Mais uma queda da Apple na China! Perde o seu lugar no Top 5 neste país

25 Comentários

A China é, há muitos anos, um dos principais mercados da Apple. É aqui que tinha um dos melhores resultados de vendas do iPhone, algo que tem mudado. As quedas têm sido constantes e no 2.º trimestre de 2024 voltou a acontecer, desta vez tirando a Apple de uma posição que era sua há muito, o top 5 das vendas no país.

Apple China Huawei smartphones

Mais uma queda da Apple na China

Np seguimento do que temos visto nos trimestres anteriores, o mercado chinês deixa a Apple de lado em detrimento das marcas nacionais. Para surpresa de muitos, a empresa que criou o iPhone cai do Top 5 das marcas mais vendidas na China, o mercado que mais telemóveis compra no mundo.

Os culpados são óbvios e já conhecidos, com a vivo, que lidera atualmente o mercado. Há também a OPPO e a Xiaomi que já se destacam há algum tempo, a HONOR que se mantém sólida, e o surgimento da Huawei. Esta última continua a afirmar-se após a complicada reviravolta que teve há 5 anos.

Marca

Remessas do 2.º trim 2024
(milhões)

Quota de mercado no 2.º trim 2024

Remessas do 2.º trim 2023 (milhões)

Quota de mercado no 2.º trim 2023

Crescimento anual

vivo

13,1

19%

11,4

18%

15%

OPPO

11,3

16%

11,4

18%

-1%

HONOR

10,7

15%

10,3

16%

4%

Huawei

10,6

15%

7,5

12%

41%

Xiaomi

10,0

14%

8,6

13%

17%

Outros

14,8

21%

15,1

24%

-2%

Total

70,5

100%

64,3

100%

10%

Perde o seu lugar no Top 5 neste país

Numa tendência inédita, o mercado chinês registou pela primeira vez cinco marcas nacionais como as mais vendidas no mercado dos smartphones. Isto implica que a Apple, uma marca que historicamente tem um grande peso em todos os mercados, perde terreno face às concorrentes chinesas, onde as suas marcas têm sido mais fortes do que nunca na China.

Parte da culpa da queda da Apple é da Huawei, que, gradualmente, aumenta a sua quota de mercado. Claro que, apesar de no trimestre anterior ter sido a marca chinesa mais vendida, neste segundo trimestre de 2024 desceu para o quarto lugar, uma vez que a acesa batalha comercial das principais marcas está em percentagens muito próximas entre elas.

Apple China Huawei smartphones

A China é, há muitos anos, o país que mais dinheiro gera no mundo no mercado móvel inteligente. Porém, embora o seu peso no mercado de smartphones esteja mais do que comprovado, as suas tendências são muito diferentes das dos restantes países do mundo.

No entanto, é também um sinal de que as empresas chinesas têm muita influência no seu país e, graças a esse sucesso, têm conseguido expandir-se gradualmente pelo resto do mundo. Foi assim, aliás, que a Huawei triunfou na última década até perder os serviços da Google, e o mesmo aconteceu com a Xiaomi, atualmente a terceira marca mais vendida no mundo, embora não lidere o mercado chinês.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não acredito, uma marca tão boa a ser assim tão desconsiderada.
    Isto não se faz….

    Queriam sanções, não era?
    Está aqui o resultado.

    Eu bem disse que os Chineses são muito nacionalistas e alguém vai pagar por isso.
    Escrevi isto mesmo na altura em que as sanções começaram..

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Tao nacionalistas que o Ceo da xiaomi, da Oppo, da oneplus, da nothing, da realme usam todos iphone.

      1. Avatar de Pedro Simões

        Ou não usam… Cuidado com as falsas verdades…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Aqui confirma que sim https ://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n156412/xiaomi-ceo-usa-iphone-provoca-ira-mi-fas.html

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Toni, as marcas Chinesas ocupam os 5 lugares.
        Se os CEO dessas companhias têm mau gosto, isso é um problema deles.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    China a libertar-se da gaiola dourada.

    Americanos e Europa: “TeNs umA boLhA dE coR DifeRenTe”

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Como se vê pelo gráfico, a Apple é a empresa do Q4, foi a que mais vendeu no Q4 2022 e Q4 2023.
    Excecionalmente também no Q1, como no Q1 2023.
    O Q2 costuma ser o mais fraco em vendas
    Convém esperar pelos 4xQ de 2024, ano que está a correr bem para a Apple, que voltou a a ser a empresa com maior valor de mercado. Em 26/07, em biliões (PT/EU) de dólares = milhão x milhão = trillions (ENG) = trilhões (BR)
    – Apple: 3,34 Bi; Microsoft: 3,16 Bi; Nvidia: 2,78 Bi

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Não vale a pena tentar branquear @Aves. Nunca o iPhone tão paupérrimo como este.

      1. Avatar de Vítor M.

        Se não conheces, como podes dizer que é paupérrimo? Assim para te dar alguma informação (até porque estás no achismo), o iPhone 15 Pro tem o melhor chip do mercado, o Apple A17 Pro. Depois, este equipamento acrescenta, face ao modelo anterior, serviços com suporte de satélite, tem a melhor câmara que a Apple já usou e que é simultaneamente uma das melhores, a par da câmara do Galaxy S24 Ultra.

