Porque está o novo MacBook Pro limitado a 16GB de RAM?

108 Comentários

Apresentados na 5ª feira, os novos MacBook Pro são o expoente máximo do que a Apple consegue idealizar e criar num computador portátil.

Esta obra prima da Apple está já à venda na loja da marca, com uma limitação para os compradores. Os novos Mac não podem ter mais de 16GB de RAM.

MacBook Pro

Assim que chegou à loja da Apple, o novo MacBook Pro começou de imediato a ser vendido, com os potenciais compradores a tentarem escolher a sua máquina, configurando os itens que podem ser alterados.

Mas para muitos a nova máquina da Apple tem um problema. Apenas permite que sejam instalados 16GB de RAM, não existindo opção para valores mais elevados de memória, como acontecia nos modelos anteriores.

De imediato surgiram várias críticas e inclusive um consumidor questionou a Apple pela sua decisão de limitar os MacBook Pro a 16GB de RAM, não existindo a possibilidade de escolher 32GB de RAM ou mais.

MacBook Pro

A resposta da Apple sobre o novo MacBook Pro

Um utilizador em particular contactou a Apple por email e questionou a marca sobre a decisão do limite de 16GB de RAM.

Q: The lack of a 32GB BTO option for the new MBPs raised some eyebrows and caused some concerns (me included). Does ~3GBps bandwidth to the SSD make this a moot issue? I.e. memory paging on a 16GB system is so fast that 32GB is not a significant improvement?

Schiller: Thank you for the email. It is a good question. To put more than 16GB of fast RAM into a notebook design at this time would require a memory system that consumes much more power and wouldn’t be efficient enough for a notebook. I hope you check out this new generation MacBook Pro, it really is an incredible system.

A resposta veio do próprio chefe de marketing da Apple, Phil Schiller, que explicou que criar um sistema que suportasse 32GB de RAM iria consumir demasiada energia e não seria eficiente o suficiente.

https://www.youtube.com/watch?v=4BkskUE8_hA

Esta é uma novidade que poucos esperavam. Mostra preocupação da Apple em ter uma máquinas que tem um desempenho de qualidade em todas as situações, mas ao mesmo tempo limita as potencialidades destes novos equipamentos para tarefas mais exigentes.

A Apple poderá no futuro alargar este limite, mas para já, e com a tecnologia existente, não é compensador estar a criar um sistema que tem piores tempos de utilização para que consiga ter uma performance muito mais elevada.

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Monica
    Monica

    “A Apple poderá no futuro alargar este limite, mas para já, e com a tecnologia existente, não é compensador estar a criar um sistema que tem piores tempos de utilização para que consiga ter uma performance muito mais elevada.”
    Qual tecnologia? A da apple?
    Há outros portáteis com 32gb RAM e com o dobro da capacidade da bateria. Continuam a querer enganar as pessoas.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Mas qual é o portátil de que seja de que marca for que combine a duração de bateria do MBP (comprovada com testes independentes), a espessura e peso do MBP e tenha 32GB?

      DIGA UM!

      1. Avatar de MD
        MD

        Dell XPS…

        Quanto aos testes independentes não me preocupo valem o que valem tenho um portátil ultraleve capaz de funcionar pelo menos 8 horas com bateria, temos vários macbooks e nenhum nunca apresentou essa autonomia…

        1. Avatar de Luigi
          Luigi

          Nem pensar! A bateria do Dell XPS é muito fraca. Não dura metade da de um MacBook Pro!
          Sim, tenho um desses (Dell XPS15), um Macbook Pro de 2010 e um MacBook Air de 2013….

