Não conheço este número… de quem é? O iOS 9 pode ajudar

59 Comentários

Não deve haver quem não tinha recebido uma chamada com um número desconhecido, que não existe na lista dos contactos. Por vezes não sabemos se “é para atender” ou se é alguém que nos vai “melgar” com algo desinteressante.

O iOS 9 traz uma funcionalidade que vai ajudar a descobrir quem lhe está a ligar, sabe como?

pplware_talvez_marisa00


Com a recente actualização do iOS, a empresa de Cupertino oferece aos seus utilizadores a oportunidade de tentarem perceber quem lhes está a ligar como desconhecido.

 

Mas como é possível?

Quando o utilizador receber uma chamada com um número desconhecido, o sistema operativo irá procurar na caixa de correio electrónico dos utilizadores por nomes que possam estar associados ao número que está a realizar a chamada.

Assim que o iOS encontra uma correspondência possível, irá ser visível no ecrã a seguinte mensagem: Talvez “Nome da Pessoa”, seguida do número de telefone da mesma.

pplware_talvez_marisa01

 

Mas é infalível este sistema?

Claro que não é, mas poderá ser uma grande ajuda para este tipo de situações. Para quem pretenda uma aplicação de terceiros, poderá também instalar e experimentar o TrueCaller, que permitirá aos utilizadores bloquear chamadas de telemarketing, criar listas de bloqueio e tal como faz o iOS 9, identifica chamadas desconhecidas.

pplware_talvez_marisa02

Tem a sua “piada” quando verificamos que este serviço é já muito usado. Podemos ver na base de dados da app, imensos operadores, entidades e pessoas apelidadas de Spammers!!! É mais uma realidade que tende a fazer parte da vida de cada um de nós, temos os spammers a ligar!

O iOS 9 volta a trazer mais uma funcionalidade interessante para a acção que deveria ser a mais importante num telefone… o telefonar.

Assim, fica a questão, será que é útil o iOS 9 vasculhar nos nossos mails e outras mensagens para identificar alguém que nos está a ligar mas não está referenciado no nosso Livro de Contactos?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    O diealer da google ja nao fazia isso? lol

    1. Avatar de Amandio Guedes
      Amandio Guedes

      yep. à muito tempo 🙂

      1. Avatar de JCR
        JCR

        há muito tempo

    2. Avatar de CaptainObvious
      CaptainObvious

      Sim, já faz isso há algum tempo..lol…enfim

    3. Avatar de LG
      LG

      Não desta forma. O dialer da Google mostra a informação do número caso este seja um telefone público. Exemplo de uma empresa. Fora disso (embora não sei se também acontece em Portugal), mostra a zona de onde vem a chamada (cidade) caso seja um telefone fixo privado.

      1. Avatar de Amandio Guedes
        Amandio Guedes

        Não só telefones públicos… Também telefones privados e moveis. Faz o traceback a todas as contas e emails no dispositivo. No entanto é de louvar a inovação da apple.

        É bastante útil 🙂

        1. Avatar de Eduardo Silva
          Eduardo Silva

          Lamento mas no meu caso o anti virus não me deixou configurar pois informa que não é seguro … sera? limpou me logo com a indicação de virus Trojan para quarentena … Baixei pelo Play Store

      2. Avatar de hfilipe
        hfilipe

        Penso que o dialer da Google mostra a informação se for um contacto que esteja identificado e na Lista Telefónica. Caso seja um número confidencial já não tem acesso. Eu tive essa experiência, por acaso, de um amigo que me ligou do número da mãe, e apareceu o nome que está identificado na operadora. Fizemos o teste com o meu, mas como está confidencial, não aparece. Eu não percebo nada destas coisas, mas penso que faz algum sentido que assim seja. Obviamente que só consegui com a Internet ligada.

    4. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não.

      Esta funcionalidade vai ver ao e-mail e mensagens a ver se descobre que número é esse…

      Se eu te mandar um email com o meu contacto (mesmo escrito em texto simples), e depois te telefonar, e tu não tiveres o meu contacto, ele diz “Pode ser Baptista Batos”.

    5. Avatar de rui
      rui

      Tenhom um 1+ e desde a 5.1.1 que aparece informação de números desconhecidos.

