Conheça as novidades que a APPLE mostrou no WWDC 2017

33 Comentários

O final do dia de ontem foi dedicado pela Apple à apresentação das suas novidades da WWDC. Este ano, tal como nos anteriores, a empresa tinha muitas surpresas para dar a conhecer.

Focados no software, a Apple acabou por também dar a conhecer tudo o que tem de novo no campo do hardware, com vários equipamentos novos e até uma surpresa.



Quando subiu ao palco, Tim Cook revelou que iam ser 6 as novidades que tinha para apresentar. Sem especificar quais e em que áreas, foi lentamente revelando tudo o que de novo a Apple tinha para dar a conhecer.

O HomePod é a grande novidade

Apesar de ter ficado guardado para o fim, o HomePod foi a grande novidade da WWDC deste ano. Esta coluna inteligente promete revolucionar a forma como ouvimos música e como interagimos com estes equipamentos.

Focado em ser um altifalante, o HomePod consegue ser muito mais e integrar-se com a Siri e com vários outros elementos do HomeKit.

Com um aspeto similar ao Mac Pro, mas numa malha têxtil, em duas cores, preto e branco, a Apple tem agora uma coluna de som inteligente com um processador A8, 7 tweeter direccionais na parte inferior, um woofer de quatro polegadas e seis microfones no topo.

Finalmente vai conseguir ombrear com as ofertas que a Google e a Amazon têm, com a particularidade de ser muito mais capaz em termos de reprodução sonora, uma vez que vai adaptar-se aos espaços onde for colocada.

https://www.youtube.com/watch?v=1hw9skL-IXc

Este equipamento estará disponível em dezembro deste ano, mas apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e na Austrália. Em Portugal e nos restantes países do mundo só em 2018. O preço anunciado para o HomePod é de 349 dólares.

Leia também: HomePod – Apple quer reinventar como ouvimos música em casa

Há um novo iMac Pro

Outra grande novidade, e que também não era esperada, foi o novo iMac Pro. Este novo equipamento, que a Apple designa como o mais potente computador que alguma vez criou, prepara-se para tomar conta do mercado

Com um ecrã de 27″ retina 5K, o iMac Pro tem 3 configurações de processador disponíveis, e que mostram bem o seu poder. A Apple preparou-o para vir equipado com processadores Xeon de 8, 10 e até 18 cores.

O GPU desta máquina é a nova e avançada Radeon Pro Vega, da AMD, que garante o melhor processamento de imagem. A Apple revelou que será possível ter mais dois ecrãs 5K ligados em simultâneo. A performance da GPU ronda os 22 Teraflops.

O armazenamento do novo iMac Pro terá suporte para drives até 4TB SSD e até 128 GB de memória ECC. Nas interfaces esta máquina vem com quatro portas Thunderbolt 3, podendo-se ligar até dois arrays RAID de alta performance. Na interface de rede, o novo iMac Pro tem suporte para velocidades até 10 Gbps.

O iMac Pro estará disponível no final do ano, em dezembro, com o seu preço a iniciar-se nos 4999 dólares.

Toda a restante linha de portáteis da Apple recebeu novidades, assentes em novos processadores, memória e armazenamento de dados.

Leia também: WWDC17: Apple apresenta os novos iMacs

O iOS 11 chegou finalmente

Já se sabia que a Apple iria apresentar hoje o iOS 11 e mostrar todas as novidade que criou neste novo sistema operativo. O foco parece ter ficado, como anunciamos, num redesenhar do iOS, dando-lhe uma nova cara e algumas novas funcionalidades.

A primeira apresentada em palco estava na app de mensagens. A Apple melhorou a sua app de comunicação e passou a baseá-la no iCloud, conseguindo assim ter as mensagens sincronizadas em todos os equipamentos do utilizador de forma rápida. Por estar no iCloud, acaba por ocupar também menos espaço, porque as mensagens mais antigas ficam fora.

