Chegou o novo macOS 10.12.4 com suporte para Night Shift

52 Comentários

A mais recente atualização dos sistemas operativos da Apple trouxe muitas novidades. Se no campo do iOS as melhorias se focaram nas aplicações e serviços já existentes, no caso do macOS há novidades de peso, há muito esperadas.

A maior delas é a chegada do Night Shift a este sistema, depois de ter provado a sua utilidade nos dispositivos móveis.

macOS 10.12.4

O novo macOS 10.12.4 não é rico em volume de novidades, mas traz uma que era esperada por todos. Falamos do Night Shift, que agora está presente nos computadores da Apple, garantindo uma utilização muito melhor em situações de luminosidade reduzida, cansando menos a vista do utilizador.

Segundo a Apple, os efeitos benéficos deste novo modo estão cientificamente provado e conseguem mesmo ter um efeito que vai além da proteção dos olhos,  ajudando também no sono.

O Night Shift ajusta a cor do ecrã depois do pôr do sol. Diversos estudos demonstram que a exposição à luz azul brilhante à noite pode afetar os ritmos circadianos e tornar mais difícil adormecer. Depois do pôr do sol, o Night Shift altera as cores no ecrã para as cores mais quentes do espectro, protegendo os seus olhos. De manhã, o ecrã regressa às definições habituais.

Esta novidade está já disponível no iOS desde a versão 9.3 e até a Google o tem no Android 7 e a Microsoft deverá trazê-lo para o Windows com o Creators Update.

macOS 10.12.4

Para além desta novidade, o macOS 10.12.4 tem ainda algumas melhorias e correções que a Apple resolveu incluir nesta atualização do seu sistema operativo.

A Siri está agora melhor, com a chegada de nova informação, o Ditado tem suporte para novos idiomas e as APIs do Night Shift estão melhores, o que garante uma melhor visualização de PDFs na Pré-Visualização.

Esta atualização está já disponível desde ontem na App Store, pronta para ser instalada. São 1,5GB que vão ser descarregados e que vão dar acesso a todas estas novidades.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Vieira
    Hugo Vieira

    Adoro o mac, é sem duvida o melhor portatil que uma pessoa pode ter.. o windows é realmente uma desgraca

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não diga disparates. Os dois têm coisas boas e coisas más e qualquer pessoa inteligente sabe que é assim. Só os burros é que acham que só um é que é bom. Tenho os dois sistemas operativos em casa e posso apontar os benefícios e defeitos de cada um.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Concordo!
        Tenho mac há alguns anos e também gosto muito do windows 10.
        Acho que o mesmo se aplica aos SO móveis. Windows Phone (10 mobile), android e ios têm coisas boas e coisas más… Poucos o sabem reconhecer!

      2. Avatar de Zéi
        Zéi

        Nao devias estar a fazer o TPC?

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Depende do uso que das ao PC, para trabalhar (pelo menos na minha area), mudamos de Mac para Windows 10 e finalmente produzimos muito mais, temos muito mais ferramentas ao nosso dispor, maior nivel de satisfacao, etc.
      Mac pode ser o suficiente para trabalhar em Musica, Deseign, e eventualmente Web e Software Development basico, mas quando se trata de development complexo como o que fazemos na minha empresa, o Mac nao passa de uma atrapalhacao em vez de uma solucao. Embora tenha evoluido muito nos ultimos anos, ainda esta muito limitado pela ainda fraca oferta de solucoes em algumas areas. Mas como disse, depende do uso que lhe des e daquilo que precisas, acredito que para a maioria esta seja uma solucao suficiente, mas para a minha empresa nao era, isso motivou a troca para o ecossistema da MS (Desktop e Mobile), e as vantagens sao enormes, foi o tapar de um fosso enorme que teimava em limitar as nossas capacidades e performance.

    3. Avatar de Leandro
      Leandro

      Falando em hardware ou software, porque o linux esta anos luz na frente dos dois S.O. mencionados no seu comentario, da apple a unica coisa q mantive foi o ipad, de resto, já me livrei de tudo… empresa ultrapassada.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Eu tambem ja tive Apple, ja usei Linux tambem, uso atualmente Windows 10 Desktop e Mobile, os Sistemas da Apple sao muito limitativos para o meu gosto e nada justifica os ridiculos precos que a marca pratica, testei varias distros Linux, acho interessante o conceito mas ainda tem muito que crescer para chegar ao nivel de praticalidade dos concorrentes, por mais features que lhes seja incluidas, tem semple esta lacuna.
        Agora, dizer que Linux esta a anos Luz a frente de Windows 10 espelha bem a falta de conhecimento daquilo que se comenta.

