O iOS 12 quase a ser lançado e o iOS 11 chega ao 85% dos dispositivos Apple

33 Comentários

Este é um número interessante para a Apple, e é sempre referido nas keynote, onde está em causa o sistema operativo mobile dos dispositivos móveis.

Numa altura em que está por dias o lançamento do iOS 12, a Apple sabe que os utilizadores estão a adotar um sistema moderno mesmo nos dispositivos antigos, o que representa um aumento da confiança quer no que toca ao desempenho, quer na segurança. Mas 85% não é um número de WOW!

iphone com ios 11 e iPhone com ios 12


Adoção do iOS 11 versus Android Oreo

Seguramente que a Apple irá frisar que o iOS tem níveis de adoção que não são sequer comparáveis aos valores do seu concorrente da Google.

Os dados mais recentes referem que o Android Oreo “apenas” chega aos 14.6% dos dispositivos. Não podemos esquecer que são, mesmo assim, muitos milhões de equipamentos, mas é fraca a adoção por parte quer dos fabricantes, quer dos utilizadores Android.

O sistema operativo iOS 11 da Apple está agora instalado em 85% dos dispositivos, dados do dia 3 de setembro, de acordo com estatísticas atualizadas que a Apple partilhou na sua página de suporte da App Store para programadores.

A Apple não atualizava as suas estatísticas de adoção desde 31 de maio, quando o iOS 11 foi instalado em 81% dos dispositivos, marcando um aumento de 4% na adoção ao longo dos últimos meses.

 

4% em 3 meses… não é fraco?

Não é de todo fantástico, realmente, mas não seria de esperar outra coisa. O crescimento abrandou porque, com a saída do iOS 12, alguns utilizadores já vislumbram as melhorias e novidades e não querem passar mais um processo de atualização, mesmo sendo apenas alguns minutos.

Também é verdade que o iOS 12 beta foi já instalado por milhões de utilizadores, provavelmente foi o mais adotado em versão beta de todos os que até hoje saíram para developers.

 

Um cenário de cada vez menos fragmentação

Uma grande preocupação da Apple é mesmo a fragmentação do seu ecossistema. Vários esforços têm vindo a ser feitos para impelir o utilizador a fazer as atualizações, e isso representa uma realidade de 85% dos dispositivos com o iOS 11, 10% com o iOS 10 e 5% nas versões anteriores do iOS, como o iOS 8 ou o iOS 9. Nos mais recentes estão 95% dos dispositivos e isso é bom!

 

Que razões estão a atrair as pessoas a atualizar?

Com o tempo, a adoção do iOS 11 foi mais lenta que a do iOS 10, é verdade. Há algumas explicações que podem justificar essa lentidão, talvez devido a vários bugs de alto perfil que afetaram o iOS 11. O bug do HomeKit, as vulnerabilidades do Specter e do Meltdown e a controvérsia sobre a desaceleração do iPhone que afetou o desempenho dos iPhones mais antigos (este foi um argumento até bastante marcante).

Os problemas com o iOS 11 levaram a Apple a atrasar alguns recursos planeados no iOS 12 para se concentrar na melhoria do desempenho e estabilidade do iOS. Um foco importante foi reforçar o desempenho em dispositivos mais antigos e o iOS 12 foi projetado para superar o iOS 11, introduzindo tempos de iniciação de aplicações mais rápidos, tempos de carregamento mais rápidos e uma sensação geral mais rápida do sistema operativo.

Apple: Evento de apresentação de novos iPhones já tem data marcada

 

iOS 12 GM poderá sair dia 12 de setembro

Dadas as melhorias sob o capô que o iOS 12 traz, é provável que veremos uma adoção mais rápida da nova atualização do que o que aconteceu com o iOS 11. Esperamos que a Apple lance uma versão master do iOS 12 já no próximo dia 12 de setembro, Dia do evento do iPhone, que marcará a versão final do iOS 12 que será lançado ao público.

Depois disso, a Apple deve estrear o iOS 12 na quarta-feira, 19 de setembro, dois dias antes dos iPhones serem lançados na sexta-feira, 21 de setembro.

