Mac – Truques & Dicas

17 Comentários

Tal como eu, a maioria dos Mac users tem uma óptima opinião do software que acompanha os SO’s Maçã.

Como nada é perfeito, a Apple não foge a regra e há sempre umas arestas que podem ser limadas. Mas não será nada que não seja possível de resolver.


Andei a “vasculhar” por esta Internet fora e encontrei algumas ideias interessantes que gostava de partilhar convosco. Vou começar por falar de pequenas aplicações, todas elas freeware que vão ajudar e muito no funcionamento do seu SO Apple.

iPhoto:

Keyword Assistent – Após a instalação deste aplicativo, é totalmente possível adicionar palavras chave para uma rápida e eficaz identificação e localização das vossas imagens dentro do iPhoto. Se nos dermos ao trabalhos de registar todas as fotos e acreditem que o trabalho compensa, quando efectuarmos um pesquisa pelo “spotlight” todas as imagens referentes ao nome da pesquisa saltam logo para primeiro plano e assim temos uma rápida, muito rápida, forma de localizar ou aceder a uma imagem.

iTunes:

Sizzling Keys – Isto é o canivete Suíço do iTunes, em duas palavras: espan toso! Atalhos para todos os comandos: Play, Stop, Pause e todos os outros que não vem com atalhos directos no teclado.

iTunes Link – As pequenas “setinhas” na frente do nome da música ou do artista e do álbum, encaminham-no para o iTunes Music Store, na página referente ao álbum, artista e música.

iCal:

iCal Events Widget – Este widget permite visualizar os nossos afazeres agendados no iCal mas sem necessidade de o abrir. Rápido e prático.

Quicktime:

Windows Media Compenents for Quicktime – Esta ferramenta tem dupla personalidade. Serve para visualizar ficheiros em formato Windows media file como também serve para ver ou ouvir em stream line através do browser.

Mail .app:

Letterbox – Torna o aspecto do seu mail em jornal. Tirando partido dos ecrãs wide, mostrando-nos assim o mail em 3 colunas.

Mail Act-On

Mail Act-on – É a ferramenta ideal para empacotar a informação. Transforma em ficheiro e arquiva os mails no computador.

Mail.appetizer

Mail.appetizer – Esta ferramenta auxilia quem está à espera de uma mensagem de correio electrónico… tipo ali à coca sempre no refresh!!! Esta aplicação passa para primeiro plano sempre que um novo mail dá entrada. É possível desactivar a opção quando o Mail.app está aberto.

NOTA: Este artigo tem como principal público os iniciados em Mac.

Conclusão:

Espero realmente que estas pequenas aplicações e dicas vos sejam úteis e a cima de tudo que sintam que conseguiram rentabilizar e ajustar ainda mais o  computador às vossas necessidades como utilizador genérico.

Notas de rodapé:

Quero aproveitar para relembrar que ainda têm 3 semanas para enviar as vossas propostas para o PimpMaMac contest 😉 Já recebi trabalhos bem interessantes. Para quem não tomou nota, fica aqui o link do post em causa.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Highvolt

    No quicktime também podia estar o perian que adiciona o suporte para:
    • libavcodec, from the ffmpeg project, along with code from the old FFusion component:
    • MS-MPEG4 v1 & v2
    • DivX
    • 3ivx
    • H.264
    • Flash Video
    • Flash Screen Video
    • VP6
    • H263I
    • VP3
    • HuffYUV and ffvhuff
    • Indeo 1 & 2
    • MPEG-1 & 2 Video (in supported formats)
    • Fraps (up to v4)
    • Windows Media Audio v1 & v2
    • Flash ADPCM
    • Xiph Vorbis (in Matroska)
    • MPEG Layer I and II audio
    • DTS Coherent Acoustics audio
    • Snow wavelet video
    • DosBox video
    • Nellymoser ASAO audio
    • libavformat, from the ffmpeg project. along with AVIImporter.component:
    • AVI file format
    • FLV file format
    • NUV file format
    • libmatroska, along with matroska-qt.component:
    • MKV file format
    • Subtitles:
    • (Advanced) SubStation Alpha
    • SRT
    • SAMI
    • VobSub
    • liba52, via A52Codec:
    • AC3 audio

    fica aqui o link: http://perian.org/

  2. Avatar de sandro - xCiRe
    sandro – xCiRe

    Boas Dicas,

    Vou exprimentar para ver no que dá 🙂

  3. Avatar de Eolo
    Eolo

    E agora um fantástico bundle a adquirir em http://www.macheist.com

  4. Avatar de Xicoz
    Xicoz

    @Highvolt
    Eu usava o Perian mas o sistema ficava muito mais lento, o quicktime atrasava imenso e não tinha fps suficientes pra ver um clip. Por isso desinstalei e estou agora a usar o VLC.
    Mais um óptimo post com dicas excentes.

  5. Avatar de vitormachado

    Eu, pessoalmente, uso o VLC como media player, mas também já passei os olhos pelo perian, mas não vejo grande necessidade de ter instalado. Uso muito pouco o quicktime, só em casos como referido no artigo, para stream.

    Mas quero agradeçer ao Highvolt pelo comentário que nos apresentou, não se limitou apenas a largar a bomba, complementou com toda a informação. Agradeço de facto este tipo de comentario que enriqueçem e muito a casa e a catergoria Mac.

    Obrigado a todos!

    1. Avatar de hugo
      hugo

      como desinstalo o perian do sistema?ja tentei de tudo para por legendas no vlc e nao consigo

  6. Avatar de .q¹
    .q¹

    O artigo refere em nota que o principal público são os iniciados em Mac mas deixo aqui uma sugestão para ambos, iniciados e utilizadores experientes que gostem de software de automação de tarefas.

    Já sugeri ao Vitor uma para Windows mas ainda não vi nada publicado… 🙂
    Se quiserem saber algumas para *nix é só perguntar.

    Mas como estamos num artigo sobre Mac para Mac, aqui fica:

    Butler

  7. Avatar de Vítor M.

    .q¹ convido-te para escrever para o Pplware sobre a aplicação que sugeriste.

    Posso contar contigo?

  8. Avatar de .q¹
    .q¹

    Sobre o Butler?

  9. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Neste site podem também encontrar dicas, atalhos e programas free para Mac.

  10. Avatar de zarauuu
    zarauuu

    O perian é excelente!

  11. Avatar de Vítor M.

    .q¹ fica aberto o convite… é sobre o que entenderes. Sobre o que vejas útil para poderes partilhar.

  12. Avatar de .q¹
    .q¹

    Ok Vitor.
    Assim que tiver algum material pronto,entrarei em contacto.
    Obrigado pelo convite.

  13. Avatar de Bruno Melo
    Bruno Melo

    vitor e um software para gerir redes wireless tipo para gerir as k se ligam com proxys etc.

    Cump

  14. Avatar de pantominas
    pantominas

    Boas dicas,

    Mas adiciono aquela que para mim e’ uma das melhores aplicacoes para mac, o quicksilver.

    http://quicksilver.en.softonic.com/mac

    Funciona como application launcher, mas e’ totalmente configuravel.
    Give it a try 😉

  15. Avatar de hugo
    hugo

    nao sei o k fazer mais para ver filmes com legendas no mac