Tenha cuidado, o macOS está a estragar ficheiros PDF

22 Comentários

O macOS é um sistema que, de forma nativa, tem à disposição dos utilizadores um conjunto de ferramentas que conseguem suprir a quase totalidade das necessidades.

A Pré-visualização é uma dessas apps, um verdadeiro canivete suíço que trata desde imagens até PDFs. É precisamente neste último tipo de ficheiros que os problemas estão a surgir, corrompendo-os e tornando-os inutilizáveis.

macOS PDF

São já muitos os relatos que dão conta de problemas com a edição de ficheiros PDF no macOS. Em particular os problemas parecem assentar no macOS 10.12.2, onde muitos se queixam de que depois de usarem a aplicação Pré-visualização estes ficam corrompidos e deixam de poder ser usados.

Vários programadores estão a apontar o dedo à Apple e à sua decisão de reescrever de forma completa a framework PDFKit, que serve de base a muitas aplicações dedicadas à edição de PDFs. Todos esses programadores não hesitam em descrever essa nova framework como um produto inacabado e que a Apple tem estado a ignorar todos os bugs que são reportados.

É também uma certeza que esta mudança foi criada para unificar tanto o iOS como o macOS, mas foi lançada demasiado cedo, tendo sido retiradas várias funcionalidades que eram usadas nas versões anteriores e que são ainda essenciais. Por agora estão a ser usados alguns truques para manter muitas das aplicações a funcionar.

macOS PDF

Curiosamente, e fruto destes problemas com a framework PDFKit, outras aplicações parecem estar a apresentar um problema similar, mas com um grau de impacto menor.

As recomendações por agora são simples. É de evitar de forma completa a utilização da aplicação Pré-visualização da Apple, de forma a não comprometer os ficheiros. Na eventualidade de terem mesmo de usar a aplicação, recomenda-se que façam cópias dos ficheiros para poderem usá-los caso o problema surja.

A Apple, fruto de uma maior exposição pública deste problema, deverá em breve resolvê-lo, numa futura actualização do seu sistema operativo, não havendo para já qualquer indicação de quando esta correcção chegará.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cortano
    Cortano

    “Apple tem estado a ignorar todos os bugs que são reportados.”
    Confirma-se. Existem bugs reportados desde o capitain que ainda lá estão…
    MacOs is dead.

  2. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Depois da brilhante resolução do “problema” com as baterias, mais uma grande inovação da Apple. O Steve deve estar a dar umas valentes cambalhotas na tumba. Apple, quem te viu e quem te vê 🙁

  3. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    “O sistema mais avançado”

    1. Avatar de int3
      int3

      onde lês isso?
      de qualquer maneira eu vejo o macos como um sistema operativo bastante bem feito. uso-o como fosse o meu linux premium :p

      1. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        eu também o uso todos os dias, mas isto de Linux premium não tem nada… premium deveria ser melhor, eu prefiro chamar de bloated machine e muito honestamente ficou muito a quem das minhas expectativas…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          E está cada vez pior. De versão para versão o lixo aumenta e a performance cai

      2. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        é o que costuma andar pelos slogans da apple. mas depois andas à mercê deles em coisas como esta.

      3. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Ja uso mac à 7 ou 8 anos, e tenho de constatar o obvio, de versão para versão, está cada vez pior, na performance em geral.. recordo com saudade os tempos do Snow Leopard…
        Mas com MUITA MUITA SAUDADE…

        Esta questão dos PDF então à muito que noto, na faculdade ha imagens de PDF’s que não aparecem, pedaços de textos equações…

        1. Avatar de Gustavo Costa
          Gustavo Costa

          Entendi que Snow Leopard foi um maravilhoso sistema operativo, mas infelizmente não podemos utilizá-lo porque a maioria dos aplicativos deixam de ser suportados para essa versão e esse sistema já não fica mais sob a protecção da Apple.

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Gostei da ironia.
      Teem de comer muita fruta para poderem chegar perto do OS mais avancado da atualidade: Windows 10

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já o faz há imensos anos… Não é novidade! Lol

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Se isto acontece na apple não é bug, é funcionalidade 🙂

  6. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    aqui no pplware também os há que são bruxo e profetas 🙂

  7. Avatar de Mário Oliveira
    Mário Oliveira

    Tem acontecido comigo. Ao tentar abrir pdf no iPhone dá ficheiro danificado!

  8. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Nunca tive problema algum com PDF no macOS. E uso muitos ficheiros PDF até mesmo para lhes fazer anotações e comentários no Preview.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    O MacOs neste momento apresenta demasiadas incorreções k a Apple simplesmente ignora. Eu por exemplo a minha superdrive do iMac deixou de funcionar á cerca de um ano e tal e tudo aparenta ser por falta de actualizações

  10. Avatar de Cortano
    Cortano

    Vocês também têm o bug brilhante de quererem abrir uma pasta dentro de uma pasta e depois ela não aparece? Depois vai-se a ver e a pasta está na root? É do melhor este.
    E o outro que abre uma janela maior que a largura de 2 ecras e para conseguirem ajustar têm de andar a puxar a janela para o lado até chegarem à borda?
    E o outro que tentam fechar uma janela… clicam, clicam e nada… depois percebe-se que afinal a janela que está por baixo é que está ativa e o click na de cima não serve de nada?
    E o wifi que adormece volta e meia?

    brilhante

  11. Avatar de XXT
    XXT

    Completamente típico dos sistemas da Apple. Ainda não perceberam que o mundo não gira à volta deles, que eles são apenas uma pequeníssima parte e por isso têm de se adaptar e não o contrário. Os sistemas operativos da Apple vivem do marketing, por isso se continuam a vender mesmo estando cheios de falhas.

  12. Avatar de Gustavo Costa
    Gustavo Costa

    Estranho. Eu sempre fiz isso no meu macOS 10.12.2 desde outubro e meus ficheiros abrem normalmente sem danos. Deve depende do computador ou do notebook.

    Eu adorei o portugês culto e velho do PPWare que nem ousa a actualizar o acordo da Língua Portuguesa. (risos)

    Observação: Não sou Português.

  13. Avatar de camones
    camones

    Os problemas com o PDFkit já se prolongam há meses. Com o Sierra tudo se agravou: bugs atrás de bugs. Esta situação parece favorecer a Adobe, com o Acrobat a oferecer maior estabilidade!

  14. Avatar de me and me
    me and me

    nao tenho a certeza, mas acho isto já vem de versões anteriores.

    seja como for, sempre a inovar

  15. Avatar de GPinto
    GPinto

    Ha alguns anos que nao tenho problemas com Apple… provavelmente desde a data que deixei de os usar. 😀