Netflix: Utilizadores do iPhone e do iPad já não precisam pagar à Apple

4 Comentários

O Netflix e o Spotify iniciaram há alguns anos uma verdadeira campanha para libertar os seus serviços da loja da Apple e das suas comissões. Estes foram seguidos por outros e os resultados têm estado a chegar.

A Apple acabou por abrir mão de parte da sua comissão e isso foi feito com as “reader apps”. A Netflix acaba de aproveitar essa abertura e agora os utilizadores do iPhone e do iPad já não precisam pagar à Apple.

Netflix Apple iPhone iPad loja

Há muito que o Netflix procurava conseguir uma independência completa da Apple, para assim oferecer aos seus utilizadores subscrições diretas. O serviço de streaming deu esse passo agora e os utilizadores do iPhone e do iPad estão a ter novidades.

Do que tem sido relatado, estes são encaminhados para uma nova página dentro da app quando querem subscrever o serviço ou renovar as suas contas. Esta é da responsabilidade do Netflix e apresenta uma mensagem curiosa da Apple.

Quaisquer contas ou compras feitas fora desta app serão geridas pelo programador “Netflix”. A sua conta da App Store, métodos de pagamento armazenados e recursos relacionados, como gestão de assinaturas e solicitações de reembolso, não estarão disponíveis. A Apple não é responsável pela privacidade ou segurança das transações feitas com este programador

O mais curioso deste processo é que a Apple abre mesmo mão do serviço e transfere esta responsabilidade para o Netflix. Da mesma forma, também as comissões passam para o bolso do Netflix, perdendo assim 30% do valor total no primeiro ano e 15% nos seguintes.

Apesar desta mudança da Apple, a gigante de Cupertino tem ainda um conjunto rígido de regras para a sua utilização. Os programadores não podem revelar preços ou links para os serviços, bem como pedir autorização direta à Apple para usar este mecanismo.

Netflix Apple iPhone iPad loja

Na verdade, esta não é a primeira vez que esta funcionalidade está no Netflix para o iPhone ou o iPad. Em 2018 já tinha sido lançada uma atualização para o iOS que implementava esta funcionalidade, algo que rapidamente foi bloqueada pela Apple.

A Apple ainda tem de fazer muitas alterações à App Store para estar conforme o que tem sido decidido em muitos tribunais. Ainda está longe do que muitos pretendem, mas é já uma vitória para todos os que pediam mudanças na loja de apps para o iPhone e para o iPad.

Apple já permite pagamentos externos em apps como Netflix ou Spotify

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    Só um reparo: Da (plataforma) Netflix… Na (plataforma) Netflix…
    Género feminino.

    Sim, a Netflix é uma gaja.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Discutível 😛

      Facebook Netflix: “Netflix é o serviço de televisão por Internet líder mundial”

      É um gajo ou uma gaja? 😀

  2. Avatar de AndroidPolice
    AndroidPolice

    Há anos que a assinatura da Netflix e do Spotify são pagas fora do iOS/ iPhone/ iPad.
    Instala-se a app, preenchem-se as credenciais e estão a funcionar.

  3. Avatar de mamba
    mamba

    nunca paguei nada a mais do que pagaria fora do iOS.. há anos que é assim.
    E se fosse, bastava fazer a inscrição/pagamento num PC ou no browser e depois entrar na app com as cadenciais. É simples.
    Mas ainda bem que já não se paga dentro da app.