Não, a Apple não o está a espiar com o iPhone 6s

97 Comentários

Os novos produtos e os novos serviços associados que a Apple apresentou na última Keynote vieram trazer de novo para o centro da atenção algumas questões de privacidade.

As novas funcionalidades da Siri, que está sempre a ouvir, e também o Live Photos, com a captura de vídeo e áudio que faz, potenciam que seja feita uma recolha constante de informações dos utilizadores.

Mas a Apple já veio a público garantir que nenhuma das questões de quebra de privacidade são reais e que não recolhe qualquer informação sobre os utilizadores.

apple_escuta_1

Como é normal em situações em que é feita recolha de informação e captura de dados, existem questões relativas à privacidade que muitos querem ver esclarecidas.

A Apple, com algumas das novidades que apresentou na última Keynote, entrou no grupo de empresas que tem agora de esclarecer os utilizadores como realiza a recolha de informação e depois as processa.

O problema está na nova funcionalidade da Siri de estar sempre a ouvir os utilizadores, esperando que sejam ditas as palavras definidas para a activar.

Também a novidade Live Photos traz algumas preocupações aos utilizadores, por estar constantemente a gravar vídeo e a preparar-se os juntar às fotografias que forem tiradas.

Neste caso a Apple garante que mesmo estando a recolher vídeo e áudio, apenas um segundo e meio de vídeo é guardado quando o utilizador captura uma imagem, sendo o restante eliminado.

apple_escuta_2

A questão maior está mesmo associada à Siri, que agora pode ser usada a qualquer momento, bastando ao utilizador dizer as palavras “Hey Siri”. Para isto é necessário que esta assistente esteja sempre a ouvir.

O problema aqui é que a Siri e a Apple podem ter acesso a qualquer informação do utilizador, escutando de forma permanente o que se passa ao redor do utilizador.

Mas a Apple garante que não recolhe qualquer informação antes de ser activada, e mesmo essa é enviada para os servidores da Apple de forma cifrada e com todas as garantias de segurança.

O áudio que é capturado pelo microfone é constantemente comparado com os modelos que estão guardados para activar o mecanismo da Siri.

apple_escuta_3

Para além destas duas situações que surgiram com estas duas novas funcionalidades, a Apple garante que todas as comunicações que são feitas com os seus servidores, em particular com os do iCloud, são feitas de forma segura, com algoritmos de cifra de elevada protecção.

Antes de lançar as novas funcionalidades a Apple garantiu que todas as medidas de privacidade são garantidas, impedindo que a própria empresa tenha acesso a informação de que não precisa para disponibilizar os serviços.

Os utilizadores podem assim ficar descansados que todos os seus dados e a sua informação estão protegidos e não são escutados ou lidos pela Apple.

Via TechCrunch

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “… na nova funcionalidade da Siri de estar sempre a ouvir os utilizadores, esperando que sejam ditas as palavras definidas para a activar”

    Isto é feito pelo co-processador, M9, que passou a estar integrado no A9 (antes o co-processador) que lhe permite – sem gastar energia – estar à escuta de instrução de activação do Siri (“Hey, Siri” / “E aí, Siri”.

    Também lhe permite realizar tarefas, sem gastar energia, recorrendo aos sensores (contar passos, medir distâncias percorridas e altitude) sem necessidade do GPS.

    1. Avatar de Tom
      Tom

      Como mede distâncias percorridas e altitudes sem a necessidade do GPS?

      1. Avatar de NP
        NP

        Eu não tenho a certeza, mas em relação às altitudes, o iPhone 6 não tem sensor barómetro?

      2. Avatar de JBM
        JBM

        Distância – com informação de giroscópios e acelerómetros. É assim que há décadas muitos mísseis são guiados, por exemplo.
        altitude – com um barómetro/altímetro. Mesmo princípio usado por aviões durante décadas
        A diferença está na precisão!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Não só giroscópios e acelerómetros, também há o magnetómetro (mais conhecido com bússola), as redes wi-fi e as estações base celulares. E em alguns casos menos comuns, um barómetro. O barómetro é o menos útil porque a pressão atmosférica varia naturalmente, mesmo não havendo alterações de altitude (por isso é que nos aviões o barómetro tem de ser calibrado).

