Mensagens RCS vão ser mais seguras! E a Apple vai garantir esta nova capacidade

19 Comentários

O futuro é assente no RCS. Este protocolo de mensagens tem ganho espaço e um aliado importante quando a Apple decidiu adotá-lo. As suas capacidades vão agora crescer e mudar, tornado-se mais seguras. A dar ainda mais apoio a esta mudança está a Apple, que vai adotar em breve tudo o que será necessário.

RCS Apple Google mensagens seguras

O RCS é o sucessor do SMS e este padrão, amplamente adotado na indústria e entre operadores, beneficiou no outono passado de um impulso significativo da Apple. Durante anos, o fabricante de computadores tem vindo a esforçar-se para preservar ecossistema do iMessage, o seu protocolo proprietário para trocas enriquecidas.

Mas a Apple terá acabado por ceder à China, que está de facto a impor o suporte ao RCS nos smartphones. E isto acontece desde o iOS 18.1. Não importa as circunstâncias, o suporte RCS no iPhone e no Android é uma vitória para os utilizadores de ambos os lados.

As mensagens podem conter imagens e vídeos de alta qualidade, ao contrário das MMS, existem indicadores de digitação e recibos de entrega. As mensagens suportam reações como balões de emoji e conversas de grupo, onde se pode adicionar ou remover participantes facilmente.

RCS Apple Google mensagens seguras

Isto não muda nada, no entanto, relativamente à distinção de cores feita pela Apple entre os utilizadores de iPhone e os utilizadores de Android. Mas, apesar de estas vantagens, o RCS tem uma falha: as mensagens não são encriptadas de ponta a ponta. Isto significa que um terceiro, como um operador ou uma agência de inteligência governamental, consegue espiar as mensagens.

A encriptação de ponta a ponta é uma das principais características de segurança do iMessage, nas mensagens que os utilizadores de dispositivos Apple enviam entre si. Do lado da Google, a principal promotora do formato, as mensagens RCS são também seguras de ponta a ponta, mas apenas entre utilizadores da app Google Messages.

A GSMA, o organismo das normas móveis, anunciou que as especificações do RCS Universal Profile 3.0 incluem agora a encriptação de ponta a ponta (E2EE), com base no protocolo Messaging Layer Security (MLS). A Apple seguiu o exemplo, declarando que o RCS E2EE será suportado por uma futura atualização para iOS, iPadOS, macOS e watchOS. O fabricante, no entanto, não especifica quando.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    E os operadores suportam RCS em Portugal?

    1. Avatar de rjlopes
      rjlopes

      Em Android os operadores não são necessários para nada.

      A Vodafone já suportou diretamente e depois escolheu delegar na Google.

      1. Avatar de Max
        Max

        Estás a confundir RCS, disponibilizado pelos operadores, com RCS chat, disponibilizado pela Google.
        Não há “delegação” nenhuma.

        1. Avatar de rjlopes
          rjlopes

          Caríssimo, usa tuddo a mesma coisa: servidores Jibe. A diferença é que tens operadores com servidores próprios e operadores que optam por não os ter. Tecnologicamente não há diferença nenhuma.

          1. Avatar de Max
            Max

            Não, não é a mesma coisa. Senão não havia em alguns países europeus operadores que disponibilizam mensagens RCS para iOS. São eles: Bélgica (Base, Proximus, Telenet), França (SFR, O2, Telekom, Vodafone), Espanha (Masmovil, Movistar, O2, Orange, Pepephone, Vodafone, Yoigo) e Reino Unido (BT, EE).

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    So falta mesmo as operadoras disponibilizarem o serviço…

    1. Avatar de cross
      cross

      tenho Meo e uso há já bastante tempo.

    2. Avatar de Acela
      Acela

      So falta mesmo utilizares o serviço, porque isto não depende delas mas da google

  3. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Pelas informações que obtive, mas sem confirmação, a DIGI já suporta o RCS em iOS e Android.

    1. Avatar de rjlopes
      rjlopes

      Em iOS não suporta, porque não têm servidores próprios. Em Android está tudo na infraestrutura da Google.

