OverSight: Saiba se o malware está a usar a câmara do seu Mac

15 Comentários

As histórias sobre o roubo de imagens das câmaras web começam a ser cada vez mais comuns. Alguns tomam já medidas drásticas para se protegerem, mas nem sempre funcionam bem.

Um ex-funcionário da NSA provou esta semana mais uma falha de segurança que usa malware para roubar vídeo, mas resolveu-a com uma simples app de monitorização, o OverSight.

OverSight

O bem conhecido Patrick Wardle, especialista de segurança que no passado descobriu algumas falhas no macOS com o Gatekeeper e outras áreas, veio a público esta semana mostrar mais uma vulnerabilidade. Desta vez provou que existe malware que consegue usar a câmara e o microfone de um mac, roubando esse vídeo e áudio.

Se a maioria das vezes a luz verde será mostrada, por imposição do próprio hardware, o problema existe quando uma aplicação já a está a usar e o malware consegue roubar o vídeo e áudio.

OverSight

Como funciona o OverSight?

É aqui que o OverSight entra em acção e protege os utilizadores de uma forma simples e directa. Alerta o utilizador quando uma aplicação ou processo tenta usar a câmara ou o microfone, podendo o utilizador autorizar ou não a sua utilização.

Claro que esta não é uma solução 100% segura e fiável, mas é pelo menos uma protecção adicional e que garante ao utilizador que apenas as aplicações autorizadas acedem ao vídeo e ao áudio do utilizador, evitando assim que qualquer utilização indevida seja feita.

OverSight

O OverSight pode ser obtido no site criado por Patrick Wardle para o promover e a sua instalação é simples e rápida. Instalem-no e fiquem um pouco mais descansados.

Se querem ter uma protecção adicional que consegue evitar que o vídeo caia nas mãos erradas, então o OverSight é a solução. Podem a qualquer momento consultar mais informação na barra de menus, onde esta aplicação tem um ícone residente e sempre alerta.

OverSight

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    ainda bem que não tenho Mac

    1. Avatar de Deusmalivre
      Deusmalivre

      Exacto, realmente usa o windows ou linux pq esse problema aí não existe….

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      sim porque nos windows isto não acontece!? LOL

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Bons sonhos, nesse domingo tão descansado e com a “certeza” de ninguém lhe conseguir fazer o mesmo…

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Não sei como apareceu ” domingo” onde era suposto estar ” soninho”…
        Mas, já agora, aproveito para acrescentar: Santa inocência!!!

    4. Avatar de winetree
      winetree

      Realmente, não é para todos…

  2. Avatar de censo
    censo

    Mas quem é que está interessado ou quem é que tem pavor desta vulnerabilidade? Só se for curiosidade mórbida…

  3. Avatar de Alpha
    Alpha

    Aldrabices! O Mac é 100% seguro e só roubam imagens com recurso a phishing… Não é?

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Não, não é 100% seguro, “só” é mais seguro que os outros.

      1. Avatar de Alpha
        1. Avatar de winetree
          winetree

          Ou sim… Melhor, ou claro que sim.

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      LOL 100% seguro. Qualquer sistema operativo tem vulnerabilidades e o OS dos Macs não têm mais vulnerabilidades pois tem menos utilizadores que o Windows, logo menos interesse para as encontrar.

  4. Avatar de André R.
    André R.

    E quem me garante que este programa não faz uso da câmara e do microfone sem termos conhecimento?

  5. Avatar de Noroiz
    Noroiz

    Sistema seguro é sistema desligado.

  6. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Um grande plot twist era este senhor estar a notificar-nos para um problema e no instalar da aplicação, esta, explora activamente a vulnerabilidade reportada dando um falso sentido de segurança! 😀

    Existem muito poucos “Snowdens” e nem todos querem o nosso bem, há sempre que desconfiar!
    A segurança é feita por nós, através de utilizações responsáveis e bom senso!

    Atenção, não estou a dizer que esta é a intenção do criador da aplicação!
    Mas temos de ser críticos e objectivos quando obtemos informação da Web, principalmente quando vamos instalar pseudo aplicações que supostamente iram dar-nos mais uma camada de segurança ou não!

    Mas não deixei de gostar do artigo.