Microsoft quer ajudar utilizadores Mac a migrarem para o Surface

46 Comentários

Não é segredo nenhum que a Microsoft procura a todo o custo roubar utilizadores à Apple e ao seu ecossistema. Com propostas cada vez mais interessantes, é natural que muitos se sintam tentados a dar o passo rumo ao Windows.

Para ajudar os utilizadores neste processo, a Microsoft lançou agora uma ferramenta dedicada a migrar os ficheiros de um Mac para um Surface.

Migrar Mac para Surface

Foi de forma silenciosa que a Microsoft lançou a sua mais recente ferramenta, o Mac to Surface Assistant. Como o próprio nome indica, esta dedica-se a ajudar os utilizadores a migrarem os seus dados de um Mac para um Surface.

A ideia desta ferramenta é retirar aos utilizadores todo o trabalho, preparando um ficheiro zip que pode depois ser aberto no Windows, colocando todos os ficheiros do utilizador no sítio certo.

Como usar o Mac to Surface Assistant

Para usar o Mac to Surface Assistant no Mac devem descarregá-lo e executá-lo. Todos os passos são assistidos e o utilizador só precisa de concordar com as ações.

Migrar Mac para Surface

O primeiro passo recolhe toda a estrutura de dados no macOS e apresenta ao utilizador quais as pastas que vão ser importadas.

Neste momento o utilizador pode dizer quais as que quer migrar e as que quer deixar no macOS.

Migrar Mac para Surface

De seguida será necessário escolher qual o local onde o ficheiro zip final será guardado. A lista apresenta várias possibilidades dentro do macOS ou até em discos externos.

Migrar Mac para Surface

O passo seguinte é o mais demorado, com a criação do zip com a estrutura de pastas e os ficheiros que vão ser copiados para o Windows. Este é um processo que pode demorar facilmente 15 minutos, dependendo apenas do volume de ficheiros que tiverem.

Migrar Mac para Surface

Antes de terminar este processo é apresentado ao utilizador um relatório do que foi feito, sendo mostrados ficheiros que foram renomeados ou que eventualmente falharam.

Migrar Mac para Surface

Por fim, o Mac to Surface Assistant irá terminar o processo de recolha e mostrar ao utilizador os passos seguintes a serem executados.

Migrar Mac para Surface

Para terminar o processo devem agora desligar a unidade externa e colocar no Windows, ou copiar o zip criado, lançar a aplicação Surface e deixar que a importação seja feita.

Mais uma vez a Microsoft apresenta uma ferramenta simples de usar e que permite que os utilizadores migrem para os seus equipamentos. Depois da versão para o Windows 10 Mobile, chega a agora a dedicada ao macOS e que abre as portas ao Windows 10.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toder
    Toder

    depois vem os fanboys a dizer que ninguém quer os surfaces e que eles não prestam ou custam demasiado caro etc etc o típico de sempre

  2. Avatar de hahahaha
    hahahaha

    hahahahaha

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      hahahaha, qual é a piada? Mas na volta já nasceste gago…

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        A piada é que é mais o contrário.

        As vendas têm sido um flop e o MBP teve as melhores vendas de sempre.

        1. Avatar de Toder
          Toder

          vendas flop de que? MAC claro, os surfaces vendem mais que toda a quota de mercado que os MAC tem

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Continua a sonhar…

          2. Avatar de Vianeq
            Vianeq

            O SUrface nem upera as vendas do iPad Pro. Contando que o Surface é um tablet. Já os Mac, eu o compararia com o SurafaceBook

  3. Avatar de urms
    urms

    o que me admira mais é este artigo não ter sido publicado pelo Pedro Pinto

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não precisa ser o Pedro a escrever este artigo. Aqui todos tratamos de tudo. E foi outro Pedro, está bem entregue. 🙂

  4. Avatar de Fox
    Fox

    Informação útil… vou guardar.

    Adquiri recentemente um Surface e vejo-o cada vez mais como uma alternativa ao Macbook Pro e ao iPad.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      LOL… claro que sim!

