Novas regras da Apple na Europa beneficiam concorrência e o Brave e o Firefox provam isso

20 Comentários

Com a chegada do iOS 17.4 a Apple abriu as portas à concorrência e a muitas mudanças na Europa. Apesar de a maioria ter-se focado nas novas lojas de apps, uma das novidades é a possibilidade de trocar de browser. Isso parece estar a ser um sucesso e o Brave e o Firefox provam isso mesmo.

Apple Brave Firefox concorrência Europa

Regras da Apple ajudam concorrência como o Brave

Desde sempre que o Safari é o browser padrão no iOS e a Apple assim o queria manter. As mudanças que a DMA traz para a Europa mudam isso e os utilizadores podem agora escolher outro browser, dando ainda mais visibilidade a esta opção. Se antes já o podiam fazer, agora têm isso bem visível à sua frente e a pedir uma decisão.

Este movimento parece estar a ter um sucesso muito grande, segundo a informação que está a ser partilhada por muitos. As instalações de novos browsers no iOS cresce e o Safari deverá estar a perder utilizadores. Esta não é, naturalmente, uma informação partilhada pela Apple.

Quem primeiro chamou à atenção para este cenário foi o conhecido Brave. Numa partilha feita no X (ex-Twitter) a equipa deste browser relatou o crescimento de novas instalações. Esse número disparou assim que o novo ecrã de escolha passou a ser mostrado ao abrir o Safari pela primeira vez.

Firefox também ganhou muitos novos utilizadores

Tal como o Brave, também o Firefox viu um aumento muito importante no número de instalações no iOS nos últimos dias. A Mozilla relata que existiu um aumento de mais de 50% no número de utilizadores na Alemanha e um aumento de quase 30% em França. As declarações dos responsáveis mostram o empenho deste browser.

Apesar da conformidade aquém do ideal, a recente implementação do ecrã de escolha DMA é um passo promissor em direção a uma verdadeira concorrência online na UE… Ainda assim, há muito espaço para melhorias e continuaremos a lutar por uma web que coloca as pessoas acima dos lucros, prioriza a privacidade e é aberta e acessível a todos.

Com estas informações fica claro que a decisão de abrir o iOS a novos browser com a escolha do utilizador estará a ser um sucesso. Agora todos podem escolher o que querem usar e fazê-lo desde o primeiro momento de utilização da nova versão do iOS da Apple.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Eu continuo com o nativo, o Safari nem penso mudar.
    Sou contra esta abertura!

    1. Avatar de superfan
      superfan

      Eu acho qaté que deviam fechar a app store. Usavam-se apenas as apps feitas pela Apple . Seria o paraíso.

      1. Avatar de JOaquin Lopes
        JOaquin Lopes

        Nos pcs windows toda a usa gente usa chrome, nos dispositivos apple toda a gente usa safari em iphone e ipad e mesmo nos macs vale mais a pena o safari que o chrome. O brave n faz nada que os outros n facam, para que ocupar espaco no meu disco?

        1. Avatar de José Gouveia
          José Gouveia

          Olha que bom para ti também…. Pena é a tua generalização falhar por completo… Em todos os equipamentos uso o MS Edge… Todos, seja PC, seja MacBook, Iphone, Ipad ou android phone. Até o meu filho no seu tablet android tem MS Edge… logo todos usam a mesma coisa é a típica afirmação de quem não sabe do que fala… haja paciência

          1. Avatar de anon
            anon

            só para que saiba, o Edge usa a base chromium… é um hrome com outra cara, assim como muitos outros… disse bem, “é uma afirmação de quem não sabe do que fala”

    2. Avatar de José Gouveia
      José Gouveia

      Ainda bem para ti… sê feliz.. Ter liberdade de escolha sempre foi um problema! Viva a ditadura, a imposição! (espera, sabes o que é ironia certo?)