        2. Avatar de ACS
          ACS

          o meu air chega a 10/11 horas sem bateria.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Sem bateria o meu aguenta para sempre nesse estado.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Vou fazer como alguns pescadores ou caçadores, tenho um portátil com 64Gb de ram, 1Tb de SSD, dura 24h de trabalho, ecrã 4K, só pesa 900 gramas, e o melhor, custou-me 599€ 😉

        1. Avatar de Insider
          Insider

          Marca e modelo por favor…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Não captaste a ironia 😉

          2. Avatar de Alfie
            Alfie

            Percebe-se que nunca vieste à tasca onde se reúnem pescadores, caçadores e outros mentirosos…

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Um bocado para o caro…

        3. Avatar de Marco
          Marco

          abre mais boca, ainda te cai algum dentinho. tu pareces um antigo colega que tive, que disse me que pai tinha pescado no rio douro um peixe com 50 cm de largo. tenho certeza que és da mesma família. Tenho rog g 750js 16gb de ram e core i7. a ver filmes dura 5 horas de bateria, se tiver a olhar para ele dura muito mais, mas muito mais. há e pesa 5 quilos e vai ver quanto custa bateria deste pc…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Não percebi o teu comentário, mas como parece que também não percebeste o meu ficamos empatados 😉

      3. Avatar de UnderD_O.O
        UnderD_O.O

        Surface

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Onde é que se compra um Surface com 32Gb de ram?

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          lol Surface! 16gb e já tens de ir para os modelos mais caros…

          O mais engraçado é que a MS vende um com processador Core M, 4GB de RAM, 64Gb de SSD velocidade “cartão de memória”, e depois chama de “Pro”… “Surface Pro 4″…

      4. Avatar de João
        João

        DELL Precision 5510
        core i7-6820HQ
        32GB RAM DDR4
        512GB SSD M.2
        NVIDIA Quadro M1000M 2 GB
        Bateria 84Wh

        Em termos de peso e de autonomia n estará mt longe do MacBook Pro, mas o preço é sem duvida bem inferior, 800€ mais barato. Ainda se tem a possibilidade de um intel Xeon E3-1505M v5, assim como de reduzir a bateria e acrescentar mais um SSD.

        1. Avatar de João
          João

          Esqueci-me de dizer, tudo isso com 3 anos de garantia ProSupport e intervenção dia seguinte e por 40€ tens 3 anos de garantia para a bateria.

          1. Avatar de P
            P

            Ou seja, por 40 anos tens mais 1 ano de garantia na bateria?

            Não pesquisem não. As baterias têm 2 anos de garantia como os portáteis!

          2. Avatar de Francisco C.
            Francisco C.

            Só se for agora, porque tinham 6 meses

          3. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Francisco C., segundo a legislação portuguesa as baterias devem ter 2 anos de garantia.

          4. Avatar de MLopes
            MLopes

            @Bartolomeu, dizes bem “devem” mas na prática não têm.
            a generalidade das marcas não dá os dois anos e se quiseres de outro modo limita-se a responder que podes sempre discutir o problema em tribunal! o problema é que até o teu direito à garantia caduca se passados dois anos desde a denúncia do problema a resolver em garantia não recorreres para tribunal.
            de qualquer modo, tens tempo e dinheiro para isso? se tiveres, parabéns. mas apostava que a maioria dos portugueses não tem…

          5. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            MLopes, o problema da garantia começa com a loja, e já houve por mais do que uma vez decisões legais a confirmar os 2 anos de garantia para a bateria, de modo que para quem conheça os seus direitos e os demonstre, pode não chegar ao tribunal, até porque há outras vias que não o tribunal para disputas legais.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Isso é uma workstation, ecrã de 15. Sem dúvida que é uma grande máquina, fantástica em termos de especificações, mas nas reviews se verificares apontam-lhe o fraco desempenho da bateria.
          Parece-me que o Rui estivesse a falar do modelo de 13. Pessoalmente nunca compraria um modelo de 15, para andar em viagem não é o mais pratico, até porque uma fonte de 130w como eles anunciam não deve ser pequena nem leve.

        3. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          800 euros mais barato? Se formos a fazer essa configuração no site da Dell nos EUA isso fica 600 dólares mais caro em preço oficial que o MacBook Pro mais equiparável – fica mais barato se puderes ter um cupão de descontos da Dell.
          E por cá temos:
          https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/analise-ao-portatil-dell-precision-5510/
          uma configuração um pouco mais barata que o Macbook Pro, com menos espaço de disco, e tendo em conta o que tem sido dito, não é um Dell com boa duração de bateria.