          1. Avatar de JBM
            JBM

            magnetómetro não te permite ajudar a calcular distâncias, apenas orientação do movimento.
            barómetro ajuda a determinar variações altitude. também se pode fazer calibração, indicando altitude base. Variações na pressão atmosférica podem ser um problema, mas não são assim tão frequentes ao longo dum percurso ao ponto de tornar o altímetro inútil. Uso de barómetros para determinar altitude não é de agora, e podem nalgumas situações ser mais fiáveis que o GPS

          2. Avatar de JBM
            JBM

            e uso de redes WiFi e antenas não tem resolução suficiente para determinar distância percorrida por uma pessoa, apenas ajudam a dar uma posição aproximada.

      3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Com sensores, entre os quais acelerómetro, bússola, giroscópio e barómetro – que estão “por conta” do coprocessador M, e não do processador, o que permite poupar energia – ainda mais com a integração do M9 no A9.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Sim, e então?
          Os SoCs Exynos na Samsung e os Snapdragon das séries 400 para cima da Qualcomm também fazem o mesmo.
          Algumas dessas coisas até os novíssimos Skylake da Intel fazem…
          E daí?

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      “Sem gastar energia”!!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Deve funcionar a corda…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Revolucionário!

    3. Avatar de TR
      TR

      O que mais me surpreende neste comentário é a existência de um processador que não gasta energia! Apple sempre a inovar! Parece que já resolveu os problemas energéticos do mundo tb com este iPhone!!

    4. Avatar de TR
      TR

      O que mais me surpreende neste comentário é a existência de um processador que não gasta energia! Apple sempre a inovar! Parece que já resolveu os problemas energéticos do mundo tb com este iPhone!!

    5. Avatar de Mikes
      Mikes

      E o que raio isso tem a ver com o caso?
      Já reparaste que praticamente em todos os assuntos dos novos equipamentos vens com essa conversa do processador… e mais o processador… e o chip…
      Trata-te… que o teu processador está em overload.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Já reparaste que ao contrário do Cortana e do OK Google, a Apple só permitia a activação do Siri por voz quando estava a carregar?

        Que só agora, com a integração do coprocessador M9 (que é o que fica “à escuta”) no A9 – sem gastar bateria, é que passa a ser sempre possível a activação por voz?

        Foi um pequeno detalhe sobre tecnologia que destaquei. Fez dói-dói?

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Dói-dói porquê?!
          Dói-dói deves ter tu aí no teu chip.

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Isso já não existe há muito nos chips da Qualcomm? Em que é diferente?

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Em nada.
            Precisamente por isso é que já há uma data de tempo (relativamente falando), já dava para fazer isso com o OK Goole e com o Hey Cortana.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Isso da ativação do OK Google e da Cortana por voz é de somenos – a Apple tinha isso no iOS ligado à corrente.

            O coprocessador M9 e, agora, a sua integração com o A9 é que “risca”.

        3. Avatar de Pll
          Pll

          estas a ver o moto x o primeiro? tinha o chip dedicado a isso. estas a ver o snapdragon 800? sim o 800 nao era sequer o 801 ou 805, tambem tinha um low powered core apenas para estar a “escuta” se procurares no xda houve um dev que conseguiu aceder a esse core e fez um tweak para que se conseguisse acordar o telemovel com um ok,snapdragon utilizando esse core e sim, gasta energia apenas gasta menos energia. Mais tarde o tweak foi removido porque o dev achou que se a qualcomm tinha restringido o acesso a isso por alguma razao tinha sido. Agora se querem inventar nomes como sempre fazem para parecer que e uma coisa nova força. É como o retina. “AH mas o meu iphone tem retina” sim, retina apenas quer dizer que a uma certa distancia nao consegues ver os pixeis, continua a ser um ppi baixo em comparaçao a telemoveis do mesmo preço.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            O Snapdragon tinha um core do processador de baixo consumo apenas para estar à escuta e nhã-nhã-nhã.

            Qual a semelhança disso com um co-processador para os sensores de movimento e que -agora-também fica à escuta sem gastar energia?

