Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer da Cisco

14 Comentários

A área das redes informáticas é sem dúvida uma das mais fascinantes dentro do mundo da tecnologia. Um dos mais fantásticos simuladores de redes é da gigante Cisco e chama-se Packet Tracer!

Além do Windows e Linux, o Packet Tracer está também disponível para macOS.

Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer


Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para obter uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) ou outra, nada melhor que ter um simulador no PC para configurar e testar cenários de rede, não havendo assim a necessidade de ter equipamentos reais.

Packet Tracer – um dos melhores simuladores de redes

Tal como o GNS3, o Packet Tracer é um simulador de redes bastante “real”, que permite simular os mais diversos equipamentos ativos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, etc.

Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer

Esta fantástica ferramenta foi desenvolvida pela própria Cisco e está disponível para alunos que fazem parte das Academias Cisco espalhadas pelo mundo. Atualmente o Packet Tracer está disponível para Windows, Linux, macOS e até para iOS e Android.

Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer

Com o Packet Tracer podemos montar cenários de rede completos e configurar os mais diversos protocolos. Por exemplo, protocolos de encaminhamento como o OSPF, EIGRP, etc. Mas podemos também configurar ACLs, Frame Relay, servidores, pontos de acesso wireless, etc. Pode ainda personalizar os equipamentos de rede que fazem parte do cenário.

Transforme-se num guru das redes no macOS com o Packet Tracer

O Packet Tracer é uma ferramenta fantástica que tem evoluído bastante nos últimos anos. Como referido, podemos testar quase todos os tipos de cenários de rede e colocar em prática os nossos conhecimentos nesta área. Experimentem!

Leia também…

EVE-NG: Um emulador fantástico de equipamentos de rede

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alfie
    Alfie

    Gosto do artigo que como é habito está excelente.
    No entanto, Pedro Pinto peço perdão, o que é um “smilador”???

  2. Avatar de JCFB
    JCFB

    Só uma pergunta: porquê especificamente no Mac OS?

    1. Avatar de PI
      PI

      Até há uns meses atrás (meio ano praí) não podias instalar nativamente. Se calhar muita gente não sabe que já está disponível para macOS.

  3. Avatar de Alfaiate
    Alfaiate

    E isto serve para quê? Para projectar uma rede? E para mais o quê? É que se for só para projectar uma futura rede, papel e caneta também serve.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quase isso 🙂 Faltam é as configurações

      1. Avatar de Alfaiate
        Alfaiate

        Imagina o seguinte, faço neste software, ou no gns3 a projecção de uma rede, faço as configurações que quero e tal, e claro que depois quero fazer o deployment para o hardware real, há forma de fazer isso de forma automática? Ou tenho de á mão ir a cada hardware e carregar as configurações despejadas?
        Outra coisa, algum destes softwares consegue modelar uma rede, no sentido de que eu tenho uma rede já implementada, mas gostaria de conseguir atingir certos objectivos, e queria que o software me desse a “configuração mínima” para tais objectivos.
        Ou seja, quero declarar explicitamente certas propriedades da rede, de cada ponto da rede, e será que estes 2 softwares que falas me dá a configuração mínima optimizada para os meus requisitos?

      2. Avatar de Alfaiate
        Alfaiate

        Olá apresentação da aplicação está aqui, mas queria mesmo saber era se dava para fazer o que te perguntei. Dá ou não para fazer as duas coisas que te perguntei?

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Por essa lógica, para um projecto de arquitectura papel e parede também serve…

      E o artigo diz claramente que permite fazer simulações, algo que dificilmente fazes com papel e caneta.

      1. Avatar de Pedro Pinto
      2. Avatar de Alfaiate
        Alfaiate

        Não percebo nada de arquitetura, mas acho que é qualquer coisa como papel e lápis, depois um molde em cartão e outros materiais e depois os engenheiros que façam os cálculos como acharem melhor, mas se calhar tenho uma ideia errada de arquitetura.
        Fiquei com a ideia de que só dava para projectar a rede, e que para simulação teria de se usar algo como gns3.

        1. Avatar de Pesquisa
          Pesquisa

          Oh rapaz (rapariga não sei), mas sabes o que é um simulador. Experimenta testar a ferramenta, pois não sabes o que dizes. Não é uma ferramenta para desenhos, é mesmo para simular uma rede em que configuras cada maquina (ip, mascaras de rede, gateways, …), “pingas” as maquinas na rede, configuras routers, switches e afins.
          Sugiro uma pequena pesquisa no youtube para teres uma ideia.

  4. Avatar de ZOA
    ZOA

    Atenção que este simulador não está imune a inúmeras falhas/bugs e limitações.
    Mas mesmo assim a boa maneira para iniciar a percepção de como se pode configurar várias opções de uma rede de por exemplo uma empresa.
    Parabéns por estes artigos interessantes.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Está a ser comprado com o GNS3 que é uma ferramenta diferente. O GNS3 é um emulador enquanto que este é um simulador. Um pouco diferente, mas obrigado pela dica de já ser suportado nativamente em Mac … ainda sou do tempo da VM em Mac para correr isto 🙂

  6. Avatar de AAS
    AAS

    Muita tecla se bate nesse simulador para obter as certificações.
    É muito bom para praticar e fazer testes antes da implementação real.
    E não, o papel e parede não serve. Num dos testes que surgia no CCNA era mesmo o desenho da rede em papel depois de fazer a descoberta da mesma. E no final o desenho da rede quase que parecia uma obra de arte de Picasso. Quando se faz o desenho de uma rede, temos de contar com alterações da mesma, e nesse aspecto o simulador é muito bom.