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Com o tempo vais ver que não é só uma alternativa, é muito mais, é uma alternativa com complementos que o MacBook não oferece. São gamas diferentes, o Mac é apenas um Portátil, o Surface, é mais portável pois é portátil e tablet num só, tem touchscreen, o Mac não, a qualidade e resistência do chassis é bastante maior no Surface que no Mac, a lista continua.
      Logo, nem há comparação possível, levas muito mais por um preço idêntico.
      Sei que aqui há muitos que não concordam, a maioria dos quais nem sequer conhece o Surface nem nunca o usou para mais que abrir joguinhos ou ir a Net (se é que alguma vez o usaram).
      O Mac tem as suas vantagens, mas com a evolução do Windows 10 e as melhores ofertas de Hardware por preços mais justos, essas vantagens já quase se dissiparam a não ser pelo gosto pessoal de cada um.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        “(…) qualidade e resistência do chassis é bastante maior no Surface que no Mac, a lista continua.
        Logo, nem há comparação possível, levas muito mais por um preço idêntico.
        Sei que aqui há muitos que não concordam, a maioria dos quais nem sequer conhece o Surface (…) ”
        Tu fazes parte desses muitos. Claramente não conheces um Mac, senão não dizias um disparate tão grande em relação ao chassis. Então aquelas dobradiças do Surface Book, lol.
        Quanto aos preços do Surface Book, ora vai lá ver o mais barato e o mais caro. Depois compara com o Mac mais barato e depois com o mais caro.
        Surface Book tem pior hardware. E pior autonomia.
        Como é possível ler tanto disparate.

        1. Avatar de Torres
          Torres

          Exato, eu conheço mac, e é tão perfeito quanto dizem…Excepto quando o sistema começa a falhar e tenho de reiniciar
          Já para não falar em bugs que existem em programas essenciais

          No Windows 10 ainda não vi essas falhas… Para além de que o sistema está muito melhor que o macos

          Mas claro, nunca dizer mal da Apple porque ela faz crer que é perfeita e nós somos os seus carneiros

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Tu é que estás a ser carneiro.
            Quem é que disse que a Apple é perfeita? É a Microsoft perfeita?
            Tu deves conhecer o Mac tão bem como eu conheço a Lua.
            “(…) quando o sistema começa a falhar e tenho de reiniciar. ” Lol
            Deves estar a confundir com Windows ou Android. 😀
            Só em casos extremos e raros é que isso pode acontecer.
            ” Já para não falar em bugs que existem em programas essenciais. ” Podes dizer alguns programas essenciais que existem bugs? Partilha aí a tua experiência? Dá sempre jeito esse tipo de informação.
            ” No Windows 10 ainda não vi essas falhas…” Quanto à esse argumento é típico de fanboy e iHater. Na minha experiência passa-se o contrário. O Windows funciona muito bem sim senhor, mas é no Mac via bootcamp. Já em outros portáteis e ultra books, é recorrente aparecerem muitos mais problemas que no Mac. Nota-se que és um profundo conhecedor do Mac. 🙂 lol
            “Para além de que o sistema está muito melhor que o macos”
            É assim… O ser melhor ou pior é relativo, e vai do gosto de cada um. Nisso não há discussão possível.
            😉
            Abraço

        2. Avatar de Fox
          Fox

          No meu caso comprei um Surface Pro 4. Atualmente tenho também um Macbook Pro Late 2011. Decidi experimentar o Surface Pro porque é um mix entre pc e tablet e acho que atualmente é o melhor para a minha utilização. Como utilizo muito o office o Surface será melhor para mim.

          No que toca a smartphones vou continuar com o iPhone… neste momento tenho o iPhone 7 Plus.

      2. Avatar de Vianeq
        Vianeq

        O Mac não tem touchscreen porque a Apple tem o iPad para isso. São abordagens completamentes diferentes comparar um tablet com um portátil. No mínimo a Microsoft devia compara-lo com o surfacebook, coisa que nunca faz.
        O Mac tem carcaça construida a base de alumínio sinozoidado e oferece amplas conexões para quem JÁ ESTÁ HABITUADO AO ECOSSISTEMA FECHADO DA APPLE.

        Agora, comparar o Windows 10 com macOS Sierra? não faça isso por favor

  5. Avatar de Jimmy
    Jimmy

    Dá para em vez de ser para o surface ser para um desktop?

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      3000€ por uma 940M incha!

