Pages – O processador de texto do iPad

46 Comentários

nullUma das dúvidas que se colocaram na apresentação do iPad foi a impossibilidade de correr o iWork e com isso, o novo e revolucionário produto da Apple, não estar capacitado para alguns serviços administrativos necessários no dia-a-dia.

A Apple nesse sentido fez uma versão simplificada do Pages. Uma versão onde estão disponíveis muitas opções inovadoras, não no resultado, mas na forma de as manipular.

Está aplicação não é nenhum MS Word, nem para lá caminha, mas tambėm não será essa a sua função. Pela simplicidade de escrita e pela simplicidade de formatação, está app consegue satisfazer grande parte, provavelmente a maior parte, dos utilizadores iPad.


Esta ferramenta faz parte do iWork, o conjunto de produtividade da Apple. Esta suite é a forma mais fácil de criar documentos, folhas de cálculo e apresentações atraentes. A redacção e o esquema de página são fáceis com o Pages. O Numbers proporciona-lhe formas simples de dar sentido aos seus dados. Novas animações cinematográficas, transições e efeitos no Keynote captarão a atenção da sua audiência. Além disso, o iWork é compatível com o Microsoft Office, o que facilita ainda mais a partilha do seu trabalho.

Mas a Apple não contemplou, por razões estratégicas, o iWork no iPad. Mas retirou desta suite o Pages. Claro que não teremos no iPad Pages todo o conjunto de funções disponíveis na versão completa. Esta versão para o iPad é uma adaptação mais light que proporcionará ao utilizador uma redacção e compilação de texto imagem e gráficos de forma intuitiva e muito “touch”.

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ]

Esta ferramenta permite com os gestos e com multi-toque criar relatórios, brochuras, cartas, flyers e muitos outros exemplos elegantes de documentos, tudo com o dedo.

Pode desenvolver algumas apresentações com bastante facilidade, onde poderemos usar gráficos e templates especialmente adaptados do zero pela Apple para a estrutura iPad e depois pode exportar para formatos PDF, DOC e para o Pages, depois envie por mail. Os documentos são gravados automaticamente, permitindo uma maior tranquilidade na gestão dos vários elementos possiveis de colocar nos trabalhos.

As imagens podem ser manipuladas dentro da página de texto, assim como podem ser arrastadas e colocadas no local que o utilizador entender e o texto moldará a imagem conforme esta se apresente.

Licença: Shareaware (Preço = 9.99 dólares)
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: Pages 1.1 [42.00KB]
Homepage: Apple

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BigOix
    BigOix

    Licença: Shareaware (Preço = 9.99 dólares) lol lol típico dos produtos apple

    1. Avatar de fran
      fran

      o microsoft office é de borla não é?

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Mas o LaTeX é! Já para não falar do óbvio OpenOffice!

        1. Avatar de fran
          fran

          tas a comprar a usabilidade de um openoffice (que nem existe em iphone OS) a isto?

          Isto é vocacionado para touch, para ser pratico, limpo e usavel!!!

          openoffice é tudo menos isto! ainda pra mais em touch!

      2. Avatar de Rammy
        Rammy

        O Open Office é à borla! Porque será?

        E é bem melhor que o Microsoft Office, por sinal (pelo menos que o Word e Excel).

        1. Avatar de fran
          fran

          onde é que o openoffice é melhor que microsoft office^? LOOOOOOOL

          nao abras os olhos nao…

          a microsoft pode ser má em mta coisa, mas no office não é de certeza.

        2. Avatar de Vítor M.

          Rammy sabes o que é o MS Word e o MS Excel, conheces essas aplicações?

          Não me parece.

        3. Avatar de kolp
          kolp

          O office é o produto de facto da microsoft e envelheceu bem, se bem que desde as suas primeiras versões já demonstrava ser a ferramenta mais bem apetrechada para o escritório. E de facto tem funcionalidades tão simples e tão insubstituíveis…

    2. Avatar de Vítor M.

      BigOix de facto é pago… mas eu garanto-te, atenção, eu garanto-te que aquilo vale bem os 7 euros.

      Agora cada um sabe de si.