            Não se está a falar de um core do processador – está-se a falar de um coprocessador – que serve para muito mais coisas do que estar à escuta.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Caros utilizadores Apple, lamento informar mas a Apple não inovou nada nem implementou nada que não existisse já no mercado, o Android 5 Lollipop faz reconhecimento de voz igualmente sempre activo, à espera de palavras como Hello Google, igualmente conta as distâncias e passos pelo giroscópio e trilateração dos sinais de rede móvel, o uso de energia é reduzido que a Apple mais uma vez aldraba e diz que não gasta energia, o Android tem funcionalidades tão interessantes como o bloqueio automático, ou seja, se tivermos segurança no telefone para o desbloquear, ele não se bloqueia se tivermos o telefone no bolso e andar-mos, porque pelo giroscópio detecta que se encontrar junto ao nosso corpo, mas segundos depois de termos pousado numa secretária, o mesmo bloqueia-se sendo necessário o código de desbloqueio, que tanto pode ser reconhecimento facial, de voz, ou códigos etc. Estas e muitas outras funcionalidades serão a inovação do próximo iPhone por certo…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          essa do desbloqueio deve ser uma piada!
          Para que é que a Apple iria implementar uma coisa dessas no iPhone quando tem o TouchID que permite desbloquear o aparelho quase instantaneamente e sem deixar o aparelho desprotegido a um roubo do bolso?

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Mas a questão era o reconhecimento de voz (“Hey, Siri” – “OK Google”) ou era fazer isso sem gastar bateria? É que se a questão era “já fazia”, ligado à corrente o iOS também já fazia.

          Sobre o que vai significar a integração do A9 no M9 em termos de poupança de energia, mesmo com o “Hey Siri” sempre ativo, adiante se verá. Não te esqueças que a Apple se “atreveu” a utilizar uma bateria de menor capacidade.

          Essa coisa do andar no bolso desbloqueado é daquelas “features” para rir. No Android gostam muito disso.

          1. Avatar de hfilipe
            hfilipe

            Concordo consigo.Tenho um Nexus 5, mas há coisas que simplesmente são fixes por ser…mas na realidade não servem para nada. Eu já usei Android, WP e iOS…e na realidade acho o Sistema Android é um pouco instánvel. Eu desbloqueio o telemóvel com o Trusted Face..é prático. mas na verdade volta e meia aparece um erro a dizer que o mesmo deixou de funcionar. Gosto muito do telemóvel e foi por isso que o comprei. Mas estou a ponderar seriamente em comprar o iPhone. Pode ser muita coisa, mas durante o tempo que o usei, nunca apareceu nenhum erro.

        3. Avatar de Safrane
          Safrane

          Lá vêm os invejosos…

          A Apple não precisa nada disso é as pessoas não usam, tem touchid, que ao contrário do Android, ainda não conseguiram vencer, e pior, ainda não conseguiram roubar as impressões digitais de lá!

          A diferença no sistema de voz da Apple, é que este reconhece a voz do utilizador, e só obedece à voz do utilizador.

          Se tens várias pessoas na casa, basta uma dizer “Ok Google”, para ativar os telemóveis todos = FAIL

          1. Avatar de Pll
            Pll

            sim sim isso no papel e tudo tao giro. E sim ja conseguiram passar o touchid. basta uma pesquisa rapida no google, ou ate mesmo no bing ;).

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Pll.
            Um bocadinho de cuidado nesse salto de raciocínio. O que conseguiram foi mostrar que se pode usar um duplicado da impressão digital usada para desbloquear o aparelho. Mas para conseguir um duplicado não é pelo TouchID, ou passando a segurança do aparelho.
            O mesmo já não se diz de aparelhos Android, com casos em que foi mostrado que seria possível chegar à informação da impressão guardada no aparelho.

        4. Avatar de João MS
          João MS

          O reconhecimento facial é um flop. Dúvido que a Apple implemente essa tecnologia, pelo menos como funciona em Android.

        5. Avatar de flavio
          flavio

          Meu deus, ve se mesmo que nunca utilizas te nada disso lololol

    6. Avatar de Rui
      Rui

      “Também lhe permite realizar tarefas, sem gastar energia,”

      Isso não existe.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Quando se a Apple disse está dito . Eu sempre aprendi que contra argumentos não há factos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não me recordo de ter ouvido na Keynote que não gasta energia. O que mencionaram é que é muito eficiente mas não gastar energia é apenas ficção. Melhor, acredito que não gaste energia se estiver desligado.

          http://www.apple.com/iphone-6s/technology/

          “The integrated M9 works so efficiently and intelligently that Siri is always on and waiting for your voice commands.”

    7. Avatar de Prim
      Prim

      Sem gastar energia?
      Agora percebo os preços, o iPhone é sobrenatural!

