NDrive para iPhone – Fizemos o teste de estrada!

73 Comentários

A NDrive disponibilizou ao PPLWARE a sua aplicação de navegação por GPS para Portugal. Fizemos testes exaustivos, para que nada fosse deixado ao acaso.

A NDrive é uma empresa dedicada aos mercados GIS (Geographic information system) e mobilidade onde mantém a sua presença em mais de 40 países. A tecnologia NDrive é verdadeiramente multi-plataforma, correndo em iPhone, Android, Windows Mobile e Symbian. Interage com mapas de diferentes players e coloca à disposição características avançadas, como bases de dados dinâmicas, para o utilizador final.

O teste de estrado ao NDrive foi feito sempre com comparação de um outro equipamento GPS. Obtivemos vários dados que nos permite hoje, deixar uma análise concisa e acima de tudo, fiel ao que o consumidor irá encontrar ao adquiri a aplicação para iPhone.

A analise realizada teve como base os seguintes tópicos:

  • Instalação
  • Preço
  • Aspecto do interface
  • Usabilidade do interface
  • Sincronização com Satélites
  • Facilidade de introdução de destinos
  • Precisão de Navegação
  • Conclusão
Instalação

A instalação “normal” faz-se através da APP Stores da Apple e facilmente o software é descarregada no iPhone. São 250 MB que o iTunes terá de retirar da Internet e fazer passar para o iPhone.

Como o nosso voucher foi oferecido e somente na APP Store dos Estados Unidos poderíamos descarregar com esse código promocional, tivemos de abrir uma conta da App Store Americana, conforme mostramos aqui o procedimento:

Feito isto foi esperar e utilizar a aplicação na versão 10.

Preço

A NDrive está a cobrar 29.99 euros pela aplicação para Portugal. É um preço bastante em conta, face aos seus concorrentes existentes também para iPhone. Mesmo em relação a outros dispositivos, este preço confere uma actualização permanente da versão, sem que seja cobrado mais por isso.

Aspecto do interface

O interface é agradável e simples de entender. Os menus avançados não têm ainda o look and feel Apple, é uma verdade, mas certamente com a evolução da aplicação dentro do iPhone, a NDrive irá aperfeiçoar o modo de disponibilizar botões desenhados para o toque do dedo. Os actuais, são exíguos e com o carro em movimento é totalmente desaconselhável a sua utilização.

Pontos chave:

  1. Motor gráfico de adaptação dinâmica – 10 quadros por segundo = Experiência de navegação sem “saltos” e fluida como um vídeo.
  2. Controlo de rotação, inclinação e deslocação do mapa durante e fora da navegação.
  3. Modelos 3D de Pontos de Interesse (PDI), como monumentos e outros marcos importantes – Landmarks.
  4. Zoom sem limitações durante e fora da navegação.
  5. Visualização de ruas pedonais, rotas de ferries e comboios.
  6. Visualização de diferentes tipos de terreno (urbano, zonas verdes, rios e mar).
  7. Diferentes esquemas de cores disponíveis.

Existem várias opções que poderá optimizar para que o serviço seja o mais próximo e mais exacto possível, tendo em conta as necessidades do utilizador, como por exemplo: os esquemas de cores, o tipo de informação prestada, entre outros aspectos.

Usabilidade do interface

Este ponto, como foi referido em cima, peca principalmente nas opções de fino ajuste, dentro das Configurações.

Teclado

O teclado disponível é maior que o teclado nativo do iPhone e pode ser utilizado na versão ABCD ou no mais usual modelo QWERTY. Claro que cada utilizador poderá adoptar o que mais lhe facilitar a introdução de caracteres, os utilizadores de telemóveis preferirão certamente a forma ABCD, então os utilizadores dos modernos smartphones quererão um aspecto mais teclado de computador em modelo QWERTY. Eu deixava uma sugestão para que numa versão futura se possa usar o do iPhone, pois tem uma sensibilidade mais apurada.

Botões

O ecrã dos botões, para as opções, são de fácil acesso, podendo ser “deslizados” como um qualquer menu do iPhone. Logo essa função permite que seja amigável a manipulação dos vários serviços dentro do software GPS.

