Mac OS X – Barra de Menu em qualquer lugar com MenuPop

17 Comentários

No mundo Mac o uso do teclado é uma necessidade. É uma grande vantagem em termos de velocidade de acção nas mais variadas funções com que possamos estar a trabalhar.

Não é que seja “obrigatório” ou que noutros sistemas não seja possível este tipo de combinação, entre o rato e o teclado, mas no Mac é uma “super necessidade” se queremos manter o workflow.

Então, podemos recorrer a alguns pequenos programas, de terceiros, para auxiliar o acesso aos items existentes na Barra de Menu. Deixo como exemplo e sugestão o MenuPop.

O MenuPop é uma pequena aplicação para Mac que permite aos utilizadores o acesso aos items existentes na Barra de Menu a partir da localização do cursor do rato. Esta acção permite um acesso instantâneo a esses items mesmo por cima de qualquer outra janela de aplicações.

Se estiver a navegar e precisar de ter acesso às definições do browser, então basta clicar na conjugação de teclas e o menu aparecerá junto ao cursor do rato. Esta ferramenta é excelente para aplicações onde os menus de execução estão na barra, deixa de ser necessário tirar os olhos do serviço e ir bater a barra de menus em cima das janelas.

A ferramenta traz uma combinação de teclas predefinida “⌥+Z” mas pode ser facilmente customizado este campo, colocando a combinação que entender. Além de permitir configurar este automatismo, a aplicação permite que sejam criados menus personalizados no MenuPop.

Depois de instalada, poderá ter acesso às preferências da aplicação, a partir do ícone que se colocou no topo, na barra de tarefas do Snow Leopard.

Na minha opinião é uma ferramenta muito interessante, sob o ponto de vista da usabilidade e da velocidade de intervenção a partir de items existentes na barra de menu. Além de ser mais rápido, permite uma facilidade maior para entender os sub-menus existentes. Experimentem e digam de vossa justiça.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: MenuPop 1.02 [1.6MB]
Homepage: Binary Bakery

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago F.
    Tiago F.

    Por falar do assunto…

    E instalar o Mac os x num pc???

    Vejam este video > http://www.youtube.com/watch?v=mkSGxO4hdHo

    1. Avatar de Miguel Machado

      Acho que isso não é novidade para grande parte dos utilizadores. De qualquer forma, não é legal, logo duvido que seja aqui discutido…

      Quanto ao post em si, pessoalmente não vejo grande utilidade nesta aplicação…

      1. Avatar de Tiago F.
        Tiago F.

        Informa-te antes de dizeres tal barbaridade

        http://www.osx86project.org/

        1. Avatar de Manuel Rocha
          Manuel Rocha

          Viva Tiago,

          A questão da legalidade de instalar um Mac OS X num PC convencional (o conhecido Hackintosh) pode ser legal ou não, dependendo da interpretação dos termos e condições da licença Apple.

          De acordo com a EULA do Mac OS X, o ponto 2 da mesma diz o seguinte:

          <>

          Como podemos ler, se o equipamento contiver o autocolante da maçã já é legal instalar o sistema. No entanto, não existe 100% certeza de que o HackinTosh seja legal visto que o sistema operativo sofre uma ligeira alteração para poder correr no PC Comum e como podemos ler no mesmo ponto acima descrito existe uma outra alínea que proíbe a alteração:

          <>

          Portanto, se formos ver bem, o que o Miguel Machado disse não é de todo barbaridade.

          Quem manda é a licença. O facto de haver uma equipa que se dedique a arranjar uma forma de transportar o Mac OS para o PC Comum, não significa que este seja legal fazer o que está lá descrito.

          Um exemplo disso são as equipas que trabalham em projectos para desbloquear as consolas. O projecto existe, toda a agente sabe quais são os procedimentos mas não é legal fazê-lo.

          Enquanto não houver dados concretos de que é 100% legal fazê-lo não irêmos arriscar descrever o processo.

