Novo Apple Watch poderá trazer tecnologia para monitorizar os valores de glicemia

14 Comentários

A Apple desde há vários anos que trabalha com parceiros com o objetivo de desenvolver um sistema capaz de monitorizar os valores de glicemia através do Apple Watch. Segundo alguns relatórios, o futuro smartwatch da empresa de Cupertino a lançar em breve, já deverá ser capaz de monitorizar os valores de açúcar no sangue.

Embora seja impressionante a quantidade de tecnologia embalada num Apple Watch, há sempre espaço para mais alguma coisa.

Imagem Apple Watch em estudo de deteção COVID-19


Usar o Apple Watch para vigiar a diabetes

Começou-se a ouvir falar em 2017 que a Apple queria inserir no Apple Watch tecnologia para vigiar a diabetes. Na altura falou-se mesmo que a empresa teria já em Palo Alto uma equipa de engenheiros biomédicos a investigar os melhores métodos de análise do açúcar no sangue.

Mais tarde, em 2018, a Apple apoiou um novo estudo, elaborado pela Universidade da Califórnia em São Francisco, onde foram recolhidos dados de mais de 14 mil utilizadores do Apple Watch e Android Wear. Na altura, os dados, relativos à frequência cardíaca, mostraram que estes equipamentos podem detetar sinais precoces de diabetes.

Em 2019, a empresa de Cupertino obteve uma patente para Apple Watch que pretende detetar a diabetes com base no odor corporal. Na génese destas capacidades estaria a forma como a Apple desenvolve sensores para estes poderem “cheirar” o ambiente local.

Os indícios mais fortes apareceram no início de 2021 quando a ETNews revelou que a Apple e a Samsung terão já tecnologia pronta para lançar em 2021 nos seus produtos para este segmento.

Uma startup do Reino Unido, a Rockley Photonics, diz ter um acordo de fornecimento e desenvolvimento com a Apple para que esta nova funcionalidade chegue ao “vestível” em 2022.

Em causa está um ficheiro, partilhado por uma entidade americana, a SEC, que não menciona explicitamente qual será o modelo Apple Watch que chegará em 2022 e que terá monitorização da glicemia. Contudo, esta ligação entre a empresa do Reino Unido e a Apple pode significar que algo importante está a materializar-se para o próximo ano.

Esta startup, a Rockley Photonics, é especializada na conceção de sensores para monitorizar os valores de açúcar no sangue de uma pessoa utilizando luz infravermelha. Portanto, acredita-se que serão estes sensores e a técnica que a Apple usará numa próxima versão do seu Apple Watch.

 

Mas a Apple já tem ligações a esta empresa?

Ao que parece, a Apple é um dos maiores clientes da empresa. Isto é, a empresa tem dois clientes que representaram 100% das suas receitas em 2020. Não é claro se a Apple é o maior cliente ou não, mas isto indica que a empresa poderá utilizar estes sensores num futuro Apple Watch, permitindo a monitorização de açúcar no sangue.

Assim, envolvendo todos os rumores e pistas que foram surgindo, a dúvida que se coloca é se a Apple apresentará este recurso no Apple Watch Series 7, a lançar este ano, ou se será apenas o Apple Watch Series 8, em 2022. Isto porque rumores anteriores apontavam que o Apple Watch Series 7 já deveria vir com esta característica.

Então, aqui poderá haver outra questão. Será que a Apple não irá lançar este ano um novo Apple Watch?

Neste caso, de facto os rumores estariam corretos, isto é, o próximo Apple Watch, que sairá apenas em 2022, da Series 7, virá equipado com um novo sensor para monitorizar os valores de Glicemia. Assim, além da monitorização cardíaca, do ECG e do oxímetro, o relógio inteligente da Apple poderia vigiar a diabetes.

 

Leia também:

Apple Watch pode detetar a infecção por SARS-CoV-2 dias antes dos testes

 

 

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tuga
    Tuga

    102bpm ???? Espero que tenha sido depois de um esforço fisico…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, depende de quem está a fazer, da idade da pessoa e de um sem número de fatores. Pode até estar em atividade normal, sem grande esforço: https://bit.ly/33oKl4F

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Foi depois de ver um jogo do Benfica

        1. Avatar de Vítor M.

          Não não, a pessoa em causa com isso não fica de certeza ansiosa. 😀

      2. Avatar de Filipe C
        Filipe C

        Pois, 102bpm numa foto no escritório ou alguem tinha subido as escadas, ou alguem estava ansioso ou com taquicardia…

        O Vitor meter uma imagem de tabela para crianças, mas esqueceu-se que com a idade os valores ‘medios normais’ tendem a ser mais baixos. Pela foto nao me parece que estejamos a falar de uma criança ou recem nascido. Certamente foi a emoção e adrenalina para a foto xD

        1. Avatar de Vítor M.

          Tu devias ser mais atento, mais perspicaz 🙂 tantas vezes já te disse isso. Obviamente que aquela tabela não é por acaso, porque o Apple Watch em questão é de uma adolescente e os valores estão normais para o momento em questão 😀 Mas como sei que tu tens uma admiração especial pela Apple, e tudo o que a ela diz respeito, pedi uma foto nova: https://bit.ly/3ecYPdN para veres que a esta altura, está tudo bem com o coração em análise pelo ECG 😀

      3. Avatar de Joao N.
        Joao N.

        Correto e afirmativo, pode ser stress etc….
        nada a ver com esforço.
        Em todo o caso, Apple na vanguarda, como sempre.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pode ser de facto um trunfo (outro). Se no passado a leitura e os alertas cardíacos foram trunfos para a Apple cimentar a importância dos smartwatches, posteriormente lançaram o ECG para reforçar a utilidade em termos de monitorização dos aspetos ligados à saúde (sinais vitais) e bem-estar. Agora, com o oxímetro, a empresa aumentou a importância no que toca à avaliação dos nossos sinais vitais. Se vir a seguir um sensor que monitoriza o açúcar no sangue e eventualmente a temperatura da pele… então a Apple vai fazer fortunas com esse dispositivo.

          O interessante é que o mercado está já com boas ofertas concorrentes, com o FitBit Sense, ou as opções da Samsung e Huawei.

  2. Avatar de iDoente
    iDoente

    Está perto de ser uma ferramenta de monitorização de saúde

  3. Avatar de Theboice
    Theboice

    Pena é depois não servir para um utilizador não apple…

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Curioso para ver isso.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Se tivesse comprava

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bem. Falta só a questão de se poder medir pressão arterial e ficamos com um equipamento excelente para monitorizado saúde diariamente.

  7. Avatar de pplmaca
    pplmaca

    pekeno, parece uma mi band