Mas a Apple foi mais longe e passou a permitir que o Apple Pay transfira dinheiro entre os utilizadores, diretamente através da app iMessage.

O foco do iOS 11 é também a segurança e por isso agora é detetado sempre que o utilizador estiver a conduzir, bloqueando as distrações e respondendo automaticamente caso o utilizador assim o pretenda.

A Siri estará mais inteligente nesta nova versão, sendo capaz de dar mais informação aos utilizadores, mas principalmente será capaz de prever tudo o que estes vão fazer, quer seja nas apps a serem usadas quer na informação que necessitam. Há ainda a novidade da tradução, que a Siri agora consegue fazer.

O centro de controlo do iOS foi redesenhado, assim como o ecrã de bloqueio e o Centro de Notificações. O primeiro tem uma melhor organização e concentra numa única página todos os controlos necessários. O 3D touch irá permitirá aceder às restantes funcionalidades e organizar os ícones.

No iOS 11 os mapas da Apple vão também ter novidades. Estes passam a mostrar mapas dos interiores dos principais aeroportos e centros comerciais dos EUA. Os limites de velocidade passam também a ser apresentados e há uma contextualização da faixa de rodagem a ser usada.

Por fim, e esta é uma novidade de peso, a App Store foi totalmente redesenhada, tendo agora uma nova imagem e novos separadores, focados em áreas de interesse dos utilizadores.

Leia também: Chegou o novo iOS 11! Conheça as novidades

A nova versão do macOS chama-se High Sierra

Estava prometida a versão 10.13 do macOS e a Apple não falhou. Chamada de High Sierra, esta versão centra-se em melhorar vários fatores deste sistema.

O primeiro deles é o browser. O Safari está mais rápido, mais seguro e mais moderno. A Apple reclama agora para si o título do browser mais rápido do mercado.

Seguindo o que já tinha apresentado no iOS, também o macOS recebe agora o Apple File System, garantindo uma maior velocidade no acesso a ficheiros e à sua organização.

A aplicação Fotografias tem também algumas novidades, bem como o cliente de email e outros. Importante é a chegada do Metal2, que dará acesso direto à GPU aos programadores.

O macOS High Sierra chegará no outono e, segundo a Apple, poderá ser usado em todas as máquinas que atualmente correm o macOS Sierra.

Leia também: Apple desvenda o macOS “High Sierra”

O novo iPad Pro mostrou-se

Outra novidade já esperada era o novo iPad. A Apple voltou a conseguir aumentar o tamanho do ecrã, sem alterar as dimensões do iPad. Assim lançou o iPad Pro de 10,5 polegadas, que é igual ao que tínhamos no iPad Pro de 9,7 polegadas.

Esta melhoria dá a este novo equipamento um ecrã 20% maior, comparativamente ao seu antecessor, e permite-lhe disponibilizar ainda um teclado completo no ecrã.

Para conseguir esta melhoria do ecrã e o seu aumento, a Apple trabalhou na moldura do iPad, que agora é 40% mais pequena, convertendo-se esse espaço em área útil de ecrã.

Este novo iPad inclui melhorias no refresh dinâmico do ecrã, podendo este passar dos 24hz para 48hz ou para os 120hz. Esta novidade tem implicações na bateria que assim consegue ter melhores prestações e uma melhor autonomia.

https://www.youtube.com/watch?v=UR5ODc5Wbbo

O iPad acaba por trazer também várias novidades ao iOS 11. Entre elas destaca-se a nova app Files, que permite aceder aos ficheiros do utilizador no iCloud e outros serviços de alojamento, o drag&drop de ficheiros e uma muito melhor experiência de multitasking.

Ambos os modelos do iPad Pro vão passar a ter como base 64GB de memória de armazenamento, podendo ir até um máximo de 256GB. A Apple vai também lançar novos acessórios para estes equipamento.