      Não tem nada a ver com o Office, isto não faz nem 10% do MS Word, mas quem usa mais de 10% das funcionalidade do MS Word?

      Claro que para este dispositivo, teria de haver muito cuidado nestas ferramentas, tudo é através do dedo e conseguiram, está muito funcional.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Eu percebo que tu não faças mais nada na vida senão ser tipo Manuela Moura Guedes mas sim quem trabalha usa mais de 10% do MS Word… lá por tu não o fazeres…

        1. Avatar de David
          David

          O que ele quis dizer, penso eu, e muito bem é que de todas as pessoas que têm o MS Word instalado, a percentagem de pessoas que usa mais de 10% das funcionalidades do Word é baixa. Se não tens noção desta realidade é porque achas que dominas o Word quando na verdade ainda tens muito para aprender…

          1. Avatar de Vítor M.

            Claro que não tem, ele vê a TVI da montra da casa de electrodomésticos e só conhece a “manela”… sabe lá o que é a realidade.

            Nem vale a pena alimentar a trolice!

        2. Avatar de Vítor M.

          Joca, tens de arranjar uma vida jovem, pois assim o rendimento mínimo vai acabar por te deixar num canto de mão estendida, com uns cartões encostados para as noites mais frias.

          Isso não é vida nenhum pá.

          Em relação ao Word, provavelmente levas uma abada, só em funcionalidades que te posso dar a conhecer, mas isso… era tempo perdido, para que ias tu aprender essas coisas culturais? Verdade?

    3. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Windows Mobile 6.1
      Licença: Shareware (Preço = 50 dólares) -> http://www.downloadsquad.com/2007/11/30/office-mobile-6-1-priced-at-50/

      Típico Microsoft. Pelo menos o da apple é mais barato e tem mais qualidade.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de André Meireles

        Estás a comparar um SO com um programa muito básico de edição de texto??

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Nao é o SO, é o Office. Mas o Office inclui vários programas E nos telemóveis até mais baratos com WinMo vem um Office “Lite”.
          Há que entender que tudo que leve a Maça obriga a:
          A) comprar programas para quase tudo
          B) comprar acessórios para quase tudo

          No final significa que optando por um PC/TLM/NETBOOK nao só poupas no aparelho, poupas nos acessórios e poupas no software. Ao final das contas um Apple vs. PC/outra marca sai-te em “apples to apples” a quase o dobro do preço. Nao podemos comparar um BMW cheio de equipamento vs. Mercedes sem equipamento…

          1. Avatar de André Meireles

            Exacto, quando comprei o meu HTC Touch Pro, veio com Windows Mobile e apesar de ter pago menos do que pagam pelo iPAD, veio com o tal Office lite, para além de muitas outras aplicações que vocês têm que pagar! Não abram os olhos, não..depois o governo é o único que é corrupto e nos rouba!:P

          2. Avatar de a Friend®

            Meus caros, abram o olhos 😀

            http://itmanagement.earthweb.com/mowi/article.php/3840496/50-Free-iPhone-Apps-for-Business-Travelers.htm

            O que não faltam são editores FREE… de Word, Excel…etc…

            Esta suite do iWork para iPad simplesmente está muito bem conseguida e vale o dinheiro que lhe pedem. Ou acham que isto é um “Office Light” … Não é completo, como é obvio, mas o Free Light que vocês falam nem lá chega, só pela interactividade e facilidade com que se faz documentos.

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        Comparar preços de 2007 para os de agora…
        Comparar uma aplicação com um conjunto…

      3. Avatar de kekes
        kekes

        Tipico de quem quer falar mal da MS… Buscar artigos com 3 anos.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Solução muito mais poderosa e grátis:

    http://docs.latexlab.org/docs

    Funciona em qualquer browser com motor javascript!

  3. Avatar de zerodark
    zerodark

    não é caro….

    devia era vi de base!

