Fim do Windows 7 está a chegar e o macOS já lhe começou a roubar mercado?

36 Comentários

A morte do Windows 7 é uma realidade. Chega no início de janeiro do próximo ano e muitos já começaram preparar a sua saída e a escolher para onde querem migrar. As propostas não são muitas, mas estão maduras e prontas.

Se a maioria pondera diretamente a passagem para o Windows 10, há uma franja que resolveu testar algo diferente. É aqui que o macOS tem ido buscar novos utilizadores e crescer no mercado dos sistemas operativos.

Windows 7 macOS Windows 10 Microsoft mercado

Crescimento do Windows 10 deixa-o no topo do mercado

Os mais recentes dados do mercado dos sistemas operativos mostram uma natural tendência no crescimento do Windows 10. Este é a atual proposta da Microsoft e inegavelmente a evolução natural para quem está a precisar de mudar para algo mais recente. No entanto, a perda do Windows 7 é maior que os ganhos do Windows 10.

Este cenário nota-se nos dados apresentados para o mês passado. Este sistema da Microsoft tem, entretanto, 52,38% de quota de mercado, representando um crescimento de 1,39%. Do lado do Windows 7 temos uma perda de 2,2%.

Há claramente um acelerar do ritmo de perdas do Windows 7. Em agosto este sistema tinha perdido 1,49%, tendo ficado com 28,17% de quota de mercado. Em setembro, como se vê acima, o número é bem superior. Há ainda um abrandamento da quota do Windows 8.1.

Windows 7 macOS Windows 10 Microsoft mercado

macOS rouba mercado ao Windows 7

Fica, no entanto, presente a pergunta lógica. Para onde foram os restantes utilizadores que abandonaram o Windows 7? A resposta existe e está à vista de todos. Os números mostram que o beneficiário foi o macOS. A versão 10.14 conseguiu 7,15% em setembro, comparativamente aos 5,95% obtidos de agosto.

Se for somada a quota de todas as versões do macOS, esta presença sobe para os 11,55% no mês de setembro. Em oposição, em agosto, este mesmo grupo tinha apenas 9,68%. Esta diferença destes 2 últimos meses coloca o macOS numa posição especial. Foi o sistema que mais cresceu durante 2019.

Os dados apresentados mostram um cenário que poucos pensavam. Era natural e lógica a passagem do Windows 7 para o Windows 10, segundo o ecossistema Microsoft. O que não se esperava era que fosse o macOS principalmente a crescer também.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Não me parece ser mercado de OS mas sim de hardware.
    Para quem usa Linux é quer comprar um portátil num supeercado como faz para não pagar pelo Windows?

    1. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      Não faz, porque quando compras, a chave do windows é algo que faz mesmo parte do pacote, está incluído.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Nem sempre. Na Amazon (visto ser também mais barato face aos preços praticados em Portugal), por exemplo, vendem portáteis com a opção de vir sem SO, consequentemente ficando mais barato.

      2. Avatar de Marcos
        Marcos

        Muitas vezes vem uma versão de avaliação de 30 dias, no Brasil podes optar por remover a chave diminuindo e muito o preço do produto.

    2. Avatar de Pedro Lopes
      Pedro Lopes

      Tu nunca vais pagar num portátil que compres numa loja física pelo Windows, porque vem instalado pelos fornecedores do Modelo do portátil, de qualquer forma não faz mal teres lá o Windows podes apagar e se algum dia tiveres vontade de por nesse portátil o Windows já nem vais ter de te preocupar em ativa-lo pois vai estar registada a cd-key na BIOS

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        O preço de Windows está diluído no preço de venda do portátil – tal como o preço do MacOs está diluído no preço de um Mac.

        Apesar da diferença de preço entre um laptop com Windows e sem sistema operativo não ser siginificativo, é normal que com Windows ser ligeiramente mais caro (se bem que já vi casos em que um laptop sem SO era mais caro que a versão com Windows).

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        não é totalmente verdade.
        há computadores, poucos de facto, que se vendem com e sem windows instalado e como os preços são diferentes estás, óbviamente, a pagar algo pelo sistema operativo

      3. Avatar de Kevin Coelho
        Kevin Coelho

        PCdiga vendem portáteis sem Windows

    3. Avatar de Peferreira98
      Peferreira98

      Há lojas, não muitas diga-se de passagem que vendem portáteis sem Windows e que cujo valor final diminui significativamente.
      Normalmente são lojas online de pequena dimensão e não wortens fnacs e afins…

    4. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      O que não falta são portáteis sem windows…
      E de qualquer forma, quem compra um portátil num supermercado certamente vai querer o windows…

  2. Avatar de GT DDR 3
    GT DDR 3

    Estou preocupado com o fim do windows 7, para ficar salvo …quando chegar a janeiro ..instalo o windows XP. Obg Microsoft por alertar.

