macOS Monterey: Consumos de memória das apps disparam e sistema apresenta problemas

13 Comentários

A chegada do macOS Monterey não tem sido isenta de problemas para os utilizadores. Não existe um padrão identificado, mas estes têm-se dividido entre os processadores tradicionais da Intel e os SoC M1 da Apple, dado que apenas estas 2 plataformas estão disponíveis.

Com já algumas situações bem identificadas, surge uma nova que está a complicar a vida aos utilizadores. Desde que têm o macOS Monterey, muitos utilizadores começaram a queixar-se dos consumos de memória, que disparam sem qualquer razão aparente.

macOS Monterey apps RAM memória Apple

As propostas da Apple no campo dos sistemas operativos sempre foram muito restritas no que toca à utilização de memória por parte das apps. Estas estão limitadas nos recursos a que acedem e assim fica garantido que não existem utilizações abusivas.

Não é este o cenário que muitos utilizadores estão a encontrar agora e que tem levado a um número crescente de queixas. Estas espalham-se pelas principais redes sociais, mas chegam também dos próprios fóruns da Apple, onde muitos reportam o problema.

Control Center using 10G of ram
byu/PoohmetApple inMacOS

O que parece acontecer é o esgotar da memória disponível para as apps do macOS Monterey, acabando o sistema por alertar os utilizadores. A mensagem é clara e mostra que a RAM está prestes a ser esgotada, devendo o utilizador fechar algumas das suas apps.

Muitos utilizadores reportam que para além das suas apps, existe um ponto que parece estar a consumir demasiados recursos. Falamos do Control Center, que por norma está no topo desta lista das apps que consomem a RAM do sistema.

macOS Monterey apps RAM memória Apple

Não existe também um padrão identificado no que toca ao hardware. Apenas se sabe que estas falhas estão nos Mac com o SoC da Apple, mas não apenas no M1. As novas versões, o M1 Pro e o M1 Max, estão também a ser afetadas por este problema.

Não existe ainda uma resposta da Apple e nem sequer uma posição da empresa face a este problema. Provavelmente será corrigida com uma atualização, tal como fez com os bloqueios que estavam a afetar a instalação do macOS Monterey nos Mac com processador Intel.

Apple já resolveu o problema do macOS Monterey que bloqueava os Mac mais antigos

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Amontoam-se os problemas em produtos Apple…

    1. Avatar de Aí aí ai
      Aí aí ai

      Que é normal nos outros produtos

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O Horror

        1. Avatar de iAndroid
          iAndroid

          A Tragedia

          1. Avatar de Will I Am
            Will I Am

            O Desastre

  2. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Memória livre é memória desperdiçada!
    É usar até haver!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Querias um mac e nao tens, paciencia

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      Querias um pc e não tens porque gastaste o dinheiro num mac, paciência.

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Só um? Credo… Que pobre!
      Para ter status tens de ter pelo menos 2…

  4. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Se fosse no Windows, Android ou qualquer outro SO que não seja da Apple, seria um bug gravíssimo e falta de competência por parte dos engenheiros envolvidos.

    Mas neste caso, sendo da Apple, para os fanboys, será provavelmente visto com uma funcionalidade não desejada. Nada de grave, paz para a alma. Palminhas para os engenheiros da Apple.

  5. Avatar de iSad
    iSad

    Naaaa, It will be fine.

  6. Avatar de irlm mag
    irlm mag

    as apps ficam sempre suspensas em vez de fechar, quando fecha a app a mesma fica na dock a consumir ram.