O que traz de novo o iOS 7

64 Comentários

O iOS 7 não é uma novidade para todos os que seguem a Apple e o que esta produz. Foi apresentado na última conferencia dos programadores da Apple e tem estado em testes por todos os que assim o quiseram.

Mas durante a Keynote de hoje a Apple oficializou a versão final do seu sistema operativo móvel e tem já tudo pronto para o lançar para os seus dispositivos.

ios_7_1

As novidades do iOS 7 têm vindo a ser trabalhadas e a cada nova versão se notava as melhorias que este SO ia trazendo.

Vejam abaixo as novidades que a Apple destaca para o seu novo iOS 7.

Control Center

O Control Center permite o rápido acesso aos comandos e apps que gosta de ter à mão. Basta passar o dedo de baixo para cima em qualquer ecrã (incluindo o de bloqueio) para ativar o Modo Avião ou a ligação Wi-Fi, ajustar a luminosidade do ecrã e até acender a nova lanterna para iluminar locais com pouca luz. Nunca um só gesto controlou tanta coisa.

Central de notificações

ios_7_2

A Central de notificações avisa-o quando tem novos emails, se perdeu chamadas, quais as tarefas a fazer e muito mais. Há também uma nova funcionalidade chamada Hoje, que apresenta um resumo do dia.

Um só olhar para o iPhone e fica a saber se é o aniversário de alguém, se vai precisar de guarda‑chuva ou se há trânsito no percurso para o trabalho.

Pode até consultar o dia seguinte e aceder à Central de notificações a partir de qualquer ecrã, incluindo o ecrã de bloqueio. Basta passar um dedo para baixo. E já está.

Multitarefas

A funcionalidade multitarefas sempre foi uma boa forma de andar a saltar de uma app para outra. Agora, está ainda melhor.

Porque o iOS 7 sabe em que altura do dia gosta de utilizar as apps e pode atualizar os conteúdos antes de as abrir.

Assim, se habitualmente consulta a app da sua rede social preferida às 9:00, o feed estará pronto e à sua espera.

Eis a funcionalidade multitarefas no iOS 7. Sabe o que quer fazer, antes de o fazer.

Câmara

A Câmara no iOS 7 tem vários formatos (instantâneo, vídeo, panorama e o novo formato quadrado) à sua disposição.

Com um só gesto, pode fotografar o que quiser e como quiser.1 Rapidamente. Agora com novos filtros que permitem fazer ainda mais com cada imagem.

Dar um look retro. Aumentar o contraste. Ou optar pelo clássico preto e branco. Só tem de dar asas à imaginação.

Fotografia

Agora, tem maneiras mais rápidas, simples e agradáveis de percorrer as suas memórias. Apresentamos Coleções, Momentos e Anos: uma forma inteligente de organizar as suas fotos com base na hora e local onde foram tiradas.

Toque em Anos e todas as suas fotos vão ocupar a totalidade do seu ecrã. Cada ano tem Coleções, como a sua viagem aos Açores. E cada Coleção é composta de Momentos, como fotos da Lagoa das Sete Cidades ou vídeos da ilha do Pico. Assim é fácil encontrar a fotografia que procura.

AirDrop

ios_7_2

É bom poder enviar uma fotografia ou documento a alguém por mensagem ou email. Mas se essa pessoa estiver mesmo ao seu lado, uma mensagem ou email podem demorar muito tempo.

Com o AirDrop para iOS em ação pode partilhar fotos, vídeos e contactos e tudo o que queira de forma rápida e fácil. Basta tocar no botão Partilhar e escolher o destinatário. O AirDrop faz o resto por Wi‑Fi e Bluetooth. Sem precisar de configurar nada. E como as transferências são encriptadas, as partilhas são seguras.

Safari

ios_7_2

Navegue mais e melhor com o Safari no iOS 7. Os botões e as barras, como o campo de pesquisa inteligente unificado, mantêm-se ocultos até passar por eles para os revelar. Por isso, vê mais conteúdos do que nunca no ecrã.

E com um passar de dedos, pode retroceder ou avançar uma página. Tudo foi pensado para não causar interrupções, nem distrações na sua leitura.

