Já conhece o Utilitário de Rede do macOS?

10 Comentários

Por mais que se diga o contrário, a verdade é que o macOS é um sistema operativo diferente e a Apple tem o cuidado de disponibilizar aos utilizadores ferramentas que podem simplificar as mais diversas tarefas.

Se numa próxima vez tiver de usar alguns comandos de rede, esqueça a linha de comandos e use o Utilitário de Rede que vem já com o macOS.


O macOS tem uma ferramenta designada de Utilitário de Rede que, tal como o nome sugere, disponibiliza várias informações ao nível das interfaces de rede e também várias funções para realizar testes à rede.

O Utilitário da rede disponibiliza as seguintes ferramentas:

Netstat: examine as tabelas de encaminhamento da rede do computador através de um resumo detalhado dos tipos de pacotes enviados e recebidos através dos protocolos de rede comuns.

Ping: O PING (Packet InterNet Groper) é um utilitário presente em quase todos os sistemas operativos que permite saber se uma determinada máquina remota está acessível ou não (descartando as firewalls). Além disso, esta ferramenta pode dar-nos também alguma informação sobre o próprio estado da rede (ex. latência, congestionamento, etc).

Procura: veja as informações fornecidas pelo servidor DNS.

Traceroute: Com o traceroute podemos saber, em tempo real, todo o caminho (ou seja, quais os routers por onde passa a nossa comunicação), da origem até ao destino. O traceroute pode ser utilizado para detetar falhas em routers/gateways intermediários.

Whois: introduza um endereço de domínio para pesquisar a informação “whois” a partir de um servidor whois.

Finger: introduza um nome de utilizador e um endereço de domínio para utilizar o protocolo Finger para obter informações sobre o utilizador.

Sonda de portas: introduza um endereço IP ou da Internet para saber quais os portos lógicos TCP que estão abertos.

Para quem considera que a linha de comandos é muito complexa e pouco intuitiva, então usem o Utilitário de Rede para realizar algumas ações e troubleshooting ao nível da rede. Bons testes!

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    muita complicado um sistema quer-se prático

    1. Avatar de RASP
      RASP

      Sabes ligar um computador pelo menos?

  2. Avatar de Rosa
    Rosa

    Não conhecia. Obrigado

  3. Avatar de Manela
    Manela

    Vou para os EUA para a semana e queria comprar um iPhone. Alguém sabe se funciona cá?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, se for desbloqueado. Basta comprar numa Apple Store e não num revendedor como a AT&T

      1. Avatar de Manela
        Manela

        Mas completamente desbloqueado ou T Mobile?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Se for na Apple deve ser desbloqueado a todas as operadoras.

  4. Avatar de arsenio
    arsenio

    Boa noite Pedro,

    Tenho estado a fazer uns testes desde que vi a tua publicação, e nem assim consigo deixar não usar o terminal no macOS.
    Sabendo ainda isto: https://pplware.sitedev.pt/informacao/dica-descobrir-raspberry-pi-via-macos/
    Tendo em conta o que partilhas aqui para dar a conhecer, também o fazes para descobrir.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, eu também não largo o terminal.

      Abr
      PP

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Existe algum artigo onde tenha o resumo do utilitário de rede em linha de comandos?
    Assim poupava um bocado de pesquisa.
    Obrigado