Recorde todas as novidades que a Apple apresentou ontem na sua Keynote

64 Comentários

O evento de ontem da Apple foi, como seria esperado, rico em novidades. Depois de tudo o que a Apple já tinha mostrado com os novos iPhones, era a vez de conhecer as restantes novidades que a empresa criou para as suas restantes áreas de hardware.

Como sempre, esta é uma área muito interessante e a Apple investiu forte em melhorar as suas ofertas, renovando-as totalmente e apresentando novos conceitos. Vamos recordar todas as novidades que a Apple apresentou ontem na sua Keynote.

Macbook Air Apple evento

O foco desta Keynote foi virado para duas máquinas que há já algum tempo necessitavam de uma renovação. A Apple teve isto em conta e tratou de as melhorar. Para além disso, e como é normal, também o iPad teve uma atenção especial e foi também renovado.

O MacBook Air foi totalmente renovado

A primeira novidade a ser apresentada e a subir ao palco foi a completa renovação do MacBook Air. Este computador portátil da Apple há já vários anos que aguardava a sua vez de ser renovado e a Apple voltou a acertar em cheio.

O novo MacBook Air é, como se esperava, mais fino, mais leve e conta com uma superfície ainda maior no que toca ao ecrã, que agora é Retina. A sua medida aumentou e tem agora uma área útil de 13,3 polegadas, fruto de ter sido removida a sua moldura.

Também o teclado foi melhorado e usa agora o que está presente no modelo maior, o MacBook Pro. No campo do hardware há mudanças e este foi atualizado.

Conta agora com os mais recentes processadores de 8ª geração da Intel, de 2 núcleos, com até 1,5TB de armazenamento SSD e até 16GB de RAM.

Um fator importante, a bateria, não foi esquecida e esta foi melhorada, garantindo agora 12 horas de navegação web e 13 horas de reprodução de vídeo.

Os novos McBook Air podem ser já encomendados, sendo as primeiras unidades entregues já no próximo dia 7 de novembro.

O novo MacBook Air tem como configuração base um core i5, 8GB, 128GB de armazenamento e custará 1.379 euros.

Apple acaba de apresentar o novo Macbook Air com ecrã retina e TouchID

O Mac Mini é agora uma máquina completamente nova

Outra máquina que necessitava de uma reciclagem e renovação era o Mac Mini. Este computador é a máquina ideal para quem procura um computador de secretária com as dimensões mínimas e que tem dentro de si os melhores componentes.

A Apple deu continuidade a este conceito, mas atualizou o Mac Mini para ter o mais recente hardware, ao mesmo tempo que lhe deu uma nova imagem, mantendo sempre as suas linhas tradicionais.

No campo dos processadores, a Apple abraçou a 8ª geração dos processadores da Intel, tendo agora 4 núcleos. Há também propostas que podem ter processadores que comportam 6 núcleos.

O novo Mac mini inclui suporte para memória que pode ir até 64 GB de RAM, e cada modelo possui armazenamento flash com até 2 TB de espaço.

A Apple incluiu também um novo chip de segurança T2 no novo Mac mini. Este chip de segurança garante a proteção dos dados e é a primeira barreira contra os atacantes.

Esta nova máquina é até cinco vezes mais rápido em termos poder de computação (comparativamente ao modelo anterior), com gráficos 60% mais rápidos. Ao nível da conectividade podemos encontrar quatro portas Thunderbolt 3, duas portas USB-A, HDMI, áudio e Ethernet (incluindo uma opção de 10 Gbps).

O novo Mac mini da Apple estará disponível no dia 7 de novembro por 919 euros. O modelo base vem com um processador quad-core Intel Core i3, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento SSD

Chegou o novo Mac Mini… pequeno mas muito poderoso

O iPad Pro foi também melhorado em vários áreas

Para o fim ficou a estrela da companhia, o novo iPad Pro. Esta é provavelmente a maior renovação do iPad, estreando muitas novas tecnologias que a Apple tem apresentado nos seus iPhones.

A primeira mudança e a mais radical é, sem qualquer dúvida, a mudança da interface de ligação, que agora é uma porta USB-C. A Apple revela que ao fazer esta mudança, está a abrir a porta a muitos mais periféricos e a muitas mais possibilidades.