        1. Avatar de Leandro
          Leandro

          Falta de conhecimento??? Bom vamos a alguns fatos que lembro assim, rapidão…
          Android é baseado no Linux; (sistema mobile mais usado)
          A microsoft usa linux no seu cod fonte e em alguns servidores do seu maoir buscador, em parceria com a canonical agora disponibiliza o bash;
          O sistema operacional da Apple, usa a base unix no seu cod fonte;
          Os carros autonomos da tesla e toyota usam sistemas linux nos seus fontes;
          Bolsa de valores, Nasa, Cisco, eletrodomesticos, sistemas de hospedagem de sites, quando se trata de projetos ambiciosos e que precisam de exatidão, o Linux é a melhor opção.
          Enfim, não é um sistema fechado e que trabalha com o que já existe, pessoas que usam e compartilham o conhecimento vão além, trazem novides que os poucos funcionarios destas empresas não conseguem…
          Simples assim, se o linux não existisse, possívelmente ainda estariamos na década de 90 em termos de tecnologia e muitas das coisa q hoje existem, não existiriam…
          O que voce faz hoje sem o Google, facebook, twitter, voce acha que estes nasceram de sistemas caros e pagos?? os sistemas de pagamento online.. já se perguntou sobre isso..
          Estude, conheça e depois comente!!!

          1. Avatar de rc_joaopedro
            rc_joaopedro

            por acaso se não fosse o linux não havia tablets… O linux tem base no unix (por Linus Trovalds). O macos tem base em Unix. O tablet foi inventado por quem?

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Mas que grande confusão! Mas em que medida é que os sistemas da Apple poderem ser considerados Unix, os torna dalguma forma Linux, dependentes do Linux ou fruto do Linux?
            A base do macOS nasceu antes do Linux.

          3. Avatar de rc_joaopedro
            rc_joaopedro

            Mac OS X is based on the Mach micro kernel and BSD 4.4 (and FreeBSD 5 and onwards for the newest versions, although code from NetBSD has made its way into the BSD subsystem too) and is to be considered a version of Unix. -> fonte APLLE

          4. Avatar de rc_joaopedro
            rc_joaopedro

            não percebeste que estava a responder acima a quem disse que se não fosse linux ainda estavamos nos anos 90…

          5. Avatar de Julio
            Julio

            A escrever dessa forma demonstra realmente conhecimento e mestria na argumentação…

      2. Avatar de Yuras
        Yuras

        Isso sabes porque é? Porque a MS paga para ser assim, e sim, o Linux até muito à frente! As empresas não desenvolvem porque a MS faz birra e dá tudo e mais alguma coisa as empresas para desenvolverem para o sistema deles.

        Queres um exemplo? Empresas portuguesas, muitos só desenvolve para MS porque a MS quase que dá tudo, então eles pensam “tens isto quase dado, e desenvolvo para isto ou vou pagar e desenvolver para outra coisa”. Muito fácil, basta ver, o quanto as empresas/nós estamos formatos para usa MS.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Na economia chama-se a isso network effect. Peço desculpa, mas podes trazer todas as razões do mundo para justificar isso. O que é facto é que o Linux não tem acesso a programas e aplicações essenciais que o Windows e o MacOS dispõem.

    4. Avatar de GS
      GS

      Pesquisa f.lux e vê que da para OsX e Win.
      Irrelevante o teu comentário, e infeliz.
      Se nao houvesse este update aposto que nem se davam ao trabalho de pesquisar

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A diferença é que o f.lux (quer no Windows quer no Mac) aplica um filtro por cima do perfil do ecrã. Isto faz perder demasiado o contraste e a precisão das cores. Com o NightShift no sistema, isto não é tão notório.

      2. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Cópia barata?? O F.lux existe à bem mais tempo que o nativo do mac!!

