O Novo MacBook Parte III

23 Comentários

Depois de uma longa estadia em minha posse, o MacBook está já a caminho da LojaMac.com para continuar a excelente função de exemplar de teste desta nova versão do MacBook.


Som

Qualquer inspecção rápida ao exterior da caixa do MacBook poderá colocar de lado a existência de qualquer coluna de som no equipamento. A verdade é que ela se encontra na dobradiça do monitor. Embora não seja algo de muito substancial, houve uma melhoria na potência sonora relativamente ao anterior modelo.


É difícil descobrir qualquer coluna!

Características TécnicasTamanho e peso

  • Altura: 2,41 cm;
  • Largura: 32,5 cm;
  • Profundidade.: 22,7 cm;
  • Peso: 2,04 kg.1

Ligações e expansão

  • Porta de alimentação MagSafe;
  • Porta Ethernet Gigabit;
  • Duas portas USB 2.0 (até 480 Mbps);
  • Mini DisplayPort;
  • Entrada de linha de áudio;
  • Saída de linha de áudio;
  • Ranhura para bloqueio Kensington.

Comunicações

  • Rede sem fios AirPort Extreme Wi-Fi integrada2 (com base nas especificações provisórias de tecnologia IEEE 802.11n); compatível com IEEE 802.11a/b/g;
  • Módulo Bluetooth 2.1+EDR (Enhanced Data Rate) integrado;
  • Ligação Ethernet Gigabit 10/100/1000BASE-T integrada (conector RJ-45).

Áudio

  • Altifalantes estéreo integrados;
  • Microfone omnidireccional integrado;
  • Entrada combinada óptica digital/entrada de linha analógica (mini-ficha);
  • Saída combinada óptica digital/saída de linha analógica (mini-ficha);
  • Suporta auscultadores estéreo com microfone Apple.

Ecrã

  • Ecrã panorâmico brilhante com retroiluminação LED de13,3 polegadas (diagonal) com suporte para milhões de cores;
  • Resoluções suportadas: 1280 x 800 (nativa), 1152 x 720, 1024 x 640 e 800 x 500 pixels em proporção 16:10; 1024 x 768, 800 x 600 e 640 x 480 pixels em proporção 4:3; 720 x 480 pixels em proporção 3:2.

Capacidade de gráficos e vídeo

  • Processador gráfico NVIDIA GeForce 9400M com 256 MB de SDRAM DDR3 partilhada com a memória principal;
  • Ambiente de trabalho expandido e replicação vídeo: suporta em simultâneo uma resolução nativa total no ecrã integrado e até 2560 x 1600 pixels num monitor externo, ambos com milhões de cores;
  • Câmara iSight integrada;
  • Mini DisplayPort.


O Centro da performance!

Processador e memória

  • Processador Intel Core 2 Duo a 2,0 GHz ou 2,4 GHz, com cache L2 partilhada e integrada de 3 MB, a par da velocidade do processador;
  • Bus front-side a 1066 MHz;
  • 2 GB (dois SO-DIMMs de 1 GB) de SDRAM DDR3 a 1066 MHz. Duas ranhuras SO-DIMM com suporte até 4 GB;

Armazenamento

– MacBook a 2,0 GHz

  • Disco rígido Serial ATA de 160 GB a 5400 rpm;
  • Unidade de 350 GB ou 320 GB a 5400 rpm ou unidade sólida de 128 GB opcionais;

– MacBook a 2,4 GHz

  • Disco rígido Serial ATA de 350 GB a 5400 rpm;
  • Unidade de 320 GB a 5400 rpm ou unidade sólida de 128 GB opcionais;

Unidade óptica

  • SuperDrive 8x, de ranhura (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW);
  • Velocidade máxima de escrita: 8x DVD-R, DVD+R; 4x DVD-R DL (dupla camada), DVD+R DL (dupla camada), DVD-RW, DVD+RW; 24x CD-R; 10x CD-RW;
  • Velocidade máxima de leitura: 8x DVD-R, DVD+R, DVD-ROM; 6x DVD-ROM (dupla camada DVD-9), DVD-R DL (dupla camada), DVD+R DL (dupla camada), DVD-RW e DVD+RW; 24x CD.

Bateria e alimentação

  • Bateria de polímeros de lítio de 45 Watts;
  • Adaptador de corrente MagSafe de 60 W, com sistema de gestão do cabo;
  • Porta de alimentação MagSafe.

Software instalado

  • Mac OS X v10.5 Leopard (inclui o Time Machine, Vista Rápida, Spaces, Spotlight, Dashboard, Mail, iChat, Safari, Agenda, QuickTime, iCal, DVD Player, Photo Booth, Front Row, Xcode Developer Tools);
  • iLife ’08 (inclui iTunes, iPhoto, iMovie, iDVD, iWeb, GarageBand).