  • Campo de pesquisa unificado – Escreva um URL ou termo no campo de pesquisa unificado e o Safari sugere automaticamente os melhores resultados. Para encontrar o que procura quase sem ter de procurar.
  • Nova vista de separadores – Veja todas as páginas da internet que tem abertas no navegador de uma só vez. E salte rapidamente entre elas. Para fechar uma página, basta atirá-la para fora do ecrã.
  • Hiperligações partilhadas – Veja todos os URLs na linha temporal do Twitter, quem os publicou e os comentários.
  • Lista de leitura – A leitura de artigos na Lista de leitura é rápida e fácil. Basta subir e baixar para passar de um texto para o outro.
  • iCloud Keychain – Muitas das coisas que faz na internet requerem palavras-passe. Agora, o iCloud pode manter um registo dos seus nomes de utilizador e palavras-passe e dos números de cartões de crédito. E o Safari permite introduzi-los automaticamente sempre que tenha de iniciar sessão ou fazer compras online. Funciona em todos os seus dispositivos iOS 7 aprovados e computadores Mac a executar o OS X Mavericks. E com encriptação AES de 256 bits, é muito seguro.
  • Gerador de palavras-passe – Sempre que cria uma conta, o Safari pode definir uma palavra-passe única e segura. E recordar-se dela por si.
App Store

A nova funcionalidade Apps Near Me da Apple Store no iOS 7 mostra uma seleção das apps mais populares para a sua localização atual. E uma nova categoria para crianças destaca as melhores apps infantis por idade.

Além disso, o iOS 7 também atualiza automaticamente as suas apps para que não tenha de se preocupar com isso. Uma outra vantagem das atualizações automáticas: já não existem os números vermelhos de aviso sobre o ícone da App Store.

Encontrar iPhone

ios_7_2

Imagina o que seria perder o seu iPhone? Felizmente, a funcionalidade Encontrar iPhone pode ajudar a recuperá‑lo. Mas caso isso não aconteça, as novas funcionalidades de segurança no iOS 7 dificultam o uso ou venda do dispositivo.

Agora, a desativação da funcionalidade Encontrar iPhone ou a eliminação do dispositivo requerem uma Apple ID e palavra‑passe. Encontrar iPhone também pode continuar a apresentar uma mensagem personalizada, mesmo após a eliminação do dispositivo.

E para que seja possível reativá‑lo, são necessárias a sua Apple ID e palavra‑passe, por isso, o seu iPhone continua a ser o seu iPhone. Esteja onde estiver.

Segundo foi apresentado na KeyNote de hoje, a disponibilização do iOS 7 será feita para todos no próximo dia 18 de Setembro. O iOS 7 poderá ser usado no iPhone 4, 4S, 5, iPod Touch, iPad 2, iPad Retina e iPad Mini.

Homepage: iOS 7

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Corvo
    Corvo

    control center android version =) ambos copiam um do outro!… é inevitável…

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      O control center já existe na Cydia à bastante tempo. Diria antes que pegaram nas funcionalidades já existentes na Cydia e implementarm no iOS como funções de raíz. Não é a primeira vez que a Apple vai buscar coisas à Cydia para implementar no iOS.

  2. Avatar de OneX
    OneX

    nada de novo ..

    apenas copiaram cenas do Android e do HTC Sense lolol
    Na falta de originalidade e melhor lol

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Lol ja copiaram pouco da apple.. Isso ja não conta nao é?

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Só hoje fiquei farto do teu nome, até deixei de gostar da HTC dasss. . . se à coisa com que fico fodido é com pessoas como tu que São como os burros só vê para a frente. . . neste caso , só vez uma coisa e defendes mesmo que seja mentira… sorte!

    3. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Hoje a tua pala cansei de HTC. Só vez android e mais nada. Comentarios de pessoas como tu são completamente irrelevantes!

      1. Avatar de Renato Faria
        Renato Faria

        Tenho android e sempre o preferi em relação ao IOS mas o IOS 7 e o iPhone 5S talvez me façam mudar 🙂

  3. Avatar de Matheus
    Matheus

    Falam em copia, mas so quem tem um iphone pode dizer a falta que isso faz. Copia? que Seja, demoraram pra copiar.

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não consigo entender como não colocam um toggle 3G. É simplesmente o mais importante

    1. Avatar de Zezalhu
      Zezalhu

      Mesmo… Fogo, tenho isso com o SBSettings há 3 anos!!!
      Não eram os únicos toggles que davam jeito.
      Tenho o iOS 7 Beta 6 há algumas semanas e faz mesmo falta:

      1. 3G
      2. Edge
      3. Localização

      Estes 3 são indispensáveis. De qualquer forma é uma questão de tempo até sair um jailbreak tweek que permita alterar (e acrescentar) os toggles do control center.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        A localização não é necessária e o Edge também não (apesar de em determinadas situações pontuais poder ser).

        Localização

        A localização não é para ser desligada. É para estar sempre ligada. Ela não liga o GPS, ela liga sim o serviço de localização. O serviço de localização nessa altura é que liga ou não o GPS caso esteja a ser necessitado. Devemos ter apenas cuidado de habilitar/desabilitar na Privacidade quais as apps que tem acesso ao serviço de localização. Ou seja, o GPS só liga quando realmente estás a precisar dele.