          Cumprimentos,
          Manuel Rocha

          Nota: Podem consultar as licenças aqui: http://www.apple.com/legal/sla/

        2. Avatar de Manuel Rocha
          Manuel Rocha

          Viva Tiago,

          A questão da legalidade de instalar um Mac OS X num PC convencional (o conhecido Hackintosh) pode ser legal ou não, dependendo da interpretação dos termos e condições da licença Apple.

          De acordo com a EULA do Mac OS X, o ponto 2 da mesma diz o seguinte:

          “2. Permitted License Uses and Restrictions.

          A. Single Use. This License allows you to install, use and run one (1) copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time. You agree not to install, use
          or run the Apple Software on any non-Apple-labeled computer, or to enable others to do so. This License does not allow the Apple Software to exist on more than one
          computer at a time, and you may not make the Apple Software available over a network where it could be used by multiple computers at the same time.

          B. Family Pack. If you have purchased a Mac OS X Family Pack, this License allows you to install and use one (1) copy of the Apple Software on up to a maximum of five (5)
          Apple-labeled computers at a time as long as those computers are located in the same household and used by persons who occupy that same household. By “household”
          we mean a person or persons who share the same housing unit such as a home, apartment, mobile home or condominium, but shall also extend to student members who
          are primary residents of that household but residing at a separate on-campus location. The Family Pack License does not extend to business or commercial users. ”

          Como podemos ler, se o equipamento contiver o autocolante da maçã já é legal instalar o sistema. No entanto, não existe 100% certeza de que o HackinTosh seja legal visto que o sistema operativo sofre uma ligeira alteração para poder correr no PC Comum e como podemos ler no mesmo ponto acima descrito existe uma outra alínea que proíbe a alteração:

          “C. You may make one copy of the Apple Software (excluding the Boot ROM code and other Apple firmware that is embedded or otherwise contained in Apple-labeled
          hardware) in machine-readable form for backup purposes only; provided that the backup copy must include all copyright or other proprietary notices contained on the
          original. Apple Boot ROM code and firmware is provided only for use on Apple-labeled hardware and you may not copy, modify or redistribute the Apple Boot ROM code or
          firmware, or any portions thereof.”

          Portanto, se formos ver bem, o que o Miguel Machado disse não é de todo barbaridade.

          Quem manda é a licença. O facto de haver uma equipa que se dedique a arranjar uma forma de transportar o Mac OS para o PC Comum, não significa que este seja legal fazer o que está lá descrito.

          Um exemplo disso são as equipas que trabalham em projectos para desbloquear as consolas. O projecto existe, toda a agente sabe quais são os procedimentos mas não é legal fazê-lo.

          Enquanto não houver dados concretos de que é 100% legal fazê-lo não irêmos arriscar descrever o processo.

          Cumprimentos,
          Manuel Rocha

          Nota: Podem consultar as licenças aqui: http://www.apple.com/legal/sla/

      2. Avatar de Ze do Pipo
        Ze do Pipo

        Falar de legalidades ou nao acho que mais vale ficarem calados. Se e Windows e tudo legal quando se trata de MAC ja nao e…Tenham um pouco se senso comum.

        1. Avatar de Manuel Rocha

          Viva,

          “Se e Windows e tudo legal”. Esclarece em que sentido?!

          O processo que o Tiago nos descreve segundo a EULA do SO da Apple é ilegal, assim como está igualmente descrito na EULA do SO da Microsoft o mesmo tipo de ilegalidade.

          Portanto, se não te importares esclarece a toda a comunidade onde é que no Windows tudo é legal ao ponto no Mac não ser?!