Os botões de escolha estão ainda “feios” tendo em conta o resto do interface gráfico. Funcionam ao toque de forma fiel mas perde um pouco a graciosidade da aparência de um produto desenhado para um iPhone.

Sincronização com Satélites

É rápida a sincronização. Em pouco mais de 10 segundos temos o avisos sonoro que temos o software sincronizado com os satélites. Nos dias nublados também não se percebe algum atraso a sincronizar. Este ponto é extremamente importante face à concorrência que por norma demora um pouco mais.

Em determinadas alturas, ocorreu um estranho caso de perda ou de confusão no sinal de posicionamento e o software inexplicavelmente entrou em desacerto. É uma situação recorrente e passou-se no meio de uma auto-estrada já com vários anos e que estava indicada no mapa mas o software fazia questão se apontar o itinerário numa pretensa estrada sempre em paralelo ao que estava a acontecer. Mais tarde, em pleno percurso na auto-estrada dá a informação que deve inverter a direcção logo que possível.

Minutos depois, tudo volta ao normal sem que nada faça apontar para a falta de recepção de sinal dos satélites. Há aqui algum trabalho ainda a fazer.

Facilidade de introdução de destinos

Pesquisa

A pesquisa é excelente e bastante rápida em termos de apresentação de exemplos em tempo real. Depois de adaptarmos o teclado ao nosso gosto, digitamos a localidade e os restantes pedidos e o software leva-nos mesmo à porta.

Pontos de Interesse

O software é rico em Pontos de Interesse (PDI) onde poderá ter uma leque detalhado de informações sobre restaurantes, hotéis, monumentos, hospitais, estações de serviço, farmácias, estabelecimentos comerciais e muitos outros pontos pesquisáveis ao redor da nossa localização.

Os pontos de interesse ou “PDI” fornecem muita informação útil: como o nome, a morada, o telefone e a actividade que pertencem.  Com um toque no mapa, selecciona o PDI e aparecerá uma etiqueta com o nome. Muitos disponibilizam a fotografia (até mesmo a sua imagem em 3D), endereço web, endereço do correio  electrónico, a descrição do estabelecimento, preçários, entre outra mais detalhada informação.

Em casos mais específicos, depois de encontrar o ponto de interesse que procura, poderá clicar no botão azul com a letra i. Então poderá fazer uma chamada, poderá navegar directamente para esse ponto ou poderá abrir página web se este estiver disponível.

Precisão de Navegação

A navegação é satisfatoriamente exacta, dando indicações gráficas e de voz, de forma clara e audível, com antecedência de mil metros e depois vai actualizando à medida que nos aproximamos do momento de viragem ou de continuação na nossa via. Ainda não é tão preciso como marcas lideres neste segmento de mercado, mas não deixa ninguém “às escuras” quando estão em trabalho de orientação.

É ainda um pouco lento a resolver novos trajectos quando nos enganamos ou quando não seguimos pelas indicações fornecidas, ficando alguns segundos sem uma reacção de calculo de novo trajecto, podendo por vezes levar o condutor a cometer enganos até a aplicação ter de novo um trajecto fidedigno. Há também aqui algum trabalho necessário, se bem que as últimas versões já afinaram mas não resolveram.

Informações de Trânsito

É uma excelente ferramenta gratuita com um leque der alternativas fundamentais. Será certamente um trunfo estar esta aplicação instalada num equipamento com Internet e GSM. De forma rápida o trânsito é actualizado e mostrado no ecrã.

Conclusão

Há ainda muitas outras pequenas funções que poderiam ser referidas. No entanto são genéricas (idioma, luz, ecrãs nocturnos, volume, esquema de cores, lista de favoritos, lista de últimos locais visitados, registo de trajectos, resumo de viagem, vídeos demonstrativos, alarmes de velocidade, indicadores de intensidade de sinal, etc.) e podem ser alinhavadas assim por alto. Como o iPhone tem a opção de transmitir música, poderá utilizar o modo iPod sem que seja desligada a navegação.

A cada nova actualização, a NDrive corrige e melhora este software, isso dá uma confiança acrescida e valoriza a aquisição feita para navegação GPS. Existem erros que devem ser corrigidos, principalmente a desorientação que este sofre e que nos dá informações erradas de navegação (já referido em cima).