  2. Avatar de Leandro
    Leandro

    Nossa como a Apple esta atrasada em termos d tecnologia, ja tenho isso no ubuntu a tempo e só agora eles liberam no Mac, a apple est ficando ultrapassada junto com a Microsoft, e no final das contas o Linus estava certo…. rsrsrsrs

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Quem? Atrasada? Junto com a Microsoft? O Ubuntu est]a cada vez melhor sim, evolui como todos os outros, mas quando meteste entao a MS na equacao estragaste tudo. Conheces o Windows 10? Ja alguma vez usaste? Ja experimentaste o Windows 10 para mais que ir a Net e jogar uns joguinhos? Sabes das capacidades exostentes e futuras que ai veem para este SO?
      Estuda o tema antes de fazeres comentarios desses.
      Mas sim, o Ubuntu tem os seus pontos fortes, mas o unico que motiva a sua utilizacao a nivel empresarial e ser leve, consume poucos recursos e isso torna-se mais vantajoso para servidores e terminais. E sabes porque e tao leve? Menos servicos a correr de fundo = menos funcionalidades, menos capacidades. Quanto ao Mac, a base do SO e a mesma do Ubuntu, mas com uma grande diferenca, e um sistema maduro, estavel, mantido constantemente por profissionais que dedicam todo o seu conhecimento e tempo nesse mesmo desenvolvimento, logo, pelo menos essa vantagem tem, mas sim, tem desvantagens.
      No entanto, esta funcionalidade que estas agora a criticar ja existe em outras plataformas, nativamente ou com aplicacoes de terceiros, mas nao e uma novidade, e ate ja ha melhor que isso adaptabilidade ao horario e ao nivel de luz ambiente, por exemplo, e tens isso em telemoveis Android e Windows 10 Mobile por exemplo, e ja nao sao features novas.
      Nao gosto da Apple, mas o teu comentario esta claramente a querer deitar a marca abaixo sem que tenhas uma base sustentavel para isso presente no teu texto.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        A base do sistema Mac é a mesma do Ubuntu? Não é.

      2. Avatar de Leandro
        Leandro

        Quanto a tecnologia, ela já existe a anos nos mobiles, mas para computadores, não faz tanto tempo, já tem um longo tempo que uso no Ubuntu este recurso. O que me chama a atenção é a empresa demorar tanto tempo para aplicar isso no seu sistema operacional, isso considero um atraso.
        Quanto ao W10 realmente estou gostando, mas ainda acho q a microsoft corre atras em termos de lançamentos, novidades. Na empresa instalamos W10 para os usuários finais(pois ainda é o sistema operacional que é mais fácil para eles), porém nos servers, ftp, e banco de dados, ainda rodam outros softwares livres.
        Da Maça uso apenas o Ipad pela praticidade(já penso em substitui-lo), da Micrsoft apenas o Office e Xbox one que ainda são fantasticos.
        Mas quando falo em tecnologia, ainda penso primeiro em linux, olha a gama de opções que o raspeberry nos da para criar…

        Adoro este tipo de discussão primeito motiva as pessoas a pensarem mais, e também mostra bem o quanto ainda são fracas em termos de tecnologia e usam apenas o que a midia categoriza como melhor.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A tecnologia já existe há anos para Mac (antes dos mobiles) com aplicações que fazem uso do sistema de calibração de cores do próprio sistema operativo. O sistema operativo tem essa versatilidade de não precisar vir com todas as opções de início

      3. Avatar de rc_joaopedro
        rc_joaopedro

        Realmente há aqui muita conversa mas quase ninguém apontada nada em concreto. O Macos é o melhor que há para mim que gosto de fotografia, música e ler livros. E no macos isto é um conceito à parte dos outros SO que falam. Além disto quem gosta de editar uns videos tem o imovie que é excepcional. A juntar à festa há ainda algumas pérolas como o automator, a siri, o spotlight e a forma de pesquisa rápida em todo o sistema, além da magnifica integração com dispositivos móveis. No hardware, temos a qualidade de imagem e de construção, a beleza das linhas e da simplicidade. Aqui penso eu, estão bastantes pontos muito bem trabalhados pela Apple. Os pontos fracos são também notáveis, pois é mais dificil adicionar recursos de hardware em certos modelos, como por exemplo os imacs mais baratos onde é quase impossível adicionar RAM. De um modo geral, o macos é rápido no boot, muito fácil de alterar users, pastas dos users, drive de boot, fazer backups com timemachine. Está tudo muito acessível e funciona. Saltando para o windows 10 que uso no trabalho, aponto e continuo a insistir na dualidade absurda do sistema. Parece-me que não conseguem resolver ou optar por uma interface apenas. Eu detesto esta falha no windows 10 e por isso o 7 foi realmente o meu preferido. Fico com a sensação que não abandonam a interface anterior porque no fundo sabem que a nova não convence. Não sei…

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      No Mac há anos que há programas que fazem isto.