  4. Avatar de rjlopes
    rjlopes

    Para os interessados no tema, a versão beta do Google Messages, suporta o protocolo MLS, a par do que já era utilizado pela Google, o Signal:

    https://www.androidauthority.com/google-messages-prepares-mls-encryption-rcs-apk-teardown-3514829/

    1. Avatar de Max
      Max

      Que confusão ue para aí vai. Quem se baseia no protocolo Sigma é o WhatsApp.

      1. Avatar de rjlopes
        rjlopes

        Não percebes nada do que estás para aí a dizer. E não lês o que está escrito no artigo. A verão beta do Google Messages suporta os dois protocolos de encriptação MLS e Signal. E relativamente à tua resposta acima, ficas a saber que aqueles operadores todos usam servidores Jibe próprios. E sim, o mesmo tipo de servidores Jibe que a Google usa na sua infraestrutura, porque é uma solução fiável que já está disponível. Não é necessário andarem a inventar a roda.

        1. Avatar de Max
          Max

          O Google Messages do Android usa um protocolo de encriptação E2EE da Google.
          É natural a Google esteja a preparar a uma integração do protocolo E2EE (o MLS) agora aprovado pela GSMA.
          O WhatsApp, para cumprir a legislação da UE, está a preparar a interoperabilidade com outros serviços de mensagens que o pretendam, mas avisou que se esses serviços queriam garantir a interoperabilidade com o WhatsApp as mensagens tinham que se basear no protocolo Signal e cumprir outros requisitos. Se o Messages do Android quiser ser compatível com o WhatsApp tem que ser compatível com o Signal – e cumprir os demais requisitos do Whats App. Em que artigo é que se fala que a Google estava a preparara a compatibilidade do Messages do Android com o protocolo Signal e para quê?
          Quanto ao “RCS, disponibilizado pelos operadores” vs. “RCS chat, disponibilizado pela Google” a questão não está nos servidores Jibe. Estás a ver o filme só para o Android – só do RCS chat gerido pela Google. Em alguns países há operadores que permitem comunicações RCS no iOS – e que é distinto do RCS chat da Google.

          1. Avatar de rjlopes
            rjlopes

            Mas usam servidores Jibe para o fazer, porque estes implementam o Universal Profile, logo suportam todos os standards e os operadores não necessitam de desenvolver soluções próprias, quando já têm uma no mercado, madura e estável. O Jibe permite às operadoras terem implementação on-premise ou na cloud. É interoperável, logo não importa se o cliente é iOS ou Android. Ninguém vai utilizar uma solução específica para iOS.

            E volto-te a dizer que não lês as coisas com atenção. A Google já usa protocolo Signal na versão estável do Messages desde 2020:

            https://en.wikipedia.org/wiki/Signal_Protocol

            Foi o protocolo que escolheram na altura para implementar a E2EE, uma vez que o standard não o implementava. O Signal não é exclusivo do WhatsApp, também é utilizado por outras aplicações como o Facebook Messenger e o Skype.

            A Google está agora testar a implementação do MLS na versão beta da app, porque sendo um dos grandes proponentes do RCS e uma das empresas que mais contribuiu para o standard, tem interesse em disponibilizar o Universal Profile 3.0 o mais rapidamente possível e garantir a interoperabilidade com todas as plataformas.

          2. Avatar de Max
            Max

            O que se pode dizer é que o protocolo de encriptação E2EE desenvolvido pela Google para o RCS Chat no Google Messages não é completamente novo – e se baseia no protocolo Signal.
            Ou seja, é um protocolo novo, baseado no Signal, adaptado ao RCS, criado pela Google.
            Tens que prestar mais atenção e não ler só a Wikipedia. “Baseado em” não quer dizer que “o mesmo”.

        1. Avatar de rjlopes
          rjlopes

          Respondendo ao comentário acima. Não é nenhum protocolo novo, é o Signal. Ponto! Deixo-te mais um artigo, desta vez do Ars Technica, da altura em que a encriptação foi implementada no Messages:

          https://arstechnica.com/gadgets/2021/06/google-enables-end-to-end-encryption-for-androids-default-sms-rcs-app/

          Tens de ser menos teimoso e deixar de ser tão assertivo sobre coisas que não conheces, ou percebes pouco.