Leia também: Apple acaba de anunciar o novo iPad Pro de 10,5″

Existiram muitas mais novidades e pormenores que vão chegar nos próximos tempos aos equipamentos da Apple, melhorando-os e tornando mais simples a sua utilização.

A WWDC continuará nos próximos dias e nele a Apple revelará muitas mais novidades, focadas agora nos programadores e no que estes conseguem fazer para os sistemas da Apple.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MacacOS
    MacacOS

    O pplware previu tudo, até o “novelo altifalante”…
    Ainda não foi desta… vai ser o iPhone 8, esse sim, vai abalar o mercado e colocar a Apple outra vez à frente da concorrência toda 😉

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Onde é que tinham sido previstos o Metal 2, ARkit, CoreML, etc, etc?

    2. Avatar de Toder
      Toder

      Deve ser deve

  2. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Pessoalmente, um autentico fail esta apresentação da apple. Ou eu era a único que estava a espera de uma pequena apresentação do iphone 8?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      devias ser o único! Não há pequenas apresentações de novas gerações de iphones 3-4 meses antes de estar à venda.

    2. Avatar de RG
    3. Avatar de SSilva
      SSilva

      Acho que nunca o fizeram nesta altura do ano, se mostrarem o novo iphone é só por volta de Setembro.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Deverias ser o único. A Apple só apresenta os novos iPhones em Outubro. O iPhone 7 foi lançado à menos de 7 meses, se a Apple fizesse agora uma breve apresentação do iPhone 8 teria uma enorme quebra de vendas do 7.

    5. Avatar de Helder
      Helder

      Sim, eras o único.

      Não é altura de apresentar iPhones, e se não te interessou, para que é que queres iPhones? Só se for para mostrar, se o software não interessa…

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      eras o único

    7. Avatar de Marco Castanheira
      Marco Castanheira

      Só apresentam o iPhone novo em Setembro, e sempre assim desde que me lembro

    8. Avatar de Fernando
      Fernando

      Pelos vistos eras o único… e sendo assim, mais valia teres estado calado, se ainda não percebeste a filosofia da marca…

  3. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Que cena mais chata e aborrecida..
    Mais do mesmo e com ZERO inovações!!!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Aparentemente renovar toda a linha de computadores e ipads, apresentar três novos sistemas operativos, com um novo file system e uma versão nova de Graphics API é considerado aborrecido.

      O iMac Pro foi uma inovação. Colocar um CPU com 18 cores dentro daquele envelope termal é um feito da engenharia já que requer um sistema de cooling muito eficiente. Isto vai abrir portas a futuros desenvolvimentos dos iMacs nos próximos anos.
      Já agora, a maneira como o Drag and Drop funciona no iPad também pode ser considerada uma inovação ao nível do software. Foi a primeira vez que vi multitouch drag em drop, o que permite (sem ratos ou touchpads) fazer múltiplas selecções, e continuar a aceder à interface toda se está a fazer o drag

      1. Avatar de 1904_3526
        1904_3526

        Acreditas mesmo no que dizes?
        Já reparaste que existem outros que já apresentaram essa “inovação” da Apple já faz uns bons tempos???

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ora mostra lá um computador com um envelope termal semelhante ao do iMac com um Xeon de 18 cores.
          Ora mostra lá um aparelho que faça todas as funcionalidades de drag and drop apresentadas pela Apple (que não seja um Mac).

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Isto!

        Aliás, o macOS é o único SO desktop que faz o drag&adoro decente, uma pessoa pode continuar a usar o teclado e a roda do rato, por exemplo…