 

Leia também:

iOS 12 – 20 novidades que ficaram “escondidas”

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cdk
    cdk

    é uma vergonha. nem sei como a gente que reclama de quem compra iphones. ao menos tem segurança e updates durante 5 anos. nenhum android tem isso. a google só sabe olhar para os bugs dos outros e os dela nada. que ganhe vergonha. a google não tendo toma*** para mandar nas fabricantes vai continuar com a sua fragmentação para sempre. prefiro comprar iphone e ao menos durante 5 anos fica sempre actualizado etc…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para quem consegue manter o mesmo dispositivo durante 5 anos compensa.
      Mas ainda gostava qual é o “truque” para durarem tanto tempo, comigo podem chegar a 2 anos e já é puxar muito, tem tudo um final triste. O pessoal ter guardados em vitrines . O meu primeiro iPhone durou 3meses antes de morrer

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Simplesmente não sabes tratar as coisas.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Muito provável, eu e todo o pessoal que veio com ecrã partido.
          Isso ou então dou uso ao equipamento que vai comigo para todo o lado seja trabalhar, ir para a montanha, desporto, etc. e o facto de ter animais e miúdos em casa não ajuda à festa.

      2. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        Os meus têm durado 3 anos e tento estender para os 4. As excepções foram devido a falhas do dispositivo, como o meu Wiko que durou 1 ano e depois morreu.
        Mas sem contar com as falhas dos mesmos, depende do cuidado que cada um tem.

    2. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Os updates são só de software. Passados 2 ou 3 anos o hardware já está mais que ultrapassado. Vale mais comprar um telemóvel a preço decente e trocar de 2 em 2 anos, andar sempre com software e hardware atualizados.

      1. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        Nos últimos anos o hardware só se sente diferença a cada 3-4anos.

        1. Avatar de Moneldr
          Moneldr

          Isso não é verdade. Há diferenças significativas entre o iPhone 6s e o X, isto para além da própria degradação do telemóvel, quer por uso, quer por degradação dos componentes, como a bateria e ainda a insuficiência do hardware em acompanhar as novas versões do SO.

      2. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        Partindo do principio que o processador que integra os modelos da apple estão sempre um passo bem grande à frente da concorrência, os cinco anos não são problema até porque muitos dos equipamentos androide de modelos mais em conta, são equipados com hardware de modelos já com três e quatro anos, por isso não é problema para os iPhones nem grande surpresa, funcionarem perfeitamente e sem engasgos 5 anos apos o seu lançamento, agora podes é dizer assim, a bateria não é grande coisa, mas mesmo assim aguenta também bem melhor que a dos androides de gama baixa!

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          Filipe, não entres em comparações em modelos de baixa gama. Pará serem baratos algo têm que ficar pelo caminho. Eu por exemplo tenho um LG de gama baixa de 2017 e faz quase tudo que um outro de média gama faz mas demora algo mais.

          De resto os Apple tem vantagem nos updates e SoC, no entanto os updates são mínimos e em 5 anos as “novidades” equivalem a 2 anos no Android (se tanto). Também é raro ver um iPhone (mesmo com capa) semi mais de 2 anos sem o ecrã partido e bordas amassadas. Em marcas de topo Android é raro ver tal coisa. Daí que prefiro uma gama média- alta e cada 2 anos troco.

        2. Avatar de Moneldr
          Moneldr

          “funcionarem perfeitamente e sem engasgos 5 anos apos o seu lançamento”
          Todos sabemos que isso não é verdade. Por 1/3 do custo de um iPhone compras um Android com hardware de topo e recente. Também não é verdade que são os telemóveis de gama baixa que têm menor autonomia, até costuma ser o contrário.
          De resto é acrescentar o que disse acima ao Carlos Costa.

          1. Avatar de Filipe Ezequiel
            Filipe Ezequiel

            Tenho um iphone 3gs a funcionar perfeitamente, entra na net e nas aplicações igualmente como no primeiro dia que o comprei, a bateria ainda é a de origem, por isso sei bem do que falo, o meu 6 também está muito bom e recomenda-se, não será por acaso que quando vou a Portugal em todas as lojas ainda tens o iphone 6 à venda e por uns incríveis 399 euros, aqui são mais baratos, abraço.

