Muzzy, um companheiro para o iTunes, mas à Portuguesa!

14 Comentários

Todos os que usam Mac e o iTunes sabem que esta aplicação é optimizada para a leitura de músicas e para o entretenimento. Tem outras funções, claro, mas estas são as principais.

Toda a gestão da nossa colecção de músicas pode ser feita ai e também a sua reprodução. No entanto o leitor de músicas do iTunes tem uma lacuna grane, não tem forma de ser discreto e se integrar com o OS X.

É para suprir esta falha que surge o Muzzy, uma aplicação para Mac desenvolvida por um português, o Pedro Vieira.

muzzy_1

O Pedro Vieira já passou pelo Pplware com outra aplicação sua, o Music Harbinger, uma aplicação que também se integrava com o iTunes e que permite que partilhemos o que estamos a ouvir com os nossos amigos.

Desta vez surge o Muzzy, uma aplicação que permite que controlemos o que estamos a ouvir directamente da barra de menus do OS X.

Nesta janela do Muzzy podemos ter acesso a toda a informação sobre o que estamos a ouvir e controlar vários pontos desta. Podemos avançar na música ou avançar e recuar para a seguinte ou anterior.

Tudo isto é feito numa janela minimalista e que nos mostra a capa do álbum que estamos a ouvir. Temos aí também acesso ao nome da música e ao tempo decorrido desta.

Se clicarmos em qualquer lugar dessa janela fazemos de imediato saltar a reprodução para esse ponto, tendo acesso ao tempo para onde vamos avançar.

muzzy_2

Mas o Muzzy tem outras particularidades únicas que o fazem ser quase imprescindível para os amantes da música. Podemos ter acesso às letras das músicas que estamos a ouvir directamente da janela do Muzzy, caso estejam no iTunes. Basta clicar no final da janela do Muzzy para as vermos e o mesmo no final de as utilizarmos.

Sempre que uma música termina e outra é iniciada, o Muzzy trata de nos alertar de forma subtil, sendo mostrado o nome da música que está a ser iniciada.

Claro que a integração com o iTunes não se limita a permitir controlar a música actual e podemos aceder à lista que está a ser reproduzida. Cliquem no topo da capa do álbum e o Muzzy passa a mostrar-vos essas músicas.

Um simples clique altera a música a ser tocada e, caso necessite, no final está um acesso directo ao iTunes.

muzzy_3

Mas porque nem sempre conseguimos controlar a reprodução das músicas no iTunes, caso removam a ligação dos vossos auscultadores ao Mac, o Muzzy irá pausar a música que está a ser tocada. Evitam o incomodo de ter a música a tocar alta e ao mesmo tempo param até voltarem.

Se forem utilizadores do serviço last.fm então deixem que o Muzzy actualize aí o que estão a ouvir, tudo de forma automática e apenas com um simples registo nas configurações.

O acesso a essas configurações é feito num pequeno botão muito discreto que está à esquerda da janela do Muzzy. Ai podem aceder às normais opções de lançar o Muzzy no arranque do OS X, o activar da opção de pausar a leitura de música sempre que os phones forem retirados e as notificações de novas músicas a serem tocadas.

muzzy_4

Esta pequena aplicação fica residente na vossa barra de menus e consegue controlar de forma total o iTunes e as músicas que estão a tocar. Dá-vos informações úteis e a capacidade de ver o que vão ouvir e ajustar isso ao que pretendem.

Testem o Muzzy e vejam o que programadores portugueses conseguem criar. Se tiverem comentários deixem no local próprio. Tenho a certeza que o Pedro Vieira, o Célio Silva ou o Raphael Lopes vão estar a lê-los e a tomar notas para as próximas versões.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.7+
Download: Muzzy 1.0.0 [2.2MB]
Homepage: Muzzy

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Muito bom… Os develpers podiam fazer com que funcionasse também com o spotify e ficava, para mim, um dois em um.

    1. Avatar de Pedro Vieira

      Muito obrigado Daniel 🙂
      Em relação ao Spotify: nós já estamos a pensar suportar players como o Rdio, o Spotify e o VLC no Muzzy só que ainda demorará algum tempo devido ao facto de não conseguir ter acesso a tudo no Rdio e no Spotify como tenho, por outro lado, no iTunes. Por isso, é possível que a User Interface mude de player para player, consoante as suas caraterísticas 😉

  2. Avatar de Malik
    Malik

    É incrível ver que foi desenvolvido por um rapaz de 18 anos, estou inspirado, para os mais experientes, xcode é muito difícil? Tenho 16 anos e ainda só sei HTML e CSS.

    1. Avatar de Pedro Vieira

      Olá! acabei de te responder no twitter, depois vê 😉

      1. Avatar de Malik
        Malik

        Muito Obrigado, ainda não recebi nada mas fico à espera 🙂

        1. Avatar de Pedro Vieira

          vê as tuas mensagens pessoais: vai ao teu perfil do twitter, em baixo da tua imagem e descrição está um botão do lado direito com o icone do 1 carta. clica aí 😉

          1. Avatar de Malik
            Malik

            ahaha, obrigado, como nunca tinha usado twitter, não estou habituado.

  3. Avatar de Eduard Torres
    Eduard Torres

    Simplesmente fantástica esta app!

    Estão de parabéns! Só demonstra que temos grandes talentos no nosso país!

    1. Avatar de Adriano Filipe Matos
      Adriano Filipe Matos

      Sem dúvida! Os meus parabéns a toda a equipa que desenvolveu a app!

      1. Avatar de Pedro Vieira

        muito obrigado Adriano 😉 espero que esteja a gostar da aplicação!
        e, não se esqueça, escreva uma crítica do Muzzy na Mac App Store 😀

    2. Avatar de Pedro Vieira

      muito obrigado pelas suas palavras, fico bastante contente por ver comentários como estes 🙂 e, já agora, não se esqueça de escrever uma crítica do Muzzy na Mac App Store 😉

  4. Avatar de POliveira
    POliveira

    Já podem colocar a referência para o artigo do Peopleware no final da página do site 😛
    Ainda não experimentei, mas pelas imagens do artigo e pelo vosso website, posso dizer que o design gráfico está bastante bom (o que para uns pode não ter grande importância, mas para mim não deixa de ser importante).

    1. Avatar de Pedro Vieira

      Ahah, sim, muito brevemente iremos colocar o icone do pplware no nosso website. E, por falar nisso, tenho a agradecer imenso à equipa do pplware por nos ter dado esta oportunidade de publicar sobre o Muzzy.
      Muito obrigado pelos seus comentários, fico bastante feliz 🙂 espero que goste e não se esqueça de escrever uma crítica na Mac App Store (isto é bastante importante para nós).
      Fico à espera do seu feedback

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pedro, onde arranjas esses walpapers da apple?