Mac – Esvazio o Lixo ou Esvazio o Lixo de Forma Segura?

18 Comentários

Para mover alguns ficheiros, dos mais variados tipos, para a reciclagem ou para o lixo, o utilizador tem várias formas de o fazer, a mais simples é arrastar esses ficheiros para o ícone da reciclagem existente na doca do Mac OS X. Além desta função, o utilizador poderá seleccionar  o(s) ficheiros em causa, através do botão direito do rato ou tecla Ctrl+clique esquerdo e Mover para o Lixo.

Estes ficheiros e programas, sim, no Mac para desinstalar grande parte das aplicações, basta arrastar o ícone da aplicação para o lixo e esta será desinstalada, os ficheiros não “desaparecem” do disco. Embora sejam removidos dos seus locais nativos, continuarão a ocupar espaço em disco pois ainda não foram de todo assinalados pelo sistema operativo para que o local físico no disco rígido seja re-escrito e com isso fazer desaparecer o ficheiro que queremos apagar.

Ora, para darmos essa ordem temos de esvaziar o lixo. No Mac existe desde há muitas versões duas opções para essa acção: Esvaziar o Lixo e Esvaziar o Lixo de Forma Segura. Qual devo usar e qual é a diferença?

Por norma os utilizadores usam a que está disponível na lata do lixo que se posiciona da doca. Botão direito do rato na lata do lixo e temos a opção Esvaziar o Lixo. Para entendermos qual opção a ser usada vou explicar em traços largos qual é a diferença entre estes dois métodos de esvaziar o lixo.

Esvaziar o Lixo

Quando temos “lixo” comum, banal e sem informação sensível e privilegiada podemos simplesmente esvaziar o lixo. Esta forma de informar o sistema que pode escrever por cima dos cluster ocupados por esses ficheiros apagados, permite que com software de recuperação de dados, mesmo já com o lixo esvaziado, se possa recuperar e ter total acesso a esses dados, pois poderão ainda estar “invisíveis” ao sistema operativo (apenas assinalados como apagados e prontos a serem escritos por cima) mas ainda estão presentes intactos.

Claro que o sistema informa que o espaço livre no disco aumentou quando esvaziou o lixo desta forma, mas na verdade esses ficheiros ainda lá estão intactos. É, portanto, uma forma convencional e não segura para apagar esses ditos ficheiros. Esta acção é também mais rápida.

Esvaziar o Lixo de Forma Segura

O esvaziar de forma segura é mais lenta, no processo de apagar os ficheiros assinalados. Isto porque para serem apagados de forma segura, além do processo anterior, o sistema irá escrever de imediato por cima desses ficheiros assinalados alguns dados de forma aleatória e em várias passagens. Isto é, o sistema escreve algumas vezes por cima das posições de memória em causa, para que se torne impossível a recuperação dos dados apagados, tornando assim este método mais eficaz para apagar dados importantes e privados.

Se um dia vender o seu Mac e não quiser formatar a máquina, use este método para apagar tudo o que colocou no Lixo. Muitas pessoas não formatam o disco, apenas colocam todos os dados, mesmo os que estão em pastas de temporários, na lata do lixo.

Antes de escolher cada uma das opções, abra a janela do lixo e veja o que lá contém. Por vezes, numa pesquisa atenta, ainda conseguimos recuperar algo que afinal não deveria ser eliminado. Poderá usar os vários modos de visualização que a lata do lixo permite, esta não é mais que uma pasta e assim oferece essas funcionalidades que o ajudarão a visualizar tudo com mais pormenor.

No entanto, se pretender abrir um qualquer ficheiro, terá de o fazer fora, pois é uma função que não poderá fazer dentro desta pasta.

Dica: No menu de contexto quando se clica com o botão direito, se for pressionada a tecla cmd, a opção “Esvaziar Lixo”, muda para “Esvaziar Lixo de forma segura”.

Esta pequena explicação poderá abrir mais opções para o utilizador Mac. Muitas vezes recorremos ao mais simples, que é esvaziar directamente na lata do lixo, posicionada na doca. Mas, sabendo que na janela do Finder temos essa opção… provavelmente poderemos agora apagar a informação de forma permanente.

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Dica:
    No menu de contexto quando se clica com o botão direito, se for pressionada a tecla cmd, a opção “Esvaziar Lixo”, muda para “Esvaziar Lixo de forma segura”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha… boa, essa já lá está… bem visto… estás sempre atento 😉

      Abraço.

      1. Avatar de Ganha dinheiro na net

        Yep! 😉
        E quem quiser estar seguro de que tudo que vai para o Lixo é realmente destruído, pode sempre activar a opção “Esvaziar Lixo com segurança” nas preferências do Finder.

  2. Avatar de Dr1ver
    Dr1ver

    Não me pareceu ver isso no que li, por isso ca vai a duvida, e para apagar definivitamente o que já tinhamos apagado antes, há forma?

    1. Avatar de ismael
      ismael

      provavelmente só usando as aplicação para recuperação caso contrário os s.o. não reconhece os dados. Ou então uma opção é ocupares o espaço todo em disco assim garantindo que o espaço “vazio” fica escrito com alguma coisa sem importância.

    2. Avatar de vinicius
      vinicius

      queria saber também isso

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Tens uma opção no Gestor de Discos para escrever no espaço vazio 😉

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Perdão, Utilitário do Disco. Enganei-me no nome.

      2. Avatar de ismael
        ismael

        Se isto desse para fazer “gosto” eu faria no teu comentário 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas.

    Eu cada vez que ligo o meu disco externo ao Mac aparecem ficheiros na lixeira. Ja tentei esvaziar usando este metodo, ja tentei apagar a ./Trash e nada. Tentei reparar os erros no disco, e… nada tambem.

    Ha alguma forma de os eliminar definitivamente?

    1. Avatar de tunes
      tunes

      tenho um disco que faz o sistema crashar sempre que tenho apagar o “lixo do disco” =|

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Em que formato é que está o disco? HFS, FAT?
      Há algumas aplicações que permitem apagar ficheiros teimosos. O OnyX é uma delas, tem essa opção no meio de muitas outras.

  4. Avatar de Ganha dinheiro na net

    Experimenta no terminal:
    sudo rm -rf ~/.Trash/*

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    ja fiz e nada.

    Mas aparentemente já resolvi… insisti com ele (talvez umas 2x) a repetir o mesmo processo (verificar erros no disco e reparar erros no disco) e a coisa ficou… A ver vamos!

  6. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Normalmente uso o Terminal para apagar os ficheiros da lixeira. Fazendo pelo modo de seguranca o Mac depois parece uma torradeira ou entao tambem da para fazer cafe penso eu.

    1. Avatar de Vítor M.

      O terminal tem uma grande vantagem, principalmente se quisermos apagar ficheiros muito grandes, pelo terminal é super rápido. Vou ver se faço essa dica também.

      1. Avatar de Sammboga
        Sammboga

        Por acaso gosto de usar o terminal. E comecei a usa-lo ainda mais quando desinstalei o ultimo Office para Mac. Quando vi que aquilo iria demorar uma eternidade aqueles nao sei quantos mil ficheiros foram a vida em menos de nada

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas.

    Parece que ja consegui remover os ficheiros “teimosos” da lixeira.