          Cumps,
          Manuel Rocha

          1. Avatar de Ze do Pipo
            Ze do Pipo

            Ok… a maioria das pessoas que precisam de utilizar material que precisa de licensa em windows usa uma versao tirada da internet ja crackada… e ou nao e verdade? nao me venham com aquela de que nao e bem assim. E isto vai desde o proprio Windows passando pelo office dando a volta pelo Photoshop (quem o utiliza) e por ai fora. A ideia que algumas pessoas estao a dar e de que e ilegal instalar o Mac seja la onde for sem ser no MAC. E tao ilegal instalar o MAC OS num pc como o contrario desde que nao tenha a licensa paga. A unica coisa que nao teras problemas e instlares uma distro de Linux seja la onde quizeres…. ai nao incorres em problemas. O que os vendedores deveriam fazer e antes de comprares uma maquina perguntar que SO queres ou entao se nao queres Windows eles que o tirem da tua maquina e reduzam o preco da mesma. Eu por exemplo detesto comprar maquinas com SO instalado.

          2. Avatar de Manuel Rocha

            Caro Zé,

            Desculpe que lhe diga, mas não disse absolutamente nada que nós não sabemos.

            O processo que o nosso amigo Tiago nos descreve permite comprarmos o DVD original do SO Apple e instalarmos num PC Comum. O processo de ilegalidade que falávamos encontra-se mesmo nessa situação, instalar num PC Comum que violava a licença do Mac, mesmo tendo comprado o DVD original.

            Portanto, quando referiste “Falar de legalidades ou nao acho que mais vale ficarem calados.” acho que tu é que devias ter ficado calado pois não estavamos a falar do tipo de ilegalidades que acabaste de referir.

            Se fores ao endereço que o Tiago referiu verás que é possível realizar o mesmo processo com o DVD original Apple.

            Informa-te antes de proferires o que quer que seja.

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

  2. Avatar de lourenço
    lourenço

    ta bem…, é uma ferramenta interessante, MAS….., não ha nada do genero que funcione através dos “preferencias de sistema” ao invés de ter de executar 1 aplicação?!

    1. Avatar de a Friend®

      Uma coisa boa no MacOSX é que podemos personalizar o nosso sistema, menus e sub-menus (do rato) através do Automator, na secção de “serviços”.

      Aconselho a procurarem artigos referentes a isso na net, porque dá mesmo bastante jeito. Tanto podem fazer o vosso “serviço” como podem sacar da net alguns já existentes e adaptar ao vosso sistema.

      Exemplo:
      http://www.youtube.com/watch?v=zTfT27pqglw

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Nas preferências do sistema, em atalhos do teclado, pode definir teclas para aceder directamente a um determinado item dum menu.

  3. Avatar de RefereeTip

    Boa tarde.
    Peço desculpa estar a colocar aqui esta pergunta, mas já estive a procurar o que pretendida e não encontrei.
    Seria possível dizerem-me onde posso encontrar o código para colocar uma barra de redes sociais como o pplware possui? Em cada post o pplware tem uma barra de redes sociais…
    Já encontrei várias barras deste género mas esta foi a que mais me cativou…

    Aguardo uma resposta

    RefereeTip (www.refereetip.com)

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Viva,

      Refereste a qual delas?

      A que se encontra no final de cada post? (http://sexybookmarks.shareaholic.com/)

      Ou a que se encontra na lateral? (podes encontrar o código aqui: http://www.htmlcodetutorial.com/help/sutra62458.html)

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de RefereeTip

        Caro Manuel Rocha…

        Muito Obrigado pela ajuda.
        Sem o seu contributo tinha sido tudo muito mais difícil.

        Neste momento já possuo o que pretendia no meu site.

        Se desejar visitar pode fazê-lo em http://www.refereetip.com

        Ab

  4. Avatar de manito
    manito

    Instalar o mac osx num pc dá um gozo especial, acreditem depois de afinar tudo fica lindo. Pode se instalar com um dvd artilhado, como no link do youtube, ou usando o dvd original… pessoalmente prefiro com o original, fica mais clean & legit 🙂

  5. Avatar de leonardo

    Bom dia, sou iniciante e gostaria de saber como vc faz esse menu no fim do conteúdo onde tem o myspace, facebook,…