        Edge

        Tu na realidade na maioria das vezes não deves ligar ou desligar o 3G, mas sim as comunicações moveis. Se ligares as comunicações moveis ele vai tentar usar o 3G e apenas caso nao esteja disponivel vai usar o Edge. Quando desligas as comunicações moveis obviamente estarás a desligar o 3G e o Edge. Em que situações é util ligar o 3G ou desligar e ficar só com o Edge? O 3G gasta muita bateria, em certas situações poderá ser util ter o 3G desligado, mas ter as comunicações moveis ligadas por Edge. Desta forma recebemos as notificaçoes via push ou pulling dos nossos mails (ou outros dados) sem gastar muita bateria. Quando quisermos ir depois ler um email com anexos, aí ligamos o 3G (ou nao) para que a comunicação seja mais rapida. Por vezes faço isso quando sei que vou receber um email importante mas quero poupar alguma bateria.

        A minha esperança é que eles implementassem algo do genero do serviço de localização e apenas usassem o 3G quando realmente fosse preciso. Mas aqui a situação não é tão linear como na localização.

        Se alguem achar que estou errado nalgum ponto, por favor me corrija, pois eu nao fico melindrado com isso. É sempre bom trocar ideias e se estivermos errados só iremos melhorar

    2. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      3G ou ligar/desligar dados. Metem lanternas e não metem isso. Enfim

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Nao tem mais onde ligar/desligar o 3G?

  5. Avatar de OneX
    OneX

    iOS 7 vs Android

    http://www.youtube.com/watch?v=KxXFznFQ5cA

    mais uma prova que a apple copiou tudo do Android

    1. Avatar de djx
      djx

      Posso dizer que já fui utilizador dos dois sistemas operativos, mas deixo-te a questão: “So what?!”

      1. Avatar de Joao
        Joao

        LOL o samsung galaxy ace tambem foi copiado do iphone 3g e do iphone 4g. O telemovel quando saiu foi igual ao iphone.. igual! a apple sempre foi pioneira em tudo, aposto que o proximo samsung vem com impressao digital LOL a samsung corre atras .. A apple começou a perder desde que o Steve jobs, o cerebro da apple morreu! e dps lançou o iphone 5 e que pos uma tele pequena para o telemovel que é..

    2. Avatar de RaCcOn

      Ora vai lá para o passado, quando ainda ninguém queria saber do Android para nada e vê lá com o que é que ele se tornou parecido para obter sucesso…

      Espera, eu respondo…

      Android antes do iOS era parecido com os Blackberry…depois passou a ser parecido com o iOS…

      1. Avatar de Nuno Simões
        Nuno Simões

        O primeiro telemóvel com Android foi o HTC Dream, que vinha com o Donut que é parecido com tudo menos com o BlackBerry OS.

        http://techspooler.com/wp-content/uploads/2012/08/tmobile-g1_1.jpg

    3. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      ainda bem q a apple nao copiou os engasgos e os bloqueios do s4. tenho um iphone 3gs, um 4s e um 5. decidi passar para o Galaxy s4, epa, haja paciencia para os engasgos e para os “deixou de responderam”. meus ricos iphones, pena q a minha mulher n quer trocar o meu ex iphone 5 pelo s4. como é possivel q, o s4, q segundo anunciam à bica grande como sendo o smartphone mais potente do mundo, funcione da forma como funciona. n vou mudar para o 5s, pois espero por uma versao do iphone c ecrã maior

  6. Avatar de Rui
    Rui

    IOS 7 GM já disponível…

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Touch ID Activation Lock.. é só copiar.. enfim..

    iWork ficará disponível para todos os dispositivos que actualizem para o IOS 7? Na reportagem da Sic deu a entender que sim

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não. Só para novos equipamentos.

  8. Avatar de alkapone
    alkapone

    E Siri na língua de Camões? Já era de esperar…

  9. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    porque não aceitam o meu comentário?

  10. Avatar de jose santos
    jose santos

    ao actualizar do ios6 para o ios7 perde-se mensagens, contactos e isso tudo no telemovel?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não. Mas convém fazer uma cópia de segurança – ou duas, uma através iTunes (computador) e outra no iCloud (5GB gratuitos, mas não guarda as próprias apps, guarda as definições e os dados das apps, por isso rende).

