Mac Studio: O novo computador da Apple é um “monstro” potentíssimo

28 Comentários

Como sempre, a Apple surpreende! Depois de já conhecermos o novo iPhone SE, o novo iPad Air e o novo SoC M1 ultra, a Apple apresentou o novo Mac Studio, o seu novo computador que é uma autêntica super máquina.

O novo Mac Studio vem equipado com o novo SoC M1 ultra, mas há muito mais!


Quem acompanhou a apresentação do novo Mac Studio ficou certamente sem palavras para classificar esta super máquina da Apple. Tal como foi apresentado, o Mac Studio é uma máquina super poderosa com um conjunto de especificações que garantem um desempenho incrível.

 

O Mac Studio pode ser comprado com o SoC M1 Max ou com o novo M1 Ultra. O SoC M1 Max tem um CPU de 10 cores, GPU até 32 cores, até 64 GB de memória unificada e 400 GB/s de largura de banda da memória.

Com o novo SoC da Apple, o M1 Ultra, é garantido um maior poder computacional, mas também uma melhor eficiência energética. Com o M1 Ultra a máquina tem CPU de 20 cores, GPU até 64 cores, até 128 GB de memória unificada e 800 GB/s de largura de banda da memória.

Mas há mais…

Principais especificações do novo Mac Studio

  • Wi-Fi 6
  • BT 5.0
  • Drive SSD até 8TB
  • Interface Ethernet com suporte para 10 Gbps
  • Thunderbolt 4 (4 interfaces)
  • Interface HDMI
  • Slot de cartões
  • 2x USB-A
  • até 128GB de memória unificada
  • …e muito mais

Com o Mac Studio pode criar o estúdio dos seus sonhos graças a 12 portas de alto desempenho, comodamente localizadas à frente e atrás. Ligue e desligue com facilidade a sua câmara fotográfica, um disco externo ou outros dispositivos na parte da frente. 

Segundo a Apple, este “monstro” consegue estar ligado até quatro monitores Pro Display XDR e uma televisão 4K. Até tem uma saída para auscultadores com compati­bilidade avançada para equipamento de alta impedância ou para colunas amplificadas.

No campo das comparações, o novo Mac Studio bate facilmente o Mac Pro. Segundo a gigante de Cupertino, o Mac Studio é 80% que o Mac Pro e  é 3,4 vezes mais rápido do que qualquer iMac.

Os 19,7 cm2 que o Mac Studio ocupa escondem um sistema térmico revolucio­nário que permite aos processadores M1 Max e M1 Ultra velocidades de desempenho incríveis nas tarefas mais exigentes e num silêncio quase absoluto.

O monitor Studio Display de 27″, 5K tem suporte VESA. Vem com uma câmara de 12 MP (com suporte para o Center Stage) e um sistema de 6 microfones, 4 Woofers e 2 Tweeter. Para se ter uma noção do poderio, a Apple referiu que o Mac Studio tem a capacidade de reproduzir 18 conteúdos de vídeo em 8K Pro Res.

Como o macOS Monterey foi concebido a pensar no processador Apple, o sistema tira automaticamente partido dos gráficos avançados, da incrível memória e da poderosa aprendizagem automática do M1 Max e M1 Ultra.

Relativamente aos preços, esta super máquina com 64GB de memória unificada e 1TB de armazenamento custará 3.999 dólares.

O Studio Display (ou seja, o monitor) custa 1.599 dólares. Estes equipamentos estarão disponíveis em pré-venda já a partir de hoje e chegarão ao mercado a 18 de março.

https://www.youtube.com/watch?v=yvX1WkFFtQI

Preços para Portugal:

O Apple Studio Display custa 1799 €; o Mac Studio com M1 Max está disponível desde 2349 € e o modelo com M1 Ultra 4 649,00 €.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cat
    cat

    Performance IPC e FP do CPU ? E … corre o Crysis a quantos FPS ? E … e muito mais … XD

  2. Avatar de AJ
    AJ

    Se isto é um monstro imagino o meu Ryzen 9 5900X, GTX 3080, 32GB RAM, etc… com um SO optimizado para ele… e quem diz este fala também de qualquer PC com Intel i9 e/ou gráfica de topo da AMD RX 6800 XT ou 6900 XT… imaginemos um SO só para hardware com estas características…

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      Uma GTX 3080? Isso deve ser uma gráfica nova…

      E referes-te ao Windows, o SO “optimizado” para esse hardware?! O Windows é um SO generalista feito para x86 (geral) e até ARM (corre de modo não oficial num Apple M1).

      Mas o “teu” PC só de CPU e GPU “puxam” 550W, imagina o sistema completo lolol bom aquecimento tens… já para não falar do espaço ocupado.

      Um Mac no geral é para quem precisa dele:
      – estilo
      – baixo consumo para performance
      – altíssima performance em edição multimédia e programação
      – para quem as suas apps corram no Mac OS

      Assim que se gostas de tunning, jogos e dizer que tens os mais altos benchmark ou que as tuas apps só correm em Windows, então esses sistemas são a opção;
      Se queres estilo e muita performance em multimédia com baixo ruído, consumo e as melhores apps, então Apple.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Existe Revit para macOS?