          2. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            Se o 3gs funciona assim tão bem porque compraste o 6?

      3. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        E porque não comprar um iPhone de 2 em 2 anos?

        É o que faço.

        E o valor do antigo no mercado em segunda mão é muito superior a qualquer android.

        1. Avatar de Moneldr
          Moneldr

          Sim, isso é uma boa opção, mas ainda que a desvalorização seja maior, vendendo um Android usado e comprar um novo é bem mais económico que fazer isso com o iPhone. A questão dos valores sobrepõe-se à da percentagem, pela disparidade dos mesmos.

          1. Avatar de Magnum Sandwich
            Magnum Sandwich

            Claro que é mais barato.

            É um produto bem inferior, queres o quê?

            Um Mercedes pelo preço de um FIAT?

          2. Avatar de Moneldr
            Moneldr

            O problema é quando compras um Mercedes e descobres que é um Renault… Ou então não descobres e vives feliz.

      4. Avatar de iDroid
        iDroid

        Isso só incentiva ao aumento de desperdício nos aterros e um apelo ao consumismo…achas que é o mais correcto?

    3. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Que salsada vai para aí… Os 15% que decidem não atualizar o apesar da insistencia feroz da Apple, é por causa dos bugs reportados… Pela Google? Lol! E o Android tem mais bugs que o iOS? Mandar os fabricantes atualiza atualizar, para quê, se não é isso que os clientes querem? Se as pessoas não se importam com as atualizações, se preferem pagar menos e não as ter, vai a Google “mandar”? Os clientes que se importem com atualizações, sobretudo de segurança têm opções, como por ex exemplo Android One, e a isto chama-se liberdade de escolha, não ter de comer o que a marca “manda”, não ser carneirinho.

  2. Avatar de censo
    censo

    Eu mantenho o Air no 10. Depois de conhecer as noticias de tantos bugs, não me atrevi ainda.

    1. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      Isso é para quem não sabe mais…

      1. Avatar de censo
        censo

        Desculpa, não tenho o teu conhecimento. Mas também não o invejo. Já tenho o meu. Deixa estar.

  3. Avatar de Ricardo Machado
    Ricardo Machado

    A verdade é que quem compra iPhone nunca fica com o equipamento os 5 anos. Falo por mim, máximo dois anos já troco. Pplware que faça aí uma poll para ver o que a maioria faz.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Em muitos países o pessoal faz contratos de 2 anos e depois troca, e muitos trocam por ter ecrã partido ou só porque querem um novo.
      Se só comprassem a cada 5 anos a Apple não vendia tanto todos os anos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ninguém tem um telemóvel por 5 anos 2/3 max.

        1. Avatar de hommer
          hommer

          pensas tu, enquanto fizer o necessário não é trocado, o meu já vai com 5 anos e ainda está para as curvas… 😉

          nem toda gente anda a mudar de telemóvel como muitos fazem, só trocam quando justifica mesmo trocar, é mesmo espremer até não dar mais…

          1. Avatar de Mateus
            Mateus

            Isso é muito pessoal. A maioria dos jovens troca cada 2 anos; a maioria acima dos quarenta e pico só 4/5 anos porque tem preguiça e quando a bateria já está fraca e o telemóvel lento. Também depende da profissão.

            Eu cada 2 anos máximo.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Passei do me iPhone 6 para o iPhone X, mas mantenho o 6 que é muito bom ainda. Começo a achar os preços um pouco altos.

  5. Avatar de Magnum Sandwich
    Magnum Sandwich

    Há a Apple e há o resto.

    O pior de tudo é que os fanáticos ainda desculpam os fabricantes.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      “Há a Apple e há o resto.” – “os fanáticos” 😀

  6. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Desses 85% mais de 60% arrasta-se.

    1. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      Inveja lol

  7. Avatar de Celso R
    Celso R

    Se o pessoal começasse a comprar apenas marcas que atualizam as suas versões a tempo e horas (Pixel, os vários Android One, One Plus,etc) as outras eram obrigadas a seguir o mesmo caminho.