      5. Avatar de Grumelho
        Grumelho

        Qualquer Asus da série UX.
        Com melhor hardware e na maior parte das vezes mais baratos.
        Veja o Zenbook 3, pode ser que desista da maçã de vez 😉

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          O Asus Zenbook 3 também tem o limite de 16GB, e tem pior CPU e GPU que estes MacBook Pro

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Ja agora podia dar uma ajuda a encontrar o tal asus UX com 32Gb de ram, e melhor hardware que o MBP retina, preferencialmente com ecrã de 13. Se tiver o dobro da autonomia como a Monica sugeriu, se calhar compro já um.

  2. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    A maioria das pessoas pode usar apenas 8GB. E 32gb é apenas para usuários bem específicos.

    Meu MacBook Air tem 8GB e sinto que é pouco, principalmente porque utilizo máquinas virtuais no VMWare. Mas pra atividade cotidiana não sinto falta.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Estava na espectativa que fizessem alterações nos MacBook Air para chegarem aos 16Gb, infelizmente não o fizeram, basicamente deixaram-no como estava.

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Parece que vai ser descontinuado. O Pro de 13″ já tem espessura e peso semelhantes, além de todo o resto ser melhor. Isso fica evidenciado por terem deixado a versão de entrada do Pro sem touch bar, para diminuir o preço.

        Acredito que aquele macbook de 12″ também não vai ter vida longa.

        1. Avatar de ACS
          ACS

          acredita que sim. O 12′ é para aqueles que querem um ultrabook super leve e com boa autonomia. Tipo escritores ou quem nao quer tablet para navegar pela net.
          Quanto ao air não levou update pk vai ser deprecado. Só nao saiu completamente porque a apple nao lançou nenhum macbook de 13.3 que fosse alternativa para aquele range.

          cheira-me que no inicio do ano quando sair o novos intel de baixo consumo vai sair um macbook 13.3 igual ao de 12 para matar o air de vez e servir para o ppl que nao quer ou nao em guito po pro e para os estudantes.

          É a minha esperança porque a os pro são mt caros e nao sao alternativa nenhuma ao air.

    2. Avatar de dumitru
      dumitru

      La esta, compra-se macbook para instalar windows e linux/ubunto em maquinas virtuais xdddd

      1. Avatar de ACS
        ACS

        windows ok. ás vezes que ser devido a software especifico que so existe para windows. especialmente alguma empresas. Agr linux? Para que quere sisso se o macosx é gratis e consegues fazer tudo o que linux faz. Nao faz sentido nenhum meter linux. Tudo que existe para linux existe para macosx

    3. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Lol um MBA a correr VMs…

      Ainda se fosse um MBP quad-core

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Qual é o problema?

        1. Avatar de AppleFanLoverBoy
          AppleFanLoverBoy

          Problema? Nenhum! Apenas não é a máquina mais indicada para essa utilização (correr VMs) mas se o faz (e eventualmente até de uma forma satisfatória) não vejo porque não fazê-lo.

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Obvio que o MBP com um i7 quad core e 16Gb de RAM é melhor, mas isso não significa que o MBA não o faça.

        2. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          dual-core, vais dar quantos nucleos?

          Tipo, duas maquinas a correr e já nao tens nucleos…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Tens algum MacBook Air para falares do tema? Eu tenho, e acredita que funciona bastante bem, e não o uso propriamente para abrir o Word.

      2. Avatar de Mais nada
        Mais nada

        Eu uso um Celeron para correr vms…

      3. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Eu rodo Ubuntu na vm no macbook air e funciona até bem. O computador tem 8 GB e i5, e deixo 3 GB de RAM para a VM. O Mac OS funciona bem com 4GB.

    4. Avatar de ACS
      ACS

      Só se for por causa do windows porque o macosx voa em 4gb. Dei o meu macbook 2008 alumunio á minha irmã e acredita que com um ssd e 4gb de ram continua como novo.

  3. Avatar de Bartolomeu
    Bartolomeu

    “Apenas permite que sejam instalados 16GB de RAM, não existindo opção para valores mais elevados de memória, como acontecia nos modelos anteriores.”
    Esta frase cria alguma confusão, parece que dá a entender que nos modelos anteriores era possível ter mais do que 16GB de RAM, o que não é verdade.