Conteúdo da caixa

  • MacBook;
  • Pano de limpeza para o monitor;
  • Adaptador de corrente MagSafe de 60 W, ficha para tomadas CA e cabo de alimentação;
  • Bateria de polímeros de lítio;
  • DVDs de instalação/recuperação;
  • Documentação impressa e electrónica.

Conclusão
Para quem se foi aguentando aos rumores do lançamento de um novo modelo MacBook, a espera teve resultados muito positivos. Embora em termos de performance o solto não tenha sido muito substancial, já em termos de construção acho que podemos dizer que estamos perante um MacBook Mini Pro de 13′. Se bem que continuaremos na eterna discussão relativamente aos preços praticados pela Apple, para quem pretende adquirir um equipamento de construção de elevada qualidade, fiável e sobretudo funcional, esta é certamente uma das melhores escolhas.

Artigos relacionados:

O Novo MacBook – Parte I

O Novo MacBook – Parte II

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Eu estou inclinado para a compra de um novo macbook. O único factor que me deixa indeciso é mesmo o preço.

    Encontrei um portatil de outra marca com as mesmas características de processador, memoria, disco com excepção da gráfica que era melhor e custa 799€, metade do preço do macbook 2.4 GHz (1499 € ).

    É certo que a construção é totalmente diferente assim como o sistema operativo, mas valerão os 700€ de diferença?

  2. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Sem duvida nenhuma meu amigo

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu sou um novo utilizador mac. Comecei logo por um macbook pro dos novos. E estou completamente fascinado com a maquina. Só o sistema operativo em si, é uma maravilha. Desde que comecei a trabalhar com mac, as tarefas que realizo ficaram muito mais agradáveis de executar.

  4. Avatar de Ricardo Sky
    Ricardo Sky

    Amigo, cuidado com as comparações! Mesmo processador? O do macbook é o top na secção de processadores economicos. Mesma memoria? Não queiras comprar 2GB DDR2 C/ 2GB DDR3 do MB, Qualidade de som e contrução nem falo porque é dificil encontrar melhor para o tamanho e peso do bicho. Além que nao podes comparar um portatil de 13.3 com um de 15.4 são centimetros a menos para meter lá coisas. Lembra-te que quanto mais pequeno e leve mais caro é! Da gama 12 a 14 penso que nao ha melhor no mercado!
    p.s. É pena nao ter grafica dedicada mas a GF9400M Chega e sobra para os jogos recentes. Call of dutty dá na boa, Spore ,WOW, FM, etc.. dão na boa. Se quiserem gráficos TOP comprem um desktop. A este MAC sói lhe falta mais umas portas USB do lado drt po rato e talvez acessorios cinzentos para condizer com ele.

  5. Avatar de mmick
    mmick

    Há que deixar claro que estes Mac nao se vendem pela razao (eg: specs) já que pelo mesmo preço compram um PC muito mais potente e com blu-ray (leitor).

    Mas a mesma justificaçao que faz do iPhone um preferido (o design e OS exclusivos) é a mesma para os MacBook e basicamente este tipo de portáteis sao para quem dá muito valor á exclusividade e design e, obviamente, suporta o preço.

    Para mim há duas marcas que rondam este tipo de nível: a SONY e a Apple. Ambos têm materiais e designs muito acima de qualquer outra marca (HP, Toshiba, MSI, Asus, etc) e comprar um portátil SONY/Apple é ter o melhor (a nível de materiais, construçao e design) deste tipo de produtos.

  6. Avatar de Samuel Campos

    O MacBook a 2.4Ghz não tem disco rígido de 350 GB, mas sim 250GB.
    Até porque não faria sentido escolher um disco de 320GB como opção.

  7. Avatar de Zé

    os materiais e a construção são bastante importantes. o design pode não ser o mais importante, mas normalmente anda aliado ao resto.

  8. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Há que realçar a entrada e saída de audio digital onde se podem ligar cabos de fibra optica e maximizar a qualidade de som quando ligado a um amplificador.

    @Francisco
    Um Mac com as “mesmas” características de um portátil comum, é mais rápido. O sistema operativo é mais leve e tem um sistema de gestão da memória superior.

    Valerão os 700€ de diferença? Na minha opinião vale bem a diferença!

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Com esses 700€ compras mais 1 portátil ou fazes uma viagem muito porreira.
    Ou então compras uma televisão fullhd ou então uma ps3 ou um desktop para jogos.
    Mas enfim é uma questão de prioridades.