    :\

  4. Avatar de mmick
    mmick

    Bom, se a aplicação é porreira o preço é mais que justo MAS a verdade é que, por 500-800€ (ou pelo menos na versao de 32Gb) um “Wordpad” ou mesmo um “mini-Office” devia vir incluido no iPAD. Há ferramentas “obrigatórias” e essas sao NO MINIMO um leitor de PDF + editor básico de Office, isto para um aparelho tao caro.
    Claro está que é a minha opiniao enquanto consumidor. Assim como espero que a Comunidade Europeia OBRIGUE os fabricantes a colocarem os PCs sem SO + incluirem DVD com drivers (Windows + Linux) + darem a opção por um valor simbólico (50€?) de incluir um SO pago (Windows OEM por ex), espero que um aparelho para um nicho de mercado de semelhante valor traga algo mais que o SO…
    PS: porque é que a CE nao obriga os produtos Apple a terem um selector de Web Browser como o obriga a Microsoft? Gostava de poder ter um Skyfire/Opera Mobile 10 num iPhone/iPAD 🙂

    1. Avatar de a Friend®

      Porque é que a CE obrigou apenas a ser feito a um produto Microsoft? (O Windows para desktop)

      Nem a XBOX, nem o Windows Mobile são obrigados a tal coisa.. porque será? 😉

      1. Avatar de mmick
        mmick

        E porque a Apple nao é obrigada a fazer nem com o Desktop, nem com o iPhone OS (que ainda por cima pelas estatísticas vende mais que WinMo)? Porque será… 🙂

        1. Avatar de a Friend®

          A Apple não tem acordos com ninguém. É independente, ao contrário da Microsoft, que para tornar o Windows (Desktop) padrão nas empresas, governos, etc… fez acordos atrás de acordos que não lhes permite monopolizar o sistema, e isto para não falar dos acordos que tem com as mais variadas empresas de software e hardware, sendo assim obrigado a dar a mesma oportunidade a todos. 😉

          As Licenças do MacOsX, iPhone OS são quase identicas às de uma consola. Ninguém pode obrigar a PS3 correr jogos da XBOX e vice-versa, nem tão pouco usarem o mesmo SDK e devidos API’s. Nem ninguém pode obrigar a PS3 lançar o seu “sistema” para que seja instalado na XBOX, para os possuidores de XBOX poderem jogar um Grand Turismo.. por ex.. 😉

    2. Avatar de Glink
      Glink

      “PS: porque é que a CE nao obriga os produtos Apple a terem um selector de Web Browser como o obriga a Microsoft? Gostava de poder ter um Skyfire/Opera Mobile 10 num iPhone/iPAD”

      isso já foi para aqui respondido(num tópico algures, mas já não te sei responder :P), mas podes por o Opera no iPhone, mais cedo ou mais tarde acredito que também sairá para o iPad…

    3. Avatar de bigkax
      bigkax

      Concordo com a 1ª parte.
      Com a segunda também(deviam resolver o problema das licenças OEM quando as motherbords se estragam)

      A parte do browser da apple ja se falou aqui porque é que a M$ foi obrigada.
      Deviam era regulamentar as taxas extra-aplicadas ao produtos(especialmente pelas operadores telefónicas)

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Esta aqui o link: https://pplware.sitedev.pt/informacao/a-microsoft-o-internet-explorer-e-a-uniao-europeia/

        Já não se pode usar tags html ou foi eu que me enganei a escrever?

  5. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    [Off-Topic]

    Alguém me sabe o nome daquele site em que se faz upload de uma imagem e ele procura com melhor qualidade e outras imagens iguais?

      1. Avatar de Valeriu
        Valeriu

        Tnks 😉

    1. Avatar de a Friend®

      Lol.. aí está a União Europeia a processar a Apple! 😀

      Agora fora de brincadeiras, isto é a brincar com o dinheiro das pessoas, não pelo iPad porque não é caro, mas se eles receberam HP’s recentemente como revela a noticia, porque é que os vão ter agora?

      Pelo menos tinham pensado antes e não compravam os HP’s…sério, estas noticias tiram-me do sério…

      É essa noticia a juntar a esta: http://www.youtube.com/watch?v=9GOxvwI8xmk

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Isso ia ser uma idiotice, os tablets ainda são capazes de corresponder aos requisitos necessários ao trabalho que eles fazem, não que o trabalho os impeça de usarem o que quer que for. Em acréscimo que ja tem portáteis novos e não devem ser de media gama e muito menos baixa, uma coisa estou de acordo com o Socrates um netbook chega e ainda mais se são os contribuintes a pagar.