  2. Avatar de JBM
    JBM

    Teve muita piada a forma como a TechCrunch levantou primeiro as dúvidas antes de dar oportunidade à Apple esclarecer algo que parecia óbvio não acontecer. Basta pensar, por exemplo, que todas as aplicações de câmera têm o video e som activados quando são abertas, porque é que não se criam dúvidas também com isso!? Porque não parece minimamente provável, há um mínimo de confiança com estas empresas, não há um ganho óbvio para estas espiarem constantemente o video, e porque estar a gravar constantemente tem um impacto óbvio na memória, etc! Seria de alguma forma provável que isto fosse diferente com a nova funcionalidade? Não!
    Claro que é bom esclarecer tudo, mas onde é que uma pessoa fica esclarecida quando lançam primeiro as dúvidas e não dão respostas para algo que logo à partida não se teria muitas razões para ficar preocupado?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Boa observação! Mas isso aplica-se a todos os sistemas..

      Mas, sabes… uns são acusados e todos acreditam, outros são acusados e a partida (sem comunicados) poucos acreditam.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        aplica-se a qualquer situação que requeira dar boa informação ao público

    2. Avatar de Susana
      Susana

      O problema é que o medo vende.
      Os portateis com camara podem ser usados para espiar as pessoas, mas ninguem liga a isso. E existem casos concretos que testemunham esse problema (e não, não estou a falar do Screams the series).
      Nos tempos que correm quem quiser escutar as conversas das pessoas não precisa de fazer algo muito complicado. Que o digam a CIA e NSA que usam e abusam da vgilancia.

      Basicamente qql telemovel tem este problema mas vendem mais se falarem nos “problemas” da Apple.

    3. Avatar de Safrane
      Safrane

      É a treta da TechCrunch…

      Os mesmos daqui:

      http://techcrunch.com/2015/08/22/dont-be-apple/#.roc5zu:f3qk

      http://techcrunch.com/2015/07/08/apple-watch-review-after-2-months/

      Digam-me que não são pagos pela concorrência?

      Só não vê quem não quer!

  3. Avatar de censo
    censo

    Sim sim…engana-me que eu gosto…!

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Caso houvesse alguma dúvida acerca da dualidade de critérios, aqui está a prova provada.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Cortana sempre a ouvir = Problemas de Privacidade
    Siri sempre a ouvir = Ah ok…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      a lógica é a mesma do que foi implementado para o Ok Google (que já tem 2 anos)! hardware especializado de baixo consumo à espera das palavras passe…
      Afinal de contas o microfone já lá está, não é sequer preciso esta funcionalidade para ter dúvidas sobre o que se passa com o microfone!!
      A questão que se deve colocar é sobre a segurança da implementação. Se conseguem proteger o acesso ao microfone e hardware por parte de malware.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Tens acompanhado os inúmeros artigos (no pplware e fora dele) acerca da privacidade do Windows 10? É que o problema das pessoas não tem sido a segurança da implementação – até deves ser dos primeiros aqui a levantar essa questão.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          explica-me uma coisa, onde é que a recolha demonstrada de dados para servidores da Microsoft (com dificuldade em desligar) se equipara ao processo de escuta por palavras chave, que já se sabe há bastante tempo como funciona (por exemplos anteriores) e que não envolve envio de dados para fora do aparelho?
          É essa a questão… não estamos perante nenhuma funcionalidade desconhecida que à partida levasse a desconfiar estar a enviar dados às escondidas!

          1. Avatar de Abilio Matos
            Abilio Matos

            Quem garante que o processo é só de escuta de palavras chave e não faz algo mais? Eu não vi a Google dizer que é mesmo só escuta. No entanto, a Apple veio confirmar que é apenas escuta.

            Além disso, para as pessoas que não estão por dentro das questões de segurança das implementações, se lhes falares em privacidade, só se vão preocupar se os seus dados estão a ser transmitidos para algum lado, seja, por processos de escuta, de recolha de dados ou por outra forma. Quebra de privacidade é quebra seja ela qual for.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            para escutar algo mais não é preciso ter isto! Qualquer telefone pode escutar tudo, afinal de contas todos têm pelo menos um microfone e vários processadores… E essas preocupações já foram analisadas por muitos e debeladas pelas políticas dos sistemas operativos.
            A isso se soma a análise a outros exemplos deste tipo de hardware de baixo consumo. Se não viste a Google a dizer alguma coisa é porque se calhar ninguém decidiu haver motivos para levantar estas questões, mas pelos vistos com a Apple é diferente. É sempre possível questionar tudo e todos e pôr tudo em dúvida, mas entre o possível e o provável (e senso comum) vai uma grande distância!

            Quanto à questão de segurança e privacidade, o problema/questão levantado pelo blog foi para o que o iPhone faz ao escutar, se envia alguma coisa para a Apple. Acho que parece óbvio que a questão não inclui questões de segurança da implementação para evitar o uso por malware!