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Em bom português é assim que se escreve amigo….

      2. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE
      Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos:

      Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.
      Dá-se uma explicação sobre quem é Mário. Se tivéssemos que classificar sintaticamente o trecho, seria um aposto.

      Eu e você, que somos amigos, não devemos brigar.

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        hmmm! O que dizes faz sentido para os teus exemplos, mas não é suficiente para o que aparece ali por causa da conjunção “como” e porque o uso de vírgulas não é exclusivo da construção frásica do exemplo que apresentas.

      2. Avatar de Techguy
        Techguy

        UAu! Malta armada em Edite Estrela! Take easy men!

  4. Avatar de Alpha
    Alpha

    E para quem precisar mais de ram do que de autonomia? Welcome to Apple World.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      O SurfaceBook só da para 16GB

      Welcome to the Microsoft world.

      Pior e mais caro.

      1. Avatar de maria
        maria

        LOL esta é piada… Pior? Pelo menos não tem um i5 ou i7 dual core… é QuadCore

        1. Avatar de Luis
          Luis

          A sério que é quad core? Pensava que eram dual core…

          http://www.pcworld.com/article/2989906/laptop-computers/here-are-the-details-of-the-surface-book-and-surface-pro-4-chips-and-why-they-matter.html

          The high-end Surface Pro 4 contains a dual-core Core i7 Skylake chip, while the Surface Book uses a faster, also dual-core, version.

          Specifically, the high-end “clipboard” tablet portion of the Surface Book uses a dual-core Intel Core i7-6600U chip with Intel’s HD Graphics 520 integrated GPU inside, Microsoft confirmed. The premium version of the Surface Pro 4 uses a Core i7-6650U with Intel’s premium graphics, the Intel Iris 540.

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          1. O SB é todo dual core
          2. O MBP15″ é que é quad core
          3. Poerdeste uma boa oportunidade para estar calado porque os preços equivalem-se e a MS perde muito em preço/performance aí.
          4. Era mais fácil se não acreditasses nas bacoradas da Microsoft quando diz que o cenas deles é 2x mais rápido que “o MBP”…

        3. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          O MacBook Pro de 15’ tem um processador i7 de 4 núcleos, e o Surfacebook tem um processador dual-core

        4. Avatar de Carlos
          Carlos

          @luis, rui miguel, bartolomeu

          Deviam informar-se melhor porque o provisoriamente novo (os rumores dizem que o SB “2” deve ser apresentado daqui a uns 6 meses…) tem um i7 quad-core, provavelmente exatamente o mesmo modelo do novo MBP.

          E vale a pena lembrar que o i7 quad-core que ambos usam não tinha ainda sido lançado quando o SB o foi, por isso era completamente impossível usá-lo.

          E isso talvez explique o lançamento dos “novos” SB agora, quando ninguém estava à espera.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Carlos, a Microsoft não deu qualquer informação sobre o processador i7 usado no novo SurfaceBook, de modo que o que dizes é especulação, havendo também quem diga que é dual-core. Aliás tendo em conta o TDP dos processadores que tem usado até aqui e que não deve ter mudado dado o aumento na duração da bateria, não parece nada provável que use processadores de 4 núcleos, pois não existem processadores i7 de 4 núcleos com TDP idêntico.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            São rumores acerca de um modelo que ainda não está à venda, logo nem deveria ser chamado para a conversa. Depois vamos ver se cumpre com aquilo que foi prometido, especialmente as 16h de duração da bateria.
            De salientar que i7 quad core da 7ª geração ainda não há. Os i7 quad core são 6ª geração e estão disponíveis nos MBP de 15 e não de 13, e foram lançados em 2015.

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Gostas de carne? Comes peixe na mesma!

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Compra um desktop e um UPS 🙂

    3. Avatar de ACS
      ACS

      Entao macbook nao é para ti. Tens concorrencia ou mac pro.
      No macbook a apple sempre deu prioridade a portabilidade. Quanto mais fino e leves melhor.

