O Novo MacBook – Parte I

37 Comentários

Devido à excelente relação mantida entre o Pplware e a Lojamac.com, a equipa do pplware teve a oportunidade de fazer um testdrive ao novíssimo MacBook da Apple. Assim, durante uma semana podemos usar e abusar desta novidade da empresa de Cupertino.


Embalagem

Quando damos de caras com o novo MacBook nota-se logo algumas diferenças relativamente à versão anterior. A embalagem é bem mas justa ao equipamento, a fim de dar cumprimento à tão desejada Apple Green, mais amiga do ambiente. Contudo, os aspectos de requinte não foram deixados de lado. As fotos do equipamento na embalagem, mais uma vez, não nos permitem desfazer-nos dela com facilidade. De todos os Mac’s que tenho, não fui capaz de deitar uma única embalagem fora. Com este, será o mesmo.

A Diferença de tamanho da embalagem salta lodo à vista

As imagens produzidas para o exterior da embalagem,
mais uma vez são autenticas obras de arte.

Primeira Impressão

Sendo dono orgulhoso de um Macbook Pro 15′, ao pegar neste novo MacBook de 13′ fiquei com a esquisita sensação que alguém tinha encolhido o meu portátil. O frio do alumínio que era apenas uma característica do MacBook Pro está agora presente no MacBook para clara satisfação dos seus futuros donos. A resistência do alumínio é bem evidente e no exterior os parafusos apenas se fazem notar na parte de baixo do portátil. Embora não seja significante, apenas referir que o equipamento está mais leve 300 Gramas do que a versão anterior.

Apenas ficou da versão anterior o número 13,
da dimensão do ecrã que o equipamento nos oferece

A construção num único bloco de alumínio permite dispensar a presença
de parafusos em toda a parte visível do computador.

O Computador ficou um pouco mais fino que o anterior,
roubando algumas linhas finais ao MacBook Air.

Uma das grande novidades da nova linha de portáteis da Apple reside no novo multi touchpad que agora nos oferece uma área enorme para o botão e também um toque mais suave que o anterior. Esta novidade pode contudo ser de difícil adaptação para os donos da versão anterior pois é comum o polegar descansar sobre o botão. Agora, esta acção poderá comprometer o primeiro movimento, pois ele não reconhece dois toques como movimento do rato. Esta novidade dá-nos também uma série do novas acções anteriormente apenas disponíveis a partir do teclado ou largos movimentos do rato.

Maior e sem o botão!

O Teclado é agora uma cópia fiel do MacBook Air, que embora na versão testada não seja retro-iluminado pode-o ser na versão mais 2.4GHz. Embora seja uma característica que não se dá muita atenção no momento da aquisição de um novo portátil, poderá fazer toda a diferença se for habitual a utilização do computador em ambientes de fraca luminosidade.

Eu sinto a diferença entre o meu MacBook Pro e o MacBook da minha mulher quando necessitamos de enviar alguns email’s pela noite bem deitados na cama.

Visto assim, quase parece o MacBook Air!

Em minha opinião, e porque o meu MacBook pro já está todo riscado na parte inferior, ficou apenas a faltar umas bases um pouco mais elevadas. Assim, aos novos donos aviso, limpem bem a mesa onde vão colocar o macbook. Um pequeno grão de areia pode arruinar o vosso alumínio.

Exterior

Olhando em volta do portátil, em ainda não tocando na conectividade do equipamento, salta-me à vista o indicador de carga de bateria. Enquanto que nas versões anteriores residia na parte inferior do equipamento o que muitas vezes impossibilitava a sua consulta, agora, está à distância de um clique e bem visível.

O Indicador de bateria!

A SuperDrive encontra-se mais uma vez sozinha do lado esquerdo.

A luz de presença e o receptor de IR estão agora numa postura muito asiática!

O novo método de construção e o material usado (alumínio) permitiram também abdicar das saídas de respiração da parte posterior do portátil, assumindo agora uma única saída, por debaixo da dobradiça do ecrã, local onde residem também as colunas de som!

Respiração

Ganhou cantos mais arredondados, dando, nesta perspectiva uma
impressão de estarmos perante um MacBook Air.

Amanhã fazemos a análise à conectividade do equipamento, performance, usabilidade e a nossa conclusão sobre o equipamento.

