O planeta agradece! Equipamentos da Apple produzidos com 50% mais materiais reciclados

26 Comentários

A Apple deixou bem clara a sua posição ambiental ao longo dos anos e como está mais amiga do planeta. Quer usar cada vez mais materiais reciclados e isso têm-se visto na forma como aborda os processos de fabrico dos seus equipamentos e das embalagens destes.

No seu relatório anual de progresso ambiental, a Apple revelou o progresso que tem realizado nesta área. Está cada vez mais amiga do ambiente e no último ano usou 50% mais materiais reciclados na produção de equipamentos.

Apple reciclados materiais equipamentos planeta

Apple cada vez mais amiga do ambiente

Um dos maiores passos dados pela Apple para ajudar na proteção ambiental foi tomada com a remoção do carregador do iPhone. Claro que este não foi a única medida e há vários anos que a empresa tem uma responsabilidade grande nesta área.

O seu relatório anual de progresso ambiental, agora apresentado, mostrou que em 2021 a Apple usou 18% de materiais reciclados em toda a sua produção. Este é o valor mais elevado de sempre, com algumas das suas linhas a atingirem valores mais elevados, de 20%.

Aumentou a utilização de materiais reciclados

Ainda mais importante que este número é o valor de crescimento que houve entre 2020 e 2021. No ano passado a Apple registou um crescimento de 50% na utilização destes materiais, isto comparado com os 12% do ano anterior.

Nos materiais usados está agora incluída uma novidade. A Apple passou a usar ouro reciclado certificado (nas motherboards e câmaras do iPhone 13 e 13 Pro), enquanto a reutilização de cobalto, elemento raro, e tungsténio mais que dobraram neste período.

A Apple reduziu quase toda a utilização de plástico. Este material representou apenas 4% das embalagens em 2021, e os novos iPhones foram os primeiros dispositivos da marca sem nenhum material de embalagem plástica. A Apple espera eliminar o uso de plástico nas suas embalagens até 2025.

Apple reciclados materiais equipamentos planeta

O planeta agradece esta postura da marca

Curiosamente, o que este relatório não incluiu foi a resposta da Apple às preocupações de reparabilidade. A marca registou que os seus equipamentos estão mais fáceis de reparar nos seus centros de reparação e usam designs mais duradouros. Falou do seu programa Self Service Repair, mas sem revela a data de lançamento.

Após apontar as suas metas para ser neutra em carbono até 2030, a Apple tem estado mais ativa na apresentação destes valores. Quer mostrar o seu empenho na proteção do planeta, mesmo que seja acusada de estar a mascarar as suas práticas mais agressivas de poluição com estas medidas e estes valores.

Apple anuncia plano de isenção de emissões de dióxido de carbono até 2030

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Poluição vai existir sempre, mas quanto menos a possamos fazer melhor.
    A Apple está consciente disso, assim como algumas outras marcas também estão, e estas decisões vêm nesse sentido.
    Precisamos de mais atitudes destas. Parabéns Apple!

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      “Parabens” apple por usar mais material reciclado e tornar os equipamentos mais difíceis de reparar.
      Vamos fazer produtos com material reciclado, mas que duram menos tempo para no final de contas poluir mais por ano.
      Vamos ser conscientes e deixar de colocar carregadores nas caixas, mas depois se quiserem realmente carregar o vosso telemóvel o mais rápido que ele permite têm de comprar um carregador e no final de contas o custo ambiental vai ser muito pior porque o que vinha numa caixa vai passar a vir em 2 ou 3 e vai-se pagar o transporte dessas duas ou 3 caixas diferentes, muitas vezes em viagens diferentes.

      Isto não é mais que uma manobra publicitária para atirar areia para a cara dos consumidores, quando na realidade a maior parte das medidas tomadas pela apple têm maior custo em termos de poluição.

      1. Avatar de O que sera, sera
        O que sera, sera

        Se tu fosses tao esperto e soubesses muito, paravas de falar e de actuar como achas que deve ser. Falar nao adiante neste mundo.

        Re carregadores – com os carregadores sem fios vais poder ter um carregador que carrega qualquer telemovel por isso essa lenga de vai poluir mais, gastar mais etc. nao conta.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Um carregador sem fios por agora é menos eficiente em termos energéticos, que um carregador normal.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Os carregadores sem fios são mais lentos, menos versáteis e menos eficientes

      2. Avatar de Estefâneo Empregos
        Estefâneo Empregos

        Escreves muito… mas não dizes nada de jeito!

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Parabéns apple por usares um carregador exclusivo da apple fazendo aumentar o lixo eletrónico.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        o carregador não é exclusivo da Apple, pode ser usado com muitos outros aparelhos de outras marcas, pois usa normas de carregamento standard. O cabo é que é diferente.

  2. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    É bom que isto aconteça, mas nunca vi uma empresa dizer “nós perdemos X por nos tornarmos mais verdes, e esse é o nosso contributo para a sociedade”. Sou bastante cético nisto, e tal como a questão dos carregadores, acho que algo só é uma questão ambiental se for uma questão financeira em primeiro lugar. Qualquer que seja a grande empresa em questão.

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Nem mais….e da maneira que isto esta, ser verde ou ambientalista neste momento da direito a aumentar precos, por isso isto so vai ser mais uma tactica para fazer dinheiro ao mesmo tempo 😀

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Na minha modesta opinião, depois espalha-se ao comprido ao produzir na China, País que realmente as preocupações ambientais ainda estão muito longe do aceitável, mas temos de começar por algum lado

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é bem assim. A China continua a poluir muito? Sim, mas já viste os projectos deles de instalação de parques de paineis solares no deserto? É monstruoso!
      Essa transição para energia verde não se faz de um ano para o outro, mesmo na China que tem uma capacidade de renovação muito alta.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E agora em tom de brincadeira, então os produtos Apple deviam estar a metade do preço, só 50% do produto é que é novo 🙂

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Vou tentar essa para pagar menos xD hahaha

  5. Avatar de zakarias
    zakarias

    Se produziu com 50% de materiais reciclados é porque deu lucro faze-lo, ingenuo daquele que acredita que estas grandes empresas tem como prioridade o ambiente.

  6. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    O planeta realmente agardecia se deixassem de comprar telemoveis todos os anos.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      A grande verdade!

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    E entretanto torna cada vez mais impossível a reparação dos equipamentos para forçar a compra de novos. Bela forma de se dizer ecologista!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Até que ponto será assim? se deixar a porta aberta a reparações, há muita gente que se aventura a comprar peças no Ali Express p.ex, que por si só já geraram poluição para serem produzidas e no fim de contas pode nem reparar e ter que comprar outra ou levar a uma loja para reparar.

      no entanto, concordo que deveria ser mais fácil reparar e não o contrário até porque isto de meio ambiente é bastante treta

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    o “verde” propagandeado pelas empresas é na verdade o “verde do dinheiro “, nada mais

  9. Avatar de AlexS
    AlexS

    Quantos materiais não reciclados têm de existir para materiais reciclados serem processados?

  10. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Boa anedota… Isto vindo de uma empresa que vende montes de dongles em caixas separadas e retirou o carregador da caixa para que a malta compre… O carregador… Noutra caixa, que por sua vez vem noutro camião que por sua vez faz mais poluição…

  11. Avatar de °0°
    °0°

    Adoro ler aqui alguns comentários.
    Para algumas pessoas as empresas deviam de ter prejuízo e poluir cada vez mais o planeta.