  3. Avatar de Dani
    Dani

    Bem o nightshif é apenas um f.lux mas bem mais limitado.

    Futuramente pode vir a ter mais opções mas para já só o facto de não dar para desactivar por app faz-me continuar a utilizar o f.lux

    1. Avatar de Tiago Eusébio
    2. Avatar de Vítor M.

      Em abono da verdade é isso sim senhor. Com uma integração no sistema, as se bem nos lembramos, o f.lux foi quem trouxe há uns anos largos esta ideia para o mercado.

  4. Avatar de flapy400
    flapy400

    Bom dia!
    Serei só eu, ou o meu MacBook Pro (15 polegadas, início de 2011) não possui esta funcionalidade do Night Shift???
    É que no artigo diz “(…) Falamos do Night Shift, que agora está presente nos computadores da Apple, (…)”..
    Ou então agradeço onde consigo explorar esta funcionalidade.
    Obgd

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Vê a imagem que coloquei, está nas definições do ecrã. Verifica se de facto ten isso.

      1. Avatar de flapy400
        flapy400

        Boas.. já vi e nada!!! Apenas aparece “Monitor Integrado” e depois as opções “Monitor e Cor”.
        E já estou na versão 10.12.4 (16E195)…

        1. Avatar de Luisbad
          Luisbad

          Does Your Mac Support It?
          If you’re running one of the Macs listed below, or higher, you’re good to go.

          • MacBook Air (Mid 2012 or later)

          • MacBook (Early 2015 or later)

          • MacBook Pro (Mid 2012 or later)

          • Mac mini (Late 2012 or later)

          • iMac (Late 2012 or later)

          • Mac Pro (Late 2013)

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Alguns Macs mais antigos não suportam o Night Shift.

  5. Avatar de GS
    GS

    Ja foi feito, nada de novo.
    Para quem não conhece, pesquise f.lux.
    Ótimo programa, e realmente as cores ajudam, nao forçamos tanto a vista.

    1. Avatar de Hugo Vieira
      Hugo Vieira

      Nao gosto de usar copias prefiro o original nativo do mac

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Original lançado 8 anos depois da cópia?

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Alguém falou se a qualidade era melhor ou pior? Mostra lá ai o desenho que nao consegui perceber

        2. Avatar de LG
          LG

          quero um desenho dessa lógica sff!

  6. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    E eu gasto 2€ num café, consigo exatamente a mesma coisa e ainda me sobram 2698€.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Gastas 2€ no café, e vais-te embora igual! 😀

    2. Avatar de PMS
      PMS

      2€ ? arre , andas a ir ao starbucks :p

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Se queres estar em boa companhia convém estar em bons sítios ;P
        Numa boa esplanada á beira mar paga-se facilmente 2-3€ por um café

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Nao é o café que querem experimentar

  7. Avatar de Orlando
    Orlando

    já a lenovo tem isso à montes de tempo, mas pronto, como está num MAC é uma granda cena.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é uma grande cena, é algo que foi implementado há uns anos no iOS e que era natural que passasse para o macOS… mas não é grande cena, nisso tens razão. Pessoalmente até nem uso.

  8. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Windows 11, a Microsoft vai apresentar o “ClearShift”, que para o usar, temos de enviar um feed 24/7 da nossa webcam e microfone para a Microsoft…

  9. Avatar de irlm
    irlm

    por falar em night shift o gnome também tem esta função de origem
    http://www.omgubuntu.co.uk/2017/03/top-features-in-gnome-3-24

  10. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    peco desculpa mas so um burro ‘e que compra um mac, iPhone, iPad novo..pagando o balurdio!
    Eu sou o feliz dono de um mac pro, iPhone, iPad, e Apple Watch td comprado em 2a mao. Nunca na minha vida compraria nenhum desses novo!!!

  11. Avatar de Roger
    Roger

    Alguem sabe informar quanto a performance? (houve ou não melhoria)

  12. Avatar de El Pibe
    El Pibe

    Para quem utiliza o STEAM como eu para jogos mais em concreto joga o Football Manager, após o update do SO, o jogo apresenta vários problemas desde parar, as imagens desfocarem!!! Até ao update nunca tive problemas mas penso que deve ser a plataforma STEAM a resolver o problema visto, o flash, o java do meu iMac estarem actualizados!! No entanto gostava de ouvir a vossa opinião…
    Grazie