Medidor de cor no Mac OS X

4 Comentários

Estou de volta aos posts dedicados aos softwares muito úteis que o Mac OS X possui, mas que nem toda a gente conhece. Desta vez irei falar sobre uma ferramenta muito útil para diversas funções, por exemplo, para o Web-Design. A ferramenta chama-se Medidor de cor.

Medidor de Cor

Agora perguntam-se: “vamos medir as cores para quê?”. Esta ferramenta é mais útil do que parece. O Medidor de cor permite-nos saber qual a cor de algo no ecrã do vosso Mac e fornece a informação em diversos formatos.

Vejamos um exemplo. Um dia está a construir o seu website e está a trabalhar na parte gráfica através do CSS (Cascade Style Sheets) e não sabe que cor irá usar nisto ou aquilo. Ao navegar na internet vê um site com as cores ideais para o seu site, mas como vai saber que cores são aquelas? Aí entra o Medidor de cor… Basta abri-lo e colocar o rato por cima da cor desejada. E a informação irá aparecer na pequena janela do Medidor de cor. Nada mais simples do que isto não é?

Medidor de CorO Medidor de cor oferece-nos diversos formas de informação para a cor. Pessoalmente, prefiro o RGB em Hexadecimal de 8 bits, pois é o que uso no CSS e no Photoshop. Mas, existem outros tipos como RGB em percentagem, valores reais, …

Medidor de CorDepois de encontrada a sua cor pode exportá-la como texto (por exemplo “#CFCFC9”) ou como imagem.

Medidor de CorResumindo, o Medidor de cor é sem dúvida uma ferramenta bastante útil que irá poupar algum trabalho a várias pessoas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bónus

    É uma das aplicações que está na minha Dock. Uso-a principalmente para Web Design.
    Quando se faz uma transição de uma imagem para uma cor em background, esta ferramenta é fundamental.

    Gostaria de acrescentar só uma dica que acho importante:
    Se usarmos as teclas cmd + L , bloqueamos a cor, podendo deslocar o rato e mudar de aplicação, ficando sempre presente a cor no momento em que a bloqueamos. Para desbloquear, basta premir outra vez cmd + L

  2. Avatar de .q¹
    .q¹

    @Daniel

    Fora de contexto, mas vê lá se isto interessa para um artigo:

    KeyRemap4MacBook

    Pode ser que dê jeito a algumas pessoas.

  3. Avatar de Carlos Fonseca
    Carlos Fonseca

    As caixas de seleção de cor têm uma lupa que permite fazer quase o mesmo. Para ver em hexa existe um add-on que acrescenta um separador nessa caixa onde mostra a cor.

    http://wafflesoftware.net/hexpicker/

    ou

    http://www.panic.com/~wade/picker/

    1. Avatar de Bónus

      Nunca tinha reparado na lupa das caixas de cor. Estamos sempre aprender coisas novas. 😉