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Conseguem, claro, não há malware no Windows Phone, pela exatíssima mesma razão que não há no iOS: só se podem instalar apps certificadas e assinadas pela Microsoft.

        E o facto das apps terem acesso ao microfone não tem nada a ver com a função do Hey Cortana ou do OK Google.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          não disse que as aplicações tinham a ver directamente com os assistentes! Mas não é por isso que deixa de haver questões de segurança, quando o microfone na prática está sempre ligado e mais funcionalidades aumentam a “área” para descobrir bugs e buracos na segurança … podemos imaginar por exemplo um malware que aproveita o hardware especializado para se activar ao captar determinada palavra chave, de modo a reduzir o tempo em que permanece à escuta, passando mais despercebido.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ah pronto se a Apple garante, quem somos nós pra desmentir!!
    Já a Microsoft e os Andorids…. ahhhh esses malvados, é tudo mentira aquilo que eles dizem, são uns espiões malandros!
    São aplicações do “Demónio NSA, CIA e FBI”…. esses malandros, nos produtos da Apple não entra lá nada, nem do tamanho de uma cabecinha de uma agulha, é tudo gente séria em Cupertino!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
      Benchmark do iPhone. 6

      O Cortana (Microsoft) e o OK Google ( Android) já faziam isso – não me recordo de se levantar problemas de sugrança.

      No iOS, para não gastar bateria, só quando o o iPhone/iPad estava a carregar é que podia ser activado por voz – o que a existir problema de segurança não é de agora. Fora disso só premindo o botão Home.

      Agora, que a Apple consegue integrar o co-processador M9 no A9 – o que lhe permite estar à escuta – sem gastar energia – da ordem para activar o Siri destaca-se isso?

      Não – aparecem com os papões do costume para assustar criancinhas 😉

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Fala o papão que não se cala com a insegurança do Android…

        1. Avatar de Felipe Teixeira
    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Sim, a Google usa os teus dados para gerar publicidade, e estão todos desencriptados nos servidores da Google, e até os funcionários podem ler os teus mails, imagens, pesquisas na net, etc.

      A Google nem diz o contrário.

      Já na Apple, não!

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Lol, que andas tu a fumar meu jovem?

      2. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Julgo que a maior parte das pessoas que têm conhecimento disso (que a Google pode ler) prefere saber de antemão que o fazem que ter promessas que ninguém tem acesso a nada e daqui a uns tempos haver notícias a dizer o contrário. No entanto, para quem não lê termos & condições das empresas, é apanhado “desprevenido” e vem-se “chorar”. Se é que me entendem.

        PS: Aqui não se trata de quem é melhor ou pior, apenas uma opinião de um utilizador.

  7. Avatar de Niner
    Niner

    “I’s Okay when Apple does it.”

    1. Avatar de Joaquim Silva
      Joaquim Silva

      It’s…

  8. Avatar de Lima
    Lima

    Mas segundo vários sites, o iOS e o OSX enviam informação dos users a “terceiros”.
    E tem sido práctica comum…..
    Mas aqui é no APPLEWARE é ao contrário….. só os “outros” é que fazem

    1. Avatar de JBM
      JBM

      e que terceiros são esses?

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E que terceiros são os da MS?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          e donde é que aparece a MS aqui?

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Quando o assunto é privacidade da MS, aparecem umas quantas teorias também. A pergunta final acaba por ser a mesma e a resposta é igual, não se sabe.
            ou seja, para a Apple é normal e basta um comunicado ligeiro qualquer para o assunto morrer, para a MS nada chega.
            Se responderes à questão de quais são os “terceiros” da MS, tens a resposta para a a tua pergunta.

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Aparece no contexto das notícias de privacidade que têm saído a vulso desde 29 de Julho deste ano.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            desculpem, mas virem com essa da perseguição à MS é fugir completamente à questão que coloquei!
            Vêm dizer que o iOS passa informação dos utilizadores a terceiros, e eu pergunto quais!
            Acham que a vossa atitude elucida alguma coisa a questão?

          4. Avatar de Mikes
            Mikes

            @JBM: tal como todas as atitudes que vejo quando o assunto é criticar a MS porque nos está a espiar, a vender informação, etc.
            A tua pergunta é para o iOS, eu estou sempre a perguntar isso quando o assunto é Windows e, estou como tu, respostas = Zero, mas pelos vistos no caso da apple um comunicado banal chegou para enterrar o assunto.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Mikes,
            mas que grande confusão vai nessa cabeça!
            Explica-me como é que perguntar por informação extra a alguém que levantou uma nova acusação que nem vem nesta notícia, te leva a ter essa atitude? é que não tem nada a ver com o comunicado!

