Dica macOS: Como ignorar redes Wi-Fi públicas de forma simples

8 Comentários

As redes Wi-Fi públicas representam sérios problemas de segurança para os utilizadores. Apesar de serem gratuitas, podem ser pontos para roubo de dados ou de informações pessoais.

Se a maioria dos sistemas se liga sozinho a essas redes, existe forma de controlar esse comportamento. No macOS basta um simples comando e essas redes vão ser esquecidas. Veja como o pode fazer.

macOS Wi-Fi Terminal dica

Se muitas vezes nos são úteis as redes Wi-Fi públicas, principalmente por serem gratuitas e sem qualquer controlo de acesso, a verdade é que ficamos expostos e sem saber quem está a escutar e a tentar roubar dados que circulam nessas redes.

No caso do macOS, a forma mais simples de ignorar essas redes e de as esquecer para sempre, passa por um simples comando no Terminal. Desta forma garantem que apenas se ligam a essas redes quando realmente querem.

Como ignorar uma rede Wi-Fi pública no macOS

A forma mais simples é mesmo recorrendo a um simples comando, que deve ser executado no Terminal do macOS. Com este vão eliminar essa rede e impedir que o vosso Mac se ligue a ela, muitas vezes sem darem por isso.

macOS Wi-Fi Terminal dica

O comando que apresentamos abaixo é a única coisa que precisam para eliminar essa rede. Executem numa janela de terminal e de imediato essa rede desaparece.

networksetup -removepreferredwirelessnetwork en0 SSID

Tenham em atenção que devem alterar um dos parâmetros apresentados. O campo SSID é o nome da rede que querem esquecer ou remover.
macOS Wi-Fi Terminal dica

No comando apresentado devem colocar o nome apresentado na rede. Para o SSID Rede Wi-Fi Publica esse comando seria:

networksetup -removepreferredwirelessnetwork en0 'Rede WI-FI Publica'

Desse momento em diante o macOS não voltará a ligar-se automaticamente e apenas quando o utilizador pretender essa ligação acontecerá. Nesse caso deverá depois repetir este passo, para garantir novamente a sua segurança e dos seus dados.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TiagoMota
    TiagoMota

    Há algum motivo especial para dizer que a forma mais simples é usar o comando no terminal, quando existe interface gráfico para o efeito?

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      É mais rápido e mais direto, sem andares de janela e janela. Isto aplica-se ao macOS, ao Windows e até ao Linux.

      1. Avatar de TiagoMota
        TiagoMota

        mais rápido certamente que não é, até porque terás que previamente confirmar qual é o nome exacto da rede! Ser simples não significa ser rápido.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Concordo TiagoMota, este post é irrelevante
          O pplware anda a ficar pior, pior site, piores posts

          1. Avatar de David
            David

            Piores posts concordo plenamente.
            Basta ler o teu!

        2. Avatar de Pedro Simões
          Pedro Simões

          Faz a prova e simula as duas situações. Vais ver que por Terminal será mais rápido. Testei e foi isso que aconteceu.

          1. Avatar de TiagoMota
            TiagoMota

            Mesmo? E isso é antes ou depois de teres copiado ou decorado o nome exacto da Rede? Será que fazes ideia da forma rápida para se aceder ao interface? Com 4 clicks apago uma rede; será que escreves removepreferredwirelessnetwork assim tão rápido sem erros?

  2. Avatar de Regis
    Regis

    E eu que pensava que em macOS já era tudo mais simples que nos outros SOs. ! 🙂