  2. Avatar de marcelo claudio
    marcelo claudio

    UAU uma função ja existente em android por varias aplicacoes e nativo no MIUI (Android)…
    mais uma vez a Apple a inovar…com anos de atraso 🙂

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Muito obrigado pela sugestão.
    Vou já testar.

  4. Avatar de censo
    censo

    O pessoal da privacidade…vai comentar?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      É completamente offline.

      Vais comentar?

      1. Avatar de censo
        censo

        O primeiro já apareceu…

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não, diz lá o que é que tens a comentar?

          É feito completamente offline no próprio aparelho.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            Isso é pra rir?
            Offline? O teu email deves ser o único (a nível não empresarial) a ser offline. Parabéns. Partilha aqui com o ppl, pq eu tbm quero que me identifiquem o número de forma offline através do email.

            O serviço é útil, ponto final. A questão da segurança deixo pra outros.

  5. Avatar de coisinho
    coisinho

    Não percebo o titulo. O android faz isso À imenso tempo (4.0 ou 4.1 acho eu) e a app que falam truecaller existe para imensos sistemas, incluindo Symbian, nokia, blackberry etc, incluindo versões anteriores do iOS.
    o iOS 9 pode ajudar mas muitos outros sistemas/apps já o faziam antes incluindo proprias versões anteriores do iOS. O titulo deveria ser:
    iOS 9 integra identificação do caller no dialer oficial.
    O titulo que usam parece que é algo novo, não sendo da apple não faz sentido tentar dar ilusão de algo que não é quando falam de outra empresa, parece que fazem marketing a favor/contra marcas, algo que se não o é, deveria ser evitado.

    Obrigado e bom dia.

    1. Avatar de Vítor M.

      coisinho… não inventes 😉 No iOS é novo, o resto não interessa, não estamos a falar no resto.

      1. Avatar de coisinho
        coisinho

        Vou citar-me a mim próprio:
        “e a app que falam truecaller existe para imensos sistemas, incluindo Symbian, nokia, blackberry etc, incluindo versões anteriores do iOS.”
        Dando enfase à última parte:
        ” incluindo versões anteriores do iOS.”
        Deixo ainda o link do wikipedia sobre a app truecaller:
        https://en.wikipedia.org/wiki/Truecaller
        Onde se pode ver a release date:
        “It was released for Android and Apple iPhone on 23 September 2009”
        Que eu saiba todas os iPhone utilizam e utilizaram sempre iOS, fazendo assim a aplicação no iOS disponível desde 2009.
        Não sei o que intender por novo, mas para o comum dos mortais 6 anos não é novo.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Windows Phone já pesquisa, tenho LinkedIn e apresenta números de lá

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Txiiiuuu… O pessoal aqui é ceguinho por Android e Apple.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Será que vocês não se cansam com a porcaria (para não dizer outra coisa) entre as marcas? Cada um gasta o que pode e gosta, ponto final!

        1. Avatar de Mota
          Mota

          O Pedro não disse nada de mal na minha opinião, falou do S.O. dele sem atacar nenhum.

          Já esse IRRealista já é conhecido por estas bandas por ser fanboy 😀

  7. Avatar de Krasy
    Krasy

    eu cá em android uso o syncme para essa função

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      No iOS, também tem um Widget para isso do SyncMe.

      Mas isso é necessário que essa pessoa use o SyncMe, ou que alguma pessoa com essa pessoa nos contactos, mande os contactos todos para o SyncMe…

  8. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Esta gente é lixada 😀 passa a vida a comparar o Android com o iOS .,,. só mostram inveja 😀

    1. Avatar de Pigo's
      Pigo’s

      É verdade que já mete nojo estas comparações mas é tanto de um lado como no outro! Será que nao percebem o bom que é haver possibilidade de escolha? Nenhum dos 3 sistemas com maior cota de mercado é o perfeito, agora é normal que cada pessoa se adapte melhor a um do que a outro. Sou utilizador de Android e IOS e tanto um como outro cumpre com as minhas necessidades. Relativamente ao post embora nao seja original, parece-me util esta funcionalidade no IOS

    2. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      Desde quando comparar algo seja sinonimo de inveja?