Este software apenas poderá ser instalado nos modelos equipados com GPS. Serão eles o  iPhone 3G e iPhone 3GS.

Licença: Shareware
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: iPhone NDrive 10.1.06 [250MB]
Homepage: NDrive

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Revolução Digital

    Boa análise. Esclarecedora.

    Acho que a NDrive tem muito potencial mas infelizmente (e pelos relatos que tenho tido no blog) tem um serviço de apoio miserável. São várias as queixas que já ouvi sobre problemas que nem sequer são atendidos ou então muito mal resolvidos.

    Eu próprio já os tentei contactar várias vezes e nunca, nunca obtive sequer uma resposta. Uma pena pois das pessoas que conheço nenhuma quer voltar a comprar NDrive devido a estas falhas de comunicação/atenção para com o cliente.

    1. Avatar de NYyankee
      NYyankee

      Eu posso relatar uma situação que é exactamente o oposto.

      O meu GPS Ndrive por algum motivo não fazia actualizações no site, depois martelei tanto aquilo que o mapa ibérico acabou por deixar de funcionar.

      Lá enviei um email para o suporte a relatar o meu problema, passado um ou 2 dias (não me recordo bem) recebi a resposta com os links para o Software Ndrive e para o mapa ibérico e as devidas instruções de instalação.

      Após isto passou a funcionar, por isso só tenho a dizer bem.

      1. Avatar de Revolução Digital

        Ainda bem. É o primeiro que oiço dizer bem.

        E atenção: não tenho nada contra. Aliás, desejo-lhes todo o sucesso do mundo principalmente por ser uma empresa portuguesa.

        Mas como disse, tentei contactá-los várias vezes, para vários endereços diferetnes, para esclarecer dúvidas e problemas de alguns leitores do blog, e nunca obtive resposta.

        1. Avatar de Jorge Martins
          Jorge Martins

          Boas, eu já usei os serviços deles, bem como amigos meus e familiares, simplesmente do melhor que há!!!

          Então, se uma pessoa vai à Ndrive em pessoa, é atendido esplendidamente, fantasticamente mesmo..

          Sempre atenciosos, a facilitar tudo, 5 estrelas..

          Esta é a experiencia, de umas 3-4 vezes que usei a assistencia, em uns 2-3 aparelhos, um nem garantia eu tinha papel, e de meu amigos e familiares..

          Só posso dizer que não conheço outra empresa que faça o que me fizeram sempre. e eu sou um simplório cliente, nada especial..

          abraço

          1. Avatar de nmfmc
            nmfmc

            Mais um com a mesma opinião. Tive que recorrer ao apoio técnico e o atendimento foi 5 estrelas.

        2. Avatar de Nulldc
          Nulldc

          Não culpem a Ndrive software quando as falhas são do OS da apple no iphone
          e quando se paga como a apple que é marca mais triste do momento compra as outras marcas e não aceita concorrência enfim já e altura de admitir que os pdas estão a arrumar com iphone …. e que ndrive nos pdas é superior e mais rápido…

          para não falar que qualqer HTC actual é cerca de 3x superior ao iphone 3GS…

          enfim só ainda é enganado quem nao tem olhos na cara e nao quer ver para a alem da apple que engana os cliente e faz concorrencia desligar a tentar adquirir exclusivos e ate mesmo comprar marcas para não ter concorrencia llloolll enfim a realidade e crua e dura cambara de p….

          1. Avatar de Misterious
            Misterious

            ja metes nojo com essa tua repetida conversa… ah e tal os pda’s sao melhores X vezes.

            ja todos nos percebemos o teu ponto de vista. nao precisamos de discos riscados.

          2. Avatar de Misterious
            Misterious

            ahahhahah a ndrive nao tem culpa? WOW tu andas mesmo apenas em sites anti-appple.

            A apple disponibiliza o SDK, para as empresas desenvolverem!
            O hardware é unico (não ha cá diversos hardware como nos htc’s), o sistema operativo é unico.

            As empresas desenvolvem porque querem. Elas é que tem que corrigir os erros quando sao encontrados. A apple nao tem nada a ver para o caso.

