Não vai poder usar serviços Apple num iPhone, MacBook ou outros se estiverem desatualizados

9 Comentários

Mesmo com toda a garantia de atualizações para os equipamentos da Apple, muitos chegam ao fim de vida ou simplesmente não lhes é instalada a mais recente versão do seu SO. Isso em breve passará a ser um problema, com a Apple a bloquear o acesso aos seus serviços a estes dispositivos.

Apple serviços desatualizados equipamentos

Os serviços da Apple são atualmente uma das suas maiores fontes de rendimento da empresa. Ainda assim, a marca de Cupertino parece estar focada em manter os seus equipamentos atualizados ou, pelo menos, garantir que os que não estão têm limitações.

A mais recente informação que escapou do círculo mais privado da Apple vem mostrar isso mesmo, revelando que em breve vão surgir limitações no acesso aos serviços. Estes vão passar a estar bloqueados em equipamentos que não estejam atualizados.

Como se pode ver na informação acima, a Apple não irá requerer as mais recentes versões destes sistemas, mas irá impor limites. Tanto no iOS como no macOS, tvOS e watchOS os utilizadores vão precisar de ter pelo menos a versão certa. Falamos do iOS 11, macOS 10.13 (High Sierra), watchOS 4 ou tvOS 11.

Será essa versão que dará a garantia mínima para acesso aos serviços da Apple e em caso contrário será mostrada uma notificação aos utilizadores. Esta deverá indicar para a necessidade da atualização caso seja possível. Importa referir que a Apple não irá bloquear o acesso a todos os seus serviços, permitindo que o iCloud seja usado.

Apple serviços desatualizados equipamentos

Curiosamente, a Apple já apresenta esta informação num documento de suporte. Nele a marca explica como poderá atualizar o iPhone, iPad ou Mac para recuperar a compatibilidade dos serviços nesses dispositivos. O único serviço que não seria desativado é o iCloud, pois faz parte da sincronização básica dos dados pessoais.

A Apple deverá ativar este novo modelo de acesso já em maio, perto da WWDC. É uma forma de garantir uma limpeza nos seus serviços e garantir mais uma onda de atualizações ou novos equipamentos.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Não tenho iphone, nunca tive.
    Esta notícia quer dizer que se tiver um Iphone 7 (por exemplo) e ele deixar de receber updates, a Apple bloqueia os serviços… dela própria??
    Vão obrigar os utilizadores a mudar de equipamentos de 5 em 5 anos (exemplo)…

    No android, pode deixar de haver atualizações de OS e de segurança, mas as apps demoram a deixar de ter atualizações….

    1. Avatar de Repara
      Repara

      O post é o “diz que disse”, sabe-se lá 🙂
      Eu tenho um iPhone 7 Plus e não estou nada preocupado. Deixou de ter atualizações do SO, exceto atualizações de segurança. Nenhuma das apps da Apple deixou de funcionar nem creio que deixe.
      Agora é assim – em cada atualização “major” do SO são introduzidas novas API (em que se baseiam as apps) ou modificadas algumas das existentes. Cabe aos developers atualizar as suas apps – se não o fizerem podem deixar de funcionar.
      Quanto às apps da Apple podem funcionar com limitações – se o modelo de iPhone não suportar o novo SO e as correspondentes API. No caso do iPhone 7, de 2016, não teve atualização para o iOS 16, de 2022, ou seja, teve atualizações durante 6 anos (e continua a ter atualizações de segurança críticas).

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Certo, mas como dizes: uma coisa é funcionar limitado, sem as novas features. Outra coisa é não funcionar de todo…foi essa ideia que o artigo passou, não funcionar de todo.

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Primeiro. O iPhone 7 foi lançado em 2016, portanto tem….. 7 anos.
      Segundo. O iPhone 7 suporta até o iOS 15, logo não será abrangido por esta situação.
      Reveja lá o seu comentário sff.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Magnífico, Magnifico.
        Eu dei um exemplo…

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Exemplo errado, pois fala no iPhone 7 e depois de mudar de 5 em 5 anos. Nem uma coisa nem outra se verifica. Ou seja, tudo “ao lado”. Por isso escrevi para rever o comentário.

  2. Avatar de Indignado
    Indignado

    Todos os equipamentos da apple são feitos com uma “reforma” pre-programada, chegando aquela data limite podes deitar fora e comprar outro …

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já com Android a reforma é à francesa, chega 4 anos mais cedo 😉

  3. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Eu posso passar alguma informação útil em relação ao artigo. No meu caso aqui na empresa usamos rede assente em sistemas Mac e Linux, e telefones Iphone na sua maioria. Numa das máquinas que uso, é um Imac cuja versão do S.O. foi só até ao Catalina. Tudo é funcional, mas o que noto que falha já. Apple Podcast não actualiza novas estações. Descobri isso porque criámos um podcast e não havia maneira de ele aparecer. Percebi que tinha a ver com o limite da versão do Mac Os. O apple Music recentemente começou a dar problemas, nomeadamente as músicas chegam a meio e passam para a pista seguinte. Não percebo o motivo, pois não há configurações que tenha feito nesse sentido, o que decidi entretanto averiguar.

    O serviço de icloud , uso a versão profissional de topo 2 Terabytes. Não há até ao momento qualquer problema, nesta máquina e com outros mac’s. Até mesmo num portátil com Windows 10, instalei o aplicação do icloud e funciona ás mil maravilhas.

    iphones e ipa’s não interessa comentar porque são recentes e têm todos as últimas versões.

    Só por piada, e não tem nada a ver com o artigo, foi ter aproveitado um macbook pro de 2009, pus um disco ssd em substituição do Sata, instalei uma distro Linux, e é um maquinão. A arquitectura do Mac é formidável.