O Shazam para macOS nunca desliga o microfone

8 Comentários

O conceito que levou à criação do Shazam é diferente do que é normal vermos. A possibilidade de, com um simples toque, reconhecer a música que estamos a ouvir levou a que muitos conhecessem novos artistas e novas músicas.

Presente em muitas plataformas, já bem longe de apenas suportar os dispositivos móveis, tem na versão para Mac a mais recente oferta. Mas esta versão tem um problema. Mesmo depois de terminar uma gravação, o microfone não é desligado, continuando activo e a escutar o que se passa à sua volta.

Shazam

Desde que foi lançada esta versão que surgiram vários comentários contra o facto de a aplicação estar sempre a ouvir o meio ambiente enquanto a aplicação estivesse aberta. Embora exista a possibilidade de desligar este comportamento, garantindo que o Shazam não escuta mais do que deve, do que se sabe agora este comportamento não é real.

O investigador de segurança Patrick Wardle anunciou esta semana que descobriu uma falha no Shazam e que este continua a ouvir mesmo depois de lhe ser dada indicação para não o fazer.

Mas mesmo esta sendo uma situação perigosa e que ninguém esperava que acontecesse, sabe-se também que acaba por ser uma situação inócua, uma vez que não está a ser recolhida qualquer informação, não existe qualquer processamento ou sequer o áudio é enviado para o Shazam. Apenas o microfone fica ligado a aguardar que o utilizador necessite dele.

Shazam Mac

A defesa do Shazam

Confrontado com esta situação, o Shazam já veio a público defender-se. A decisão de manter o microfone ligado serve apenas para o ter pronto a usar no instante que os utilizadores necessitarem, evitando este de ser acordado. É uma decisão que foi apenas tomada no MacOS e que não existe em qualquer outra versão.

Mas mesmo que a informação fosse parar às mãos de um atacante, não haveria muito a fazer com ela. O Shazam não recolhe o áudio na sua totalidade, fazendo uma amostragem aleatória, apenas para recolher o que necessita.

Esta é uma situação que não é normal no MacOS, mas que a Shazam irá resolver em breve numa nova actualização, onde vai desligar completamente o microfone sempre que o utilizador indicar que pretende que este deixe de ouvir.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Tenho cá para mim que nem no MacOS nem no meu Samsung S6. Sempre achei estranho que em apenas milésimos de segundos o Shazam detete a musica. Quase não carreguei no botão do Shazam e já ele me está a dizer que musica é.

  2. Avatar de censo
    censo

    Não faz mal. É só no Mac. A Apple aproveita assim para recolher mais alguma informaçãozita culpando o Shazam. Por acaso uso no windows Phone sendo um conceito de aplicação muito interessante. Não consigo perceber neste sistema o comportamento do microfone, mas que é muito rápido na deteçao, isso é.

    1. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Tinha que vir sempre o mesmo com teorias da conspiração.

      1. Avatar de censo
        censo

        Não percebeste a ironia. Alias, se me conheces, porque dizes “sempre o mesmo”, se ha coisa que não alimento são os trolls e as supostas teorias de conspiração.

  3. Avatar de vitor
    vitor

    Censo no windows phone não é necessário. O próprio Os já tem essa função.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Verdade, ainda hoje usei mas é só para quem tem a Cortana activada.

    2. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      O iOS e o macOS também, via Siri

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Sim, também já supunha que fizesse.