  5. Avatar de rui
    rui

    Desculpas… por estas atitudes é que mudei para PC.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Estou certo que mudaste para um portátil com 32GB ou mais de RAM.

  6. Avatar de me and me
    me and me

    “obra prima da Apple”….

    A questão é mesmo pq necessitamos mais do que 16GB de ram num portátil.
    Chega a um ponto em que acrescentar ram não adiciona nada ao desempenho. Para fazer “trabalho pesado” temos os desktop. No fim um pprtaril nunca deixará de ser um portátil.

    IMHO

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Desculpas, pois se eu pago 2 mil e tal euros por uma máquina devo ter a liberdade de escolher o que fazer com ela. Actualmente os CPU têm muita potência, limitar a ram que é quase o mais barato… Algo será mais que a autonomia.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        E tens liberdade, podes escolher outras marcas 🙂

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Exato, e gastar menos dinheiro em adaptadores.

          1. Avatar de MIguel
            MIguel

            “. Para fazer “trabalho pesado” temos os desktop.” e quando compras um mac por 2500 euros? não é para trabalhado pesado? e´só para facebook? deixa de ser fanboy da apple, que desculpas.

          2. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Até parece que não aguenta com trabalhos bem pesados como edição de vídeo 4K, Xcode, etc…

            É só investigadores científicos aqui…

      2. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Também pagas um balurdio (100k+ €) por um LaFerrari, e nao podes ter um porta-copos, por exemplo.
        Lá porque pagas não significa que possas escolher tudo o que queres. Se queres mais memória, fazes coisas intensivas, se fazes coisas intensivas, não faças num portátil..

        1. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          E só leva 2! Um clio leva 5!

      3. Avatar de ACS
        ACS

        se pagas 2mil euros e nao precisasd euma maquina leve e portatil então se calhar vai para desktop? Aquilo é quase um ultrabook com boas specs.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Actualmente tens vários modelos de macbook, que tirando o cpu, são muito semelhantes.
      Fazia sentido fazer como algumas marcas fazem. Ter um modelo fino, leve boa autonomia. Mas também ter um modelo que embora tivesse um maior peso e tamanho, e menos autonomia fosse mais potente e versátil.
      Cabia ao utilizador escolher o que mais convém, não falta aí é pessoal a comprar portáteis com muita autonomia e depois passam o dia todo numa secretária.

      Onde trabalho todos usam portáteis e todos na mesma faixa de €€€ mas dependendo da função varia o modelo. Consultores e comerciais como passam o dia fora precisam é de algo leve e boa autonomia.
      Developer como raramente está fora do escritório possuem um portátil bastante potente bastante memória e discos, mas já se sabe é pesado e com pouca autonomia.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Razer Blade Pro.

  7. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Comprar um portátil com limitações de TDP para cpu, gpu etc e achar que é máquina para múltiplas VM e dezenas de imagens RAW com múltiplos layer que necessitaría de 32 GB RAM, então é o mesmo que meter pneus de camião num carro e achar que o carro vai poder assim carregar a carga de camião …

    Um portátil com i7 e nvidia 980 não faz dele um Desktop com i7 e gtx980 “não-M” nem os cpu/gpu são os mesmos. Querem correr mil coisas: comprem um MBP mais fraco e um Desktop decente.

  8. Avatar de censo
    censo

    “expoente máximo” , “obra prima”…poupem-nos e limitem-se aos factos, pplware!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tenhas dúvidas. Dentro do mundo Apple é o melhor.

      Não se deve comparar com mais nada.

      1. Avatar de MIguel
        MIguel

        também no mundo apple só há o air e o pro, não é difícil de ficar em primeiro lol

        1. Avatar de Vítor M.

          Depende do ponto de vista. São 3 segmentos.

      2. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Toda a lógica do mundo.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Viva,

    Embora ache que haverá público alvo para poder fazer uso de 32 GB de RAM num portátil – e quem mencionou máquinas virtuais, já deu um exemplo – eu percebo que 16 GB de RAM seja suficiente para muita ou quase toda a gente. Às vezes parece que as pessoas criticam muito apenas pela teoria das coisas; basta pensar: “EU preciso de 32 GB de RAM num portátil?” e serem honestos com a resposta.