            No windows para PC, a microsoft lança o seu sistema operativo. E as empresas desenvolvem os seus programas, certo?
            A microsoft nao tem nada a ver caso o programa de empresa X tenha bugs. A empresa é que tem que corrigir. Caso a empresa encontre um bug que seja do sistema operativo, ai terá que reportar neste caso á microsoft.

      2. Avatar de Ricardo

        Passou se o mesmo comigo, resolveram em menos de 1 dia com links para download directo e fizeram ainda follow up..
        Sou assumidamente fã da Ndrive.

        1. Avatar de nulldc
          nulldc

          BRUTAL HTC HD 3x mais rapido com SENSE 2.5 e wm6.5.5 nunca visto

          Depois de instalar a ultima rom para HTC HD do ppctuga.net

          que diferença o meu HTC HD esta 3x mais rapido e com o WM6.5.5 + SENSE 2.5 e NDRIVE 9.3

          nunca vi o meu pda tao rapido esta rom do PCCTUGA e brutal

          o NDRIVE nunca funcionou tao bem e tao rapido ….

          cumprimentos

          1. Avatar de Misterious
            Misterious

            fogo mas és algum bot?? So dizes a mesma coisa!
            Argumenta la melhor as coisas. (ou sera que nao sabes…)

      3. Avatar de kekes
        kekes

        Eu tenho o Ndrive pra PDA e tiveum problema com a validação dos mapas e simplesmente liguei para lá e resolveram imediatamente o problema sem qualquer problema, não tenho razão de queixa para dizer a verdade e alem disso é uma empresa nacional com um exelente software 🙂

      4. Avatar de nulldc
        nulldc

        NDRIVE é uma melhor software GPS para Portugal muito completo mesmo

        BRUTAL HTC HD 3x mais rapido com SENSE 2.5 e wm6.5.5 nunca visto

        Depois de instalar a ultima rom para HTC HD do ppctuga.net

        que diferença o meu HTC HD esta 3x mais rapido e com o WM6.5.5 + SENSE 2.5 e NDRIVE 9.3

        nunca vi o meu pda tao rapido esta rom do PCCTUGA e brutal

        o NDRIVE nunca funcionou tao bem e tao rapido ….

        cumprimentos

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Já por duas vezes tive dúvidas e contactei a Ndrive em “http://www.ndriveweb.com/support/support-area”. Das 2 vezes obtive resposta eficaz às minhas questões.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Pois é uma falha que se não for resolvida,ao fim algum tempo, vai passar a ser um GRANDE PROBLEMA.
      Quando as empresas se esquecem do principal “CLIENTE” mais tarde vão pagar caro.

      Obs.Neste momento temos uma grande empresa que se esqueceu do cliente e agora paga caro “Toyota”

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Toyota porquê ?

      2. Avatar de Drakul
        Drakul

        A Toyota não esqueceu os clientes, foi atrás do mercado que o cliente queria.
        Carros baratos e isso só se consegue com material barato como quem diz Made in China sem qualquer controlo de qualidade.

        A Toyota fez o mesmo que a Mercedes com a antiga Classe C que era só problemas, como resolveram o problema, as peças passaram todas a ser fabricadas ou em Taiwan ou na Europa. Os novos Classes C são do melhor em qualidade.
        A Toyota está ou devia estar a ver isso.

    4. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      O sistema de actualizações do GPS aquilo é muito instável e lixa-se facilmente. Eu já tive que mandar o meu pra restaurarem o sistema depois de um update falhado. Enviaram-no corrigido mas por actualizar, voltei a actualizar e se não tivesse feito backup teria ficado mal outra vez mas depois lá consegui safar a situação.

    5. Avatar de Nulldc
      Nulldc

      Boas

      em primeiro lugar e lamentável desde já apple andar a pagar para desenvolverem só aplicações para seu OS ou exclusivos neste caso de 1 mes. Não ha jogos decentes para Pda pq a apple paga a gameloft para devolver jogos exclusivos o que é triste e lamentável…

      O Iphone tem falhas graves de GPS como a captação de satélites coisa que num pda ou gps demora 10seg …

      O Ndrive é sem duvida o melhor software de GPS para peninsula iberia o mais completo de todos mas não foi feito para a apple iphone …