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaferreira
    jaferreira

    Bem como é costume vão chover criticas a nivel de preço, limitações (blá , blá blá) …. Mas só quem tem um ou quem já usou sabe o potencial destes “brinquedos”, a simplicidade com que as coisas são feitas , os promenores visiveis em cada canto do portatil entre muitas outras coisas. Ao contrário do que a maioria diz, os utilizadores destas maquinas não ficam limitados a nivel de software ou de qualquer tipo de funcionalidade … Pois quando necessario existem sempre ferramentas como vmware , bootcamp ou ate mesmo parallels. Como sempre grande post Vitor parabens. Mais uma vez a apple deixa agua na boca aos amantes destes produtos.

  2. Avatar de Vítor M.

    jaferreira a vénia nesta caso vai para o João Coutinho, nosso “expert” Mac.

    Quero somente sublinhar que a análise é composta por várias partes, ao longo da semana teremos as restantes características explanadas em artigos excelentemente ilustrados.

  3. Avatar de jaferreira
    jaferreira

    Corrijo parabens meu caro João Coutinho excelente artigo .

  4. Avatar de ze
    ze

    A mac faz sem duvida bons portáteis, estes realçam principalmente pela sua beleza. Se me permitem a critica, acho que estes portáteis são para pessoas que trabalham a nivel de multimedia, não para pessoas comuns.

    No meu ponto de vista, um utilizador comum (leia-se utilizador comum como uma pessoa que usa o computador para estar no msn, jogar alguns joguitos, elaborar textos etc) não tem vantagens praticamente nenhumas em adquirir um destes mac’s.

    Trabalho numa empresa de multimédia localizada em lisboa, lido com estes computadores diariamente, não resisti fazer este comentário no vosso blog, pois acho que a “moda mac”…. não passa disso uma moda, e que, um utilizador comum só tem um macbook para dar nas vistas.

    Antes que me comecem a atirar pedras, no desktop la de casa tenho o linux mint instalado, ou seja, não morro de amores para microsoft.

    Como é o meu primeiro comentário não queria deixar de dar os parabéns á equipa que mantém este blog.

    Cumprimentos

  5. Avatar de Almeida119
    Almeida119

    O meu colega diogo quand ver este artigo até lhe vao chorar os olhos…

  6. Avatar de xicoz
    xicoz

    Uma comparação muito interessante… e sendo eu um feliz proprietario de um macbook pro quando tive na fnac e “brincar” com o novo macbok o trackpad tambem fiquei com a impressao que algo faltava… mas o novo macbook tem aquilo que me fez optar pelo mbp(uma grafica) e talvez quem saiba quando tiver de substituir este meu querido computador( tambem arranhado por baixo) nao seja um novo macbook!
    João Coutinho continua com os posts regulares da maça.. deixo so uma sugestao de um programa muito util que podias experimentar, chama-se menumeters e é uma aplicacao que nos deixa ver o uso do cpu da velocidade a net entre outras coisas
    Abraço

  7. Avatar de Zarauuu
    Zarauuu

    Cuppertino Vitor, Cuppertino!!!
    Abraço

  8. Avatar de Sev
    Sev

    Boa tarde,

    Estou neste momento no processo de decisão final para a compra de um Mac Air, no entanto uso algum software exclusivo para PC, e como tal tenho que recorrer a software adicional.

    Sendo um PC para trabalho, é importante que compre realmente uma das versões desse software, e queria comprar a “melhor”.

    Deste modo faço a pergunta aos experts do MAC.

    Vmware ou Parallels?

    Obrigado

  9. Avatar de Sepas
    Sepas

    Só uma perguntinha @Offtopic já que falaram no Parallels, ele aguanta com jogos do windows decentemente? (se sim, até que jogos mais ou menos)

  10. Avatar de Telmo
    Telmo

    Caro Sev

    Se tiveres um mac e OS Leopard já trás o Boot Camp logo não necessitas de mais nada para poderes intalar o windows e os programas para windows, agora se queres apenas correr programas de windows no mac ai sim precisas de um desses dois programas embora sinceramente aconselhe a usar o Boot Camp.

    Em relação ao post está excelente eu já conhecia as características do novo mac e são de comer e churrar por mais.

    Abraço

  11. Avatar de Sev
    Sev

    Telmo, obrigado pela resposta.

    Mas o Boot Camp não me obriga a um restart?

