Novo macOS Mojave já está disponível para download

50 Comentários

A nova versão do macOS  chama-se Mojave e já está disponível para instalação no seu Mac. Depois do mar, e da montanha, a Apple “inspirou-se” no deserto de Mojave, um deserto árido e o mais seco da América do Norte.

O novo macOS Mojave (macOS 10.14) traz várias novidades, das quais se destacam o Dark Mode, melhorias ao nível do Finder, Dynamic Desktop, melhorias ao nível da interface, entre outras.


A Apple disponibiliza a partir de hoje o novo macOS Mojave. Se tem um Mac que é compatível com esta nova versão, já deverá conseguir instalar esta nova versão do macOS. Além das novidades que já referimos, a Apple integrou vários mecanismos de segurança, incluindo proteção no acesso às câmaras, acesso ao microfone, acesso à base de dados do e-mail, histórico de mensagens e outra informação sensível.

O Safari foi também atualizado e passa a incluir vários mecanismos que garantem a melhor segurança de navegação dos utilizadores assim como dos dados guardados.

Principais novidades

Modo Escuro

  • Experimente um novo modo de visualização no Mac que coloca o conteúdo em destaque e os controlos em segundo plano. 
  • Utilize apps com novos designs que são menos cansativos para os olhos em ambientes noturnos.


Secretária

  • Veja uma imagem de fundo em constante mudança com a Secretária dinâmica.
  • Organize os ficheiros na secretária automaticamente por data, identificação ou tipo de ficheiro com Pilhas.
  • Recolha mais imagens e vídeos com o novo utilitário Capturas de ecrã.


Finder

  • Encontre ficheiros recorrendo a pré-visualizações alargadas na Vista de galeria.
  • Veja todos os metadados de todo o tipo de ficheiros no painel de pré-visualização.
  • Use as Ações rápidas no Finder para rodar uma imagem, criar um ficheiro PDF e muito mais.
  • Assine e faça anotações em ficheiros PDF, recorte imagens e encurte ficheiros de áudio e vídeo com a Vista rápida.


Continuidade de câmara

  • Fotografe um objeto ou digitalize um documento com o iPhone e eles aparecem automaticamente no Mac. 


Mac App Store

  • Explore apps selecionadas nos novos separadores Descobrir, Criar, Trabalhar e Jogar.
  • Conheça histórias, coleções selecionadas e vídeos para descobrir a app ideal e tirar o máximo partido das apps que já utiliza.


iTunes

  • Encontre uma música através de apenas algumas palavras da letra.
  • Crie uma estação de rádio personalizada com as músicas das páginas dos seus artistas preferidos.
  • Experimente a nova Friends Mix: uma playlist com as músicas preferidas dos seus amigos.


Safari

  • Bloqueie os botões Gosto, Partilhar e widgets de comentários em redes sociais para impedir a monitorização da sua atividade sem o seu consentimento com a Anti-monitorização melhorada.
  • Use um perfil de sistema simplificado no Mac para tornar a sua presença online anónima e impedir que as páginas da internet o monitorizem.


Bolsa

  • Crie uma lista de acompanhamento personalizada e veja gráficos interativos e sincronizados com dispositivos Mac e iOS.


Dictafone

  • Registe gravações áudio, ouça-as enquanto trabalha em simultâneo com outras apps ou use-as num podcast, vídeo ou música.
  • Aceda a clips de áudio do iPhone através do iCloud no Mac.

Ecrã principal

  • Organize e controle os seus acessórios HomeKit a partir da sua secretária. 
  • Receba notificações de dispositivos da sua casa em tempo real enquanto trabalha.

Como atualizar para o macOS Mojave?

Como sempre, a atualização é muito simples. Basta abrir a App Store e já deverá encontrar, em destaque, a página referente ao recém-lançado macOS Mojave.

Caso ainda não esteja disponível no seu dispositivo, pode instalar a atualização através deste link.


Leia também…

macOS Mojave: Como preparar o seu Mac para a próxima atualização

 

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de camones
    camones

    O procedimento para efectuar a actualização não funciona como descrito!
    O macOS Mojave não está a aparecer como uma actualização na App Store, mas como um software autónomo para fazer download.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      sim ja vem sendo esse o procedimento normal, na mudança de versão.

      1. Avatar de camones
        camones

        exacto. mas na primeira versão deste artigo remetia para a “actualização de software” (o artigo foi rectificado mas permanece a imagem descontextualizada)

  2. Avatar de Pedro Panoias
    Pedro Panoias

    Ainda não me aparece!

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Pesquisa por Mojave que aparece 🙂

  3. Avatar de Sr. Manel
    Sr. Manel

    MacBook Pro actualizado e a bombar como sempre. Apple e aquela maquina.