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      +2. Vou fazer igual, o meu Toshiba com 10 anos e XP 32 funciona mais rápido que outros 2 com W10 64bits e I7

      1. Avatar de Augusto Torres
        Augusto Torres

        Isso é verdade, XP é rápido 7x mais que w10, o problema é a falta de compatibilidade.

      2. Avatar de Pedro Sousa
        Pedro Sousa

        Esse toshiba de 10 anos deve ser muito especial!

    2. Avatar de Nelson Lavrador
      Nelson Lavrador

      Pq não instalas o W10 lite? Mais rápido e sem todo o bloatware do W10…tenho W10 no meu Hp Pavillion Gaming e W10 lite num Insys Notebook 4GB Ram Intel® Celeron 1037U 1.8GHz, impecável

      1. Avatar de Nelson Lavrador
        Nelson Lavrador

        Pondero fazer o msm no meu HP pois faz grande diferença

      2. Avatar de Marcos
        Marcos

        Isso non “ecziste” é cousa de usuários mouros.

  3. Avatar de Rui Marreiros
    Rui Marreiros

    Boas
    Sou daqueles resistentes que permanece com o Win7. Segundo entendi, posso fazer a transição para o MacOS, ou será que vi mal?
    Se possível de o fazer, gostaria de saber como.
    Obg

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Podes. Vais a uma loja e compras um Mac.

      1. Avatar de MMendez
        MMendez

        ou instalas o OS no pc desde que seja intel funka na mesma.

        1. Avatar de JCFB
          JCFB

          amd tambem. corro mojave vanilla no meu ryzen na perfeicao

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sim, mas isso não é propriamente algo que todos conseguem fazer.

    2. Avatar de JCFB
      JCFB

      Ou fazes hackintosh ou usas linux, a não ser que queiras um portátil, não compres um desktop mac

    3. Avatar de Marcos
      Marcos

      Hackintosh, dá muito trabalho, mas é uma opção.

  4. Avatar de osvander
    osvander

    Um ótimo substituto do windows é o Deepin SO. É uma pena que eles não atualizam os apps como: kodi e etc…

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Ruim que são baseados no Debian stable, pacotes muito velhos, mesmo tendo uma loja bonita. Sou mais instalar o Deepin no Fedora, já que o Manjaro largou de mão.

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Acho que a pri ncipal razão é as pessoas deixarem simplesmente de usarem computador.
    Muita gente vive só com smartphone hoje em dia

    1. Avatar de Nelson Lavrador
      Nelson Lavrador

      Não sei a qto muita gente mas para mim o smartphone não substitui o meu portatil…tudo o q seja Cinema, Streaming, Web e Gaming é e continuará a ser portátil. Smartphone só fora de casa ou em casa só para redes sociais, noticias e musica. Conheço um q faz tudo num smartphone mas para mim isso não é qualidade de vida seja em lazer ou trabalho…fonha se ver filmes num ecrã de 6″?? Em casa? Qd por “meia duzia” de trocos podes faze lo num ecra de 11″, 13″ ou 15″ q seja…não querem investir num portátil/notebook/hibrido decente ou então não lixem 1200 num smartphone lol nao falta topos de gama a 600/800 sobra sempre algum para um companheiro com teclado

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Tu fazes parte da antiga geração assim como eu. A nova geração não vê tanta importância em desktop, no máximo em híbridos.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Tenho triple boot, entre o 10,o 7 e o Linux… Muito sinceramente, ainda não senti o apelo pelo 10…Se e quando tiver que mudar, optarei por Linux, provavelmente… Cada um com a sua ideia…

  7. Avatar de Fulano
    Fulano

    Acreditam mesmo no que escreveram???

  8. Avatar de António Antunes
    António Antunes

    Outro dia também li um artigo muito interessante:

    “Fim da Tesla está a chegar e a Lime já lhe começou a roubar mercado?”

    Resumindo:
    Nos últimos 2 meses houve uma diminuição em 2% na circulação de carros Tesla e houve um aumento de 2% na utilização das trotinetes Lime. Os dados apresentados mostram um cenário que poucos pensavam….

  9. Avatar de não interessa
    não interessa

    porque a microsoft nao coloca aero nessa porra de windows 10 logo

  10. Avatar de e isso ai
    e isso ai

    o problema do windows 10 e que ele pode ser todo bugado, pode ter todo bug do mundo, mas a microsoft não aprende que a interface do windows 7 e mais bonita e o sistema é mais rapido, as pessoas no mundo inteiro quer ver o aero glass de novo isso ta fazendo falta.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tu larga as drogas.

  11. Avatar de Clarkson
    Clarkson

    Tem um “tal” de Linux também.