    No meu caso, eu preciso de RAM – não estou a especificar valores – para programar, fotografia, edição de vídeo e, se me apetecer muito, virtualização; muitas destas tarefas fazem-se melhor num PC do que num portátil. 32 GB de RAM parecem-me bem num gaming laptop. E o MBP não é gaming laptop.

    Abraço,

  10. Avatar de AhETal
    AhETal

    “iria consumir demasiada energia e não seria eficiente o suficiente”

    A Microsoft discorda 🙂

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Algum dos Surface tem mais?

    2. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Discorda no quê? Os aparelhos da Microsoft também têm o limite de 16GB de RAM

  11. Avatar de João Silva
    João Silva

    Nos Mac, a partir dos 16GB a energia consumida pela memória é superior à consumida pelo resto do sistema.
    BOA !!!

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Não. simplesmente ainda nao sairam os processadores de baixo consumo que suportam 32 gigas.

  12. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
    Jorge Manuel Pires Ferreira

    A Apple fez um laptop chamado de Pro nem dá para ligar um iPhone? AHAHHA ok

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Não dá para ligar um iPhone? Como é que será que há pessoas a ligar iPhones a MacBook Retina, há quase 2 anos?

      1. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
        Jorge Manuel Pires Ferreira

        Como ligas em USB-C?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Adaptador, novo cabo ou wireless

        2. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          ligando! Não é preciso magia ou tecnologia alienígena

  13. Avatar de minutogeek
    minutogeek

    Enquanto alguns Bocages anda por aqui a mandar bitaites tecnológicos absurdos e a comparar marcas que não se podem comparar… a realidade é outra.
    Porque é que eu mantenho um MacBook de 2102? Porque este deixa aumentar a RAM e o HDD (dentro dos limites), ora, isto é mau negócio para a Apple. Como não podem fazer equipamento de Trampa porque depois não o vendem ao preço que eles gostam e correm o risco de destruir os sonhos de muitos seguidores, ou, porque não podem matar a maquina com software especifico como fazem no iPhone (pois um PC possui muitos mais recursos e querem manter aquela máxima de que o BSD é o melhor do mundo), eles optam por fazer isto com limitação de hardware disfarçada de poupança de energia. Isto é, vão vender máquinas o preço das que vendiam em 2010 + e que permitiam aumentar recursos mas com uma diferença, não deixam aumentar recursos :), assim, daqui a poucos anos as exigências de software tornam as nossas maquinas potenciais alvos de substituição por novo modelo 🙂 Não é esta uma forma brilhante de Obsolescência Programada?

  14. Avatar de flavio
    flavio

    E porque não escolheram DDR4?

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A Apple não usa memória DDR nos seus portáteis, usa memória LP-DDR, e os processadores Skylake da Intel suportam apenas LP-DDR3

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Completamente errado. A Apple não usou ddr4 porque não quis. Aliás ddr4 consome menos energia que ddr3.

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Mas o que é que estás para aí a falar? A Apple não usa memória DDR nos portáteis há alguns anos, usa LP-DDR que é diferente, com menor consumo e que ocupa menor espaço, e até é mais cara que a DDR.

          1. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            A Apple usa LPDDR porque na gama de cpu que tem e muito mais porque os gpu integrados são rudimentares, assim pode conseguir tempos de bateria aceitáveis com pequenas (e baratas) baterias e ainda emitem menos calor à custa de performance.

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Mylittlelife, por acaso já prestaste atenção aos CPUs que aparecem nos MacBook Pro? Aos GPUs que aparecem nos MacBook Pro? LPDDR3 não implica sacrifício em performance quando se está a falar de portáteis, consegue-se obter largura de banda de memória e latência semelhante ao que se obtém em muitos dos portáteis de topo com DDR4 2133MHz
            Pequenas e baratas baterias? Bateria do MacBook Pro 15 é 76 Wh, não é pequena!