      A espera duma versão decente para PDA que chega no proximo mês …

      cumprimentos

      1. Avatar de mspt
        mspt

        graves falhas? 2seg a apanhar satelites? enfim… n sabem o q dizem… tenho ndrive, tomtom e igo… todos a bombar impecavelmente… so me queixo que a bateria evapora rapidamente… mas para isso tenho o carregador de isqueiro…

        so pessoal a criticar mal o que nao sabem como eh e funciona… enfim

      2. Avatar de Misterious
        Misterious

        essa é de rir… o iphone so tem os jogos que tem pq paga a empresas desenvolvedoras de jogos…

        por amor de deus, pq a microsoft e a google ainda nao fizeram o mesmo?? queres ver que nao ha verbas para isso?

        Ai é o ndrive é o melhor? dizes isso pq é produto nacional e tem uma grande base de dados de pontos de interesse.
        No que toca ao iphone e gps o software que prefiro é o Navigon. Consegue ser o mais preciso e que tem menos perda de sinal.
        E para remediar a nao ter uma tao vasta base de dados como a do ndrive, a navigon nao só usa a dela como faz a pesquisa no google.

        1. Avatar de Misterious
          Misterious

          ou melhor, porquê é que a EA, Gameloft, CapCom, (e muito mais outras) não desenvolvem jogos para outras plataformas…
          Se o fazem para o iphone devem ter interesse nos smartphones……… 😛

          Existem milhares e milhares de jogos, que desenvolvam exclusivo para android ou WM!

          Secalhar os pda’s nao tao a ser construidos para a componente grafica, nao tem GPU poderoso.

          pensa nisso.

          1. Avatar de caco2
            caco2

            Pois nao So é pena seres tao #### o HTC HD2 tem um cpu a 1ghz e é openGLs 3x mais rapido que o iphone

          2. Avatar de Misterious
            Misterious

            Mas o que é que o CPU tem a ver?

            Tens um cpu intel i7 todo xpto. com uma grafica agp 32mb antiga 32mb. Consegues correr jogos modernos??

            Epah… pensem nas coisas! So ter um cpu de 1ghz e 512mb de ram nao vai fazer milagres na componente grafica.

      3. Avatar de Misterious
        Misterious

        “não ha jogos decentes para Pda pq a apple paga a gameloft para devolver jogos exclusivos o que é triste e lamentável…”

        oh rapazinho… presumo eu.
        O iphone apenas existe ha 3 anos! Ha quantos anos existem os PDA’s?
        Durante esses anos todos nao tiveram tempo para desenvolver qualquer coisita (jogos)?

        A apple nao era ninguem no mundo dos smartphones ha 3-4 anos atras.
        Queres ver que é um ditador…

    6. Avatar de nulldc
      nulldc

      Depois de instalar a ultima rom para HTC HD que diferença o meu HTC HD esta 3x mais rapido e com o WM6.5.5 + SENSE 2.5 e NDRIVE 9.3

      nunca vi o meu pda tao rapido esta rom. O NDRIVE nunca funcionou tao bem e tao rapido ….

      cumprimentos

  2. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Bom artigo(embora com várias falhas de acentos e um erro ou outro).
    Tenho é umas dúvidas. Na parte em que se perde o sinal e ele demora a reagir, aconteceu várias vezes ou foi só uma vez? E “minutos depois” são poucos?
    O serviço de trânsito paga-se? Tem direcções por voz com boa qualidade?

    1. Avatar de Vítor M.

      Em relação às gralhas isso corrige-se numa rápido.

      Quando falo em perda de sinal, quero dizer que ele fica desorientado. Quer-me parecer que é perda momentânea de sinal e que pode demorar uns 2 ou 3 minutos a reagir, como foi há dias na A3 a vir de Braga.

      Mas é um problema que aparece algumas vezes. É um ponto que a NDrive deve procurar resolver, pois no meio de uma cidade muito movimentada, esta desorientação pode ser muito complicada para o condutor.

      As indicações de voz são claras e precisas.

