O Visual Studio está a chegar ao macOS

17 Comentários

Nos últimos tempos a Microsoft tem-se conseguido reinventar e tem adaptado o seu software a outras plataforma que não as suas. Foi mais longe que as mais óbvias aplicações e tem transposto todas as suas ferramentas para outros sistemas operativos.

A mais recente adição de peso sabe-se agora que será o Visual Studio. Esta sua ferramenta de programação deixará de ser um exclusivo do Windows e passará a estar disponível também para o macOS.

Visual Studio macOS

Ainda não foi lançado de forma oficial, mas a Microsoft já fez saber que o Visual Studio irá estar disponível em mais uma plataforma, alargando assim a sua base de utilizadores.

Foi com um post num dos seus blogs, erradamente lançado antes do tempo, que a Microsoft anunciou ao mundo que o Visual Studio irá contar com uma versão para Mac.

Ainda não se sabe muito sobre esta versão, para além do que foi publicado e removido (mas acessível via cache), mas espera-se que esta versão seja dedicada à criação de aplicações para macOS, iOS e Android, que vai ter a sua compatibilidade garantida através do Xamarin. É claro que todos os demais elementos de programação, com o .Net e outros vão estar disponíveis.




anterior próxima

Segundo a informação que a Microsoft partilhou, esta nova versão será uma versão completa do Visual Studio para Windows, podendo inclusive os utilizadores destas plataformas partilhar projectos e trabalhar de forma colaborativa.

O Visual Studio para Mac será um complemento ao Visual Studio Code, que já existe para macOS. É mais poderoso o mais capaz, podendo levar a programação mais longe.

Espera-se que esta primeira versão do Visual Studio seja apresentada na conferência Connect(), que se inicia amanhã, e que chegue aos utilizadores nos próximos dias. A Microsoft está a postar em força em novas plataformas e a alargar a sua presença nos terrenos da concorrência, garantindo que as suas ferramentas podem ser usadas aí.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Boa surpresa por parte da MS.
    Excelente era mesmo fazer um port também para Linux. 😀

    1. Avatar de Maxluan
      Maxluan

      Tomara que venha uma versão para Linux

  2. Avatar de b
    b

    “Foi com um post num dos seus blogs, erradamente lançado antes do tempo”… isto é algo em que não acredito, erradamente, pois claro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      São só post por engano feito por profissionais de grandes empresas.
      São cá uns enganos.
      Enfim, fazemos de conta que acreditamos mas que foi uma agradável surpresa, lá isso foi.
      Vamos ver se é desta que me livro do Parallels.

      1. Avatar de b
        b

        são estes posts e imagens de Telemóveis, a empresa X deixou escapar imagens do futuro equipamento Y… ahahahah

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sou utilizador de Mac e o Visual Studio é de momento uma das poucas ferramentas que me obrigam a ter o Parallels. Esta foi uma agradável surpresa.
    Estou ancioso que se torne oficial.

  4. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Grande notícia, mas ver para crer!!!

  5. Avatar de APereira
    APereira

    Excelente noticia.

    Esperemos pela final release.

  6. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Well, don’t get to excited. Isto é apenas o Xamarin Studio com um novo nome. Só vai funcionar como o xamarin studio funcionava dantes, apenas com C# e os designers para Android e iOS. C++ é para esquecer :/

  7. Avatar de Em fim
    Em fim

    Se for verdade então morre qualquer ideia de ter um Windows.
    Isto é um tiro no pé da microsoft.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não concordo. Em 2011 tornei-me utilizador de Mac e desde então continuo e pretendo continuar a ser. Porque preciso do Visual Studio, tenho o Paralells mas o Windows é apenas uma sombra no sistema a consumir mais recursos.

      1. Avatar de Rudy
        Rudy

        Não concordas, mas dás-lhe razão ?!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Quem é utilizador do Windows vai continuar a ser.
          Quem é utilizadro de Mac, também não vai mudar. A diferença é que um utilizador de Windows tem e já tinha Visual Studio.
          Um utilizador de Mac vai passar a usar o mesmo IDE nativamente (alguns como eu poderão deixar de depender do Parallels).

    2. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      Achas ? Com o a framework .NET CORE a correr multiplataforma se calhar não é bem como pensas …

  8. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Quem ainda nao trabalhou com Xamarin? 😀 É igual o editor…

  9. Avatar de Marco
    Marco

    isto é o camarim studio com extras.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Lol vejo que é so experts por aqui. A Microsoft comprou a Xamarin que é conhecida por ter um software para a criação de apps dispositivos móveis e pelo mono. A Xamarin é também proprietária do Xamarin Studio que agora chama se Visual Studio for Mac. Só mudou o nome e a capacidade de programar em .net core.