  11. Avatar de So_true
    So_true

    Quando se invertem os papéis e começa a ser a Apple a andar atrás do Android (imitando-o), é mau sinal para os lados de Cupertino…

  12. Avatar de InfoArt
    InfoArt

    Vi que na apresentação falaram que o IPhoto e o IMovie ia ser gratuito para iPad e iPhone 5
    Quando ira acontecer isso?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      vinha comentar sobre isso. Estive a ver aggora a apresentação. O iWork,iPhoto e iMovie só será gratuito para dispositivos novos 🙁

    2. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      Para a semana.

      1. Avatar de InfoArt
        InfoArt

        Acho que estará disponível para todos os Iphones 5 sejam eles novos ao não….
        Se não esta ai uma grande disparate porque quem já comprou antes também deveria de ter direito porque o pagou da mesma forma…..

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          “they are free for all new devices”

          “When you setting your new ios device, ios 7 will present you with this grade…”

          “this is for any new ipad, for any new iphone or for new ipod 5th generation”

          como podem ver só para os dispositivos novos

  13. Avatar de Telmo Viana
    Telmo Viana

    Senso o mais ingénuo possível e como tava numa discussão com amigos esclareçam me por favor: o iPhone tem NFC?

  14. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    uma coisa que gostava de ver implementado é o push das contas do Gmail. Até agora era possivel fazer isso via exchange, mas a Google está a descontinuar o serviço. Eu sempre gostei muito do cliente nativo de mail.Não consigo gostar do app do Gmail e gosto assim do Mailbox

    Não tivemos qq referencia a novas linguas no siri, portanto é muito pouco provavel que tenhamos o Portugues.

    Gostava de ver as fotos nos contactos. Nas betas já la estava nos favoritos. Duvido muito que tenham colocado isso agora na GM.

  15. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Para mim o control center tem um problema grave. Devia ter um botão para ligar e desligar a net da operadora. No Reino Unido por exemplo tem pouco interesse pois a maioria tem net ilimitada mas para nós com tão pouca net dava muito jeito.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Só teria interesse para nós (Portugal) e poucos mais porque temos tarifários estúpidos. Nos países “normais” ninguém se lembra disso. Alem que isso foi substituído para ligar e desligar LTE.

      Avc

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        o desligar não tem a ver com custos, mas com consumo de bateria

  16. Avatar de paranoiasnfm

    A atitude mais foleira da Apple (após o lançamento do iPad3 e, posterior, iPad 4) foi este iOS7 não ser compatível com o iPad3.

    Depois, não se admirem que comecem a desgostar desta marca… e a pensar mudar para marcas da concorrência.

    1. Avatar de Francisco Machado
      Francisco Machado

      Estás muito mal informado ou então não deves ter iPad.

      http://ipaddicas.com/noticias/compatibilidade-ios7-aparelhos-ipad-iphone-e-ipod-touch/

      1. Avatar de paranoiasnfm

        Conforme o link que postei abaixo, já tinha encontrado a referência a todos os compatíveis.

        Sim, tenho o iPad3, daí a minha preocupação, porque as primeiras leituras (incluindo aquela que escrevi abaixo) deram-me sempre a entender que o 3 não estava na lista dos compatíveis.
        Mas já vi que, felizmente, vou poder usar o iOS7. 🙂

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É mentira. ele é compativel com ipad 2 e posteriores. Isso é o que torna a Apple fantastica. Há quanto tempo saiu o ipad 2?

  17. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Nada de surpreendente…

  18. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    O 4S vai receber o iOS7.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      No iphone todos a partir do 4. No ipad todos a partir do ipad 2

      1. Avatar de paranoiasnfm

        Não é não…
        Nos iPads são: iPad2, iPad Retina (4), iPad Mini…

        Sem o iPad3 aí na lista…o que é incompreensível…

        1. Avatar de AF
          AF

          O ipad 3 não é retina? Penso que é.

        2. Avatar de Francisco Machado
          Francisco Machado

          iPad retina inclui iPad 3.ª e 4.ª gen, informa-te.
          Era inconcebível dar 2.ª gen e não dar 3.ª.

          1. Avatar de paranoiasnfm

            Pelo que já li em vários sítios:
            The New iPad (iPad 3) (nome dado pela Apple;
            iPad with Retina Display (iPad 4) (nome dado pela Apple.

            Ou seja, a minha interpretação é essa… apesar de saber que tanto o 3 como o 4 têm ecrã retina.

            E, na página da Apple, saltam do iPad 2 para iPad 4 (com ecrã retina), seguido do iPad Mini.

            Aliás, mesmo na loja, só se encontra o 4. Como tal, pela ordem de ideias da loja (descontinuar o 3), será “normal” não compatível com o iOS7… seguindo a lógica deles.

