O macOS também vai deixar em breve de suportar apps de 32bits

25 Comentários

A decisão da Apple de eliminar o suporte às aplicações de 32 bits está cada vez mais perto de se concretizar. Depois de forçar essa atualização no iOS 11, faz agora o mesmo caminho no macOS e prepara-se para terminar o suporte para estas aplicações, obrigando-as a migrar para a arquitetura de 64bits.

Será já no início do próximo ano que a Apple deixará de aceitar aplicações de 32bits, deixando para mais tarde o fim das atualizações das atuais.



O iOS 11 vai marcar o fim das apps de 32 bits nos dispositivos móveis da Apple. Com a chegada desta versão, deixa de ser possível instalar ou executar qualquer uma destas aplicações, sendo mostrada uma notificação ao utilizador.

O fim das apps de 32bits no macOS

Esta mudança irá também acontecer em breve no macOS, tendo a Apple apresentado agora o calendário definitivo para o abandono destas apps. Estas datas foram apresentadas durante uma das sessões da WWDC, dedicadas ao macOS.

Será já a partir do dia 01 de janeiro de 2018 que a App Store deixará de receber as apps de 32 bits dedicadas ao macOS. Desse dia em diante apenas apps de 64 bits vão ser aceites.

Há ainda a situação das atualizações das apps que atualmente estão na App Store, que apenas vão suportar os 32bits até junho de 2018.

A importância do macOS High Sierra neste cenário

A Apple está a dar uma grande importância ao macOS High Sierra, tendo já alertado que este será a última versão a suportar apps de 32 bits. Vai ainda ser usado para alertar os utilizadores, de forma muito intensiva, que as apps de 32bits vão deixar de ser suportadas.

Esta é uma mudança necessária no universo Apple, e noutros também, e a Apple está por isso a forçar a migração dos seus sistemas e das aplicações que neles correm para esta nova realidade.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    E as aplicações que não existam em 64 bits?

    1. Avatar de André
      André

      Lê a porra do texto e já percebes! Até transcrevia, mas para preguiçosos como tu nem sequer me vou dar ao trabalho. Está lá TUDO.

    2. Avatar de joaquim
      joaquim

      Não interessa… Se fosse no Windows que isto acontecesse é que era o fim do mundo…. 😉

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Seria o fim do mundo?

        A Apple só vendeu Mac com processadores 32 bits durante poucos meses.

        Nem faz sentido 32 bits em macOs.

      2. Avatar de Patrik Oliv.
        Patrik Oliv.

        Mas no windows também terá um fim, é uma questão de tempo.

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Batem na trave…

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Faz uma década que os processadores a 64 bits são uma realidade.
      Se o utilizador ou empresa dependem assim tanto de uma App incapaz de migrar para a já não tão nova arquitectura, então nem devia de actualizar o OS e manter-se nessa versão, assim como as empresas que dependem de AS400.
      Uma década é muito tempo e ainda assim a Apple dá agora meses até cortar o cordão umbilical.
      Mudar para 64 bits (desde que o runtime suporte), devia de ser tão simples quanto recompilar a aplicação.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Na verdade a Apple ainda vai dar alguns anos para as aplicações de 32 bits. O que avisou é que daqui a 1 ano vai deixar de aceitar que sejam submetidos updates para a loja de apps a 32bit.

    5. Avatar de Bruno
      Bruno

      Na versão a seguir ao High Sierra ainda haverá suporte para aplicações a 32bits, por isso muitas dessas apps continuarão a correr. Daqui a 2 anos é que essas apps começarão a ter problemas, mas é uma incógnita que nível de suporte haverá nessa altura.

    6. Avatar de nsertivo
      nsertivo

      temos pena!… senão ainda estávamos a utilizar as de 8 bits…

    7. Avatar de Bronze de Agosto
      Bronze de Agosto

      Ou passam a existir ou desaparecem! Fácil!

    8. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Os 64 bit já existem aos anos, a grande maioria dos CPU já são 64 bit. Se há Apps que não se atualizaram podem sempre fazê-lo, se não o fazem é porque são antigas e sem suporte. Se precisas delas ainda podes usar uma VM penso eu, de resto não se pode atrasar o progresso porque há um par de empresas que usam sistemas pre históricos.