      O serviço de transito está incluído na aplicação e não tem um custo acrescido, apenas o serviço de Radares é pago se o quisermos acrescentar.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        É certo que o Ndrive para iPhone perde sinal em locais com prédios altos ou rodeado por montes ou montanhas. Esse problema é comum ao TomTom e Navigon para iPhone. A Internet está cheia de relatos desses. A causa é a fraca qualidade da antena GPS do iPhone e não no nDrive, TomTom ou Navigon.
        Aliás, quem comprar o suporte da TomTom para colar no vidro do carro (e que já tem uma antena da GPS integrada) vai reparar que NUNCA mais vai ter perdas de sinal GPS no iPhone 🙂 .

        Quanto ao teclado do nDrive, é de facto uma pena que não seja utilizado o teclado nativo do iPhone. É o que dá querer criar software para várias plataformas… criam-se sinergias entre as plataformas de forma a não duplicar trabalho… e quem sofre é o cliente final 🙁 .

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    pelos screenshots não gosto das vistas dos mapas (pouco bird eye). Mas, não podemos analisar só por uns screenshots. Há 2 anos experimentei um numa fnac e tinha ficado com a mesma sensação

    Já agora, Riba d’Ave?

  4. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Mesmo nesta versão 10 o Ndrive continua com muitas raizes ao iGo que a meu ver e prejudicial. Ficarei a espera pelo Ndrive 10 anunciado para as restantes plataformas, que devera de chegar antes de Maio (no mesmo dia que o PR 1.2 para o Maemo? – fico a espera de uma analise a actualização)

  5. Avatar de Pingalhete
    Pingalhete

    tenho um GPS NDrive e tb tenho iphone 3Gs.
    o GPS NDrive, deixei de usar pq demora mais do que o normal a apanhar os satélites, muito mais que o normal chegando a fazer viagens de Aveiro ou Leiria até Lisboa sem apanhar satélite… Cheguei mesmo a ir de Leiria a Monte Gordo sem apanhar nada e quando apanhava perdia logo a seguir… Contactei várias vezes o serviço de assistência e NUNCA me resolveram o assunto, quando davam resposta diziam que tinha de esperar que mais cedo ou mais tarde iria apanhar sinal!!!… Já tentei todas as posições possíveis em todos os locais do carro… está em casa lá para um canto…
    Tenho iphone 3Gs e nunca, acho que nunca vou comprar este software… apesar do hardware não ser NDrive e do iphone apanhar o sinal do satélite com uma rapidez impressionante… e até acho que o software da Ndrive não era assim tão mau… mas infelizmente nao fiquei muito satisfeito…

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Ja pensaste na possibilidade do receptor estar defeitoso? Quando ligas o AGPS o problema manta-se?

    2. Avatar de HM
      HM

      O teu receptor tem problemas. Só é preciso ter em conta nos dias com mais nuvens, pois de facto pode ficar mais lenta a captação dos satélites, mas nunca passa de 10minutos. Sinceramente penso que o NDrive é o melhor software de navegação.

    3. Avatar de Drakul
      Drakul

      Epa culpares a empresa de software porque tens um problema de hardware?

      Isso é o mesmo de culpares o Windows ou Linux devido ao computador não arrancar com memória estragada

  6. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Sera que existe para telemoveis com software Java (acho que é assim).

    Como o LG GC 900 por exemplo?

    Tenho um e não encontro uma aplicação GPS que não necessite de aceder a internet para carregar os mapas.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Conheço 2, mas nunca usei nenhum, mas é só uma questão de experimentares:
      http://we-travel.co.cc/joomla/
      http://www.mgmaps.com/

      Cumps.

    2. Avatar de Victor Moreira
      Victor Moreira

      Ola Bruno consegui instalar Gps no seu Lg ??
      E qual foi, agradeço desde ja a sua resposta.

  7. Avatar de nmfmc
    nmfmc

    Alguém faz ideia assim por alto do trafego gasto pela aplicação (sim, eu sei que depende da distância).

    1. Avatar de fran
      fran

      oi?

      trafego?
      distancia?

    2. Avatar de Pingalhete
      Pingalhete

      até podes colocar o iphone em modo de voo e o GPS funciona na mesma… não sei como é na NDrive, mas noutros softwares de navegação demora mais a situar-se… alguns softwares explicam que usam a rede 3G como triangulação, nao sei se NDrive assim funciona..