            Mas posso estar enganado, mande-me um link que comprove isso, dos iPad Retina incluírem os dois…

          2. Avatar de Francisco Machado
            Francisco Machado

            Como pode ver o iPad 3 é compatível com iOS7, não terá todas as funcionalidades com airdrop mas é compatível

          3. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Não existe nada mais fiavel que este slide da keynote

            iOS 7 (na realidade, apenas o icon 7)

            iPhone 4 and later
            iPad 2 and later
            iPad mini
            iPod touch (5th generation)

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Porreiro 😉 Ate o ter ando com o meu LG xD

  19. Avatar de Sandro Santos
    Sandro Santos

    Está cá fora a GM para developers do IOS7.

    Já instalei (tenho licença developer) e tá mais rápida que a Beta 6.

    AVISO: Em Windows, o Itunes deixa de reconhecer o telefone até que a versão 11.1 saia para windows. Em Mac OSX existe uma versao beta do itunes que reconhece.

    Não vai existir OTA para a GM lançada hoje, pelo que terão que obter o IPSW a partir do site de DEV da Apple (oficialmente é a maneira correcta) e depois fazer restore.

  20. Avatar de Vanessa Vieira
    Vanessa Vieira

    É incompreensível aparelhos como o iphone 4/4S e o ipad da 3ºgeração não terem o AirDrop quando o hardware é suficiente para os suportar.

  21. Avatar de Zé Cerqueira
    Zé Cerqueira

    Será que no novo iOS7, ao contrário de no iOS6, se vai poder pesquisar E VISUALIZAR o conteúdo da mensagem que pesquisamos no spotlight? Pois quando pesquisamos o conteúdo de uma mensagem a mensagem aparece mas quando clicamos para abrir apenas abre a conversação..

  22. Avatar de Diego
    Diego

    Olá, não consigo ativar os serviços de localização do iPhone com o IOS 7. Vou em Ajustes -> Privacidade -> Serv.Localização e não deixa eu ativar. Assim nenhum aplicativo não consegue me rastrear… Como faço para ativar a localização??

    1. Avatar de Danielle
      Danielle

      Olá Diego, também não consigo ativar o serviço de localização do meu Ipad2 após atualização para o IOS7, assim como você. Estou desde ontem buscando uma solução. Alguém pode ajudar?

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas, atualizei há pouco o ipad4 com o ios7 e o serviço de localização está desligado e não o consigo ligar. Já fui à privacidade mas continuo sem conseguir porque não me deixa mexer nessa opção. Ajuda P.F.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Também não consigo ativar os serviços de localização. Alguém conseguiu?

  24. Avatar de Cássio
    Cássio

    Também não consegui ativar o serviço de localização. Help!!

  25. Avatar de Cássio
    Cássio

    Ativar serv. Localização

    Descobri, gente. basicamente é isso o que devemos fazer:

    Turning on location services
    Some readers have found the GPS and location services for their apps have been automatically switched off, meaning services such as Google Maps are unable to find their location.
    Turning this back on is not immediately obvious as there are two places it can be turned on.
    First go to Settings, then select Privacy and then Location Services and turn on the switch. You can then select which apps you want to use your location.
    You can also turn off location based adverts by selecting System Services in this menu too.
    In some cases, users have been unable to switch on Location Services here.
    In this case, go to Settings, then select General Settings, tap Restrictions and scroll down to Location Services under Privacy.
    Tap Allow Changes and flick the switch for Location Services to On.

    essa é a fonte:
    http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/iphone/10323318/iOS-7-readers-tips-on-hidden-iPhone-and-iPad-features.html

  26. Avatar de Annie
    Annie

    Só irei colocar a tradução para fins de ajuda… Como eu precisei!
    “Ligar os serviços de localização
    Alguns leitores têm encontrado o GPS e serviços de localização para os seus aplicativos foram automaticamente desligados, ou seja, serviços como o Google Maps for incapaz de encontrar sua localização.
    Passando esta de volta não é imediatamente óbvio, pois há dois lugares que podem ser ativadas.
    Primeiro, vá para Configurações e selecione Privacidade e, em seguida, os Serviços de Localização e ligue o interruptor. Você pode então selecionar quais aplicativos você quer usar a sua localização.
    Você também pode desligar anúncios baseados em localização, seleccionando Serviços do Sistema neste menu também.
    Em alguns casos, os usuários têm sido incapazes de ligar os Serviços de Localização aqui.
    Neste caso, vá para Configurações e selecione Configurações Gerais, clique Restrições e desça até os Serviços de Localização em Privacidade.
    Toque Permitir mudanças e aperte o switch para os Serviços de Localização para Ligado.”