      1. Avatar de superfan
        superfan

        Mais do que tu aparentemente.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Olha este…Que diz que pelo facto de partilhar algo então é a mesma coisa… Há com cada calhau… Também deve dizer que os Mercedes que usam motor Renault não são Mercedes!?!
          Existem um punhado de motores. Apple com o web it, Google com o chromium, Firefox com o gecko… Depois existem as apps por cima desses engines, maioritariamente sobre chromium, como o Chrome, o Edge, opera, entre outros
          … Cada um oferecendo funcionalidades próprias…
          Mas pronto… Cada um é como é…

  2. Avatar de Sargas
    Sargas

    Não fico surpreendido, mas para quem quiser consultar os testes de privacidade dos brownsers.
    PrivacyTests.org

    https://privacytests.org/

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Um motivo pelo qual não tenho nada da Aplle, nem muita expetativa ou motivação em relação à Apple, é por causa do fanatismo subjecente à marca! Parecem uma seita religioso, não aceitam nada das outras marcas, nada que não seja Apple é bom. A Apple, certamente terá muitas coisas boas, mas não conheço nem compro devido a pensamentos tão convergentes em realação a tudo que seja Apple (…é logo o melhor!)…este comentário: «Eu continuo com o nativo, o Safari nem penso mudar. Sou contra esta abertura!» não é de um só utilizador, são quase todos! São tão intolerantes para com as outras marcas! Se a Microsoft não deixa desinstalar o Edge é abuso, só queria ver, se a Microsoft não permitisse outros browser, como os da Apple defendem para a sua marca, que não devia haver concorrência! O facto é que quando ela apareceu os browswr concorrentes upa upa, o que se passou? O Safari deixou de ser o melhor?

    1. Avatar de João
      João

      Sim, todos entendemos porque não compras nada Apple.
      A malta da Apple é toda muita presunçosa. Já a malta android, é muito mais aberta e humilde.
      Sabes, há muita gente que não compra iPhone pela mesma razão que tu. Problemas de consciência 😉
      Sinceramente acho que a UE deveria obrigar a Apple a deixar instalar android no iPhone. Seria tudo mais aberto e a tua consciência ficava mais leve, caso comprasses um, claro.

    2. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      Acho que a Microsoft já deixa desinstalar o Edge. Pelo menos foi o que eu li num artigo do Pedro Simões ainda aqui há pouco tempo.

    3. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      Eu não percebo nada. Tanto me aparece a minha imagem do meu nickname num lado como no outro já não aparece. Mas que é isto ?? 😐

  4. Avatar de JOaquin Lopes
    JOaquin Lopes

    O Safari e mil vezes melhor que o brave ou chrome no ios, nem vale a pena mudar. Se querem bloquear ads instalem o adguard

    1. Avatar de anon
      anon

      portanto… a tua ideia melhor que a do outro é instalar 2 coisas para fazer o que uma só podia fazer… apple user logic…

  5. Avatar de Aves
    Aves

    A questão é que, no fim, atribui-se maior segurança ao Safari do que aos outros browsers, embora, pelo menos por enquanto, todos se baseiem também no Webkit.
    Se os dois browsers do post já existiam e não foram mexidos, o aumento de alguns milhares nos downloads tem que se atribuir à curiosidade de experimentar. Experimentar e passar a “novo utilizador” não é bem o mesmo.

    1. Avatar de Lol
      Lol

      Depende o que entenderes por “segurança” pois já é mais que comprovado que Safari não é mais seguro que Chrome ou Firefox.

      Olha por exemplo quando foi o IndexDB leak (um site conseguia obter informações dos outros sites abertos pelo utilizador)… a Apple demorou MESES a corrigir porque teve que ser por OS update. No Chrome uma falha é corrigido rapidamente e o update sai semanalmente… O que interpretas por “segurança”? Porque embora que a Apple o diga, nem sempre faz algo pela segurança do utilizador…

      1. Avatar de Aves
        Aves

        A Apple tem lançado updates para corrigir – uma única – vulnerabilidade do IOS quando é necessário, que chegam rapidamente a maior parte dos utilizadores. Também lança updates apenas do Safari. Depende da vulnerabilidade em questão.

  6. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Nem vale a pena mudarem!!