Há ainda a novidade de um novo processador. O A12X Bionic tem um CPU de 8 núcleos e GPU de 7 núcleos. Isso origina um desempenho de núcleo único 35% mais rápido e um salto para 90% mais rápido para tarefas multi-núcleo.

Como há também alterações no próprio design, com o quase desaparecimento da moldura, o iPad Pro apresenta-se agora nos tamanhos de 11 e 12,9 polegadas. O Apple Pencil foi também alterada e pode agora carregar de forma wireless quando, magneticamente, se cola ao iPad.

As mudanças vão mais longe e a Apple terminou com o botão Home no iPad, confiando agora para autenticação no Face ID, que está agora disponível neste tablet.

O novo iPad Pro começa a ser vendido já e será entregue a partir do dia 7 de novembro. O modelo base, o iPad Pro 11″ 64GB custará 909 euros e o iPad mais completo e de topo, o iPad Pro 12,9″ 1TB terá um preços de 1950 euros.

Apple lança novo iPad Pro com Face ID, USB-C e muito mais…

Uma última surpresa, o iOS 12.1

Para terminar o dia, a Apple reservou uma última surpresa. O já esperado iOS 12.1 apareceu, com um conjunto de novidade que eram já devidos pela Apple aos utilizadores. Falamos de algumas funcionalidades apresentadas antes e que finalmente estão agora nas mãos dos utilizadores.

Falamos do suporte no iOS para 2 SIM, sendo que o novo é o e-SIM. Há ainda o tão esperado suporte para chamadas de grupo no FaceTime. O suporte vai até 32 utilizadores em simultâneo.

Contámos ainda com novas versões do WatchOS, do tvOS e do macOS, todos com muitas novidades para os equipamentos onde correm.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    “Há ainda a novidade de um novo processador. O A12X Bionic tem um CPU de 8 núcleos e GPU de 7 núcleos. Isso origina um desempenho de núcleo único 35% mais rápido e um salto para 90% mais rápido para tarefas multi-núcleo.”

    Em relacão a quê? Ao primeiro ipad colocado no mercado? Em relacão ao poder computacional de uma batata?

    1. Avatar de Ricardo Torres
      Ricardo Torres

      Essa diferença de desempenho é em relação ao modelo anterior.

    2. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Param no tempo 4 anos e depois é uma série de “novidades”

    3. Avatar de Hugo Soares
      Hugo Soares

      Em relação à geração anterior do iPad Pro. Esta era fácil…

    4. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Porque não começaste por criticar o texto “a mudança da interface de ligação, que agora é uma porta USB-C”?
      Deverias ter perguntado, a que se devia essa mudança e em relação a quê? À porta de segurança da tua casa?

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        Ele tem razão nas observações, há que ter coerência. De resto ninguém sente falta de potência nos iPad ou iPhone, inclusive são mais poderosos (assim como os smartphone de 2017 e 2018) que muitos laptop recentes; no entanto o iOS continua a ser um SO móvel com funcionamento móvel. O hardware por detrás do iOS até podia ter a potência dum i9 e 32 GB RAM, mas com o iOS não teria vantagem nenhuma… talvez abrir uma janela 0.000001s mais rápido.

        Eu no entanto tenho um S9 com DeX e por vezes (e a cara metade) esqueco-me que estou a mexer num telemóvel. E no caso do Android terá uma distrito Linux desktop, o que trará o que falta;

  2. Avatar de Luís Francisco
    Luís Francisco

    Se o processador do MacBook Air fosse Quad-Core ainda era uma opção a considerar.. ou não precisa de mais?

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Aquilo nem dá para ligar uma pen, quem o usa é para ir ao facebook e escrever documentos

      1. Avatar de 365
        365

        Comentário mais tolo

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      Luís Francisco, no final de 2018 ou gastas 200€ e levas com um Atom quad core, 500€ e levas com um Pentium Gold ou Core M dual core aceitável ou então, acima disso só quad core e com um GPU decente (estilo os AMD, Intel com Íris, Intel com gráfica AMD ou gráficas dedicadas). Se gastas >1000€ com algo tão limitado, vais em breve dizer mal da tua vida. Hoje em dia com ecrãs de alta resolução assim como fotos de 20 MP ou vídeo 4K HDR 60fps, para as Apps de foto, vídeo, cad, browser etc necessitas dum bom GPU e CPU. Se partes já com um atraso gigante, cedo vais estar muito limitado (e cedo vês que até o iPad Pro é mais rápido que o teu Air…)

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Fica a faltar na minha opinião um novo Ipad mini

    1. Avatar de 365
      365

      +1
      Estava à espera que saísse uma versão actualizada do mini para trocar o mini 2 que tenho

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Nada de novo, apenas mais do mesmo, ah a novidade, os preços, são mais caros.