          3. Avatar de Luis
            Luis

            @Mylittlelife, as pequenas e baratas baterias usadas nos Macbook, duram e duram e duram, em horas de utilização e em ciclos de carga.

  15. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Atenção que quando ele fala em ser EFICIENTE ele quer referir-se à eficiência energética, não para ter mais performance de processamento.
    Dito isto, sou utilizador de um Macbook Pro mas esperava mais performance deste modelo de 2016.
    A Apple está totalmente vocacionada para a eficiência energética e várias horas de autonomia. É pena…

  16. Avatar de Winetree
    Winetree

    Curioso que os tipos que criticam tudo e mais alguma coisa da Apple! São sempre os mesmos e vejo-os mais nos posts da Apple que nos outros… porque será?

  17. Avatar de SRF
    SRF

    Apple, I sense some serious bullshit going on out there…

  18. Avatar de Luís FA
    Luís FA

    A Apple pós Steve Jobs está a tornar-se uma companhia de design e marketing e a esquecer a paixão da engenharia. Desenha máquinas com vista a obter a maior margem possível e põe lá dentro o mínimo de recursos para as tornar convincentes até ao próximo upgrade.

  19. Avatar de Dxico
    Dxico

    OK, percebo o ponto de vista da apple. Mas o que me parece é que desta forma tornam um MBP obsoleto mais rapidament após o lançamento por as características não serem mais compatíveis com o OSX”XPTO”. Todo sentido ser o departamento de marketing dar resposta a uma questão técnica

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      lol! Mas tu acreditas mesmo que o limite de 16GB vai tornar o MBP incompatível com uma futura versão do OS X? Antes de necessitar de 16GB necessitaria de outro processador.

  20. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    Por estas e por outras que comprei o MBP de 2012 (13″), enfiei disco SSD de 500GB samsum EVO e 16GB de ram nele… pro meu trabalho é suficiente, o software da jetbrains consome imensa memória (quando trabalho costumo ter sempre por volta dos 80% de memória cheia) quandoc omrpei tinha 4 e coitadito….. entupia como nariz pingado! mas isto é estratégias de venda como disse 1 user mais acima, obsolência programada…. acho absurdo os retinas que na altura custava 1500€ com 4GB de ram e 128GB SSD, pra estas specs que tenha passava e muito dos 2300€, e este custou 1050€ (incrivelmente aumentaram o preço desde entaõ e rondam agora os 1150€).

    A desculpa do tempo de bateria é ridiculo!! a treta do “usem desktop” e se eu for 1 estudante ou alguém que trabalha sem local fixo? e se preciso trabalahr em 3D ou edição de video? então vou gastar 2500€ num mac e mesmo assim limito-me ao que metem? não é questão de bateria… mas sim custos pra Apple de reformular o seu hardware pra permitir o upgrade, mais facil fechar a torneira que resolver o problema…

    O que digo é…. pode não dar grande vantagem, o user pode não precisar, mas vá lá…. quando compramos 1 produto e nos dizem que não podemos adapta-lo às necessidades, mesmo que sejam estúpidas, não tem o cliente razão de pedir que o que compra tenha qualidade e possa evoluir? por estas e por outras a Apple começa a cair, pode não ser nas vendas ou o que seja…. mas infelizmente…. desde a morte do Steve Jobs…. é só descer a pique!

  21. Avatar de VERDADES
    VERDADES

    Macbooks é para Produtores/Djs , Fotógrafos e Designers não para “pessoas comuns” ficam aí a por defeito nas marcas mas não sabem o propósito das mesmas ! É a mesma coisa que comparar IOS com Android , são coisas totalmente diferentes

  22. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    O sonho húmido da Apple é fazer um computador tão fino , tão fino que não se vê. Tirar-lhe as portas todos, rigorosamente todas, para que seja leve como o ar. Ficar tão simples e despojado que seja literalmente invisível. Depois, colocá-lo numa caixa branca, convencer os “fiéis” de que é a melhor solução, mais moderna e transcendente. Colocar-lhe um preço suficientemente caro para parecer “bem” e de seguida lançá-lo no mercado com uma grande produção. Vai vender bestialmente e ter montões de fãs!…