        Face ao modelo anterior, a Apple também melehou a bateria e consegue ter das melhores baterias no segmento premium. Traz, pela primeira vez, o titânio ao mercado. Um material que compõe a estrutura do iPhone, tornando-o mais leve e mais agradável ao toque. Aliás, inspirou a Samsung, que seguiu as pisadas e desenvolveu o mesmo para o Galaxy S24 Ultra.

        Além disso, a Apple melhorou as versões do hardware e firmware destes sensores:

        1.Face ID (TrueDepth Camera System)
        2.Sensor LiDAR Scanner
        3.Sensor da câmara principal (48MP)
        4.Acelerómetro
        5.Sensor giroscópio
        6.Sensor de proximidade
        7.Sensor de luz ambiente
        8.Sensor barómetro
        9.Sensor Magnetómetro
        10.Sensor GPS
        11.Sensor para Bússola digital
        12.Sensor para Ultra Wideband (UWB)

        Como vês, estás a falar sem dados, sem factos. Basicamente o iPhone 15 Pro é o mais avançado dispositivo que a Apple lançou e o mais avançado no segmento dos smartphones.

        Mas a questão das vendas na China tem a ver com a pressão do governo como retaliação ao que o governo de Trump e Biden fizeram com a Huawei. Não pela qualidade, visto que no mercado chinês a Apple foi durante muitos anos a marca que mais vendeu e continua a ser a empresa que mais emprega no território asiático.

        Segundo números não oficiais, a Apple direta e indiretamente dá trabalho a 4,8 milhões de chineses. Não é fácil deslocar da China esta mão se obra.

        Temos de esperar, de facto, o trimestre mais forte, com o novo iPhone 16 que traz a famosa estrutura IA.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Houve uma falha no meu comentário, queria dizer:
          “Nunca o iPhone TEVE UM Q2 tão paupérrimo como este.”
          Peço desculpa pela confusão.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            … a seguir ao melhor Q4, e à espera do próximo. Se formos a contar os funerais que já fizeram à Apple na China e às vendas da Apple no Q2 … Basta ver pelos comentários neste post.

          2. Avatar de Vítor M.

            Aaaa assim está melhor.

          3. Avatar de Fajic
            Fajic

            Ele até se babou todo!

  4. Avatar de Oscar
    Oscar

    Nao vai faltar muito para a apple encerrar portas na china… muito suavemente e sem alaridos…

  5. Avatar de xicofdf
    xicofdf

    Os produtos chineses por acaso sao bastante conhecidos pela sua qualidade.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Xico, tive um Huawei P9 que me durou anos e anos.
      Não havia maneira de avariar e tive que o dar à minha filha pequena e nem ela o avariou…
      Tenho um Poço F3 que vai pelo mesmo caminho.
      E em breve vou regressar à Huawei, através do Pura 70 Pro.

      1. Avatar de xicofdf
        xicofdf

        Meus sentimos camarada! O comité agradece

        1. Avatar de Oscar
          Oscar

          O biden agradece aos restantes…

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          xicofdf, aqui não há camarada nenhum.
          Sou anti-comunista primário porque onde essa gente mete as garras acaba tudo na mais profunda miséria e ditaduras do piorio.

          Errou na avaliação, tem que ser mais perspicaz.

          Gosto da China por razões históricas.
          Só resta dizer que se calhar tenho que agradecer ao comité a fantástica esposa Chinesa que tenho…

      2. Avatar de Mico
        Mico

        Caro,
        A Huawey é como o nosso bacalhau.
        – Gostas de carne ou de peixe?
        – Carne!!!
        – E bacalhau?
        – Bem, bacalhau é diferente…

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mico, a Huawei estava prestes a tornar-se a marca que mais telefones vendia.
          Depois vieram as sanções, por esses mesmos motivos.
          Portanto, a Huawei é a carne ou é o bacalhau?

          É que os Huawei vendiam em PT que era uma maravilha…

          1. Avatar de João Santos
            João Santos

            É pá tu pareces a Alice no país das maravilhas. Se não te conhecesse atá diria que eras primo do camarada Xi Jinping 😀

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Não é primo de Xi Jinping, é familiar do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, por via da filha Meng Wanzhou. Não percebo é por que é que ela ainda não lhe enviou o Huawei Pura 70 Pro. Quando tiver um Huawei Pura 70 Pro é um homem realizado, só não o tem ainda por causa das sanções dos EUA (leia-se, Apple) aos telemóveis da Huawei 🙂

  6. Avatar de João
    João

    Acho piada a festa que alguns fazem, sem perceber que o que está a acontecer será no futuro a nossa desgraça e do nosso modo de vida. Ainda há tempos li que as marcas premium como a BMW e a Mercedes estavam preocupadas com as taxas aos carros chineses por temerem retaliação . A verdade é que BMW e Mercedes (e todas as outras) estão a caminho de perder quota no mercado chinês e depois também na Europa. A estratégia da China é clara como a água mas há muita gente com palas nos olhos – aos poucos vão minando as indústrias mundiais e fazendo-as encolher ao ponto de serem dominantes . A partir daí já se sabe: começam a impor as suas regras , os seus limites e também os seus preços . Riam mas por favor não se deixem ficar com as palas …