  10. Avatar de Vítor M.

    Bom, agora com o Macbook nas mãos, só vos posso dizer que é uma peça de arte… 😉

  11. Avatar de andrius
    andrius

    @mmick

    “Para mim há duas marcas que rondam este tipo de nível: a SONY e a Apple. Ambos têm materiais e designs muito acima de qualquer outra marca (HP, Toshiba, MSI, Asus, etc) e comprar um portátil SONY/Apple é ter o melhor (a nível de materiais, construçao e design) deste tipo de produtos.”

    Eu tb pensava isso da sony.. Que pagavas bem mas tinhas um equipamento resistente, design apelativo e acima de tudo garantia fiavel… A Sony desceu bem baixo na minha confiança.. Nestes ultimos 2 meses o meu vaio já foi a garantia 4 vzes e eles so sabem fazer porcaria… desde ecrans q vao bons veem com manxas a riscos no portatil… e ainda nao ta em condicoes.. tnh pigmentacoes no meu ecra todo… já pedi substituicao pa ver se resolvo isto de vez!

  12. Avatar de J.C
    J.C

    Errr… só um reparo. Este MacBook não vem equipado com o processador topo de gama da Intel. Vem com o Centrino 1 Core 2 Duo enquanto que o novo menino bonito é o Centrino 2 Core 2 Duo. O Centrino 2 além de ter um FSB superior, tem várias melhorias como sejam instruções extra no processador, e o processo de fabrico de 45nm al,émd e um FSP superior.E mais cache de nivel 2. Segundo algums opinadores por aí fora o Centrino 2 consegue ser até 20% mais rapido que um Centrino 1 para a mesma velocidade de relógio e consumir menos.

    Isto nao tira mérito a este portatil… mas acho um bocado mau investimento estar a mudar de PC agora para uma tecnologia condenada a ser substituida num curto espaço de tempo 🙂

  13. Avatar de KOISO
    KOISO

    e saida HDMI nao tem?

  14. Avatar de Felltri
    Felltri

    À 5 anos que fiz o switch de PC para MAC e até hoje ainda não vi nenhuma razão que me levasse a pensar em fazer uma nova swicth . Os portateis e desktops mac destaca-se não so pela fiabilidade .A qualidade do sistema operativo a qualidade do material e a robustez do sistema como um todo são caracteristicas que se destacam em relação a outros dispositivos do mercado.

  15. Avatar de zp
    zp

    …e para quando a tecnologia touchscreen do iphone nos portáteis Mac?!

  16. Avatar de Brosman
    Brosman

    Feltri, só uma correcção ortográfica: sempre que falamos em tempo, escrevemos – Há 5 anos que fiz o switch… e não – “À 5 anos…”.
    Quanto aos Macs, sou um novato na matéria, tenho um iMac e estou surpreendido positivamente. Só um senão: jogar num iMac é uma desilusão, para quem estiver habituado a um PC com placa de som 5.1.

  17. Avatar de sapo
    sapo

    engrançado como dizem que o mac tem + kualidade + melhor som + bonito + facill de usar… para justificar o dobro do preço em relacao a 1 pc normal, que rode windows ou linux.

    talvez por isso é que quando algo tá na moda nimguem consegue explicar o pq que é tão melhor ter um mac.

    lololol.

    quero te ver fazer um upgrade a 1 mac.
    a outra coisa isto e para ppl que compra com o seu dinheiro, e não com o guito dos pais, ou outros.

    llllllolllll

  18. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @sapo,

    Não vejo qual seja a dificuldade de fazer upgrades nos Macs.
    Se tivesses lido este post, vias que o disco rígdo se pode trocar apenas tirando um parafuso.

    Se conhecesses os Macs, percebias porque é que é melhor ter um Mac, em vez de dizeres disparates.

    P.S. Escreve-se qualidade em vez de kualidade

  19. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Eu queria dizer este post.

  20. Avatar de P. Cruz
    P. Cruz

    Andrius,

    A Sony tem bom material, e um ecrã imbativel, como deves saber.

    Não sei a que tipo de serviço de assistência recorreste mas no meu caso quando precisei da assitência da Sony, o portátil foi e veio dos serviços técnicos que eles têm em França em menos de 5 dias e está impecável.

    Será aconselhável verificar o tipo de serviço de assistência a que recorreste e verificar se é mesmo o serviço oficial da marca.

  21. Avatar de Macbook

    I dont know what to expect from these stuff. I just love it.

  22. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sapo. Tenho mac desde 2001. O dia a dia de quem usa um Mac é mais prazeiroso pela sua arquitetira de disponibilizar e chegar na informação, programa, conteúdo, ou seja lá o que quiser. Enfim, o assunto é sobre os prós e contras de se adquirir um mac , que é mais caro que um PC e não importa se o dinheiro vem do suor e lagirma ou do bolso do pai. A fonte da receita não é o caso, o caso é saber se vale a pena pagra mais caro. Eu acho que vale.

  23. Avatar de Fernando
    Fernando

    desculpem os erros de digitação