    2. Avatar de somaisum
      somaisum

      Estranho…

      Os fãs not-apple reclamam que o pplware é pró-apple.
      Os fãs apple reclamam que o pplware é pró-android (em vez de contra-apple).

      Em que ficamos?

      Já agora Lima, também há sites que dizem que o mundo ia acabar à uns anos. Havia uns que o mundo ia acabar no passar do milénio, e ainda cá estamos todos. Será que fazes bem em acreditar nisso tudo tão afincadamente?

      1. Avatar de Lima
        Lima

        Quando são de tech credivéis, acredito…. ou vais também dizer que sites como: computerworld, tomsguide, wired, bbc, macworld, etc, etc, são questionáveis?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          São todos.

          Encontras mentiras em todos esses sites.

      2. Avatar de Joana
        Joana

        há uns anos*

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Esqueceste-te de trocar o login para o somaisum.

          Oopsie!

          🙂

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais uma ferramenta ao serviço NSA!

  10. Avatar de TR
    TR

    Nem sei pq continuo a comentar, ou a tentar comentar, neste site.. Quando cada comentário que faço leva com um “O seu comentário aguarda moderação.” e só é aceite ou não horas depois do mesmo ter qq interesse.. Enfim..

    1. Avatar de somaisum
      somaisum

      E fazes um comentário a reclamar a moderação dos comentários, com possibilidade de ser “moderado também” e fiacres num loop infinito. É irónico.

      Se não gostas, não comentes, não venhas. Tens direito a liberdade de expressão, mas os “donos” têm mais direito que tu 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Começa a falar bem da apple que passas para a lista VIP 😀

      Eu quando falo mal da apple fico logo marcado para ser moderado, gostava quem é o artista que esta com o trabalho do lapis azul.

    3. Avatar de TKOmnia
      TKOmnia

      Junta-te ao clube amigo…

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ainda há gente preocupada com a privacidade, e depois no FB, até o almoço postam fotografias do mesmo.

    Mas uma coisa é certa há marcas que inspiram mais confiança que outras.

  12. Avatar de g23423
    g23423

    é como perguntar ao ladrão se foi ele que roubou a loja 😀
    é obvio que eles vão dizer que não

    1. Avatar de rm
      rm

      ahahaah muito bom!! 😀

    2. Avatar de JBM
      JBM

      é como acusar alguém de roubo sem ter visto nada a ser roubado e sem saber se algo foi roubado.
      A partir daí é fácil criar teorias sobre como não foi visto e como roubou sem ter roubado.

  13. Avatar de Prim
    Prim

    Claro, se a Apple estivesse a espiar os utilizadores, ou a permitir que alguém espiasse, ia logo assumir isso! 😀

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Sim.

      A Apple não pode mentir aos consumidores, isto é USA, não é um país de terceiro mundo como Pt ou China, ou uma ditadura oligarca, como a Coreia.

      Os jornalistas podem dizer o que quiser.

      As empresas têm de cumprir a palavra, ou serão processadas, e por largos milhões.

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Pois, porque é nos “países de terceiro mundo” que temos a NSA. Quando se trata de questões de segurança nacional, os EUA não arriscam, “cumprir a palavra” é completamente secundário.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Quando essa funcionalidade foi lançada no MotoX de 1ª geração achei o maximo (e continuo a achar) sinceramente não vi questões de privacidade por parte da Google tal como não vejo agora por parte da Apple, sou utilizador de IOS e Android, e não sou fundamentalista.
    Se gostava de ter um 6s?? sim, mas é muito caro.

  15. Avatar de AlexX
    AlexX

    Com esta concorrência toda, mais dia menos dia Siri, Cortana, OK Guglette e etcs vão gerar ódios e ciúmes tais que quem por azar se enganar no nome do assistente será considerado adúltero e este entrará em blackout bloqueando o terminal até que lhe passe a neura… ou 5 mil sorry (nome assistente) depois e muitas selfie com flores.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Os estados unidos também garantiram durante muito tempo que não espiavam ninguém. Mas enfim aqui no pplware a Apple é um deus. Não digo que não tenham bons produtos porque os tem. Se tivessem dos dois lados(google/apple) tudo evoluía mais rápido e só ficavam a ganhar