  4. Avatar de hfilipe.p
    hfilipe.p

    Boa noite. Em comentários de outros artigos alguém referiu que era possível remover os ficheiros actuais do SO e instalar esta atualização de “raiz” , alguém pode explicar como se faz? Se é seguro ?

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Boa noite, hfilipe.p.

      Sim, tal é possível e é completamente seguro. Apenas terá de salvaguardar o armazenamento dos ficheiros que tenha no computador porque no processo tudo será apagado.

      O processo será descrito, passo a passo, brevemente aqui no Pplware. Fique atento!

      1. Avatar de hfilipe
  5. Avatar de Jose M
    Jose M

    Ainda não explorado, mas já instalado em MacBook Pro meados 2012

  6. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Noto alguma lag ao abrir aplicações, no scroll em sites no safari e também no itunes…
    rMBP early 2015

  7. Avatar de eu
    eu

    Instalado em MBP 2018.
    O espaço em disco após atualização, reduziu em 17 GB !
    Estou a testar o modo escuro, as anotações em PDF sem recorrer a ferramentas de terceiros dá imenso jeito e pronto é isto.
    Sendo a última versão do MBP à data, a performance não é melhor nem pior.

  8. Avatar de eu
    eu

    Instalado em MBP 2018.
    O espaço em disco após atualização, reduziu em 17 GB !
    Estou a testar o modo escuro, as anotações em PDF sem recorrer a ferramentas de terceiros dá imenso jeito e pronto é isto.
    Sendo a última versão do MBP à data, a performance não é melhor nem pior.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Como é que fazes anotações se não tens touch screen?

      1. Avatar de eu
        eu

        Existe uma toolbar com caneta para escrever usando o touchpad.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Um bocado ridículo, não?
          E no iMac?

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            É a beleza to ecossistema Apple.
            Basta abrir o PDF no iPhone ou iPad fazer as anotações e continuar a trabalhar no iMac. Sempre que for necessário fazer anotacoes utilizar um iPad / iPhone

      2. Avatar de J. Romão
        J. Romão

        Usa-se o teclado como sempre.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Já estamos na era em que se pode escrever directamente nos ecrãs…

          1. Avatar de J. Romão
            J. Romão

            Sim, é verdade. Mas não conheço nenhuma série profissional de portáteis ou desktop que tenha essa possibilidade. Porque será? (é retórica, eu já sei a resposta)
            Use o tablet para isso que até é bem mais prático.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Não conheces? Andas a dormir? Há mais mundo além da Apple.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @J. Romão

            como é óbvio estás a falar em Ambiente Apple , porque fora do Ambiente Apple o que não falta são Portáteis, 2 em 1 e até mesmo desktops com essa possibilidade.

          4. Avatar de J. Romão
            J. Romão

            Confesso que o meu conhecimento das séries profissionais neste momento se remete a Dell XPS e Lenovo ThinkPad. Tudo o resto que conheci era uma porcaria. 🙁

            Mas não Cortano, não ando a dormir e conheço melhor o mundo win que mac, infelizmente a quantidade de lixo é enorme. E a experiência que tenho com monitores touch não é positiva, por 2 motivos: primeiro é chato estar sempre a limpar o monitor e segundo porque face ao aumento de preço o uso que eu ou os meus colegas lhe dávamos era bastante reduzido.
            É preferível na minha opinião um tablet e um portátil ou desktop.

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Dell XPS e Lenovo ThinkPad possuem modelos com monitor touch.
            O problema com dedadas num monitor de um laptop mesmo sendo chato, é bem menor menor que um tablet/iPad.

          6. Avatar de J. Romão
            J. Romão

            @Toni da Adega, não digo que não tenham mas não os considero profissionais, pessoalmente. E não sou só eu, sobre este assunto por curiosidade falei com um colega ali da Critical Software e não usam. Agora é TinkPads, mas nada de touch.

            @Carlos
            Não disse que não havia, disse que não conhecia mas falei mal. Não conheço que realmente considere profissionais. Por motivos que refiro acima.
            HP foi má ideia colocar o link, isso para mim, colegas e muitas empresas que conheço é lixo. Acer o mesmo. Afinal de contas vendem-se a eles próprios como uma marca barata.

    2. Avatar de Android Car
      Android Car

      Já tinha ferramentas de anotações de PDF.

      1. Avatar de J. Romão
        J. Romão

        Não tinha diretamente na pré-visualização (pressionando só “space”), era necessário executar na app preview.

  9. Avatar de Android Car
    Android Car

    A bombar no meu iMac 5K e MBPr.

  10. Avatar de JR
    JR

    Ainda tem suporte para aplicações de 32bits?

    1. Avatar de eu
      eu

      Sim.
      Tenho algumas e ainda funcionam.

