Mac – Como apagar ficheiros que não querem ser eliminados?

30 Comentários

Por vezes, aparecem em discos ou unidades de armazenamento flash (”pen drives”) alguns ficheiros que parecem não querer ser eliminados. Alguns deles têm nomes que os denunciam claramente como malware específico para Windows (por exemplo, nomes terminados em .scr, .com ou .exe).

Se tem um desses ficheiros, que não sabe de onde surgiram nem para que é que servem, e que se recusam a ser eliminados ou o impedem de esvaziar o Lixo do seu Mac, não deixe de ler o resto deste artigo.

É um problema que surge com alguma frequência. Se esse disco ou pen drive passou por algum computador com Windows, é bem provável que se trate de alguma forma de malware (isto é um vírus ou qualquer outro tipo de software malicioso).

Muito provavelmente, em Windows, esses ficheiros estariam escondidos e nem chegaria notar a sua presença. Mas, apesar de não causarem os danos que em Windows poderão causar mesmo sem nos apercebermos, num Mac os ficheiros ficam expostos e causam por vezes o incómodo de impedir o esvaziamento do Lixo. Para além disso, caso se trate efectivamente de um ficheiro nocivo para computadores com Windows, convém eliminá-lo para evitar causar problemas ou infectar computadores da sua empresa, da sua família ou dos seus amigos.

Para eliminar um desses ficheiros, comece por experimentar os seguintes passos:

1. Seleccione o ficheiro e, no menu Ficheiro seleccione o item Obter Informações.
2. Desmarque a caixa que diz Bloqueado ou Protegido.
3. Elimine o ficheiro e esvazie o Lixo.

Se não for possível esvaziar o Lixo, poderá tentar forçar essa operação utilizando a seguinte combinação de teclas, no Finder:

Opção (alt) + Maiúsculas (Shift) + Comando + Apagar (delete)

Se não resultar, faça uma cópia de segurança de todos os ficheiros presentes nessa unidade de armazenamento (excepto o ficheiro que pretende eliminar), por exemplo, copiando-os para uma nova pasta na Secretária.

Depois, use a aplicação Utilitário de Disco para apagar (ou “formatar”) todo o conteúdo do disco ou pen drive.

1. No painel da esquerda, seleccione o ícone do disco ou pen drive que deseja apagar.
2. Clique no separador Apagar.
3. Clique no botão Apagar.

No final, volte a copiar os ficheiros do Mac para a sua localização original.

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bónus

    Quando a minha pen passa por uma casa de impressão de fotografias, vem sempre com esse lixo que em Windows não é visível, mas em Mac lá está ele.

    1. Avatar de nome
      nome

      yah meu. Igualmente irritante é o lixo deixado pelo mac em zips, a pastinha _MACOSX

  2. Avatar de Vic
    Vic

    Com o WinRAR também dá… lol

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Outra opção que costumo usar é ir até ao terminal (linha de comando) e apagar os ficheiros incómodos com, por exemplo, o comando “rm -rf nomeficheiro”.

    1. Avatar de OmeuNOME
      OmeuNOME

      é exactamente isso que costumo fazer!

      vinha agora deixar essa dica depois de ter lido o post e não estar lá mencionado.

      acho que se torna bem mais fácil colocar numa pasta ou mesmo no Desktop e depois ir à linha de comandos e ‘rm Desktop/ficheiro’

    2. Avatar de nome
      nome

      sim mas isso so resulta para alguns.
      para ter a certeza que apago todos escrevo na consola:

      rm -rf ~/*

      1. Avatar de nobody
        nobody

        Caro “nome”,

        qual a razão do seu comentário? Se não está a ajudar, porque raio há de colocar um comando que apaga todos os ficheiros da home directory?

        Cresça!

        1. Avatar de Fá

          nobody e masked,

          eu fui um infeliz que inseriu o comando sugerido pelo “nome”.
          Perdi todos os arquivos do ficheiro home.
          É possível recuperar? Como?

      2. Avatar de Sobrenome
        Sobrenome

        “nome”
        Não esquece que tudo o que a pessoa faz, um dia volta contra ela!

