o look&feel Apple… e acima de tudo, um editor com outro nível gráfico… então não há outra escolha, use o OmmWriter.

Obrigado José Luís pela sugestão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: OmmWriter 1.0.1 [24.4MB]
Homepage: OmmWriter

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Já utilizo faz 4 meses e adoro.
    Simples, elegante, funcional…

  2. Avatar de ricardo
    ricardo

    Também utilizo, é muito bom de facto.

  3. Avatar de Miguel Pinheiro
    Miguel Pinheiro

    Off-topic:
    Pessoal do pplware, sabem se há alguma maneira de usar o corrector ortográfico de sistema do OSX para o acordo ortográfico? a unica opção que vi foi a do flip, da priberam, mas infelizmente não é gratuito

  4. Avatar de hugo
    hugo

    alguma perola pa pc? parece bastante interessant

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Tens também o writemonkey, além do q10 (como disse aqui o melech), mas nenhum dos dois está ao nível do omm

  5. Avatar de ronheca
    ronheca

    É crime não haver pra windows.
    Só os riquinhos dos mac’s é que têm direito a esta pérola?
    Um pobre user de windows não pode usar? 🙁

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Para Windows tens o Q10.

    2. Avatar de maviii
      maviii

      Notepad. Existe desde a década de 80 🙂

  6. Avatar de Alexx
    Alexx

    Utilizo com fervor para documentos e textos que exijam toda a minha atenção – é, por isso, a máquina de escrever criativa que inibe os alertas, ajuda a concentração e me orienta apenas para um processo: a escrita e garanto que a minha produtividade aumentou conisderavelmente. Depois, “as mariquices” gráficas é trabalho para o word.
    Já experimentei o FocusWriter, gratuito para Mac/Linux/Windows, mas nada chega ao Excelente do Omniwriter. Quem desejar desembolsar uns trocados, vale a pena adquirir a versão paga, presente na AppStore.

  7. Avatar de Melech
    Melech

    Para Linux, têm o PyRoom ou o clássico Vim.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Têm também KoalaWriter, FocusWriter e o CodeRoom.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas..
        O koalaWriter é um clone do OmmWriter, pois isso deve ser identico…pena usar QT…
        hummm,gosto de gnome,secalhar o focusWriter é mais o meu estilo…
        Gosto do Vi, mas estes editores acima são para ficheiros ai umas 500 a 1000 vezes mais pequenos, por isso acho que podem sem uma boa opção..

        cmps