      1. Avatar de Tryhard
        Tryhard

        940m? Acho melhor ires ver novamente. E tu no Mac consegues o que mesmo? Podes lhes dar o dinheiro que quiseres nunca vais ter hardware topo de gama,nunca. Entretanto no ecossistema Windows tens umas quantas marcas que o fazem, por exemplo por metade do Pedro de um Mac book tens o dobro do hardware. É o que dá haver variedade e concorrência em vez de monopólio.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Tu é que precisas de ver novamente… 940M com 1GB de VRAM por 3000€!

          Um MBP de 2700€ sem desconto de estudante, ao menos tens uma Radeon Pro 450/455 com 2GB de GDDR5.

          No Windows tens umas quantas marcas, e todas juntas, não fazem uma Apple!

      2. Avatar de Pllz
        Pllz

        Variedade de escolha. Por esse preço compras outra marca com o dobro do hardware de um Mac. E tu das 3000 por uma AMD mobile. não há nada mais anedótico now dias de hoje.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Sim, mas nesse caso ficas com um zip bem organizado e só precisas de colocar as pastas/ficheiros nas bibliotecas onde queiras. Tratas depois do Desktop e do resto.

      Mas sim, no geral é muito mais simples que andares a copiar pasta a pasta e a fazeres tu a organização

  6. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Não me importava nada de estar na situação em que dava uso a esta app 🙂

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não, obrigado.

  8. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    A Microsoft podia era aprender em como reciclar os seus Surfacebook de 2015 velhos que vende como novos, e ver como é que se metem portas USB-C em portáteis…

  9. Avatar de Pllfail
    Pllfail

    “Não é segredo nenhum que a Microsoft procura a todo o custo roubar utilizadores à Apple e ao seu ecossistema” este artigo quase que faz parecer que a Apple tem alguma quota de mercado de jeito

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      90% dos PC’s acima de 1500€?

  10. Avatar de Nope
    Nope

    Comprei muito recentemente um MacBook Pro. Podem-lhe apontar um único defeito – o preço.
    “Ah, mas o Surface também dá para usar como tablet!”
    Dá mesmo? Tenho um iPad 3 de há não sei quantos anos – alguma vez o tablet Surface se lhe aproxima? Alguma vez tem as apps parecidas com um tablet ARM, iOS ou Android? E a rapidez?

    Já o falado Surface Book, não híbrido tem o mesmo conceito do Mac – PC tem arquitetura Intel e quem oprecisar de um tablet arranje um ARM, Android ou iOS. E há-de vender muito mais que o Mac, dependendo do preço, porque há muito mais utilizadores do Windows. Agora, a Microsoft está é a competir com a Lenovo, a Dell e a HP – pelo mercado Windows. Não me parece que atrair utilizadores Mac a todo o custo seja a prioridade. Quanto à ferramenta em si é útil, dada a questão da compatibilidade com o NTFS.

    1. Avatar de Torres
      Torres

      “Podem-lhe apontar um único defeito – o preço.”

      Como se esse fosse mesmo o único defeito…
      Tal como o símbolo da Apple em que lhe falta um bocado na maçã, a ti também te falta um bocado na cabeça

  11. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Tanto o Surface como o Surface Book, principalmente este ultimo parece-me serem excelentes produtos… Mas pecam por um preço demasiado alto até ser mesmo exagero com alguma configurações de hardware.

    Recentemente tive que adquirir um portátil e nas minhas escolhas esteve o Macbook Pro 13 e o Surface, passados não muitos segundos a analisar estes produtos verifiquei o abuso e mesmo a falta de respeito que estas marcas têm perante os consumidores. Esses produtos custam mais do que o dobro, chegando mesmo ao triplo do preço normal de um portátil de outras marcas e com melhor hardware, talvez essas outras opções apenas tenham pior chassis porque mesmo em ecran já são muito melhores.

    Então a minha escolha passou entre vários modelos da MSI e da Asus, no final acabei por comprar um Asus GL502VM, equipado com i7 6700HQ, gráfica GTX 1060, 16 GB RAM e ainda vem com um dos novos discos SSD de 240 GB e outro normal de 1 TB. A única coisa que desgosto dele é mesmo o facto de as teclas A S W D serem laranja, mas até para essa solução já saiu um novo modelo o GL502VMK que tem aspecto mais profissional e não tanto de gaming. Só não fui para MSI ou mesmo outra marca, porque aqui na minha área de residência não existiam e teria que comprar online.