  4. Avatar de cartoon
    cartoon

    Tenho ficheiros na pasta Meus documentos que não consigo apagar, por muito que tenha tentado. Alguém sabe como remover esses teimosos (pc)?

  5. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Boa dica. Mas eu prefiro usar a shell para apagar esses ficheiros manhosos:

    cd /Volumes/nome_do_disco
    sudo rm -rf nome_do_ficheiro.exe

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      sudo? Isso não é Linux??? 😉

  6. Avatar de Barros
    Barros

    E para o Windows??? Tipo os ficheiros com “long name”?

  7. Avatar de DoContra
    DoContra

    Não sejamos extremistas! Basta tirar uma pen (em Windows) sem cumprir o religioso “ejectar” primeiro, para ela ficar cheia de lixo (literalmente). É “recycle byns”, chaves que apontam para “recycle bins”, enfim… um monte de lixo de retiradas apressadas ou em que não temos pachorra para esperar que sua exa. o hardware possa ser desligado com segurança. E porquê? Porque o Windows (e falo do XP que é o que conheço melhor) tem a mania de monitorar e (pior ainda!) criar pontos de restauro em mídia amovível!!! E depois é o que se imagina. Deixar sua exa. “monitorar” um disco externo de 80 (ou mais) gigas quando necessitamos de o extrair agora. E por “agora” quero dizer “já”! Se é que me perceberam…

  8. Avatar de Miguel Machado

    Para eliminar os “.file” que ficam visiveis quando utilizamos um disco vindo do mac em Windows, basta utilizar o comando (no terminal) dot_clean Volumes/pen antes de ejectar o mesmo em mac OS

    dot_clean Volumes/pen por exp

  9. Avatar de Isabele
    Isabele

    Muito Obrigada pela dica!! já estava desesperada… achando q tava c “virus”!!

  10. Avatar de Cris
    Cris

    Obrigada!!! E
    stava a dar em louca!
    Já tinha quase 9000 ficheiros no lixo à espera de serem esvaziados… o problema e que sempre assumi que era alguma coisa muito importante e não queria arriscar…

  11. Avatar de Cris
    Cris

    Agora é só deixar o meu macbook ligado para aí uns dois dias para conseguir eliminar a quantidade monstra de lixo que tinha armazenado LOL

  12. Avatar de Symphonaire
    Symphonaire

    passei o meu disco externo do windows para o mac…depois quando o voltei a ligar ao windows ja nao foi reconhecido. logo se seguida liguei novamente ao mac para apagar os supostos “virus” que aparece…pelo processo de, selecionar ficheiro…ir a ficheiro, obter informação e desbloquear…mas ele nem me deixa alterar. aparece Lock. alguem me pode ajudar ? obg malta

  13. Avatar de Symphonaire
    Symphonaire

    Alguem me pode ajudar ? nao sei o que fazer

  14. Avatar de SN
    SN

    ola!

    O problema é o seguinte, eu adquiri recentemente um mac e ainda não estou a 100% com ele e tenho um disco externo. A questão é que eu não consigo apagar as pastas ou ficheiros de qualquer tipo que estão dentro do disco, consigo copia-los para a secretária e apaga-los lá mas não consigo apaga-los no Disco… e nas opções do Disco diz que é só de leitura mas não consigo alterar isso, já alterei essa opção noutro computador mas no mac aparece sempre que é só de leitura…

    Será que alguém me pode ajudar…?

  15. Avatar de ruben
    ruben

    eu tenho uma caixa com 4 discos que esta ligada a 7 pc´s e no disco na consigo apagar as pastas que la tenho. diz que o ficheiro esta a ser utilizado mas nao esta porque a pasta esta vazia.
    o que posso fazer?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tenho esse mesmo problema, tenho uma pasta vazia na Lixeira, que não consigo eliminar por, supostamente, estar a ser utilizada ! Ajuda ?

  16. Avatar de Fagne
    Fagne

    Como apagar frases digitadas em bate papo( uol ), em um macbook?

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Olá, e mesmo assim fazendo back up para um disco extremo no futuro se quiseres eliminar as pastas terei de desbloquear ficheiro a ficheiro? Ou existe outra forma sem ser formatar !!?