Mozilla mais próximo do iOS

5 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Que a Apple é uma empresa que leva as suas convicções até ao fim, bom, isso já toda a gente sabe. Contudo, essa persistência está a levar Mozilla a bater o pé e a não ceder a sua posição, por isso o Firefox não está disponível para o iOS.

Ambas as empresas estão a perder com este braço de ferro. Uma porque tem uma das maiores comunidades do mundo a usar outros browsers no iOS, a outra porque o Firefox atrai muito utilizadores. Mas não poderiam unir vontades e ganhar os dois?

imagem_firefoxonios00


Na verdade há um braço de ferro que tem a ver com questões profundas. A Mozilla tem intenções de “fabricar” um browser para iOS, mas não abdica da ideia de este ter o seu próprio “web engine”, situação que tem sido sempre recusada pela Apple, que apenas permite o acesso por parte de terceiros ao seu código por razões de segurança.

Nisto, quem tem menos força acaba por perder o braço de ferro e, depois de tanto tempo a manter a posição irredutível, parece que a Mozilla está prestes a ceder, tendo mesmo Lukas Blakk revelado que a empresa pretende trazer uma versão do seu navegador Web Mozilla Firefox para o sistema operativo iOS muito em breve.

Não existem ainda muitos detalhes acerca de como isto irá acontecer, mas muito provavelmente a empresa irá utilizar o “web engine” da Apple e irá aplicar uma camada de interface própria e personalizada sobre o mesmo, situação que acontece com o seu concorrente Google Chrome.

A principal razão para que muitos utilizadores prefiram ter o navegador Mozilla Firefox no seu iOS é a mesma pela qual muitos utilizadores preferem o Google Chrome ao Safari, isto é, muitos utilizadores utilizam a versão do Mozilla Firefox nos computadores e com uma versão para iOS poderiam muito facilmente aceder aos seus “Bookmarks” e às palavras-passe através do seu dispositivo móvel.

Sendo isto verdade, os milhões de utilizadores de Mozilla Firefox em todo o mundo com certeza que irão ficar muito felizes, pois depois de tanto tempo irão finalmente poder utilizar o seu navegador web preferido nos seus dispositivos móveis.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Duvido muito que a Mozilla que é uma empresa que tem por meta a qualidade e respeito ao utilizador vá usar a pilha de estrume chamada webkit.

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      O problema das empresas com altos padrões éticos é uma coisa chamada… Errr, como chama? Ah! Lembrei: “dinheiro”.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Se for só para navegar uso o Safari que tem “turbo” próprio e uma quantidade de apps/extensões. Para downloads uso o iCabMobile. Os dois chegam e sobram, não estou a ver o Firefox a vir a acrescentar alguma coisa de especial.

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para quem usa Firefox tanto no Windows, Mac e Android, sente falta dele no iOS.

    Ao fim de alguns meses de Chrome no iOS fartei-me e voltei para o Safari.

    Se o Firefox chegar será muito porreiro 🙂

  4. Avatar de JFMoreira
    JFMoreira

    Para o Windows Phone também seria bem-vindo.