CyanogenMod chegou ao Mac e está em beta!

8 Comentários

O Android baseia-se numa filosofia de acesso ao código e, apesar de ser desenvolvido pela Google, permite que outros o adaptem e criem versões mais ou menos alternativas, sempre adaptadas a outras necessidades.

A CyanogenMod tem a sua génese nessa alteração e a sua comunidade dedica-se a alterar ROM’s, adaptando-as a equipamentos que não são suportados ou adicionando-lhe funcionalidades.

Se o processo de instalação era até à pouco tempo limitado a alguns utilizadores mais conhecedores, veio democratizar-se com o surgimento de uma aplicação que trata do processo de forma automática. Depois do Windows, surge agora a mesma versão, mas para OS X.

CyanogenMod_1

Para quem não conhece, o projecto CyanogenMod é considerado a ROM mais famosa do mundo (que pode substituir a ROM que vem do fabricante) e conta com cerca de 7.5 milhões de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources). As estatísticas referentes ao número de instalações desta ROM podem ser consultadas aqui.

Ao longo dos tempos, o CyanogenMod tem vindo a ganhar novos recursos que facilitam a sua instalação em dispositivos Android.

Depois de ter estado disponível na Play Store como uma aplicação de suporte a esta mudança, a Google acabou por retirá-la da sua loja de aplicações, estando por agora apenas disponível no site da CyanogenMod.

Mas o objectivo da CyanogenMod é simplificar e facilitar o processo de instalação destas ROM’s nos dispositivos, retirando aos utilizadores a necessidade de utilização de ferramentas externas e que nem todos controlam. Por isso têm estado a desenvolver aplicações para desktop para facilitarem esse processo.

Depois da versão para Windows, que tantos utilizadores já usaram, chegou agora a vez da chegada da versão Mac. A forma de utilização é em tudo idêntica e o processo similar.

CyanogenMod_2

Esta versão está ainda numa fase de desenvolvimento, mas já permite que seja feita a aplicação das ROM’s da Cyanogen de forma simples e rápida, sem a necessária intervenção dos utilizadores na sua quase totalidade.

A versão para OS X está em desenvolvimento , mas pode ser já usada por todos. Basta que a descarreguem e usem. Notem que o número de dispositivos para já suportado por esta ferramenta, em qualquer uma das suas versões, é ainda limitado. Podem consultar essa lista de equipamentos nesta página da Cyanogen.

Está assim aberta mais uma porta para a colocação de ROM’s alternativas, da Cyanogen, de uma forma simples e rápida. Com esta aplicação todo o processo é facilitado e optimizado, evitando a utilização de várias ferramentas e de processos menos claros.

Se quiserem saber mais sobre esta versão podem consultar a sua página do Google Plus.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X
Download: CyanogenMod Mac Beta
Homepage: CyanogenMod

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MR soares
    MR soares

    Estes gajos são uns senhores !!! 😉

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Um equipa exemplar estes tipos da Cyanogen!

    Fazem mais pelos equipamentos que as marcas, ou até mesmo quando a “marca” é a Google!

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Não concordo com o titulo desta noticia… “CyanogenMod chegou ao Mac e está em beta!” dá a entender que é uma rom que vai correr nos Mac’s. Não quero criticar para deitar a baixo, mas para que melhorem a qualidade das noticias (sem querer dizer que é ma!)

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      pensei o mesmo. depois fui lendo a noticia e li, “depois do windows” e pensei. tb há pra windows? cool. afinal é só o installer das rom’s pra android. enfim

  4. Avatar de David S.
    David S.

    As ROMs CM até que são fixes mas tb são bem bugadas…

    Abraços.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      As nightlies são, por isso é que são nightlies (versões beta). Todas as stable que já usei eram completamente bug free.