      1. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        Retrocompatibilidade não implica atrasar o progresso. A maioria dos CPUs são de 64 bits e a maioria dos programas também, suportar programas antigos que no entanto podem fazer falta a alguns users não atrasava nada.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Se tens os SO ou hardware a abandonar algo (32- bit) que já oferece alternativa desde há anos (64- bit), as empresas preguiçosas (sejam as que produzem software ou as que usam como aeroportos, hospitais, bancos, etc) são obrigadas a atualizaram, caso contrário, vendem o software e esquecem os updates posteriores.

          Outra coisa a pensar é que os 32 bit estão contados, os 64 estão generalizados e com isso pensem, na hora de dar mais de mil euros por um Mac ou Surface, de comprarem 8 GB RAM ou mais.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Retrocompatibilidade tem um custo em trabalho e tempo de desenvolvimento que poderão ser aproveitados para desenvolver outras coisas no sistema. Manter retrocompatibilidade reduz também alguma flexibilidade para o rumo de desenvolvimento do sistema. De modo que faz sentido que haja um limite temporal para isso, não deve ser eterno, sendo que as pessoas estão a ser avisadas quando ainda falta bastante tempo para deixar de se poder correr apps de 32bit.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Não sabes do que falas para dizer “tempo de desenvolvimento”.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Helder, qual é o teu problema com tempo de desenvolvimento? Deves achar que debugging de mais código, avaliação de compatibilidade com um maior leque de aplicações, etc, etc, não dá trabalho nem demora tempo!

        3. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Retrocompatibilidade implica, em muitos casos, atrasar o progresso. Tal como neste caso.

          Basta veres o 31 em que a Microsoft está metida.

    9. Avatar de Caramelo Voador
      Caramelo Voador

      Deixarão de funcionar? Parece-me lógico… “O iOS 11 vai marcar o fim das apps de 32 bits nos dispositivos móveis da Apple. Com a chegada desta versão, deixa de ser possível instalar ou executar qualquer uma destas aplicações, sendo mostrada uma notificação ao utilizador.”

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Um reparo! É verdade que é com o High Sierra que a Apple vai começar o processo para deixar de suportar apps de 32 bits, será a última com suporte total, mas o High Sierra não será a última versão em que se pode correr apps de 32bits, sendo que os alertas “intensivos” que a Apple mencionou são para a versão a seguir ao High Sierra – discurso no “platforms state of the union”!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      “…. Apple mencionou são para a versão a seguir ao High Sierra…”
      …. Apple mencionou são para aparecer na versão a seguir ao High Sierra (não no High Sierra)…

  3. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    e se não forem nem 34 nem 64?

  4. Avatar de scutter
    scutter

    o grande problema é basicamente no sector empresarial e isto passasse não só na Apple como na Microsoft, simplesmente a plataforma x64 está á tanto tempo no mercado, e ainda andamos a usar app’s para a plataforma x32 e nalguns casos mais antigas, e não existe qualquer update para essas aplicações e nem vai haver, o que obriga a ter inevitavelmente maquinas mais velhas com software desactualizado para continuar a operar com esse softwares específicos, ou nos casos possíveis usar maquinas virtuais como alternativa, isto já é um mal que vem de á muitos anos, e não é por culpa dos fabricantes de sistemas operativos, mas sim dos developers que fazem softwares dedicados para algo especifico, não melhorarem o programa para poder ser usado na nova plataforma…

    por mais estúpido que pareça eu em pleno 2017 ainda uso softwares a correr em msdos para ligar via porta de serie ou de rede para configurar equipamentos de ponta, e as empresas que fornecem o equipamento e software nem querem saber de fazer uma versão mais recente, isto é vergonhoso…

    agora esta situação para utilizador comum não tem grande impacto, pois o que usa na esmagadora maioria já tem evolução para a plataforma x64…

  5. Avatar de Helder
    Helder

    E que aplicações para macOS é que não existem com versão 64 bits?

    DIGA UM!

    Não há, não é como o Windows…

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Não te enerves. Faz mal à saúde. Tanto ódio ainda te vai provocar um AVC.