    1. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      se dizes isso ve-se mesmo que nao percebes nada de tecnologia 😉

  5. Avatar de VitoC
    VitoC

    Uma keynote excelente, ipad pro 12.9 256gb encomendado e macmini para mediacenter substituir o meu nuc eheh

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Um media center de mais de 900€?

      1. Avatar de Márcio Graveto
        Márcio Graveto

        @João deixa o rapaz espalhar a sua ostentação hahaha

    2. Avatar de 365
      365

      Bolas, media center bem caro. Gosto muito da Apple mas o Mac mini tem competição forte e bem mais barata

    3. Avatar de Mateus
      Mateus

      VitoC a minha Nvidia Shield TV faz melhor figura que o teu mini como média center 😉 (e tem melhores comandos e gasta infinitamente menos)

      Mas a Apple agradece 😀

  6. Avatar de Vitorino
    Vitorino

    Uma keynote excelente, ipad pro 12.9 256gb encomendado e macmini para mediacenter substituir o meu nuc eheh

  7. Avatar de pedro
    pedro

    ligeiros upgrades de hardware, para injustificaveis upgrades de preços !!!!

  8. Avatar de Pedro S
    Pedro S

    Para quem tem o ipad pro 10.5 vai haver algum adaptador usb-c para o lightning?

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Comprado à parte pelo valor de 1 rim

      1. Avatar de Guru da Silva
        Guru da Silva

        O cabo oficial custa 17 euros… O teu rim vale muito pouco…

        1. Avatar de Pedro S
          Pedro S

          Ok mt obrigado

  9. Avatar de Tsan
    Tsan

    O Mac mini está uma boa maquina e não diria que esteja caro para o que oferece.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Sim 900€ por um i3 com 8GB de Ram e 128GB SSD está bastante em conta

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        uma pechincha

      2. Avatar de Tsan
        Tsan

        Ninguém falou do entry model, e estás a comprar com o quê exactamente? Se encontrares um dispositivo com a esta elegância, os memos I/O, com i7 – 6 cores, 16gb ram, ssd 256 pci-express, por 1650€ , gostava de saber. Para não falar do mac OS…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          HP Z2 mini, por exemplo. Por mais 100€ tens:

          Procesador Intel® Xeon™ E3-1225 v5
          16 GB DDR4-2400 SDRAM (2 x 8 GB)
          SSD de 256 GB
          NVIDIA® Quadro® M620
          Garantia de 3 anos

          E ainda tens a grande vantagem de poderes actualizar componentes.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Foste logo para uma das mais caras, existe mais barato. Mas na mesma gama de preco dessa alienware é uma boa opcao

          2. Avatar de Tsan
            Tsan

            Boa máquina sem dúvida, desconhecia! Continuo achar que mac mini é o produto mais affordable para quem queira entrar no mundo do macOS.

        2. Avatar de 365
          365

          HP EliteDesk 800 G4, i7-8700 16GB 512GB, £1050 em UK
          a unica coisa que falta é o thunderbolt 3

  10. Avatar de Cortano
    Cortano

    Não esquecer de adicionar o preço do lapis e do teclado ao ipad:
    – 130€ lapis
    – 200€ teclado (que serve de manta para os dias mais frios)

    Portanto, a versão base fica nos “modestos” €1.239.
    uma pechincha!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro, é verdade, a Apple está a elevar os preços… mas parece que o mercado segue atrás dela. Será defeito ou feitio?

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        e tu ainda apoias isso?? Uma empresa que inflaciona os produtos que tu vais comprar e tu ainda bates palmas?

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas só a Apple o faz? Tu realmente tens comido sono 😀 No mundo atual, quem não o faz? Acorda 😉

          1. Avatar de Stylus
            Stylus

            Só estilo…! Boa Vítor! 😉

          2. Avatar de Mateus
            Mateus

            Vitor M, até agora um Samsung Tab S4 ou até mesmos os portáteis da Asus, Dell etc têm muito superiores soluções e baixado os preços (Ou já eram baixos…).