      1. Avatar de nmfmc
        nmfmc

        Hmm, ok vou fazer o teste entao. thanx

    3. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Isso do tráfego e apenas se tiveres o AGPS ligado e mesmo assim e muito pouco que gasta…

  8. Avatar de mmick
    mmick

    A versao iPhone nao sei mas a versao Windows Mobile e S60v5 (symbian) sao FABULOSAS. Já testei quase tudo que é software de GPS e optei pelo NDRIVE que vinha com o meu Samsung OMNIA HD i8910 (S60v5).
    O i8910 traz (pelo menos o meu) um cartao de 8Gb (mais os 8Gb internos do telemóvel) da NDRIVE com o programa + mapas ibéricos + várias cidades com fotos de satélite! E depois tem o modo “inteligente” que desliga o ecra e voz quando a saída/mudança de direcçao ainda fica longe para poupar energia. MUITO MUITO bom e os mapas (em PT pelo menos) sao hiper completos.
    Ruas que no TOM TOM, GarminXT e outros nao têm ou estao mal escritas o NDRIVE tem lá tudo correcto. Parabéns à NDRIVE!

  9. Avatar de fran
    fran

    vitor se nao é indescrição, és de que cidade?

    1. Avatar de fran
      fran

      *se não for indiscrição

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Também reconheceste a Rua São Roque da Lameira 😉 ?

  10. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Boas, eu tenho todos os GPS que existem para o iphone, e falando apenas do mapa de Portugal, para mim o Ndrive é o topo de todos.

    A nivel do guy, poi, interface, sinal, facilidade, mapas, tudo.

    De seguida o Navigon, dps o tomtom, o igo não está mau..

    Cumps

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      GUI = Graphical User Interface

      GUY = Graphical User ????????

  11. Avatar de Bruno Melo

    Para mim é o unico que posso ter visto ser o unico que tem os mapas dos Açores. É pena é que não actualizam os mapas. Mas pelo menos apanha bem o sinal.

  12. Avatar de Deam0n
    Deam0n

    A versão ANDROID é free 🙂

    1. Avatar de mmick
      mmick

      É uma questao de tempo 🙂 É barato e é MUITO bom, gosto de ver que muitas marcas e operadoras (TMN?) incluem o NDRIVE em muitos telemóveis.

    2. Avatar de johnito
      johnito

      Só se for sem os mapas…..

      1. Avatar de Primax
        Primax

        Era o que ia dizer, pois eles custam 45€ os mapas… face aos 30€ para a versão iphone acho mal…

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Venho chamar a atenção que este software também existe para simbian. Não percebo porquê parece que o simbian estão morto por estas bandas.
    Tenho o ndrive com o mapa ibérico num Nokia 5530 xpress music e funciona muito bem.
    Venho só fazer uma pequena critica à questão do “apanhar satélites”, isso não tem a haver com software mas sim com o receptor GPS do iphone, ou aparelho GPS.

    Para terminar volto a dar na mesma tecla, compensa investir num software destes (ainda por cima nacional) mesmo para quem tem um nokia com simbian de última geração. É rápido e não apresenta qualquer problema. Visto que o Nokia 5530 não tem antena GPS utilizo antena gps ligada por bluetooth.

    Cumps.

    1. Avatar de Vítor M.

      E Tiago, está descrito na introdução do post quais as plataformas suportadas.

  14. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Como o GPS deve de chamar a esta viragem? (em English)

    https://pplware.sitedev.pt/wp-content/images2010/ndrive/imagem_iphone_ndrive09_small.jpg

    …………

    A cock turn!

  15. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Apenas referindo o iPhone, dado que tenho 2, para mim as preferências são clara e inequivocamente Navigon e Tomtom. Testei o NDrive e de facto para andar por cá serve, mal era que não tivesse um excelente mapa das nossas estradas, mas como uso essencialmente o GPS para deslocações ao estrangeiro, desinstalei este que aqui fazem a review, porque mesmo cá, o Navigon e o Tomtom cumprem de forma excelente o que deles se pretende.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    uso-o no meu nokia 5800 e é um gps brutal, entao em pontos de interesse abusa mesmo! aconselho-o vivamente!..

  17. Avatar de JPereke

    Para uso em Portugal continental e ilhas não há melhor.
    Quanto ao atendimento (no meu caso pelo telefone), por 3 vezes foi muito bem atendido.