  9. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Vítor, você não se lembra do número da nossa querida Marisa?! 😀 😛

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo porque é que os utilizadores de Android e de Windows Phone continuam a ler artigos da Apple…para fazer os típicos comentários pouco construtivos que se limitam a fazer?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pode-se dizer o mesmo dos utilizadores do iOS nos artigos Android e Windows Phone.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Mas esses são seres superiores por isso estão no seu direito

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Obrigado. Encerramos a discussão por aqui.

    2. Avatar de Amandio Guedes
      Amandio Guedes

      Felizmente como tenho iPhone e um One Plus posso ler artigos de ambos de ambos os sistemas. Salvo erro (lol), este é um espaço de troca de opiniões e ideias correcto? Mais uma vez lança-se uma noticia e todos ficam doidos como se a Apple tivesse inventado a roda 🙂

      Mas na falta de argumentos manda-se postas de pescada como essa.
      Um abraço.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Para me rir um bocado com os comentários ridículos dos fanboys Apple. Esclarecedor?

      1. Avatar de JMMS
        JMMS

        Rio-me mais com os comentários dos fanboys do Android.
        É que esses como têm menos cultura que os da Apple dão cada prego…

  11. Avatar de Sergio Lapa
    Sergio Lapa

    Boa feature, e bem vinda ao iOS. No meu “Andrade” tenho uma coisa que se chama TrueCaller, e dá um jeitaço.

    NOS não melga, EDP não melga, Endesa não melga, MEO não melga… enfim… praticamente ninguém melga! Thanks!

  12. Avatar de José
    José

    Mais uma grande invenção do ios

  13. Avatar de david.pt
    david.pt

    Eixxx só agora??? LOL

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Só agora o quê?

      É o primeiro a fazer isto, de maneira a respeitar a privacidade…

      1. Avatar de LG
        LG

        Vasculha os e-mails… privacidade… lol

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Sim, porque o teu telemóvel já não lê os teus e-mails!

          Faz como?

          É o iOS que lê, e trata de tudo sozinho.

          Não é “na cloud”…

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Apple como entidade superior está a ajudar o mundo. Isto é como as rezas fica só entre os dois

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Não é a Apple que está.

            É o MEU TELEMÓVEL, que está… não o computador DOS OUTROS!

  14. Avatar de Alberto
    Alberto

    mais uma revolucao da apple, android esta a 3anos de distancia e seus users a 100 de inteligencia

  15. Avatar de Xico
    Xico

    Não foi a Apple que inventou? Então e qual é o problema? Se a funcionalidade é util, porque raio é que não pode ser adoptada? Há gente com vistas tão curtas que até chateia

  16. Avatar de Realista
    Realista

    Então este tipo deve-me dinheiro e não me atende o telefone… vou ligar do meu nr que ele não tem! Estranho não me atende também!

    Bolas.

  17. Avatar de Diarreia mental
    Diarreia mental

    o MIUI já faz isso há algum tempo. Acho que não é dessa forma (e a informação passa pelos servidores deles), mas já faz isso.
    http://www.guidingtech.com/26123/miui-5-features-best-android-rom/
    Ponto número 7 do link acima.

  18. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    É pena que a Apple adicione novas funcionalidades a quem nos liga, mas uma função tão básica e que qualquer Android de 100€ tem o bloqueio de chamadas privadas, a Apple continua a não incorporar nos iPhones, função essa que tem grande utilidade. É de lamentar!

  19. Avatar de Manuel
    Manuel

    porque apagam os meus comentários?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Na volta eram sérios e com interesse e o pessoal não curte dessas coisas

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Esta funcionalidade é necessário ativar ?

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Podemos me indicator aonde se Ativa ?
    Obrigado

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para mim as notícias da Apple são somente úteis para me relembrar de alguns serviços que tenho no meu Android à muito tempo e que me esquecia-me de usar. A Apple para mim não é uma empresa de tecnologia mas de notificações de auxiliares de memória.

  23. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Claro que já faz isso, além de mostrar a zona do país a que o numero que nos está a ligar pertence, temos a possibilidade de seleccionar determinado numero para uma lista negra de numeros que nos está a ligar e sempre que esse numero nos ligar o dispositivo avisa que recebemos uma chamada de numero da lista negra e o telemovel nem sequer toca. Enfim aple sempre a frente nas novidades