      2. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Defeito dos utilizadores que continuam a comprar 🙁
        Se não houvesse pessoas a comprar eles não seguiam essas práticas.

        1. Avatar de Vítor M.

          É cada uma que dizes… “Se não houvesse pessoas a comprar eles não seguiam essas práticas.” Mas tu és a prova disso, que és o alimento dessa corrente de consumo. Tu compras a empresas que são americanas, mas que fabricam na Ásia e inflacionam o preço no monumento da venda. Essa utopia de que os outros é que são não faz sentido. Agora, se é uma marca que gostas… aa está bem, não há problema. Mas se é uma marca que não gostas “toca a amotinar que a sociedade está debilitada”…. Ò!

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Conheces-me de onde para fazer essas assumções?
            Que produtos é que te referes, já que sabes assim tanto sobre mim?

          2. Avatar de Vítor M.

            Não particularizei na tua personalidade, porque não te conheço. Particularizei nas tuas opinióes, aqui devemos debater opiniões e não pessoas. Não mistures. Alias, porque tentam sempre personalizar determinados assuntos? Vamos debater ideias 😉

          3. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Telemóvel: Xiaomi Mi A1, antes desse BQ Aquaris E5 FHD, antes Huawei G300
            PC: desktop que comprei às peças maioritáriameste na net à procura das mais baratas mas com boa relação preço/performance
            Até o carro veio da Asia, um Kia.

            Diz lá onde é que estão os produtos americanos, fabricados na Ásia e inflacionados antes de chegarem a mim.

          4. Avatar de Vítor M.

            Heheh as peças compradas maioritariamente na net são órfãs? Os sistemas operativos que usas e dentro desses smartphones, tem tecnologia americana ou achas que a Qualcomm é turca? 😀 Estás a usar um sistema operativo chinês? Ou Russo? Não, usas Windows que é da Microsoft, poderosa empresa capitalista americana 😀 deixa-te disso meu caro.

          5. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            E como podes ver não me restringo a 1 marca como provavelmente tu fazes a nível pessoal, por isso não posso dizer que sou particularmente fan de 1 ou de outra, todas têm coisas boas e más.
            Eu faço as minhas escolhas ou outros fazem as deles, o problema é que muita gente vai atrás do que é caro apenas pelo status e não pelo que o produto faz ou vale.
            PS: Ninguém criou nenhum motim, tu é que provavelmente te sentiste ofendido, mas contra isso não posso fazer nada. Parece que vais ter de fazer o “Apply cold water”…

          6. Avatar de Vítor M.

            ò não te metas nesses caminhos apertados. Eu ao nível pessoas tenho várias marcas, cada uma mais extraordinária que outra, e é um prazer testar. Olha o que tenho agora a testar: http://bit.ly/2yGMKss e digo-te, estou rendido 😉 Essa do “Apply cold water” é bom? Pareces experiente 😀

          7. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            “Mas TU és a prova disso, que és o alimento dessa corrente de consumo. TU compras a empresas que são americanas

            Eu é que particularizei?
            Não te enterres mais…

          8. Avatar de Vítor M.

            Ó, deixa lá isso… Eu não me enterro, eu sou um consumidor de tecnologias de lés a lés, não tenho esse problema. Não critico nem aponto o dedo a quem escolhe o que lhe apetece, deverias ter essa visão moderna também. Não te aprece?

          9. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Eu tenho essa visão moderna, o problema é que muita gente não.
            Muita gente simplesmente escolhe os produtos, por causa do status social, e do que lhe enfiam pelos olhos dentro.
            Algum dia uma pessoa boa da cabeça ia estar dias à porta de uma loja para comprar um telemóvel, só para ser o primeiro?

            Eu sou dos primeiros a dizer que a Apple tem alguns produtos muito bons (Demasiado caros para o que fazem, mas bons. Os lucros confirmão isso.) e tem produtos menos conseguidos e cheios de problemas. O ecosistema é espetacular! Tirando o facto de se um utilizador comum quiser sair do ecosistema para experimentar outras alternativas, não é propriamente fácil…

            Agora voltando ao princípio, se no supermercado visses laranjas a 10€/kg ias comprar? Provávelmente não… É disso que se trata, as pessoas estão dispostas a pagar por produtos que não sabem o que realmente valem monetariamente, e enquanto continuar assim o problema só vai aumentar.

