Lion – Crie uma nova pasta com ficheiros seleccionados

14 Comentários

Os hábitos são adquiridos paulatinamente e enraizados no nosso subconsciente sem que seja dado conta. No passado, quando queríamos uma pasta com vários ficheiros e isto em qualquer sistema operativo, criavamos a pasta e arrastavamos para dentro da mesma todos esses documentos, imagens, música ou outro qualquer conteúdo.

No Lion esta operação é facilitada, alias nem sei como não se lembraram antes disto. Seleccione os documentos que precisa e crie a pasta com um clique no menu de contexto.~

Simples… mais simples não há.


Somente pela introdução já saberíamos o que fazer, mas ainda podemos facilitar mais o que de nascença é simples, vamos mostrar em meia dúzia de passos como o fazer.

1. Localize os ficheiros, sejam eles do mesmo tipo ou de tipos diferentes.

2. Seleccione-os. No Finder pode usar as teclas Shift e CTRL para escolher e excluir. Pode mesmo usar ficheiro de directórios diferentes, basta criar um filtro e estes poderão ser mostrados dentro do mesmo resultado de pesquisa.

3. Com o botão direito do rato ou com a combinação de teclas (Command+clique) clique num dos ficheiros seleccionados.

4. No menu de contexto que se abriu escolha a opção “Nova Pasta com a selecção…

5. Os ficheiros serão movidos para a nova pasta criada.

6. Atribua um novo nome à pasta para identificar o seu conteúdo.

Feito isto tem agora uma pasta com tudo o que pretendia que ela tivesse e coloque-a onde entender. Não é uma dica de grande monta mas é muito útil no dia a dia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    Como se dizia antes, não existe passo 3 no Mac.. 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      😉 o que não há… cria-se.

      Por acaso estou a precisar que alguém escreva uns posts sobre o Automator de tudo o que aquilo permite fazer… tenho de ver alguém que domine para apresentar aqui, com o Automator… o que não dará para fazer? 😀

      1. Avatar de Ulisses
        Ulisses

        Acho muito interessante um post sobre o Automator. Apostem nisso.
        Hug

      2. Avatar de Hi World!
        Hi World!

        Eu não estou agora com o Automator/AppleScript.. Tenho andado a debruçar-me com o Objective-C/Cocoa; que, para quem vem formatado do C/C++, precisa de ter conhecimento das nuances..

        No entanto, estou agora a teclar de um Macbook Air com Core i5, se quiseres, posso escrever uma review.. 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Sugestão aceite.

          O meu mail é simples, geral[arroba]pplware.com

          Já estou à espera dele 😀

          1. Avatar de Hi World!
            Hi World!

            Great! 🙂

            Nestes dias que virão, eu escreverei uma.. 😉

  2. Avatar de Bónus Betclic
  3. Avatar de Miguel Machado

    Por acaso um post sobre o Automator ai ajudar muita gente que não conhece esta ferramenta genial..

    1. Avatar de Vítor M.

      Aquilo é muito bom, no entanto seria interessante ser alguém que dominasse bem a ferramenta. Estamos abertos a inscrições 😀

  4. Avatar de v4sk0
    v4sk0

    Vítor andas a rugir pelo que vejo! Já somos dois. 😉 Como podes ver apanhei-te no Gruml http://cl.ly/2i2N2N2x3w2l1d0w3s12 :O

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Não percebi nada 😀 mas ok. Seja como for.. o Lion terá que melhorar bastante, até conseguir servir os utilizadores como está prometido.

  5. Avatar de Zé Luis
    Zé Luis

    Uma das coisas q me mete confusão no Finder é ele misturar as pastas com os ficheiros ao contrário do Windows q coloca as pastas em primeiro lugar. Há forma de fazer isso no Finder?

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      ???
      Podes organizar as janelas e ordenar os ficheiros das mais variadas formas. Basta ir à Visualização para descobrir as opções

    2. Avatar de Bónus Betclic

      Selecciona “Organizar por tipo”.