    3. Avatar de Vítor M.

      Deputados vão receber iPads de borla

      Os 736 deputados do Parlamento Europeu vão receber sem custos um iPad, o novo gadget da Apple. No total, vão ser gastos mais de cinco milhões de euros num novo projecto de tecnologias móveis.

      A compra de novos computadores para o Parlamento está a levantar alguma polémica, visto que os deputados receberam há pouco tempo portáteis da marca “HP”, revela o jornal britânico “Times”.

      VIVÓ LUXO!!!

      Sim senhor, mas calma, estão a poupar. Deveriam estar propostos computadores pelo preço individual de 1500 euros, logo estão a poupar 😀

      1. Avatar de André Meireles

        Viva o luxo e não só, certamente estas “ofertas” vão contar para o aumento das vendas da Apple, depois admiram-se que eles “vendam” milhões em poucas semanas!

  6. Avatar de Msilva

    Tanto disparate que se lê neste tópico.

  7. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Eu vejo tanta gente preocupada com o preço da aplicação, quantos daqui é que tem um Windows pago??? talvez 3 ou 4, outros dirão que sim só por teimosia e grandeza, que no fundo é falsa.

    Não querendo difundir a pirataria, pois como developer também gosto de receber pelo meu trabalho, quando o meu se decidir a vir para Portugal, de certo que vou pagar por algumas aplicações, pois entendo agora a nível profissional a gratificação pelo seu trabalho, mas o meu ipad irá levar jailbreak de certo. É como no Windows quantos é que tem um jogo recente original em casa? mas estão a joga-lo não estão??

  8. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Opah o Microsoft Office pode ser muito bom, e eu também conheço bem o OpenOffice, e opah apesar de não ser melhor chega bem para a maioria das coisas do dia a dia, por isso acho que convém não botar abaixo um OpenSource tão bom como o OpenOffice, que para muitos é a unica hipotese que têm de terem um bundle de aplicações office, devido a licença da Microsoft.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Alguém disse que o OpenOffice nao era bom? 🙂 E pelo menos (ainda) é gratuito 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de The Duke
        The Duke

        OpenOffice é jeitoso, mas não chega aos calcanhares do Office. Tem ainda de comer muita papa…

        Costumo fazer bastantes folhas Excell com diversos parametros, que enchem as 65536 linhas em 3 sheets.

        OppenOffice: 150 Mb borra-se todo para abrir, para gravar, para calcular.
        Office Excell 2002 (!): 14 Mb. Limpinho. Demora uns 6 segundos a gravar o ficheiro.

  9. Avatar de The Duke
    The Duke

    lolol. Típico.

    É o produto, “revolucionário”.

  10. Avatar de kolp
    kolp

    é muito acessível, vá lá 7 euros não é nada. Estamos é habituados a ter tudo à borlix.

    O iworks faz todo o sentido, a apple tem de o disponibilizar para o hic!pad

  11. Avatar de Elias
    Elias

    clico para ir a 2ª pagina no tema linux e vem para esta página.

    poderia ver do que se trata?
    grato

    p.s. este site é muito bom, encontro muita informação boa sobre linux.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Comprei um ipad2 e instalei o Pages e outras aplicações. consigo transferir ficheiros do PC para o iPad, através do iTunes. Depois, já no iPad, descarrego os ficheiros que quero para o Pages ou outra aplicação. A partir daí faço pastas ou deixo alguns ficheiros fora das pastas. Porém não consigo remover os ficheiros já instalados no iPad. Em vários sites ensina-se a apagar os ficheiros, mas na verdade, dessa maneira, só se consegue apagar os ficheiros que estão em carga no iTunes. Será que o Pages não contempla esta possibilidade? Alguém sabe dizer-me como se apaga um ficheiro, no próprio iPad? obrigado. Daniel.