          10. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Repara que no último parágrafo não me estou a referir a nenhuma marca específica 😉

  11. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Fiquei muito impressionado com o novo iPad Pro.
    Mt versátil e flexível. Muito util para muitas areas de trabalho. ter o motor do Photoshop desktop a correr num aparelho tao fino é impressionante.
    O mesmo com o AutoCad.
    Outra coisa impressionante! Mais iPads vendidos do que notebooks da HP, Lenovo, Dell ou mesmo Asus.
    Mais um ano a limpar a concorrencia

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ha uma coisa que me faz confusao, entao a pplware dizia haver um processador de nome A12 bionic “tao bom como os processadores de topo” e estes novos mac veem com processadores da intel longe dos de topo..nao tou a perceber, e é que pelos vistos lancaram agora um processador ainda melhor o a12x bionic ,nao seria de esperar que metessem nos novos mac?

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 confusão porque estás a baralhar os segmentos. Primeiro, ao nível de alguns resultados, o A12 Bionic tem performances semelhantes a alguns processadores de topo, como foi dito por entidades que testaram essas características. Depois, estás a misturar arquiteturas. A Apple tem uma arquitetura diferente na linha Mac e na linha iOS. Pesquisa um pouco sobre isso para perceberes essa diferença.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Eu e que faco confusao , o titulo era este “Novo A12 Bionic faz o iPhone XS estar quase ao nível dos PCs de topo” , e depois no artigo em nada referem diferencas de arquiteturas que tu falas agora ,e se sao arquiteturas diferentes nao sei como é que sequer comparam com processadores de pcs de top, e muito menos performances de arquiteturas diferentes, fico ah espera dessas diferencas .. sensacionalismo no seu melhor

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Segmentos e arquiteturas diferentes*

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu e que faco confusao , o titulo era este “Novo A12 Bionic faz o iPhone XS estar quase ao nível dos PCs de topo” , e depois no artigo em nada referem diferencas de arquiteturas que tu falas agora ,e se sao arquiteturas diferentes nao sei como é que sequer comparam com processadores de pcs de top, e muito menos performances de arquiteturas diferentes, fico ah espera dessas diferencas .. sensacionalismo no seu melhor

    1. Avatar de leo
      leo

      Eu ri me quando li o titulo, não vale a pena

  14. Avatar de José Costa
    José Costa

    Estas apresentações tornaram-se vulgares e os destaques que se dá como se fosse o Jobs a apresentar o primeiro iPhone ou iPod parecem entrar pelo campo do “sempre destacamos por isso vamos continuar a fazer”.

  15. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    A única novidade é mesmo o USB C. A Apple a reconhecer o potencial de uma tecnologia de que não é proprietária… isso sim, é novidade.
    De resto é mais do mesmo…

    1. Avatar de 365
      365

      Parece-me que nos novos Macs praticamente só trazem USB-C, iPad é só continuidade

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Realmente ao USB C só faltava mesmo ser magnético, aí dizia que era perfeito para os dias de hoje.
      Mas o lightning tbm não era, por isso…
      A Apple até acabou com o que provávelmente era o melhor conector de power (MagSafe) em prol do USB C, vá-se lá perceber.

  16. Avatar de valteri
    valteri

    E eu a pensar que vinham todos equipados só com o “fantástico” A12 Bionic e deixado os processadores Intel… Afinal não.
    Apenas mais do mesmo… Mas com USB-C

  17. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    preço e specs do macbook mais ridículo nunca antes visto

    ajudei a minha cunhada a escolher 1 portátil mais sofisticado para durar 1 vida e também para os meninos poderem jogar qualquer coisa,
    fomos a uma loja e estava lá o Lenovo Ideapad 330 com Ryzen 5, Vega 8, 8gb e 256gb ssd.. muito mais de metade do preço desse macbook base dual core de treta, e não conseguem imaginar o desempenho daquele lenovo

    quanto ao meu portátil samsung, 930€ de 2012 : i7 3630qm, 8gb, geforce 650m e 256gb ssd
    6 anos depois ainda a apple não consegue igualar as specs do meu portátil e a um preço mais aproximado………. só eu sei é que o meu portátil de 6 anos consegue ser mais produtivo em tudo que aquele ipad pro de 2000€…. lol