    O que eu quero é correr esse software em paralelo com outros (mac) sem que tenha que fazer um restart sempre que tiver que usar software exclusivo do PC…

    estou errado?

  12. Avatar de Ricardo Afonso

    Excelente artigo João Coutinho. Fico à espera das próximas análises 🙂
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  13. Avatar de xicoz
    xicoz

    muito bom post.. mal posso esperar pela continuação.. offtopic: experimenta o menumeters é uma applicacao mesmo muito boa e na minha opiniao indespensavel pra mac!!
    Contnua o bom trabalho

  14. Avatar de João Coutinho

    @Zé: Onde trabalho são 5 Mac’s e nenhum para trabalhar em multimédia. E a minha moda é que as coisas funcionem, e isso, nos Mac’s é muito provável acontecer. De qualquer forma, há pessoas que compram Mac porque é bonito, mas são aquelas que apenas correm Windows.

    @Sepas: Nenhuma virtual machine permite correr um jogo decentemente. A melhor forma é mesmo o Boot Camp. O VMWARe ou Parallels a meu ver, serve apenas para correr aplicações que não necessitem de recursos máximos do computador. Embora tenha 7 licenças de parallels, a minha escolha recai no VMWare.

    @Xicoz: I Will!

  15. Avatar de maurycio
    maurycio

    Excelente 😀
    Mas gosto mais do teclado em branco 😉

  16. Avatar de P. Cruz
    P. Cruz

    Quanto aos Mac Air li que existia dificuldade em substituir o disco ou a memória caso o quisessemos fazer. Não sei se o novo Mac Pro será versátil nesse aspecto.

    Existe uma alternativa de qualidade aos Mac, os Sony Vaio. Em termos de qualidade de ecrã acho-os imbativeis, nem mesmo os Mac. Têm também grande qualidade de construção.

  17. Avatar de ze
    ze

    João:

    Deves ter entendido mal o meu comentário, ou provavelmente as minhas ideias não ficaram bem expostas no texto.

    Eu não digo que um mac não funciona, bem pelo contrario….. os macs são muito eficientes (na minha área por exemplo…. não conseguia trabalhar sem um).

    Admito que posa ter exprimido uma ideia errada, pois fiz uma generalização dos utilizadores destes portateis …erro meu. O cometário que fiz anteriormente, era com o objectivo de criticar os 5% dos utilizadores que tem um mac para dar nas vistas e mostrar aos outros…. é triste mas é a realidade.

    Bom trabalho pela analise João.

  18. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Excelentes portáteis! Autênticas peças de arte.

  19. Avatar de xen0_rtm
    xen0_rtm

    Ora bem, há muito tempo que já não fazia aqui nenhum tipo de comentário. Vamos lá começar a chegar fogo a isto. 8o| (vou ser o mais sucinto possível)

    Antes de vermos se é bonito o feio, se custa muito ou pouco, a meu ver o mais importante é as pessoas repararem no que é que consigo fazer num MAC e que não consigo, e o mesmo para os restastes portáteis.

    Os portáteis “normais”, que eu saiba, ainda não conseguem correr o MAC OS X.

    Posto isto, digam-me: o que é que não se pode fazer com um MAC?

    No caso do meu, de certeza que não irão correr muitos jogos pois o meu é um MacBook 13″, com uma gráfica de 64Mb. Agora estes novos trazem uma 9400M.

    Há ainda alguma coisa que não dê para fazer num Mac?

  20. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    @xen0_rtm

    Dá para fazer TUDO e da forma mais simples possível! 🙂

  21. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    E jogar os comuns jogos de PC (entenda-se jogos para Windows), nessas MACkinas? Também dá?

  22. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Telmo M.
    Os jogos concebidos para Windows não irão funcionar em outros SOs a não ser que utilizes “emuladores” (Crossover para MAC e Linux ou Wine para Linux)… ou através de máquinas virtuais. Contudo há imensos jogos concebidos para MAC, para Linux e muitos deles gratuitos.

