Signal: A segurança no macOS pode afinal não ser assim tão grande

9 Comentários

O Signal é um serviço de mensagens instantâneas de elevada segurança. A sua privacidade e qualidade é de tal forma elevada que era a escolha de Edward Snowden para comunicação.

Presente em várias plataformas móveis e de desktop, tem a garantia de segurança máxima. Na verdade, esta pode não ser assim tão grande, pelo menos no macOS.

signal macos mensagens notificações

Para além de todos os mecanismos de cifra de mensagens, usados na sua troca, uma das formas que o Signal usa para garantir a segurança das comunicações dos seus utilizadores é a eliminação das mensagens.

A falha de segurança no macOS

Se na maioria dos sistemas isto é verdade, no macOS pode não acontecer, por culpa do sistema de notificações deste sistema operativo. Mediante uma configuração que muito utilizadores têm ativa, as mensagens são guardadas.

Quem descobriu esta falha foi Patrick Wardle, um investigador de segurança, que publicou as suas descobertas no Twitter. Para além disso detalhou todo o processo e o problema associado numa publicação.

Do que foi descoberto, constatou-se que as mensagens estão a ser copiadas da app Signal para o sistema de notificações do macOS e depois guardadas numa simples base de dados SQL. O software elimina as mensagens, mas estas permanecem guardadas no sistema operativo, tendo ainda o contacto do remetente.

Uma vez guardadas nesta base de dados fica simples aceder-lhes e retirá-las para posterior leitura. Segundo Patrick Wardle este pode ser um problema que poderá não estar presente no iOS, mas requer confirmação.

signal macos mensagens notificações

A solução do problema do Signal

A forma de resolver esta falha é aparentemente simples. Basta aceder às definições do Signal e alterar as configurações das notificações, filtrando a informação apresentada ou simplesmente desativado-as. As mensagens anteriores ficam, no entanto, registadas.

Esta é uma falha grave, pois coloca em casa todas as garantias de segurança do Signal, que tem neste pressuposto uma das suas mais-valias. Provavelmente de futuro a app terá configurações diferentes, mas por agora a falha está presente e deve ser resolvida com a mudança nas configurações.

Conheça o Signal

Signal: Esqueça o WhatsApp e o Facebook Messenger

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Este nem faz sentido dado que a falha não é no macOS mas sim no Signal , versão macOS.

    O Pedro escreveu isto cedo 🙂

    Abc

    1. Avatar de António
      António

      Efetivamente é do programa/aplicação e não do sistema operativo.

    2. Avatar de Bruh
      Bruh

      Sabes ler, mas não sabes interpretar o que leste.

  2. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    já todo mundo sabe disso

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Vale lembrar que o Signal é aquela aplicação que usa o número de telefone móvel como identificador de rede… depois disso toda a conversa sobre ser seguro acaba aí… uma vez que não pode ser seguro usar algo do qual não se é proprietário (a empresa telefónica/ estado é que é o proprietário do número e podem retirá-lo à pessoa seja legal ou ilegalmente em diversas situações, sem que a pessoa possa muitas vezes fazer nada a respeito). Se o Signal gerasse o seu próprio identificador ao qual juntava telefone e e-mail (opcionalmente) como forma de achar a pessoa e dar um maior nível de confiança acerca da mesma já era outra conversa.

  4. Avatar de security
    security

    Não pode ser uma falha de segurança do mac, nem do windows, nem do iOS ou android… a aplicação corre no sistema, logo rege-se pelas regras desse mesmo sistema. Sem ele, não pode correr – tem de arranjar forma de contornar a situação. As notificações do mac já existem há imenso tempo. Não é de agora. Assim como as do android e do iOS.

  5. Avatar de rrb
    rrb

    e novidades?

  6. Avatar de sakura
    sakura

    “”Signal, does not explicitly delete this notification when it deletes messages from the app UI.””

    //TUDO
    //Alguém se esqueceu de implementar o DEL…..e
    não se deve dizer que a culpa é no macOs……

  7. Avatar de Marcio Carneiro
    Marcio Carneiro

    Telegram.org