      2. Avatar de AJ
        AJ

        “Uma GTX 3080? Isso deve ser uma gráfica nova…” – É uma RTX, naturalmente…
        “– baixo consumo para performance”;
        “– altíssima performance em edição multimédia e programação” – Só depois de ver benchmark’s, dedicados, feitos em Assembly para cada sistema, é que podemos analisar o melhor dos dois mundos…

        1. Avatar de Sabichao
          Sabichao

          Assembly? Se não for um binário programado com o hexedit, instrução a instrução, não serve.

          1. Avatar de AJ
            AJ

            Em Little-Endian ou Big-Endian?

        2. Avatar de Zecas
          Zecas

          Em Assembly? Não sabes do que falas zé.

          1. Avatar de AJ
            AJ

            Explica-me lá então para eu saber !

      3. Avatar de Zé

        Estilo !?!?! Bem …

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Para que imaginar? Uso os dois SOs, tendo-me virado mais para Win ultimamente (linux apenas ferramentas especificas, nao conta no meu caso), principalmente porque custo/performance continua a ser melhor… Tu apenas comparaste performance, o que sim, é uma vertente, mas, e eficiencia? (para já apenas curto prazo, resta saber a longo prazo). Mas, nunca vais ter um SO APENAS optimizado para o “teu” hardware, até porque, o teu hardware, por exemplo, tens 500 variantes de gpu (para o mesmo chip/modelo) e mesmo para RAM, e até para Mobo… Não compares alhos, e bugalhos, porque nao vale a pena.
      mas, continuo a preferir os ultimos ryzen a intel, sem duvida, mas, tendo um M1 em casa (é de trabalho) o rendimento daquilo para o aque aquece (nem falo no consumo) é abismável…^
      dar crédito onde ele é merecido

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Será que fazes ideia do que é que o M1 Ultra pode representar em termos de performance face a um 5900X?

    4. Avatar de Carlos Natario
      Carlos Natario

      Ate ficas surdo com o teu monstro a refrigerar

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Como sempre, a Apple surpreende!…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E o monitor ainda é 60hz? E o Windows? Pois…

    1. Avatar de AJ
      AJ

      É uma TV a 50hz… com uma RTX 3080 é uma linda parelha…

      1. Avatar de Sabichao
        Sabichao

        Ligado via composite ou RF?

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Boas specs mas depois com esse SO vergonhoso podem ficar com isso.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      O que é que o SO tem de vergonhoso?

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        qual SO?

  6. Avatar de aaa
    aaa

    “Com o Mac Studio pode criar o estúdio dos seus sonhos graças a 12 portas de alto desempenho, comodamente localizadas à frente e atrás. Ligue e desligue com facilidade a sua câmara fotográfica, um disco externo ou outros dispositivos na parte da frente. ”

    publicidade?

    1. Avatar de CD
      CD

      Não vejo onde é que nessa frase se aplique a ideia de publicidade, apenas uma descrição do que poderá ser feito com este equipamento e algumas das suas características. Tenho um palpite que é mais um que quando veio ler o artigo já vinha com a ideia formada de que teria que comentar alguma coisa de negativo e não ocorreu melhor. E já agora a ideia de ser contra a publicidade é porquê mesmo? Não sendo enganosa, não vejo qualquer problema na publicidade, seja ela de que tipo for.

    2. Avatar de sdfg
      sdfg

      estamos a falar de uma porta de 230v de alto desempenho.. ou será que e o jack 3.5mm de alto desempenho ahahah

  7. Avatar de joao
    joao

    suponho que se avariar alguma peça não dê para substituir ou fazer upgrade…

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      aí é que está a imensa oportunidade dos fabricantes de “pc” substituirem a arquitectura amd64 (x86-64) por arm – a Apple na verdade o que está a fazer é abrir terreno, cpu risc é o futuro (seja arm, sparc, mips, powerpc…) – cpu risc vão desaparecer todos (e não venham com aquela treta que os cpus intel vem com risc dentro – se isso prestasse e se assim fosse, porquê não podemos aceder às operações risc directamente, e porquê o desempenho e consumo dos chips intel são a desgraça que são?)

      1. Avatar de AJ
        AJ

        “cpu risc vão desaparecer todos” – !!!!??? Querias dizer CISC certo?

  8. Avatar de nitrofurano
    nitrofurano

    como parece que já conseguiram rodar gnu/linux em cpus arm “m1” (mac mini e macbook air), fico curioso de conseguirem no mac studio também, e partilharem para nós o que “cat /proc/cpuinfo | grep bogomips” diz – no meu velho (2011) macbook air que estou a usar agora, um i5 com 4 núcleos, mostra “bogomips:3392.47” 4 vezes (ubuntu 21.10 amd64)

  9. Avatar de IUR
    IUR

    Se não rodar o elifoot, não presta 🙂