  23. Avatar de Telmo
    Telmo

    caro Sev

    Sim o boot camp obriga-te a fazer um restart sempre que queres usar programas do windows mas normalmente quando se vai usar programas de windows, já se liga o mac na parte do windows, e também o tempo de esperar para mudar também não é assim nado do outro mundo, um mac liga muito mais rápido que os outros. O inconveniente dexes programas (Vmware ou Parallels) é por os programas a correr 1 pouco mais lentos do que o costume, digo isto pessoalmente.

    cumprimentos

  24. Avatar de Telmo
    Telmo

    Eu tenho em casa a minha torre já com o sei tempinho (7anos) e 1 portatil (3anos) sempre me dei muito bem com eles tirando a parte de algumas virus e assim, à exactamente um ano comprei um mac devido ao meu curso e fiquei completamente rendido, é certo que jogar num macbook 13” com uma gráfica de 64mb n dá lá muito bem mas também vos digo, quem compra um mac não é para jogar, é para trabalhar e nesses aspecto, venha quem vier, trabalha-se muito mais rápido num mac do que num pc por causa da sua interface e acessibilidade.

  25. Avatar de pmf
    pmf

    xen0_rtm deves pensar que o os x é uma coisa doutro mundo para nao funcionar noutros pcs…..investiga porque é que a apple não se dá ao trabalho de libertar o SO para outras plataformas….chiça

  26. Avatar de Telmo
    Telmo

    pmf

    Sinceramente espero que nunca venha a libertar o SO para outras plataformas.

    Se não fosse o SO da mac o Bill Gates a esta hora provavelmente estava nas obras ou será que tou enganado?

  27. Avatar de Félix
    Félix

    Ainda ninguém mencionou que com o BootCamp e o VMWare (o parallels não conheço) se pode correr a partição do Windows nativamente ou virtualmente.

    É muito simples e funciona bem. Desta forma podemos correr as aplicações do windows virtualmente e, caso se necessite de mais performance – caso dos jogos – faz-se um restart e usa-se o windows nativamente.

  28. Avatar de Félix
    Félix

    No meu post anterior esqueci-me de mencionar que, nas duas situações, se usa a mesma partição do windows. Todo o software fica disponível virtualmente ou nativamente.

  29. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Pessoalmente estou cada vez mais rendido a este SO e nem precisa de tantos recursos como uma maquina que corre windows para fazer coisas fantasticas.
    No entanto e o boot camp é uma boa solução para correr software especifico para SOs Windows. Muito bom mesmo. Falta-me um bocadinho piquenino para fazer a aquisição do novo MacBook de 13′ (1199€) vamos ver se o Pai Natal tras algo no sapatinho 🙂

    Entretanto concordo com alguns posts que falam da moda e design e bla bla bla mas tb concordo que para trabalhar não ha melhor. Para editar texto têm o pacote MS Office ou o openoffice que está muiiito bom. MSN tem, Skype, X-lite para voip enfim uma panoplia de software num peça de hardware muito boa.

    Recomendo. No entanto podem dizer mas pelo mesmo preço compro um portatil com 4 Gb de RAM com isto e aquilo…pois é mas não é OS X (BSDzinho 😉 )

  30. Avatar de Francisco
    Francisco

    Gostaria de reforçar a ideia do Joao Silas com uma noticia do exame informatica:

    http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/999944.html

    Existe um problema com os trackpads. Pedia entao ao pessoal desta review que podussem desmitificar esta situação.

    Abraço

  31. Avatar de João Coutinho

    @Francisco e João Silas: Pelo que sei esse problema só se revelou no MacBook Pro, logo fora do âmbito desta análise. Contudo a Apple já assegurou que está em cima do acontecimento e muito brevemente lançará uma actualização para resolver o problema.

  32. Avatar de Diogo Guedes
    Diogo Guedes

    Eu sou o Diogo… e tão-me a chorar os olhos lol

  33. Avatar de Francisco
    Francisco

    @João Coutinho

    Pois, eu lancei um post num forum e o pessoal que ja tem os novos macbooks fizeram o teste e nada congelou, nada encravou… Ainda bem entao porque a minha proxima aquisição e mesmo o novo macbook. Fico a espera do resto da review.

    😉

    Abraço

  34. Avatar de bogas
    bogas

    e porque e bonito custa mais 1000 euros que o mesmo portatil da asus por exemplo que tem muito mas muito melhor hardware.

    lol

  35. Avatar de João Silas

    Esqueci-me de dizer que odeio a Apple e os seus produtodesigns de quinta.

    ejhehehe

  36. Avatar de KOISO
    KOISO

    a construçao em aluminio é o melhor k isto tem pk é em peça unica sem parafusos, resta agora falar ao Chavez para o atirar ao chao a ver se é tao resistente como o magalhaes ;P