    Já agora esse portátil custou cerca de 1500 euros, e se fosse procurar essas specs nos Surface ou Macbook (com uma gráfica dessas nem existe) teria que gastar perto dos 3000 euros ou mesmo mais.

    1. Avatar de urms
      urms

      KDE. não falas o que não sabes. vai dar uma volta e aproveita e paga os impostos a apple

      1. Avatar de Couto
        Couto

        Com esse teu comentario ficamos todos a saber o que percebes do assunto..nada. Vai ladrar para outro lado puto

    2. Avatar de Filipe Cordeiro
      Filipe Cordeiro

      Esse MAC a que te referes de tem muito menos hardware.
      De que serve ter tanta hora de autonomia se depois ao realizar as tarefas que preciso irei levar o dobro do tempo, comprei um portatil com um I7 HQ porque precisava dos 4 cores e ht, e de uma boa gráfica. Esse tipo de hardware em na Apple iria rondar os 2800 euros. Depois teria que acrescentar mais uns euros em adaptadores para USB e leitor de cartões de memória. A Apple com essa sua inovação de remover portas caiu no ridiculo.
      Depois no meu Asus temho sempre um bom portátil para jogar, que nos MAC é muito limitado.
      Já agora 3 horas de autonomia para mim dá, quando tenho que editar fotografias e videos tenho que estar ligado á corrente para usar todo o pontencial do hardware.

      Conheço bem os produtos da Apple, já tive um Macbook Pro 13, late 2009 um dos últimos bons Macbook e a preços decentes; e tenho um Ipad que neste momento é o unico equipamento da Apple que aprecio e que considero que justifica o preço.

      1. Avatar de Couto
        Couto

        Iphone se justifica mais o preco que o ipad..mas isso sou eu que acho tablets inuteis

    3. Avatar de Torres
      Torres

      Exato, e foi dado pela Apple
      Já para não falar que podemos jogar até os jogos potentes que estão para sair em 2050, isto porque tem uma gráfica potente que ainda nem está no mercado…à medida que o tempo vai passando a placa gráfica vai ganhando mais GB como que por magia, hoje tem 1gb, amanhã já tem 1,1 GB, é uma inovação que só a Apple tem
      E não acontece só com a placa gráfica, acontece com todos os componentes

      1. Avatar de Couto
        Couto

        Sim porque a maioria das pessoas sao nerds como vcs e jogam no pc…para quem trabalha com software pesado usa desktop e nao laptop

        1. Avatar de Filipe Cordeiro
          Filipe Cordeiro

          Para quem trabalha com software pesado como dizes um desktop é uma solução, mas nem sempre é a melhor solução se precisas de ter mobilidade para trabalhares em outros locais que não o teu escritório.
          Neste momento consegue-se portáteis com capacidade de hardware semelhante aos desktops, obviamente que será um portátil com uma dimensões e peso elevado, e preço claro. Mas é possível ter numa configuração de portátil um processador I7 7700k com 2 gráficas GTX 1080 em SLI e até algumas marcas oferecem soluções de arrefecimento a água, pois apesar de tudo o arrefecimento limitado continua a ser um dos maiores problemas da maioria dos portáteis.

        2. Avatar de Torres
          Torres

          Trabalho com software pesado no meu laptop de 800€ sem problemas nenhum
          Ao contrário do que me acontece no MacBook pro de 1500€ em que é preciso estar sempre a reiniciar ao mínimo problema, irra

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Outro assunto / Avast a derrotar o Windows 7 https://youtu.be/5xVoketIyLI

  13. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Aconselhei um Surface Pro à minha cunhada e ela está encantada com ele. Eu farto-me de viajar e dava-me jeito um computador tipo Surface Pro, mas infelizmente o meu empregador não vê as coisas dessa maneira e obriga-me a andar de Lenovo ou Toshiba com quase três quilos. Também posso levar o iPad mas não serve para nada. De modo que adoraria ter um Surface Pro para o trabalho, mas ninguém mo dá…

    1. Avatar de Couto
      Couto

      Surface e demasiado caro…ha ultrabooks da acer e asus a 600euros e pesam 1.1kg

  14. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Qualquer um deles é overpriced

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas esta APP tb da para migrar para qualquer PC com windows ou só mesmo para o surface?