  18. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Quanto custa o Mapa de Portugal? Ou já está incoluído nesse preço?

    É que no Android a app é free mas o mapa custa 40 euros!!! O que eu acho caro… embora confesse que os POI da NDRIVE acabam por valer a pena em certa medida.

    1. Avatar de aver
      aver

      Para iPhone:

      – Aplicação com o mapa de Portugal: € 29,99
      – ATENÇÃO que a aplicação com o mapa da EUROPA OCIDENTAL, por um curto período de tempo (não diz quanto) é também € 29,99

      http://itunes.apple.com/pt/app/ndrive-western-europe/id332062414?mt=8

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Estas-me a querer dizer que estes senhores da NDRIVE cobram muito menos no iPhone do que no Android ou até mesmo windows mobile?

        Francamente perderam muitos pontos comigo. Acho quye me vou lixar para o NDRIVE e comprar o CoPilot que segundo dizem é muito mais preciso e com mapas melhores que o NDRIVE. A unica vantagem do NDRIVE é mesmo os POI mas não se pode ter tudo e eu não gosto de ser xulado.

  19. Avatar de aver
    aver

    Também me tenho dado bem com o NDrive para iPhone. Um problemazito ou outro – tipo querer que meta o carro por um caminho de cabras, mas isso também acontece com outros.

    E a bateria do iPhone que se gasta relativamente depressa (em duas horas) se não estiver ligado com um carregador ao isqueiro do carro. E o NDrive que deixa de funcionar se receber alguma chamada (aqui o “multi task” pode ajudar muito). Mas isso são problemas do iPhone.

    Agora, em auto-estrada, como ando habitualmente a 170 Km/h às vezes desorienta-se. Nas FAQ diz que isso pode acontecer a velocidades acima de 120.

    Ainda não percebi como é com a actualização do mapa para o mesmo país/região. Se (e quando) deixa de ter actualizações automáticas e é preciso comprar outro mapa.

  20. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    e alguém sabe quando e se a V10 vai ficar disponível para os GPS´s normais,tipo o NDrive Ligth Touch Iberia?

  21. Avatar de dajosova
    dajosova

    O software é porreirinho.

    A cartografia é uma das melhores se for o mapa Iberia Premium da InfoPortugal.

    As actualizações só serão gratuitas para quem comprar o novo software v10.

    Sendo uma das principais marcas de GPS em Portugal, posso afirmar que tem os PNA’s que resultam em mais reclamações/avarias.

  22. Avatar de a Friend®

    Nunca testei no iPhone, mas pelas screens só tenho a fazer uma critica construtiva.

    Deveriam melhorar a Interface Gráfica, está com um Look muito “Android/Symbian”, assim como nota-se claramente que isto deve ser um Port, ou algo do genero, a julgar pelas setas de viragem de menu nas laterais, que a meu ver são completamente desnecessárias. Poderia ser uma viragem como os menus habituais do iPhone (carregar e arrastar) sem ter essas setas indicadoras que são completamente inestéticas.

    Aparte do essencial (qualidade de navegação/precisão/gps) penso que uma boa interface é sempre aliciante e essencial para o uso de qualquer software.

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Este UI é quase igual ao que já existia para Windows Mobile. Por isso é sim um port mas do windows mobile, não do Android ou Symbian.

  23. Avatar de dajosova
    dajosova

    Alguma sugestão de outro software de GPS para Android ?

  24. Avatar de Duardinho

    Comigo, o NDrive no meu iPhone 3G simplesmente não funciona!

    Liga-se e fica eternamente à procura de sinal…
    é normal ? ou estou a fazer algo de errado ?

  25. Avatar de Eduardo Dias
    Eduardo Dias

    Ok…
    obrigado pelo esclarecimento (not!)

    Cumprimentos

  26. Avatar de Bruno Rodrigues
    Bruno Rodrigues

    Existe no formato para iPAD 2? obrigado

  27. Avatar de Paulo Monteiro
    Paulo Monteiro

    tenho o Ndrive G300 a ultima actualização que fiz foi em 2013, alguém me faculta o telefone para eu solicitar a ultima actualização?