  11. Avatar de eu
    eu

    MacApp Store também foi totalmente redesenhado.
    Era estupidamente lento (mesmo num Mac de última geração) e agora é instantaneo.

  12. Avatar de AX
    AX

    Não posso ser o único a reparar na font do macOS Mojave completamente desfocada principalmente no modo nocturno –
    iMac Late 2013 (não retina portanto)

    No MacBook Air senti menos (porque a resolução é inferior e deve disfarçar mais, mas também se nota).

    Apple a tentar novamente a obrigar a atualizar Macs antigos para Retina como o escândalo da performance dos iPhones?
    É preciso ter paciência.

    Lançam

  13. Avatar de Jônatas Lopes
    Jônatas Lopes

    Funcionando perfeitamente no MacBook Pro 2010 13″ com ressalvas: GPU não-metal apresenta pequenos erros gráficos, no modo escuro é quase imperceptível porém no modo claro é evidente, fundo acinzentado ao invés de branco, incluindo no Finder. Ele é muito mais rápido que o High Sierra e todos os meus aplicativos estão funcionando perfeitamente. Recomendo procurar no MacRumors caso tenha interesse em instalar em MacBooks abaixo do 2012.

    1. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Instalação limpa? Eu tenho o rMBP 2015 e noto alguma lag…

  14. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    E compatibilidade directa com NTFS? Ainda não?

    1. Avatar de J. Romão
      J. Romão

      Nunca terá e nem faz sentido para a Apple pagar as royalties à MS. Tanta maneira de contornar isso…

      1. Avatar de Narciso Miranda
        Narciso Miranda

        O problema é q estou cansado de contornar, a custo zero. E trabalhando com dois OS em locais diferentes, e usando pen que facilita em muito caso… Definir 1 por 1… cansa

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Pen em Fat32 e acabas com esses problemas

          1. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Sim, e depois não se conseguem transferir ficheiros acima de 4GB…

          2. Avatar de Jônatas Lopes
            Jônatas Lopes

            Pen em EXFAT compatível com ambos os sistemas.

        2. Avatar de J. Romão
          J. Romão

          O formato exFat, mas formatado no win. Não compreendo porquê, mas se for no mac nem sempre é aceite do lado do win.
          Usar software de partilha pela rede, usar a cloud (Gdrive e semelhantes).
          Tantas opções. Para mim, cada vez mais uso a cloud e a pen passam meses sem lhe tocar.

  15. Avatar de amilton laurentino
    amilton laurentino

    Bom dia, tenho um iMac meados 2010, mas apareceu na minha AppStore o macOS Mojave para ser instalado, pela lista disponibilizada pela Apple, iMac meados de 2010 não deveria receber actualizações para o novo sistema, é normal ou só coincidência?

  16. Avatar de Diogo
  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    A maior parte das novidades são, como diria o JJ, piners, mas é engraçado como a Microsoft anda há mais de dois anos a tentar com que o Windows 10 tenha um “modo escuro” e ainda nem sequer se sabe se é “modo escuro” se é “tema escuro”, chegando ao ponto de na app Definições se ter de procurar por “tema escuro” para se encontrar a secção onde se escolhe se se quer que as apps usem… o modo claro ou o modo escuro.
    E isso para não falar que com a exceção do Windows Explorer, e por enquanto apenas nas builds para os Insiders, nenhuma outra app Win32 usa o modo escuro, ou o tema, ou lá qual dos dois é.

  18. Avatar de Fernando Ferreira
    Fernando Ferreira

    Boa noite

    Estou a tentar instalar o Mojave mas durante a instalação aparece esta informação “Este volume não tem uma configuração Core Storage suportada.”, alguém sabe como passar isto??

    Obrigado

  19. Avatar de pia
    pia

    É engraçado que tem gente que nunca sequer tocou num aparelho da Apple e ficam a falar mal, é pra sentir vergonha alheia.
    No fim é tudo dor de cotovelo, como são pobres moribundos, nunca terão a chance de ter algo da Apple que não seja roubado d’outrem. É uma pena! Espero que a Apple cobre cada vez mais caro pelos seus produtos afim de evitar essa massa de manobra e ignorância a comprar aparelhos premiums

  20. Avatar de Wellington
    Wellington

    Olá, bom dia. Eu já efetuei o download e a instalação do Mojave há alguns meses. Contudo, a mesma não foi uma instalação limpa. Agora, com mais tempo, pretendo fazer uma instalação limpa mas os instaladores somem do sistema. Não consigo baixar o Mojave de novo pois toda vez que tento, é reconhecido no sistema que já tenho o mesmo e só acontecem atualizações. Alguma dica de como fazer esse download de novo sem aparecer para atualizar?
    Abraços e obrigado.