      3. Avatar de JJ
        JJ

        “Foi a primeira vez que vi multitouch drag em drop, o que permite (sem ratos ou touchpads) fazer múltiplas selecções, e continuar a aceder à interface toda se está a fazer o drag”
        O meu tablet faz isso, e já tem uns 2 anos. É o Toshiba Encore 2.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não faz. Eu conheço bem esse tablet. É possível fazer múltiplas selecções. Mas não permite fazer multitouch. Sem isso, não dá para fazer springload nem sequer continuar a interagir com o sistema todo enquanto se faz o drag and drop.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            “não permite fazer multitouch” – Não!?
            Epa… então queres ver que quando eu estou a mexer em duas apps exactamente ao mesmo tempo… não é multitouch.
            Então quando estou a tirar notas no OneNote ao mesmo tempo que faço zoom no mapa, não é multitouch!?
            Se dizeres que o drag and drop, não funciona na mesma forma, tudo bem, agora verdadeiro multitouch os tablets Windows já o permitem desde do Win8.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            @JJ
            Multitouch já tem o iPhone desde 2007. Eu não estou a falar disso.
            Multitouch ENQUANTO SE FAZ drag em drop. Acho que deixei bem explícito que são as duas coisas ao mesmo tempo. O Windows 8/10 não tem capacidade para fazer isto.

  4. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    Que desilusão…

    1. Avatar de I've got no name
      I’ve got no name

      Desilusão? haha, é muito fácil mandar pescadas para o ar sem se justificarem. Esta apresentação foi das melhoras que a Apple fez, desde que o Steve Jobs deixou de integrar a equipa e faleceu. As novas funcionalidades do iOS são altamente brutais! Finalmente a Apple está a dar ênfase ao iPad! E dizes que é uma desilusão? Lol!

      1. Avatar de Ricardo Soares
        Ricardo Soares

        Sim, para mim foi uma desilusão. Não houve nada que fizesse lembrar a Apple de outros tempos. Não sei que funcionalidades do iOS são “altamente brutais”… o copy paste? Para as minhas expectativas, não chega. + 20% de ecrâ no ipad? Para mim não chega. Personagens do toys story no iwatch? Para mim não chega.

        Até há pouco tempo a apple conseguia surpreender em grande escala, actualmente esse papel pertence a outras marcas. Por exemplo, fiquei surpreendido com a capacidade da Microsoft em trazer à luz do dia o Surface Studio e o Dial. Compara-o com o que foi apresentado no WWDC e tira as tuas conclusões.

        Não sou um fanboy desta marca ou daquela. Fui um dos que vibrou quando Jobs lançou o primeiro iphone. Mas desta vez a apple, para mim, foi uma desilusão.

        É a minha opinião. Se não achas o mesmo, óptimo! Tudo certo.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Pessoalmente gostei muito das inovações do IOS 11 para ipad, principalmente para o Ipad de 2017 (não PRO), com menos de 400€ fica-se com um tablet com funcionalidades bem interessantes.

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Quem nao gosta que nao estrague

  7. Avatar de bikes
    bikes

    Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes uvas negras, e o mais importante, maduras.

    Não pensou duas vezes, depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher o seu alimento.

    Usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para apanhá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou cansando-se em vão, e nada conseguiu.

    Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, encolheu de ombros e deu-se por vencida.

    Deu meia volta e foi-se embora, desapontada foi dizendo:
    “As uvas afinal estão verdes, não me servem”

    Esta fábula, ajusta-se, com as devidas adaptações, a alguns comentários…. ! 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      mas a Apple até baixou a fasquia, o Ipad 2017 (não Pro) e o iphone SE são a prova disso com menos de 400€ podem ter equipamentos a correr IOS com suporte por bastante tempo.

  8. Avatar de SSilva
    SSilva

    Para quando é que estará disponível o Public Beta do iOS 11 para iPhone alguma informação? Obrigado 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Segundo o que apareceu na apresentação final de Junho

  9. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Tal como especularam sobre o iPhone, também se falou dos upgrades dos macbook para os novos processadores Intel e sinceramente ainda bem que não surgiram. Em relação ao iOS e macOS, todas as novidades são sempre bem-vindas.

  10. Avatar de Marcio Jacinto
    Marcio Jacinto

    E os 32 gb de ram nos portáteis de topo ????

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tens que esperar primeiro que saiam processadores mobile que suportem isso.